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Concurso: Corpo de Bombeiros-RJ (CBMERJ) x
#33897
Concurso
Corpo de Bombeiros-RJ (CBMERJ)
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. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
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Português
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1
difícil

(1,0)

(FCC TRT SP/2014)

 

Diante do futuro


1 Que me importa o presente? No futuro é que está a exis-

tência dos verdadeiros homens. Guyau*, a quem não me canso

de citar, disse em uma de suas obras estas palavras:

“Porventura sei eu se viverei amanhã, se viverei mais

5 uma hora, se a minha mão poderá terminar esta linha que co-

meço? A vida está por todos os lados cercada pelo Desco-

nhecido. Todavia executo, trabalho, empreendo; e em todos os

meus atos, em todos os meus pensamentos, eu pressuponho

esse futuro com o qual nada me autoriza a contar. A minha

10 atividade excede em cada minuto o instante presente, estende-

se ao futuro. Eu consumo a minha energia sem recear que esse

consumo seja uma perda estéril, imponho-me privações, con-

tando que o futuro as resgatará ? e sigo o meu caminho. Essa

incerteza que me comprime de todos os lados equivale para

15 mim a uma certeza e torna possível a minha liberdade - é o

fundamento da moral especulativa com todos os riscos. O meu

pensamento vai adiante dela, com a minha atividade; ele

prepara o mundo, dispõe do futuro. Parece-me que sou senhor

do infinito, porque o meu poder não é equivalente a nenhuma

20 quantidade determinada; quanto mais trabalho, mais espero.”

* Jean-Marie Guyau (1854-1888), filósofo e poeta francês.

 

(PRADO, Antonio Arnoni (org.). Lima Barreto: uma auto biografia literária. São Paulo: Editora 34, 2012. p. 164)

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento em: 

#33896
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Português
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(1,0)

(FCC TRT SP/2014) 

 

Diante do futuro


1 Que me importa o presente? No futuro é que está a exis-

tência dos verdadeiros homens. Guyau*, a quem não me canso

de citar, disse em uma de suas obras estas palavras:

“Porventura sei eu se viverei amanhã, se viverei mais

5 uma hora, se a minha mão poderá terminar esta linha que co-

meço? A vida está por todos os lados cercada pelo Desco-

nhecido. Todavia executo, trabalho, empreendo; e em todos os

meus atos, em todos os meus pensamentos, eu pressuponho

esse futuro com o qual nada me autoriza a contar. A minha

10 atividade excede em cada minuto o instante presente, estende-

se ao futuro. Eu consumo a minha energia sem recear que esse

consumo seja uma perda estéril, imponho-me privações, con-

tando que o futuro as resgatará ? e sigo o meu caminho. Essa

incerteza que me comprime de todos os lados equivale para

15 mim a uma certeza e torna possível a minha liberdade - é o

fundamento da moral especulativa com todos os riscos. O meu

pensamento vai adiante dela, com a minha atividade; ele

prepara o mundo, dispõe do futuro. Parece-me que sou senhor

do infinito, porque o meu poder não é equivalente a nenhuma

20 quantidade determinada; quanto mais trabalho, mais espero.”

* Jean-Marie Guyau (1854-1888), filósofo e poeta francês.

 

(PRADO, Antonio Arnoni (org.). Lima Barreto: uma auto biografia literária. São Paulo: Editora 34, 2012. p. 164)

O fato de nossa vida estar cercada pelo Desconhecido não deve implicar uma restrição aos empreendimentos humanos, já que, para Guyau, 

#33895
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(FCC TRT SP/2014) 

 

Diante do futuro


1 Que me importa o presente? No futuro é que está a exis-

tência dos verdadeiros homens. Guyau*, a quem não me canso

de citar, disse em uma de suas obras estas palavras:

