(1,0) 1 -
O choque é um estado em que há perda do volume sanguíneo circulante, efetivo, resultando em perfusão inadequada de órgãos e tecidos causando, em última análise distúrbios metabólicos celulares. Você como enfermeiro da emergência, recebe um paciente vítima de acidente automobilístico referindo: perda de sensibilidade dos membros inferiores e confirmado com os exames. Encontrou ainda ao exame: insuficiência da resistência arterial, perfusão tissular alterada ligada à circulação insuficiente e queda da pressão arterial, são possíveis diagnósticos associados ao choque:
O Choque, também conhecido como Estado de choque, é uma crise aguda de insuficiência cardiovascular, ou seja, o coração e vasos não são capazes de irrigar todos os tecidos do corpo com oxigénio suficiente. A capacidade das trocas entre o sangue e os líquidos dos tecidos se darem é dependente da pressão do sangue dentro dos vasos: a pressão arterial.
O choque pode ter várias causas. Contudo as mais frequentes são o choque hipovolêmico por hemorragias graves ou desidratação, em que a perda de sangue leva à descida perigosa da pressão arterial; o choque séptico, em que bactérias produzem endotoxinas que causam vasodilatação em todos os vasos de forma inapropriada; e o choque cardiogénico, de causa cardíaca por falência desse órgão em manter a pressão sanguínea.
Recuperar senha