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Simulado Prefeitura de Niterói – RJ | Fiscal de Tributos | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Niterói – RJ | Fiscal de Tributos

SIMULADO PREFEITURA DE NITERÓI – RJ | FISCAL DE TRIBUTOS

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso Prefeitura de Niterói – RJ para o cargo de Fiscal de Tributos.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FGV para o concurso Prefeitura de Niterói – RJ. Estas questões são especificamente para o cargo de Fiscal de Tributos, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado Prefeitura de Niterói – RJ | Fiscal de Tributos contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso Prefeitura de Niterói – RJ.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#109796
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Niterói-RJ
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 1 - 

A lei orgânica do Município XY, ao tratar das garantias dos vereadores, dispôs, em seu art. 20, que a Casa Legislativa poderia suspender o processo criminal a que estivessem respondendo. Ainda dispôs, em seu art. 21, sobre a imunidade material dos vereadores nos seguintes termos: “fica assegurada a inviolabilidade dos vereadores por suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato, independentemente do lugar em que se encontrem.” À luz da Constituição da República Federativa do Brasil, é correto afirmar que:

  • a) os arts. 20 e 21 apresentam vícios de inconstitucionalidade;
  • b) somente o art. 20 apresenta vício de inconstitucionalidade;
  • c) somente o art. 21 apresenta vício de inconstitucionalidade;
  • d) os arts. 20 e 21 são plenamente constitucionais;
  • e) o art. 20 será constitucional se ajustar-se à Constituição Estadual.
#109797
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Niterói-RJ
Tipo
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(1,0) 2 - 

O Prefeito do Município WX teve uma gestão muito conturbada, com diversas notícias de desvio de recursos públicos. Ao apreciar suas contas anuais de governo, o Tribunal de Contas competente concluiu pela necessidade de serem rejeitadas.
Esse pronunciamento, à luz da sistemática constitucional:

  • a) deve ser considerado definitivo, acarretando, por si só, a rejeição das contas;
  • b) deve ser acolhido, pela Câmara Municipal, para que se torne efetivo e produza os seus efeitos legais;
  • c) somente pode ser rejeitado, pela Câmara Municipal, pela unanimidade dos seus membros;
  • d) pode ser rejeitado pela maioria dos membros da Câmara Municipal;
  • e) deve ser rejeitado, por decisão de dois terços dos membros da Câmara Municipal, para que deixe de prevalecer.
#109798
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Niterói-RJ
Tipo
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(1,0) 3 - 

A Constituição da República Federativa do Brasil indica, com precisão, a natureza do ato normativo que deve dispor sobre a competência dos órgãos fracionários do Tribunal de Justiça.
Esse ato normativo é:

  • a) Constituição Estadual;
  • b) lei de organização e divisão judiciária;
  • c) regimento interno do Tribunal;
  • d) Estatuto Nacional da Magistratura;
  • e) Constituição Federal.
#109799
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Niterói-RJ
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(1,0) 4 - 

O Presidente da República apresentou, ao Congresso Nacional, uma proposta de emenda constitucional, a qual, por ocasião de sua análise no âmbito da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, foi alvo de substitutivo, aprovado pela Comissão e posteriormente rejeitado pelo Plenário da Casa Legislativa.

À luz da sistemática constitucional, com a rejeição do substitutivo:

  • a) a proposta de emenda constitucional não pode continuar a tramitar, devendo ser arquivada;
  • b) a proposta original pode ser votada, desde que na sessão legislativa seguinte;
  • c) a proposta, em respeito ao bicameralismo, deve seguir para a apreciação do Senado Federal;
  • d) a proposta original pode ser votada na mesma sessão legislativa;
  • e) o substitutivo rejeitado pode ser desarquivado na sessão legislativa seguinte.
#109800
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Niterói-RJ
Tipo
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(1,0) 5 - 

Determinada lei ordinária federal disciplinou os prazos de prescrição, para a cobrança de créditos oriundos de contribuições previdenciárias regularmente constituídos em favor da União. Um contribuinte, ao ser notificado para o pagamento do débito, isso com observância do prazo prescricional estabelecido na referida lei, argumentou com a sua inconstitucionalidade. À luz da Constituição da República Federativa do Brasil, é correto afirmar que a lei é:

  • a) constitucional, pois os prazos de prescrição de qualquer crédito da União podem ser disciplinados em lei ordinária;
  • b) inconstitucional, pois os prazos de prescrição dos créditos tributários devem ser disciplinados em lei complementar;
  • c) constitucional, pois apenas os prazos de prescrição dos créditos tributários devem ser disciplinados em lei complementar;
  • d) inconstitucional, pois a legislação infraconstitucional não pode disciplinar essa espécie de prazo prescricional;
  • e) constitucional, já que a prescrição configura projeção da competência tributária de cada ente federativo.
#109801
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Niterói-RJ
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(1,0) 6 - 

