A pedagogia progressista é um termo utilizado para designar as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sócio-políticas da educação. Parece claro, porém, que a Pedagogia Progressista não tem como se institucionalizar numa sociedade capitalista; mas pode ser um instrumento de luta dos professores ao lado de outras práticas sociais.
Tomando esta tendência como base, a educação escolar deve recuperar sua unidade através de uma perspectiva integradora. Na verdade, é dessa integração que resultarão os princípios de um novo projeto de fazer pedagógico. Sem essa dimensão explícita da ação pedagógica escolar – a perspectiva integradora no ato educativo -, a escola deixa de ter sentido.
Numa perspectiva de educação crítica, direcionada para uma pedagogia social que privilegia uma educação de classe no rumo de um novo projeto de sociedade, a escola – principalmente pública - possui papel relevante e indispensável. Para isso, é preciso de organização: dar aulas, fazer planos, controlar a disciplina, manejar a classe, dominar o conteúdo e acima de tudo, entender o caráter social dos processos educativos, principalmente aqueles que acontecem na instituição escola. Para tanto, a instrumentação teórico-prática é necessária, para que os professores tomem consciência do lado político de sua prática.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/psicologia/artigos/35823/pedagogia-progressista#ixzz2qyUQtSPL