“Porventura sei eu se viverei amanhã, se viverei mais

5 uma hora, se a minha mão poderá terminar esta linha que co-

meço? A vida está por todos os lados cercada pelo Desco-

nhecido. Todavia executo, trabalho, empreendo; e em todos os

meus atos, em todos os meus pensamentos, eu pressuponho

esse futuro com o qual nada me autoriza a contar. A minha

10 atividade excede em cada minuto o instante presente, estende-

se ao futuro. Eu consumo a minha energia sem recear que esse

consumo seja uma perda estéril, imponho-me privações, con-

tando que o futuro as resgatará ? e sigo o meu caminho. Essa

incerteza que me comprime de todos os lados equivale para

15 mim a uma certeza e torna possível a minha liberdade - é o

fundamento da moral especulativa com todos os riscos. O meu

pensamento vai adiante dela, com a minha atividade; ele

prepara o mundo, dispõe do futuro. Parece-me que sou senhor

do infinito, porque o meu poder não é equivalente a nenhuma

20 quantidade determinada; quanto mais trabalho, mais espero.”

* Jean-Marie Guyau (1854-1888), filósofo e poeta francês.

 

(PRADO, Antonio Arnoni (org.). Lima Barreto: uma auto biografia literária. São Paulo: Editora 34, 2012. p. 164)

Lima Barreto vale-se do texto de Guyau para defender a tese de que 

#33894
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(IDECAN BANESTES/2012)

Diploma garantido

 

1Muitos pais têm contratado planos de previdência

para os filhos menores de idade. A diferença é que, ao fazer

isso, não estão pensando em investir na aposentadoria dos

rebentos, mas sim em oferecer condições para que, ao

5 atingir a maioridade, eles tenham dinheiro para arcar com

despesas relacionadas à educação, como uma boa faculdade,

um curso de especialização ou um intercâmbio no exterior.

Segundo dados da Federação Nacional de Previdência

Privada Vida (FenaPrevi), entidade que reúne empresas do

10 setor, os planos de previdência para menores arrecadaram

só no ano passado, 1,7 bilhão de reais – 24% a mais do que

em 2010.

Falta de disciplina para fazer os depósitos e saques

não programados prejudicam quem quer poupar para o

15 futuro. “A contribuição deve ser encarada como uma

despesa da casa, assim como as contas de água e luz”, diz

Carolina Wanderley, consultora sênior de previdência

privada da empresa de investimentos Mercer. Ou seja, não

se deve “pular” o investimento na previdência em meses de

20 dinheiro curto, muito menos usar o montante reservado nela

para cobrir despesas acima do normal.

Para contornar imprevistos desse gênero, os

especialistas recomendam pedir ao banco que as

mensalidades sejam postas em débito automático ou

25 cobradas via boleto e manter um segundo investimento –

como uma poupança – destinado a “apagar incêndios”.

 

(Veja, 9 de maio 2012. Com adaptações)

Apesar de possuir uma linguagem predominantemente formal, o texto apresenta o registro de variante linguística coloquial em

#33893
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(UEG PC GO/2013)

João boi

1 Sem outra saída, Nastaço acabou por proferir a copla, que era assim:

2 Quem quisé tocá seu gado

3 Chama um vaqueiro daqui

4 Que saino desse lado

5 Nunca chega daí;

6 O gado que sai contado

7 Dana logo pra sumi.

 8 O final do recitado foi coberto pela risalhada dos trabalhadores, mas assim que a lereia findou, se ouviu

9 a fala brabosa do Zeca-vaqueiro:

10 – Ocês tão se rino! Apois nós tudo devia é de tá chorano, que isso é uma desmoralização para mim

11 pro Clódio, pro Nastaço, pro Lôro, pra todos nós que somos vaqueiros velhos, pai de família, de bigode e

12 barba prinspiando a ruçar. Eu vou dizê procês, se o Violeiro cantar isso na minha frente, por Deus do céu,

13 que eu tampo um trem na viola dele que é pra ele nunca mais estuciar uma ofensa dessa!

