Simulado CONSAMU - Português 1 (Edital 2015) | CONCURSO
Simulado conforme Edital do Concurso CONSAMU 2015
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior/Médio do concurso CONSAMU.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca Instituto SABER, para nível Superior/Médio do cargo de Vários. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes CONSAMU.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Português 1 do concurso CONSAMU.
- Questões de Português 1
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Português 1."
- #36756
- Banca
- SABER
- Matéria
- Português
- Concurso
- CONSAMU
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
As escolas já não são mais o templo sagrado
do saber
A Folha publicou ontem uma reportagem
que mostra o que acontece na quadra de uma
escola estadual de São Paulo. O local é usado
como ponto de prostituição.
Escrevi um texto, refletindo a respeito
do fato.
"A escola já foi considerada um local
sagrado e, portanto, reverenciado, cuidado e
respeitado por todos. Uma de suas
denominações, inclusive, era Templo do
Saber. Atualmente, elas são o retrato colorido
de nossa sociedade, um espelho do estilo de
vida urbana que temos levado e do tipo de
relação que estabelecemos com os mais novos.
Assim sendo, a escola não é um local
inviolável. A criminalidade e a violência, o
descaso com o patrimônio público - bem de
todos -, o caos das relações interpessoais de
um mundo individualista, a competitividade
levada ao seu grau mais extremado, a
grosseria, o desrespeito às leis que nos
protegem, o tráfico de drogas e o consumismo
- também de sexo - são algumas das
características de nossa sociedade.
Tais características se tornam, assim,
elementos presentes no ambiente escolar, já
que os muros que o cercam não são
impermeáveis.
Não se iluda, caro leitor, pois as imagens
do que ocorre no entorno da escola estadual de
São Paulo não mostram um fenômeno
exatamente localizado. De modo mais ou
menos estridente, esse é o espírito da
sociedade que ajudamos a construir e que
ronda nossas escolas e, por consequência,
nossas crianças e jovens.
Não há dúvida alguma de que a Secretaria
Estadual da Educação, a polícia, a própria
unidade escolar e seus trabalhadores, as
famílias dos alunos deveriam ter sua quota de
responsabilidade nessa questão.
No entanto, na mesma medida, todos eles
têm também sua parcela de impotência frente
a fenômenos desse tipo.
Fazer o quê? Ou, melhor dizendo: o que
fizemos e fazemos para que o mundo adulto
escancare dessa maneira, sem quaisquer
pudores, suas mazelas também aos mais novos?
O pior de tudo é que nós já temos muitas
respostas para dar a essa pergunta."
Rosely Sayão – www.uol.com.br - 07/06/2010
Analise os itens abaixo, com base no texto, e
assinale a alternativa correspondente.
I- No 3º parágrafo, ao dizer que “A escola já
foi considerada um local sagrado e,
portanto, reverenciado e respeitado por
todos”, a autora não se refere
exclusivamente à escola citada de São
Paulo, mas estende este conceito para
todas as escolas.
II- “A escola já foi considerada um local
sagrado e, portanto, reverenciado, cuidado
e respeitado por todos”. A palavra
sublinhada expressa ideia de conclusão.
III- “A criminalidade e a violência, o descaso
com o patrimônio público - bem de todos -,
o caos das relações interpessoais de
um mundo individualista são algumas
das características de nossa sociedade”.
Nesse período empregou-se o travessão
em substituição à vírgula, para separar um
aposto: bem de todos.
IV- “Não se iluda, caro leitor, pois as imagens
do que ocorre no entorno da escola
estadual de São Paulo não mostram um
fenômeno exatamente localizado”. Nesse
período empregou-se a vírgula, para
separar um vocativo: caro leitor.
V- “Não há dúvida alguma de que a
Secretaria Estadual da Educação, a
polícia, a própria unidade escolar e seus
trabalhadores, as famílias dos alunos
deveriam ter sua quota de responsabilidade
nessa questão”. A autora confirma que a
responsabilidade pode ser exercida com
plenitude pelos citados para resolver esta
questão, e só não estão resolvendo por
falta de interesse.
VI- A autora dá a entender que o fato ocorrido
na escola estadual de São Paulo é um
fenômeno restrito àquela escola
- a) Apenas os itens III e V estão corretos.
- b) Apenas os itens I, II, III e IV estão corretos.
- c) Apenas os itens II, V e VI estão corretos.
- d) Apenas os itens I, II e VI estão corretos.
- e) Todos os itens estão corretos.
- #36757
- Banca
- SABER
- Matéria
- Português
- Concurso
- CONSAMU
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 2 -
As escolas já não são mais o templo sagrado
do saber
A Folha publicou ontem uma reportagem
que mostra o que acontece na quadra de uma
escola estadual de São Paulo. O local é usado
como ponto de prostituição.
Escrevi um texto, refletindo a respeito
do fato.
"A escola já foi considerada um local
sagrado e, portanto, reverenciado, cuidado e
respeitado por todos. Uma de suas
denominações, inclusive, era Templo do
Saber. Atualmente, elas são o retrato colorido
de nossa sociedade, um espelho do estilo de
vida urbana que temos levado e do tipo de
relação que estabelecemos com os mais novos.
Assim sendo, a escola não é um local
inviolável. A criminalidade e a violência, o
descaso com o patrimônio público - bem de
todos -, o caos das relações interpessoais de
um mundo individualista, a competitividade
levada ao seu grau mais extremado, a
grosseria, o desrespeito às leis que nos
protegem, o tráfico de drogas e o consumismo
- também de sexo - são algumas das
características de nossa sociedade.
Tais características se tornam, assim,
elementos presentes no ambiente escolar, já
que os muros que o cercam não são
impermeáveis.
Não se iluda, caro leitor, pois as imagens
do que ocorre no entorno da escola estadual de
São Paulo não mostram um fenômeno
exatamente localizado. De modo mais ou
menos estridente, esse é o espírito da
sociedade que ajudamos a construir e que
ronda nossas escolas e, por consequência,
nossas crianças e jovens.
Não há dúvida alguma de que a Secretaria
Estadual da Educação, a polícia, a própria
unidade escolar e seus trabalhadores, as
famílias dos alunos deveriam ter sua quota de
responsabilidade nessa questão.
No entanto, na mesma medida, todos eles
têm também sua parcela de impotência frente
a fenômenos desse tipo.
Fazer o quê? Ou, melhor dizendo: o que
fizemos e fazemos para que o mundo adulto
escancare dessa maneira, sem quaisquer
pudores, suas mazelas também aos mais novos?
O pior de tudo é que nós já temos muitas
respostas para dar a essa pergunta."
Rosely Sayão – www.uol.com.br - 07/06/2010
Analise as afirmativas a seguir, a respeito da sintaxe da oração e do período, e assinale a alternativa
correspondente.
I- “No entanto, na mesma medida, todos
eles têm também sua parcela de
impotência frente a fenômenos desse
tipo” é um período simples.
II- “Tais características se tornam, assim,
elementos presentes no ambiente escolar,
já que os muros que o cercam não são
impermeáveis”. O pronome sublinhado
(o) refere-se a ambiente escolar e
desempenha a função sintática de objeto
direto.
III- “Não há dúvida alguma de que a
Secretaria Estadual da Educação, a
polícia, a própria unidade escolar e seus
trabalhadores, as famílias dos alunos
deveriam ter sua quota de
responsabilidade nessa questão” é um
período composto por subordinação,
ocorrendo um sujeito composto na oração
subordinada.
IV- O objeto direto, objeto indireto e
complemento nominal são considerados
termos essenciais da oração, enquanto o
sujeito e o predicado são termos
integrantes.
V- “O que fizemos e fazemos para que o
mundo adulto escancare dessa maneira,
sem quaisquer pudores, suas mazelas
também aos mais novos”? A palavra
sublinhada tem o sentido de chaga,
ferida, e desempenha a função sintática
de objeto direto, enquanto “aos mais
novos” desempenha a função sintática de
objeto indireto.
- a) Todas as afirmativas estão corretas.
- b) Apenas as afirmativas III, IV e V estão corretas.
- c) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
- d) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
- e) Apenas as afirmativas I, II, III e V estão corretas.
- #36758
- Banca
- SABER
- Matéria
- Português
- Concurso
- CONSAMU
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 3 -
As escolas já não são mais o templo sagrado
do saber
A Folha publicou ontem uma reportagem
que mostra o que acontece na quadra de uma
escola estadual de São Paulo. O local é usado
como ponto de prostituição.
Escrevi um texto, refletindo a respeito
do fato.
"A escola já foi considerada um local
sagrado e, portanto, reverenciado, cuidado e
respeitado por todos. Uma de suas
denominações, inclusive, era Templo do
Saber. Atualmente, elas são o retrato colorido
de nossa sociedade, um espelho do estilo de
vida urbana que temos levado e do tipo de
relação que estabelecemos com os mais novos.