Pablo decidiu ingressar no serviço público em razão das vantagens pecuniárias oferecidas pelo respectivo regime jurídico. Poucos dias antes de preencher o requisito temporal de cinco anos de efetivo exercício da função pública, o que lhe permitiria obter uma vantagem pecuniária, foi promulgada lei extinguindo essa vantagem. Por sentir-se enganado pelo Poder Público, decidiu ingressar, no mesmo dia, com uma ação judicial pleiteando o pagamento da vantagem pecuniária que foi extinta. À luz da sistemática constitucional, a pretensão de Pablo deve ser julgada:

  • a) procedente, já que a nova lei violou uma legítima expectativa de direito;
  • b) improcedente, porque não demonstrado o exaurimento da instância administrativa;
  • c) procedente, porque a lei superveniente não poderia afrontar as regras do regime jurídico que a antecedeu;
  • d) improcedente, porque a incidência imediata da nova lei não afrontou qualquer direito fundamental;
  • e) procedente, em razão da manifesta violação ao ato jurídico perfeito.
#109802
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Niterói-RJ
Tipo
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(1,0) 7 - 

Determinado Estado da Federação promulgou lei cujo único objeto era a prorrogação, por prazo irrazoável e sem licitação, do contrato de concessão de serviço público celebrado com determinada sociedade empresária. Ao tomar conhecimento dessa situação, um partido político com representação no Congresso Nacional decidiu ajuizar ação direta de inconstitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal.

Em relação à referida ação, é correto afirmar que esse Tribunal:

  • a) não irá conhecê-la, pois a lei em sentido meramente formal não consubstancia verdadeiro ato normativo;
  • b) irá conhecê-la, pois todo e qualquer ato normativo, legal ou infralegal, sempre está sujeito a esse tipo de controle;
  • c) não irá conhecê-la, pois somente os atos normativos gerais e abstratos estão sujeitos a esse tipo de controle;
  • d) não irá conhecê-la, pois se trata de uma lei de efeitos concretos;
  • e) irá conhecê-la, pois a exigência de generalidade do ato normativo não prevalece em relação à lei em sentido formal.
#109803
Banca
FGV
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Matérias Diversas
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Prefeitura de Niterói-RJ
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(1,0) 8 - 

A Constituição do Estado YX dispôs, em seu art. 100, que é vedado ao Poder Executivo Estadual deixar de explorar as atividades econômicas nele elencadas. Quanto às demais atividades, dispôs o art. 101 que a sua exploração, ou não, por empresas públicas e sociedades de economia mista, deve seguir como diretriz a relevância para o interesse coletivo, conforme definido em decreto do Poder Executivo. À luz da Constituição da República Federativa do Brasil, é correto afirmar que:

  • a) somente o art. 101 é inconstitucional, pois a relevância para o interesse coletivo deve ser definida em lei;
  • b) somente o art. 100 é inconstitucional, pois a atuação do Estado na ordem econômica não é matéria a ser tratada na Constituição Estadual;
  • c) os arts. 100 e 101 são inconstitucionais, pois a Constituição Estadual não pode estabelecer tal vedação, e a relevância da atividade deve ser definida em lei;
  • d) os arts. 100 e 101 são constitucionais, pois compete a cada Estado regular, em sua Constituição, a forma pela qual se dará a sua participação na atividade econômica;
  • e) os arts. 100 e 101 somente serão constitucionais se demonstrado que as finanças do Estado estão plenamente ajustadas à Lei de Responsabilidade Fiscal.
#109804
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
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Prefeitura de Niterói-RJ
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(1,0) 9 - 

Prefeito Municipal, no exercício da função e utilizando verba pública, determinou a confecção e distribuição de milhares de panfletos, às vésperas do dia dos pais, com os seguintes dizeres: “O Prefeito Fulano, na qualidade de melhor administrador público do país e verdadeiro pai para seus administrados, deseja feliz dia dos pais a todos. Nas próximas eleições, continuem me prestigiando com o seu voto!”. Essa conduta do agente político feriu, frontal e mais diretamente, os seguintes princípios administrativos expressos no art. 37, caput, da Constituição Federal:

  • a) probidade e pessoalidade;
  • b) indisponibilidade e legalidade;
  • c) autotutela e igualdade;
  • d) impessoalidade e moralidade;
  • e) isonomia e eficiência.
#109805
Banca
FGV
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Matérias Diversas
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Prefeitura de Niterói-RJ
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(1,0) 10 - 

As pessoas qualificadas como organizações sociais (OS`s) devem ostentar alguns fundamentos ou características principais, conforme exigido pela Lei nº 9.637/98, por exemplo:

  • a) ter personalidade jurídica de direito público e possuir em seu estatuto objeto social relacionado com as atividades que desempenhará após o contrato de gestão;
  • b) estar habilitada estatutariamente para prestar serviços públicos essenciais compatíveis com o termo de parceria e possuir fins lucrativos;
  • c) destinar-se ao ensino, à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico, à proteção e preservação do meio ambiente, à cultura e à saúde;
  • d) possuir autonomia em seu órgão colegiado de deliberação superior, vedada a participação de representantes do Poder Público e de membros da comunidade;
  • e) ser obrigatória a distribuição de bens e de parcela do patrimônio líquido advinda do lucro anual, inclusive em razão de desligamento, retirada ou falecimento de associado.
#109806
Banca
FGV
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(1,0) 11 - 