14 – Calma, calma! – ponderou o patrão sempre se rindo. Também é preciso pensar um pouco, que no

15 final das contas, de vera, é mesmo uma coisa sem explicação a mudança desse gado. No apuro do azeite,

16 já é a terceira vez que um bando de vaqueiros dos mais famanã se empenha em levar pra outra fazenda

17 quarenta vacas parideiras e esse gado costeado e manso revira nos pés, arriba no mato e larga os

18 vaqueiros falando sozinhos. Homem, vamos e venhamos, isso tem lá cabimento! Um erro qualquer tá

 

19 assucedendo

ÉLIS, Bernardo. Joãoboi. Melhores contos de Bernardo Élis. São Paulo: Global, 2003. p. 123-124

No que diz respeito à variedade linguística empregada pelo personagem Zeca-vaqueiro (linhas 10-13), constata- se que predomina uma linguagem 

#33505
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(1,0)

Sabe-se que -1 e 5 são raízes de uma função quadrática. Se o ponto (-2, -7) pertence ao gráfico dessa função então o seu valor máximo é:

#33504
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(1,0)

(ACAFE) Num painel de propaganda, três luminosos se acendem em intervalos regulares: o primeiro a cada 12 segundos, o segundo a cada 18 segundos e o terceiro a cada 30 segundos. Se, em dado instante, os três se acenderem ao mesmo tempo, os luminosos voltarão a se acender, simultaneamente, depois de:

#33502
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(1,0)

Um ciclista dá uma volta em torno de um percurso em 1,5 minutos. Já outro ciclista completa o mesmo percurso em 2 minutos. Se ambos saem juntos do ponto inicial de quantos em quantos minutos se encontrarão no mesmo ponto de partida?

#33501
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(VUNESP) Em uma floricultura, há menos de 65 botões de rosas e um funcionário está encarregado de fazer ramalhetes, todos com a mesma quantidade de botões. Ao iniciar o trabalho, esse funcionário percebeu que se colocasse em cada ramalhete 3, 5 ou 12 botões de rosas, sempre sobrariam 2 botões. O número de botões de rosas era

#33500
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(UFJF MG) Newton possui 9 livros distintos, sendo 4 de Geometria, 2 de Álgebra e 3 de Análise. O número de maneiras pelas quais Newton pode arrumar esses livros em uma estante, de forma que os livros de mesmo assunto permaneçam juntos, é:

#33499
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(1,0)

(UNIFOR CE/2009) Um casal e seus quatro filhos vão ser colocados lado a lado para tirar uma foto. Se todos os filhos devem ficar entre os pais, de quantos modos distintos os seis podem posar para tirar a foto?

#33498
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(1,0)

Thiago possui 3 blusas diferentes e 2 calças diferentes. De quantas maneiras ele poderá escolher uma blusa e uma calça para se vestir?

#33497
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médio

(1,0)

(UFPA/2007) Um professor de Matemática, ao lecionar Teoria dos Conjuntos em uma certa turma, realizou uma pesquisa sobre as preferências clubísticas de seus n alunos, tendo chegado ao seguinte resultado:


• 23 alunos torcem pelo Paysandu Sport Club;
• 23 alunos torcem pelo Clube do Remo;
• 15 alunos torcem pelo Clube de Regatas Vasco da Gama;
• 6 alunos torcem pelo Paysandu e pelo Vasco;
• 5 alunos torcem pelo Vasco e pelo Remo. 

Se designarmos por A o conjunto dos torcedores do Paysandu, por B o conjunto dos torcedores do Remo e por C o conjunto dos torcedores do Vasco, todos da referida turma, teremos, evidentemente, A ? B = Ø. Concluímos que o número n de alunos desta turma é

#33496
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Matemática
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médio

(1,0)

(UFMG/2007) Uma escola realizou uma pesquisa sobre os hábitos alimentares de seus alunos.


Alguns resultados dessa pesquisa foram:

• 82% do total de entrevistados gostam de chocolate;
• 78% do total de entrevistados gostam de pizza; e
• 75% do total de entrevistados gostam de batata frita.

Então, é CORRETO afirmar que, no total de alunos entrevistados, a porcentagem dos que gostam, ao mesmo tempo, de chocolate, de pizza e de batata frita é, pelo menos, de

#33495
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(1,0)

(UFSE) Os senhores A, B e C concorriam à liderança de certo partido político. Para escolher o líder, cada eleitor votou apenas em dois candidatos de sua preferência. Houve 100 votos para A e B, 80 votos para B e C e 20 votos para A e C. Em consequência: