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Simulado SEJUS – DF | Atendente de Reintegração Social | CONCURSO

Simulado SEJUS – DF | Atendente de Reintegração Social

SIMULADO SEJUS – DF | ATENDENTE DE REINTEGRAÇÃO SOCIAL

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SEJUS – DF para o cargo de Atendente de Reintegração Social .

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FUNIVERSA para o concurso SEJUS – DF. Estas questões são especificamente para o cargo de Atendente de Reintegração Social , contendo Direito da Criança e do Adolescente – Estatuto da Criança e do Adolescente ( ECA) – Lei n° 8.069 de 1990 que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SEJUS – DF | Atendente de Reintegração Social contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SEJUS – DF.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#121866
Banca
FUNIVERSA
Matéria
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990 Diversas
Concurso
SEJUS-DF
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 16 - 

Assinale a alternativa incorreta com relação à garantia dos direitos da infância e da adolescência no Brasil.

  • a) A política de garantia dos direitos da criança e do adolescente está definida como prioridade absoluta na Constituição Federal.
  • b) Para garantir os direitos de crianças e adolescentes, o Congresso Nacional ratificou tanto a legislação nacional (Constituição Federal e ECA) como a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança.
  • c) Os programas destinados a adolescentes autores de atos infracionais devem ser desenvolvidos no bojo de políticas de direitos.
  • d) O sistema de garantias de direitos contempla a proteção integral de menores abandonados e vitimizados, mas não inclui os adolescentes em conflito com a lei.
  • e) São sujeitos de direito e credores de proteção integral tanto as crianças e os adolescentes vitimizados quanto jovens autores de atos infracionais.
#121867
Banca
FUNIVERSA
Matéria
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990 Diversas
Concurso
SEJUS-DF
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 17 - 

Assinale a alternativa que está em consonância com a realidade histórica da criança no contexto de pobreza e vulnerabilidade social no Brasil.

  • a) As oportunidades que se abrem com as políticas sociais brasileiras não reduzem a desigualdade social. Tampouco, melhoram a qualidade de vida.
  • b) Nesse início de século, a desigualdade permanece acompanhada da corrupção. Cerca de 100 milhões de brasileiros vivem com meio salário mínimo, ou menos.
  • c) Em meados dos anos 90 do século XX, organizou-se o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua (MNMMR), buscando dialogar politicamente com a sociedade e também despertar nas crianças a consciência de sua importância como sujeitos de sua história.
  • d) A Pastoral do Menor desenvolveu uma prática pedagógica de consulta à população e às crianças acerca de seus direitos. O acervo dessas consultas e o empenho de várias forças sociais conquistaram os direitos das crianças e adolescentes, traduzidos na Constituição Federal.
  • e) A Constituição e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) oferecem sustentação jurídica para garantir as conquistas dos meninos de rua que manifestaram força no seu Primeiro Encontro Nacional, em Brasília, 1996, e depois, em 1998, quando denunciaram ao mundo inteiro sua realidade de violência.
#121868
Banca
FUNIVERSA
Matéria
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990 Diversas
Concurso
SEJUS-DF
Tipo
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(1,0) 18 - 

Assinale a alternativa que apresenta uma das atribuições dos conselhos tutelares, no encaminhamento das medidas protetivas.

  • a) Encaminhamento aos pais ou responsável, mediante termo de responsabilidade.
  • b) Advertência e reparação de danos.
  • c) Inclusão em programa de liberdade assistida.
  • d) Inclusão em programa socioeducativo de prestação de serviços comunitários.
  • e) Requisição de internação em unidade fechada, mas apenas em regime provisório.
#121869
Banca
FUNIVERSA
Matéria
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990 Diversas
Concurso
SEJUS-DF
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 19 - 

A história da legislação e políticas públicas para a infância e a adolescência no Brasil originou-se pela erradicação da doutrina da situação irregular que deu lugar à doutrina da proteção integral. Acerca da caracterização de cada um desses paradigmas, assinale a alternativa correta.

  • a) A doutrina da proteção integral não se dirige ao conjunto da população infanto-juvenil, mas apenas aos menores em situação irregular.
  • b) Pela doutrina da situação irregular, a legislação deve dirigir-se ao conjunto da população infanto-juvenil, que abrange todas as crianças e adolescentes, sem nenhuma exceção.
  • c) A doutrina da situação irregular preocupa-se com os direitos humanos da população infanto-juvenil em sua integridade.
  • d) A doutrina da proteção integral não se limita à proteção e à vigilância, buscando defender todos os direitos de todas as crianças.
  • e) Na doutrina da situação irregular, os casos sociais e psicopedagógicos, como a pobreza e a inadaptação, alvo de medida de proteção às crianças violadas em seus direitos, eram resolvidos na esfera administrativa.
#121870
Banca
FUNIVERSA
Matéria
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990 Diversas
Concurso
SEJUS-DF
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 20 - 

Para fins de monitoramento e avaliação, o SINASE opera com os indicadores

  • a) de tortura.
  • b) de ato infracional com emprego de violência.
  • c) quantitativos dos programas.
  • d) de fluxo no sistema.
  • e) de fuga do sistema.