Ao prever as disposições gerais no capítulo sobre a Administração Pública, a Constituição Federal estabeleceu, em matéria de servidores da área de fazenda pública, que:

  • a) os servidores fiscais terão regime diferenciado de aposentadoria, levando em conta a natureza e a complexidade das funções desempenhadas, na forma da lei;
  • b) a administração fazendária e seus servidores fiscais terão, dentro de suas áreas de competência e jurisdição, precedência sobre os demais setores administrativos, na forma da lei;
  • c) a acumulação de dois cargos públicos de fiscal de tributos é permitida, desde que haja compatibilidade de horários e a remuneração total não ultrapasse o teto constitucional;
  • d) aos servidores públicos da área fiscal da administração direta em qualquer nível da federação é vedado o exercício, em qualquer hipótese, de mandato eletivo;
  • e) a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração é permitida para o pessoal da área fiscal do serviço público.
#109807
Banca
FGV
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(1,0) 12 - 

De acordo com a doutrina de Direito Administrativo, a convalidação do ato administrativo é o processo de que se vale a Administração Pública para

  • a) anular atos administrativos praticados com vício de legalidade, com base na prerrogativa da autotutela, que possibilita ao agente público rever seus próprios atos, para atender ao ordenamento jurídico;
  • b) revogar atos administrativos praticados com vício em seu mérito, por questões de oportunidade e conveniência, com base na prerrogativa da discricionariedade, que possibilita ao agente público rever seus próprios atos;
  • c) retificar atos administrativos que, embora praticados sem quaisquer vícios, devem ser modificados para melhor atender aos fins públicos a que se destinam, com base no princípio da eficiência;
  • d) aperfeiçoar atos administrativos com qualquer tipo de vício, de forma a ratificá-los em sua totalidade, com efeitos ex nunc, isto é, contados a partir do momento da ratificação;
  • e) aproveitar atos administrativos com vícios superáveis, de forma a confirmá-los no todo ou em parte, com efeitos ex tunc, ou seja, retroage ao momento em que foi praticado o ato originário.
#109808
Banca
FGV
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(1,0) 13 - 

Após regular processo licitatório, determinada sociedade empresária firmou contrato de concessão com o Município para prestação do serviço público de transporte coletivo de passageiros. No curso do contrato, durante o prazo da concessão, o poder concedente retomou a prestação do serviço, por motivo de interesse público, mediante lei autorizativa específica. No caso em tela, com base na Lei nº 8.987/95, ocorreu a extinção da concessão mediante:

  • a) encampação, após o prévio pagamento de indenização;
  • b) caducidade, com o ulterior pagamento de indenização;
  • c) rescisão, com o ulterior pagamento de indenização;
  • d) revogação, após o prévio pagamento de indenização;
  • e) anulação, com o ulterior pagamento de indenização.
#109809
Banca
FGV
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Prefeitura de Niterói-RJ
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(1,0) 14 - 

Prefeito Municipal deseja contratar determinada sociedade empresária para prestar serviços técnicos de consultorias técnicas e auditorias financeiras e tributárias, mediante inexigibilidade de licitação, pelo valor global de trezentos mil reais, compatível com o preço de mercado. Instada a se manifestar, a Procuradoria-Geral do Município emitiu parecer, com base na Lei nº 8.666/93, no sentido da:

  • a) inviabilidade da contratação na forma pretendida, haja vista que seria imprescindível prévia licitação na modalidade pregão;
  • b) inviabilidade da contratação na forma pretendida, haja vista que seria imprescindível prévia licitação na modalidade tomada de preços;
  • c) inviabilidade da contratação na forma pretendida, haja vista que seria imprescindível prévia licitação na modalidade concorrência;
  • d) viabilidade da contratação na forma pretendida, desde que os serviços sejam de natureza singular, com empresa de notória especialização;
  • e) viabilidade da contratação na forma pretendida, desde que a contratada já seja concessionária ou permissionária prestadora de serviço público.
#109810
Banca
FGV
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(1,0) 15 - 

O prédio onde funcionava a Secretaria Municipal de Fazenda foi desativado e a citada secretaria foi instalada em outro local com estrutura mais compatível com suas atividades. Em matéria de classificação de bens públicos quanto à destinação, de acordo com a doutrina de Direito Administrativo, o prédio originário, respectivamente, no momento em que abrigava a citada secretaria e quando ficou desativado (sem destinação pública específica) é considerado:

  • a) bem dominical e bem de uso comum do povo, sendo certo que a desativação do prédio implicou sua desafetação;
  • b) bem de uso comum do povo e bem indisponível, sendo certo que a desativação do prédio implicou sua alienação;
  • c) bem de uso comum do povo e bem de uso delegado, sendo certo que a desativação do prédio implicou sua indisponibilidade;
  • d) bem de uso comum do povo e bem de uso especial, sendo certo que a desativação do prédio implicou sua afetação;
  • e) bem de uso especial e bem dominical, sendo certo que a desativação do prédio implicou sua desafetação.