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Simulado TJ-AL de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado TJ-AL de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO TJ-AL DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso TJ-AL.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da TJ-AL que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores TJ-AL, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado TJ-AL de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso TJ-AL.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso TJ-AL. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO TJ-AL
Para realizar o simulado TJ-AL você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado TJ-AL você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para TJ-AL é aqui!


#142845
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Matérias Diversas
Concurso
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(1,0) 1 - 

Considere as variáveis V1 e V2 representando a quantidade de feitos solucionados em duas varas do TJ/AL, proporcionais ao número de servidores lotados em cada uma delas. Há ainda uma dependência entre o andamento de feitos nas varas, com o coeficiente de correlação entre as variáveis V1 e V2 igual a 0,25. Além disso, as variâncias são Var(V1) = 16 e Var(V2) = 25.
Caso o número de servidores na Vara 1 fosse dobrado e o de servidores na Vara 2 triplicado, o desvio-padrão do número de feitos totais solucionados pelas varas seria igual a:

  • a) 107
  • b) 189
  • c) 199
  • d) 349
#142846
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(1,0) 2 - 

No capítulo das funções essenciais à justiça, a Constituição do Estado de Alagoas estabelece que o exercício da representação judicial e extrajudicial do Estado, bem como o desenvolvimento de atividades de consultoria jurídica ao Chefe do Executivo competem:

  • a) ao Ministério Público, a quem são asseguradas autonomias administrativa e funcional;
  • b) à Advocacia-Geral do Estado, que é exercida pela Procuradoria-Geral do Estado;
  • c) à Defensoria Pública, cujos princípios institucionais são a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional;
  • d) à Procuradoria-Geral de Justiça, por meio dos Procuradores do Estado que gozam da garantia de irredutibilidade de vencimentos;
#142847
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(1,0) 3 - 

Poder de polícia pode ser conceituado como uma atividade da Administração Pública que se expressa por meio de seus atos normativos ou concretos, com fundamento na supremacia geral do interesse público para, na forma da lei, condicionar a liberdade e a propriedade individual, mediante ações fiscalizadoras preventivas e repressivas.
De acordo com ensinamentos da doutrina de Direito Administrativo, são características ou atributos do poder de polícia:

  • a) a hierarquia, a disciplina e a legalidade;
  • b) a imperatividade, a delegabilidade e a imprescritibilidade;
  • c) a discricionariedade, a autoexecutoriedade e a coercibilidade;
  • d) a indelegabilidade, a hierarquia e o respeito às forças de segurança pública;
#142848
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(1,0) 4 - 

No título sobre ação disciplinar, a Lei Estadual nº 5.247/1991, que dispõe sobre o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis do Estado de Alagoas, estabelece que da sindicância administrativa pode resultar arquivamento do processo, ou aplicação de:

  • a) penalidade disciplinar de advertência ou suspensão até trinta dias, ou instauração de processo disciplinar;
  • b) penalidade disciplinar de advertência, suspensão até noventa dias ou demissão, pelo Governador do Estado
  • c) qualquer penalidade disciplinar prevista em lei, ou condenação do servidor por ato de improbidade administrativa;
  • d) qualquer penalidade disciplinar prevista em lei, ou condenação do servidor ao ressarcimento ao erário, caso se comprove dano ao erário;
#142849
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(1,0) 5 - 

Em matéria de remuneração de servidores públicos, a Constituição da República de 1988 e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal asseguram que:

  • a) os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário devem ser iguais ou superiores aos pagos pelo Poder Executivo;
  • b) a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias é permitida, para o efeito de remuneração de pessoal do serviço público;
  • c) não cabe ao Poder Legislativo interferir, de qualquer forma, na fixação ou alteração do subsídio de membros do Poder Judiciário, garantida a revisão geral anual;
  • d) não cabe ao Poder Judiciário, que não tem função legislativa, aumentar vencimentos de servidores públicos, sob o fundamento de isonomia.
#142850
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(1,0) 6 - 

Antônio, Oficial de Justiça do Tribunal de Justiça de Alagoas, adquiriu, para si, durante o exercício do cargo público, bem imóvel cujo valor é desproporcional à sua evolução patrimonial e à sua renda.
De acordo com o ordenamento jurídico, Antônio, em tese:

  • a) não praticou qualquer ato ilícito, seja na esfera disciplinar, seja em matéria de improbidade administrativa;
  • b) não praticou ato de improbidade administrativa, mas cometeu falta disciplinar, punível com pena de demissão;
  • c) não praticou ato de improbidade administrativa, mas cometeu falta disciplinar, punível com pena de suspensão por noventa dias;
  • d) praticou ato de improbidade administrativa, cujas sanções, dentre outras, consistem em perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio e ressarcimento integral do dano, quando houver.
#142851
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(1,0) 7 - 

De acordo com a moderna doutrina e jurisprudência de Direito Administrativo, o instituto que visa à garantia dos princípios da proteção à boa-fé, da segurança jurídica e da confiança, necessários à formação e ao desenvolvimento da noção de Estado de Direito, relativizando as consequências de vícios de legalidade de atos administrativos, é conhecido como:

  • a) teoria dos motivos determinantes;
  • b) supremacia do interesse administrativo
  • c) estabilização dos efeitos dos atos administrativos;
  • d) dever de prestar contas do Estado;
#142852
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(1,0) 8 - 

De acordo com a Constituição do Estado de Alagoas, mandado de segurança impetrado contra ato acoimado de ilegal, praticado pelo Governador do Estado, deve ser processado e julgado:

  • a) originariamente, pela Vara Cível da Capital;
  • b) originariamente, pelo Tribunal de Justiça Estadual;
  • c) originariamente, pelo Conselho Estadual da Magistratura;
  • d) em grau de recurso, pela Primeira Câmara Cível;
#142853
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(1,0) 9 - 

Um Oficial de Justiça do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas poderá ausentar-se do serviço, conforme autoriza o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado de Alagoas, por:

  • a) um dia, a cada ano, para doação de sangue, sem prejuízo de sua remuneração;
  • b) dois dias, para se alistar como eleitor, sem prejuízo de sua remuneração;
  • c) cinco dias consecutivos, em razão de casamento, com remuneração proporcional ao seu tempo de contribuição;
  • d) três dias consecutivos, em razão de participação do corpo de jurados no Tribunal do Júri, sem prejuízo de sua remuneração;
#142854
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(1,0) 10 - 

Mário, Oficial de Justiça do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas, ingressou na administração de sociedade empresária privada do ramo da construção civil. Meses depois, na qualidade de sócio-administrador da pessoa jurídica, Mário assinou contrato administrativo com o Estado de Alagoas, para reforma de prédio público, omitindo ser servidor estadual.
De acordo com o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis do Estado de Alagoas, em razão dos fatos descritos, Mário:

  • a) não está sujeito a qualquer sanção disciplinar, pois não assinou o contrato no exercício da função pública;
  • b) não está sujeito a qualquer sanção disciplinar, pois não lhe é vedado integrar a administração de sociedade empresária;
  • c) está sujeito à pena disciplinar de advertência, cujo prazo prescricional é de cento e vinte dias;
  • d) está sujeito à pena disciplinar de demissão, cujo prazo prescricional é de cinco anos.
#142855
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(1,0) 11 - 

A Constituição da República de 1988 tem como regra geral a vedação de acumulação remunerada de cargos públicos. Ocorre que o texto constitucional autoriza tal acumulação em casos excepcionais, quando houver compatibilidade de horários, como na hipótese de:

  • a) dois cargos de nível técnico ou científico;
  • b) dois cargos da área de educação;
  • c) dois cargos da área jurídica;
  • d) um cargo de magistrado estadual com um cargo de professor;
#142856
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(1,0) 12 - 

Em tema de poderes administrativos, a doutrina de Direito Administrativo ensina que os atos administrativos da delegação e da avocação são fundamentados na prerrogativa do agente público decorrente do poder:

  • a) disciplinar, segundo o qual o agente público com competência pode expedir normas gerais e abstratas para viabilizar a aplicabilidade de lei preexistente;
  • b) hierárquico, segundo o qual o agente público de hierarquia superior pode, na forma da lei, estender ou chamar para si, de forma temporária, competência para determinado ato;
  • c) normativo, segundo o qual o agente público pode restringir liberdades individuais e propriedade privada em prol do interesse público coletivo;
  • d) regulamentar, segundo o qual a autoridade pública competente deve expedir decretos autônomos para disciplinar o funcionamento orgânico da administração;
#142857
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(1,0) 13 - 

Sejam X, Y e W três variáveis que representam quantidades que são, de alguma forma, conhecidas:
X = número de crimes cometidos Y = número de crimes notificados W = número de crimes solucionados
Adicionalmente são conhecidas as seguintes estatísticas: E(X.Y) = 268, E(W.Y) = 26, E(X.W) = 85, E(X) = 25, E(Y) = 10, E(W) = 3, DP(X) = 5 e DP(W) = DP(Y) = 4
Considerando as tendências lineares entre as variáveis como medidas para fins de avaliações, é correto afirmar que:

  • a) a relação entre notificados e cometidos é mais fraca do que a observada entre cometidos e solucionados;
  • b) há uma tendência para que um aumento de crimes solucionados afete negativamente o volume de notificações;
  • c) a medida adimensional para a dispersão da quantidade de crimes cometidos é maior do que a de solucionados;
  • d) a medida de associação entre cometidos e notificados é 40% maior do que a medida entre cometidos e solucionados;
#142858
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(1,0) 14 - 

Em uma sala de espera da Defensoria Pública, 20 pessoas estão aguardando o atendimento. São brasileiros, todos naturais da região sudeste do país.
Supondo que o local de nascimento dessas pessoas seja aleatório, a probabilidade de que os três primeiros a serem atendidos tenham nascido em diferentes unidades da federação é igual a:

  • a) 1/4;
  • b) 3/5;
  • c) 1/2;
  • d) 3/8.
#142859
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(1,0) 15 - 

De um lote de 12 processos, três serão sorteados para fins de avaliação por parte do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em cinco dos processos originais houve condenação do réu, e nos demais, absolvição.
Assim, a probabilidade de que a maior parte dos processos a serem sorteados seja de absolvições é igual a:

  • a) 9/33;
  • b) 7/22;
  • c) 14/22
  • d) 5/33;