(1,0)
Para o planejamento do ensino ao cliente com intuito da melhoria do autocuidado, o profissional enfermeiro deve conhecer as diversas abordagens pedagógicas e suas implicações na prevenção e na promoção da saúde. Dentre os diversos tipos de abordagens, marque a opção que condiz com as seguintes características: Professor como mediador da aprendizagem; relação dialógica educador-educando; educação como ato político e educador e educando como sujeitos do processo ensino aprendizagem.
O processo educativo é um curso de ação sistemático, sequencial, lógico, planejado e com base científica que consiste de duas operações interdependentes principais: o ensino e a aprendizagem, que busca a mudança de comportamento mutuamente desejadas. Especificamente, educação dos pacientes consiste no processo de auxiliar as pessoas a aprenderem comportamentos relacionados à saúde que possam ser incorporados à vida diária com o objetivo de otimizar a saúde e a independência no autocuidado (BASTABLE, 2010). Assim, o processo educativo pode ser comparado com o processo de enfermagem, no qual o enfermeiro deve seguir passos para sua realização; na fase de Avaliação o enfermeiro deve:
O Manual de Primeiros Socorros, elaborado pelo Ministério da Saúde e FIOCRUZ em 2003, define primeiros socorros como sendo os cuidados imediatos que devem ser prestados rapidamente a uma pessoa, vítima de acidentes ou de mal súbito, cujo estado físico põe em perigo a sua vida, com o fim de manter as funções vitais e evitar o agravamento de suas condições, aplicando medidas e procedimentos até a chegada de assistência qualificada. Para tanto, o enfermeiro atuante em uma empresa poderá realizar uma avaliação primária por meio do ABCD da vida, no qual essa letras correspondem a:
A NR 7 (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO) determina que o estabelecimento deverá estar equipado com material necessário à prestação de primeiros socorros. Assim, você como enfermeiro de uma empresa depara-se com a seguinte situação: Trabalhador desmaiado ocasionado pela intoxicação por Monóxido de Carbono. Qual a sua primeira conduta diante da situação?
Em um serviço de emergência clínico-cirúrgico o enfermeiro, na maioria das vezes é responsável pela triagem, que possui uma hierarquia fundamentada no potencial para a perda da vida. Logo, um paciente que chega apresentando problemas de saúde graves, mas não comportam risco de vida imediato, devendo ser avaliados no prazo de 1h são classificados como:
O enfermeiro do serviço de emergência clínico-cirúrgico, através de educação, treinamento e experiência especializados, está habilitado para avaliar e identificar os problemas de assistência à saúde do paciente em situações de crise, estabelecendo prioridades. Diante da seguinte situação clínica marque qual a possível inflamação que esse paciente apresenta (BRUNNER & SUDDARTH, 2005). Caso: Paciente chega a unidade de emergência com as seguintes manifestações clínicas – grave dor e sensibilidade abdominal, juntamente com dor nas costas, náuseas e vômitos. Ao exame físico o enfermeiro verificou dor a palpação localizando-se na região epigástrica mediana, tendo sido iniciada após a refeição e consumo de bebida alcoólica; abdome rígido, redução do peristaltismo e hipotensão.
O choque é um estado em que há perda do volume sanguíneo circulante, efetivo, resultando em perfusão inadequada de órgãos e tecidos causando, em última análise distúrbios metabólicos celulares. Você como enfermeiro da emergência, recebe um paciente vítima de acidente automobilístico referindo: perda de sensibilidade dos membros inferiores e confirmado com os exames. Encontrou ainda ao exame: insuficiência da resistência arterial, perfusão tissular alterada ligada à circulação insuficiente e queda da pressão arterial, são possíveis diagnósticos associados ao choque:
A Comissão Interna de Proteção de Acidentes (CIPA) tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. Para tanto marque a alternativa correta relacionado à atuação do enfermeiro como Presidente da CIPA, baseado na Norma Regulamentadora 5, deve:
A Higiene Simples das Mãos remove os microrganismos que colonizam as camadas superficiais da pele, assim como o suor, a oleosidade e as células mortas, retirando a sujidade propícia à permanência e a proliferação de microrganismos. Para tanto o profissional enfermeiro deve ter os seguintes cuidados, segundo o Manual da Higienização das mãos em serviços de saúde, elaborado pela ANVISA em 2007:
A Resolução da Diretoria Colegiada – RDC Nº 306, de 7 de Dezembro de 2004, dispõe sobre o Regulamento Técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. Para tanto o profissional enfermeiro com intuito de estabelecer medidas de higiene e de segurança nos serviços de enfermagem, deve conhecer a classificação dos resíduos divididos em grupos que recebe terminologia do A ao E. O Grupo A é referente à:
A Resolução do COFEN – Nº 159/1993, dispõe sobre a Consulta de Enfermagem, no qual considera que é uma atividade privativa do enfermeiro tendo como fundamento os princípios da Universalidade, Equidade, Resolutividade e Integralidade das ações de saúde. Para tanto, durante a consulta de enfermagem à um paciente diabético insulino-dependente, deve realizar algumas orientações, como:
Durante a consulta de enfermagem, a um idoso (Sr. Martin), o profissional elabora juntamente com o Sr. Martin, uma sistematização para prevenir quedas: os móveis devem ser retirados do caminho ou colocados ao alcance para apoio; aumentar a ingesta de líquidos e alimentação saudável; estiga a participação de um acompanhante nas próximas consultas; orienta um plano de verificação da pressão sanguínea, pois a pressão baixa é um fator de risco de quedas (ALFARO-LEFEVRE, 2010). Diante desse relato em qual fase do processo de enfermagem essa consulta se encontra?
Você talvez ouça os termos processo de enfermagem e pensamento crítico sendo usados intercambiavelmente, mas existe uma diferença entre os dois: o processo de enfermagem é uma ferramenta e o pensamento crítico é como essa ferramenta é usada (ALFARO-LEFEVRE, 2010), sendo estes, pontos fundamentais para o planejamento da assistência. Essa mesma autora, com intuito de examinar o pensamento crítico de forma mais didática elaborou o Modelo dos Quatro círculos, composto pelas seguintes fases:
O Processo de enfermagem é um método utilizado para se implantar, na prática profissional, uma teoria de enfermagem, que se operacionaliza em cinco etapas/fases sequenciais e inter-relacionadas (TANNURE E GONÇALVES, 2009), sendo estas:
A Hipertensão Arterial Sistêmica é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados da Pressão Arterial. O enfermeiro como profissional da saúde deve conhecer a classificação da Pressão Arterial de acordo com a medida casual no consultório em maior de 18 anos, para realizar o acompanhamento e encaminhamento plausíveis. Logo, conforme VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão de 2010, marque o correto:
Recuperar senha