Prova do CORREIOS - Licitação 1 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da CESPE, tanto para nível médio como superior da matéria Administração Geral. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
- Contratos Administrativos
- Lei 8.666/1993 - Licitações e Contratos da Administração Pública
- Parcerias Público-Privadas
- Pregão
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.
(1,0) 1 - Na modalidade pregão, a avaliação e o julgamento dos recursos dos licitantes contra atos do pregoeiro são de responsabilidade dos componentes da equipe de apoio.
(1,0) 2 - No pregão, os pregoeiros podem executar tanto o credenciamento dos interessados, a condução dos procedimentos relativos aos lances e à escolha da proposta, com recebimento, exame e decisão sobre eventuais recursos, quanto a adjudicação e homologação do procedimento, restando, apenas, a contratação, a ser realizada pela autoridade superior.
(1,0) 3 - As diversas situações em que é possível aplicar a hipótese de dispensa de licitação prevista na Lei n.º 8.666/1993 incluem a caracterizada pela urgência concreta e efetiva de atendimento a situação decorrente de estado emergencial ou calamitoso, visando afastar risco de danos a bens, à saúde ou à vida das pessoas.
(1,0) 4 - Em razão da relevância do bem jurídico penal tutelado, a Lei de Licitações estabelece tipos penais específicos, aos quais comina, via de regra, a pena de reclusão.
(1,0) 5 - Se, em licitação realizada por determinado tribunal, para a contratação de determinado bem de tecnologia da informação por meio de concorrência, a comissão de licitação, ao abrir o envelope das propostas em sessão pública, verificar que duas empresas cotaram o mesmo preço, e, nesse momento, o representante de uma dessas empresas manifestar-se no sentido de que pode dar outras vantagens não previstas no edital, o presidente da comissão de licitação agirá corretamente ao desconsiderar a vantagem oferecida após a abertura das propostas.
- #16897
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Licitação Lei N° 8.666
- Concurso
- CORREIOS
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 - Considere a seguinte situação hipotética. O responsável pelas contratações em certa secretaria de governo da Bahia editou uma norma interna determinando que, nos editais de licitação ou em seus anexos, não deveriam ser incluídos os orçamentos estimados nem as planilhas de quantitativos e preços unitários, uma vez que tais informações poderiam direcionar o resultado da licitação. Nessa situação, agiu corretamente a autoridade, ao editar a referida norma.
- #16898
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Licitação Lei N° 8.666
- Concurso
- CORREIOS
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 - A inexigibilidade de licitação ocorre sempre que houver impossibilidade jurídica de competição, enquanto a dispensa de licitação tem lugar em contexto de viabilidade jurídica de competição.
- #16899
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Licitação Lei N° 8.666
- Concurso
- CORREIOS
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 - Viola o caráter competitivo do certame a existência de cláusula do edital que preveja que somente os licitantes cuja sede seja localizada na sede da repartição pública é que poderão participar da licitação.
(1,0) 9 - A venda de imóveis públicos que não mais estejam afetados ao serviço público deve ser feita por meio de concorrência.
- #16901
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Licitação Lei N° 8.666
- Concurso
- CORREIOS
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 - No pregão, os licitantes devem apresentar, primeiramente, as suas propostas e, somente depois de encerrada a fase competitiva, inclusive com possibilidade de lances verbais e sucessivos, com vistas à obtenção do menor preço, é que se dará a análise dos documentos de habilitação do licitante vencedor.