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Simulado SEJUS – DF | Atendente de Reintegração Social | CONCURSO

Simulado SEJUS – DF | Atendente de Reintegração Social

SIMULADO SEJUS – DF | ATENDENTE DE REINTEGRAÇÃO SOCIAL

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SEJUS – DF para o cargo de Atendente de Reintegração Social .

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FUNIVERSA para o concurso SEJUS – DF. Estas questões são especificamente para o cargo de Atendente de Reintegração Social , contendo Direito da Criança e do Adolescente – Estatuto da Criança e do Adolescente ( ECA) – Lei n° 8.069 de 1990 que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SEJUS – DF | Atendente de Reintegração Social contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SEJUS – DF.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

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#121851
Banca
FUNIVERSA
Matéria
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990 Diversas
Concurso
SEJUS-DF
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 1 - 

A respeito da natureza multidisciplinar da atuação do educador social, assinale a alternativa correta.

  • a) A pedagogia social não recebe contribuições da psicologia, da sociologia, da antropologia, da psicologia social, das ciências médicas e do direito.
  • b) A prática, por si só, confere ao educador os elementos necessários ao pleno domínio de seu ofício, sendo a capacitação profissional apenas oportunidade a ser oferecida pelo sistema.
  • c) A aquisição, pelo educador, de atitudes e habilidades que favoreçam e viabilizem sua atuação junto ao educando não é importante.
  • d) É preciso compreender o educando, restringindo-se aos delitos cometidos, sem considerar sua história singular.
  • e) o reordenamento institucional das unidades de internação pela epidemia do crack.
#121852
Banca
FUNIVERSA
Matéria
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990 Diversas
Concurso
SEJUS-DF
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 2 - 

O ECA prevê medidas protetivas relacionadas à assistência e à saúde, tais como:

I Requisição de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico.

II Inclusão em programa oficial ou comunitário de auxílio, orientação e tratamento a alcoólatras e a toxicômanos.

III Impossibilidade de colocação em família substituta.

IV Advertência aos pais pelo juiz.

Assinale a alternativa correta.

    • a) Nenhum item está certo.
    • b) Apenas um item está certo.
    • c) Apenas dois itens estão certos.
    • d) Apenas três itens estão certos.
    • e) Todos os itens estão certos.
    #121853
    Banca
    FUNIVERSA
    Matéria
    Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990 Diversas
    Concurso
    SEJUS-DF
    Tipo
    Múltipla escolha
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    (1,0) 3 - 

    Entre os diversos desafios da sociedade atual, o universo das drogas no mundo da infância e da juventude em risco social apresenta-se como um dos mais complexos, promovendo uma “inclusão marginal” dos adolescentes excluídos do mercado de trabalho formal.

    W.U. Marques. Adolescentes e drogas no contexto da justiça. In: Sudbrack (org.). Brasília: Plano editora, 2003, p.101.

    A respeito dos adolescentes envolvidos com drogas, é correto afirmar que

    • a) os adolescentes envolvidos com tráfico de drogas não têm direito à proteção do Estado.
    • b) o consumo do crack pelas crianças e adolescentes em situação de rua vem tomando proporções de uma epidemia nacional.
    • c) o consumo do crack é uma realidade apenas de São Paulo, por uma estratégia de mercado do narcotráfico, que distribui cada produto em territórios específicos.
    • d) as estratégias de redução de danos não são aplicáveis aos adolescentes envolvidos com crack.
    • e) a Secretaria Nacional de Política acerca de Drogas (SENAD) prioriza as medidas de internação para o atendimento de crianças e adolescentes usuárias de drogas ilícitas.
    #121854
    Banca
    FUNIVERSA
    Matéria
    Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990 Diversas
    Concurso
    SEJUS-DF
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    (1,0) 4 - 

    Com relação aos fundamentos éticos da atuação do socioeducador, é correto afirmar que este profissional deve

    I conhecer, aceitar e praticar os princípios de uma deontologia da ação socioeducativa que tenha por base os direitos humanos.

    II perceber e incorporar os direitos humanos somente como dispositivos de natureza jurídica.

    III assumir sua posição de poder e de autoridade por meio do uso da coerção física que se faz inevitável no cotidiano institucional.

    IV reconhecer a violência simbólica (tratamento humilhante e degradante) como uma das principais causas da violência reativa por parte dos educandos, principalmente em se tratando de medidas privativas e restritivas de liberdade.

    V recorrer a formas de resolução de conflitos em sua atuação cotidiana para fazer cumprir a lei.

    A quantidade de itens certos é igual a

    • a) 1
    • b) 2
    • c) 3
    • d) 4
    • e) 5
    #121855
    Banca
    FUNIVERSA
    Matéria
    Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990 Diversas
    Concurso
    SEJUS-DF
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    Múltipla escolha
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    (1,0) 5 - 

    Acerca da relação entre o uso de drogas e as medidas socioeducativas, é correto afirmar que

    • a) os adolescentes abusadores e dependentes de drogas devem ser tratados como delinquentes, pois praticam atos infracionais.
    • b) a medida socioeducativa não pode ser aplicada para adolescentes dependentes de drogas.
    • c) um adolescente apreendido pela polícia pelo uso e porte de cocaína deve ser preso em flagrante e encaminhado para internação.
    • d) o uso de drogas lícitas e ilícitas deve ser alvo de medidas de proteção.
    • e) a medida socioeducativa é indicada para adolescentes dependentes de drogas.
    #121856
    Banca
    FUNIVERSA
    Matéria
    Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990 Diversas
    Concurso
    SEJUS-DF
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    (1,0) 6 - 

    O SINASE é o conjunto ordenado de princípios, regras e critérios, de caráter jurídico, político, financeiro e administrativo, que envolve, desde o processo de apuração do ato infracional até a execução da medida socioeducativa. Na qualidade de política pública destinada à inclusão do adolescente em conflito com a lei, demanda iniciativas dos diferentes campos das políticas públicas e sociais.

    SINASE, p. 24 (com adaptações).

    Assinale a alternativa que não corresponde a essa perspectiva de conceito e integração das políticas públicas preconizada pelo SINASE.

    • a) Estímulo à prática da intersetorialidade.
    • b) Expedição de resoluções independentes, disciplinando matérias relacionadas à saúde do adolescente.
    • c) Promoção de discussões, encontros, seminários conjuntos.
    • d) Respeito às competências e às atribuições de cada ente federativo.
    • e) Integração de ações dos diferentes órgãos para garantir a atenção integral do adolescente.
    #121857
    Banca
    FUNIVERSA
    Matéria
    Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990 Diversas
    Concurso
    SEJUS-DF
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    (1,0) 7 - 

    Considerando-se a execução das medidas socioeducativas, assinale a alternativa correta.

    • a) O acesso às políticas sociais, indispensável ao desenvolvimento dos adolescentes, dar-se-á preferencialmente por meio de equipamentos privados, com gestão compartilhada e parcerias não governamentais para garantir a qualidade do atendimento.
    • b) As medidas socioducativas devem priorizar os núcleos de internação para proteger ao máximo os adolescentes das gangues de extermínio e dos preconceitos da sociedade, que não acredita em sua recuperação.
    • c) A integração com a comunidade é recomendada, exceto no caso da internação provisória.
    • d) A medida de internação é desacreditada na nova política do SINASE, porque é impossível a satisfação dos direitos no interior das unidades de atendimento.
    • e) Na política do SINASE, considera-se que o acesso às políticas sociais em meio externo favorece trabalhar os preconceitos que pesam sobre os adolescentes em medida socioeducativa.
    #121858
    Banca
    FUNIVERSA
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    Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990 Diversas
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    (1,0) 8 - 

    A sociedade brasileira vivencia um aumento de violência de todos os tipos. O ECA está sendo criticado pela sua falta de aplicação diante dessa realidade violenta atribuída aos adolescentes. Assinale a alternativa correta quanto às múltiplas razões que ainda dificultam a implantação do ECA como política magna para a infância e a adolescência brasileiras.

      • a) É impossível integrar a dimensão jurídica e a pedagógica de responsabilização preconizada pelo ECA, pois elas são antagônicas e divergentes.
      • b) A sociedade só poderá acreditar no ECA quando a minoridade penal for reduzida para 16 anos.
      • c) As estatísticas sobre homicídios no Brasil revelam que a maioria é de autoria dos adolescentes, e o ECA não previu essa triste realidade, estando, portanto, desatualizado.
      • d) A reação punitiva da sociedade ao delito do adolescente impede seu processo de responsabilização.
      • e) A sociedade ainda não explorou suficientemente o território comum entre a justiça e a pedagogia na construção de projetos pedagógicos sólidos que atendam à filosofia do ECA e a seu potencial para a ressocialização de jovens com condutas violentas.
      #121859
      Banca
      FUNIVERSA
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      Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990 Diversas
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      (1,0) 9 - 

      Considerando que a adolescência é um tempo de moratória entre o fim da dependência característica da infância e o início dos deveres, das responsabilidades e das obrigações próprios da idade adulta, assinale a alternativa correta.

      • a) O adolescente é um sujeito de direitos, não podendo receber sanções da lei.
      • b) Pela sua condição de minoridade, o adolescente fica isento de assumir seus atos de violência.
      • c) O cometimento de delitos pelo adolescente não pode receber conotação infracional.
      • d) O ECA inocenta totalmente o adolescente, reconhecendo-o como ser em desenvolvimento, alvo apenas da proteção judicial.
      • e) Por meio de medida socioeducativa, integrando aspectos sancionatórios e pedagógicos, o adolescente é inserido em um processo de responsabilização por seus atos.
      #121860
      Banca
      FUNIVERSA
      Matéria
      Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990 Diversas
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      (1,0) 10 - 

      Ainda com relação ao ato infracional e suas vicissitudes, julgue os itens que se seguem.

      I O primeiro e mais decisivo passo para o adolescente que pratica um delito vencer as dificuldades pessoais é a reconciliação do jovem consigo mesmo e com os outros.

      II A reincidência caracteriza a trajetória dos adolescentes que cometem atos infracionais. Devido à condição de periculosidade constante, torna-se inviável conquistar uma nova forma de inserção na sociedade.

      III O ato infracional deve ser considerado comportamento isento de motivação pessoal, uma vez que os adolescentes vivem pressionados pela condição de pobreza.

      IV Os adolescentes em medida socioeducativa necessitam de uma efetiva ajuda pessoal e social para a superação dos obstáculos ao seu pleno desenvolvimento como pessoas e como cidadãos.

      V As omissões e transgressões, que violentam a integridade do adolescente e desviam o curso de sua evolução pessoal e social, exprimem-se nas mais diversas formas de conduta divergentes ou mesmo antagônicas à moralidade e à legalidade da sociedade que o marginalizou.

      A quantidade de itens certos é igual a

      • a) 1
      • b) 2
      • c) 3
      • d) 4
      • e) 5
      #121861
      Banca
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      (1,0) 11 - 

      Considerando a natureza do ato infracional e suas vicissitudes, assinale a alternativa correta.

      • a) Os atos infracionais cometidos pelos adolescentes representam, sempre, uma séria ameaça à sociedade. Por essa razão, eles devem ser segregados e privados de liberdade.
      • b) O trabalho educativo consiste em propiciar ao jovem uma possibilidade de socialização que concretize um caminho mais digno e humano para a sua vida.
      • c) Os adolescentes que transgridem a lei devem ser liberados de todo e qualquer ato repressivo, pois estão reivindicando uma resposta mais humana aos impasses e dificuldades que sufocam sua existência.
      • d) Devido a histórias de vida marcadas pelo abandono e pela rejeição da família, os adolescentes não conseguem aceitar a ajuda do educador.
      • e) As características sociais (de pobreza) e pessoais (de agressividade) dos adolescentes em medida socioeducativa são indicadores de que eles não apresentam condições de se recuperar e, por isso, devem ser vigiados o maior tempo possível.
      #121862
      Banca
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      (1,0) 12 - 

      Assinale a alternativa incorreta a respeito de crianças e adolescentes em situação de rua.

        • a) A afiliação de crianças e adolescentes ao grupo marginal, no contexto de baixa renda, funciona como dupla sobrevivência: subsistência material pelos ganhos com o tráfico de drogas e reconhecimento junto a um grupo de referência.
        • b) O abuso de drogas entre adolescentes em situação de rua faz parte de uma subcultura que tem valor de pertencimento grupal.
        • c) Face ao processo de exclusão vivido duplamente pelos adolescentes e pelas suas famílias, surge a prática de redes sociais, como metodologia complexa e efetiva para o trabalho psicossocial com essa clientela.
        • d) A reinserção social de crianças e jovens em situação de rua não pode prescindir de um trabalho que possibilite a reconstrução dos vínculos afetivos junto à comunidade de origem.
        • e) O contexto de vulnerabilidade social vivido por crianças e adolescentes em situação de rua justifica o afastamento destes da convivência familiar e comunitária como intervenção protetiva prevista no ECA.
        #121863
        Banca
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        Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990 Diversas
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        (1,0) 13 - 

        É atribuição do conselho tutelar

        • a) atender a crianças e os adolescentes nas hipóteses previstas no ECA, aplicando medidas socioeducativas.
        • b) requisitar serviços públicos das áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança.
        • c) atender e aconselhar aos pais ou responsáveis, aplicando medidas de privação de liberdade.
        • d) representar junto à autoridade judiciária, em todos os casos, indiscriminadamente.
        • e) orientar, apoiar e acompanhar com prioridade os jovens de 16 a 21 anos de idade.
        #121864
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        (1,0) 14 - 

        O combate à violência e à exploração sexual infanto-juvenil é objetivo das políticas públicas de proteção à infância. Além da conscientização da sociedade, também houve avanços na legislação que permite punir os agressores. A propósito da legislação e das normas relativas à exploração sexual de crianças e adolescentes, assinale a alternativa correta.

          • a) A pornografia é considerada exploração sexual somente quando a vítima for criança ou adolescente.
          • b) O ECA não prevê pena de reclusão para crimes de exploração sexual.
          • c) Não caracteriza crime a aquisição, por meio da Internet, de vídeo pornográfico que envolva criança ou adolescente.
          • d) De acordo com o ECA, é permitido simular a participação de criança em cena pornográfica somente para fins comerciais.
          • e) O ECA não considera como exploração sexual a pedofilia e a pornografia infantil em veículos de comunicação como teatro, TV, cinema, fotografia e Internet.
          #121865
          Banca
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          Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990 Diversas
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          (1,0) 15 - 

          De acordo com a definição do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil, violência sexual é uma violação de direitos, que se subdivide em exploração sexual e abuso sexual. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

          • a) Turismo sexual é considerado um dos tipos de exploração sexual de crianças e adolescentes.
          • b) A pornografia e a prostituição envolvendo crianças e adolescentes são alvos das políticas de proteção à infância somente nos casos extremos de abuso na família.
          • c) O abuso sexual, quando praticado por alguém em quem a criança confia (família, professor, policial), não é crime, pois não fica caracterizada a relação de abuso de poder sobre a vítima.
          • d) A exploração sexual implica lucro, caracterizando comércio. No entanto, o crime fica atenuado se houver consentimento da criança e pagamento para os pais.
          • e) O exercício da prostituição, no caso de pessoas maiores de dezoito anos, constitui crime no Brasil.