Assim sendo, a escola não é um local
inviolável. A criminalidade e a violência, o
descaso com o patrimônio público - bem de
todos -, o caos das relações interpessoais de
um mundo individualista, a competitividade
levada ao seu grau mais extremado, a
grosseria, o desrespeito às leis que nos
protegem, o tráfico de drogas e o consumismo
- também de sexo - são algumas das
características de nossa sociedade.
Tais características se tornam, assim,
elementos presentes no ambiente escolar, já
que os muros que o cercam não são
impermeáveis.
Não se iluda, caro leitor, pois as imagens
do que ocorre no entorno da escola estadual de
São Paulo não mostram um fenômeno
exatamente localizado. De modo mais ou
menos estridente, esse é o espírito da
sociedade que ajudamos a construir e que
ronda nossas escolas e, por consequência,
nossas crianças e jovens.
Não há dúvida alguma de que a Secretaria
Estadual da Educação, a polícia, a própria
unidade escolar e seus trabalhadores, as
famílias dos alunos deveriam ter sua quota de
responsabilidade nessa questão.
No entanto, na mesma medida, todos eles
têm também sua parcela de impotência frente
a fenômenos desse tipo.
Fazer o quê? Ou, melhor dizendo: o que
fizemos e fazemos para que o mundo adulto
escancare dessa maneira, sem quaisquer
pudores, suas mazelas também aos mais novos?
O pior de tudo é que nós já temos muitas
respostas para dar a essa pergunta."
Rosely Sayão – www.uol.com.br - 07/06/2010
“O tráfico de drogas e o consumismo são
características de nossa sociedade”.
Observe que as palavras sublinhadas
expressam um estado, uma característica
que se refere ao sujeito. Isso também
ocorre em todos os períodos, a seguir,
EXCETO um. Assinale-o.
- a) “Todos eles têm sua parcela de impotência frente a fenômenos desse tipo”.
- b) “Uma de suas denominações, inclusive, era Templo do Saber”.
- c) “Atualmente, elas são o retrato colorido de nossa sociedade”.
- d) “Assim sendo, a escola não é um local inviolável”.
- e) “... já que os muros que o cercam não são impermeáveis”.
- #36759
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(1,0) 4 -
Marque a alternativa que completa adequadamente a frase.
“Solicito a V.Exª. que ___________ decisão.”
- a) reconsidereis vossa
- b) reconsiderai vossa
- c) reconsidereis sua
- d) reconsidere sua
- e) reconsidere vossa
- #36760
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(1,0) 5 -
Homônimos são palavras que têm a mesma pronúncia, mas significados diferentes, como, bucho (estômago) e buxo(arbusto).
Parônimos são palavras que apresentam significados diferentes embora sejam parecidas na grafia ou na pronúncia, como, inflação (alta dos preços) e infração(violação).
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
- O ladrão foi preso em ___________ ao
assaltar um turista.
- O motorista ____________ as leis de trânsito
e o guarda __________ pesada multa.
- Eles foram assistir a um belo ___________
da orquestra.
- a) fragrante - infringiu - inflingiu-lhe - concerto
- b) flagrante - infringiu - inflingiu-lhe - conserto
- c) flagrante - infringiu - infligiu-lhe - concerto
- d) flagrante - infrigiu - infligiu-lhe - conserto
- e) fragrante - inflingiu - infligiu-lhe - conserto
- #36761
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(1,0) 6 -
Examine as palavras acentuadas do seguinte
texto.
“Existe certa confusão entre educação e
escolarização. O fenômeno da escolarização
é mínimo na vida do indivíduo, ao passo que
a educação é muito mais abrangente.
Educação não é algo concluído, mas
dinâmico como a própria vida: o homem se
faz enquanto existe.”
Assinale a alternativa ERRADA quanto às
regras de acentuação gráfica.
- a) Acentuam-se todas as palavras oxítonas terminadas em “a”, “e”, “o” “ém” e “éns”. No texto acima não há palavras acentuadas por essa regra.
- b) A palavra “concluído” é acentuada porque o “i” é a segunda vogal do ditongo, formando sílaba sozinha.
- c) A palavra “é” deve ser acentuada por ser monossílaba tônica terminada em “e”.
- d) Todas as palavras proparoxítonas devem ser acentuadas, como ocorre com três palavras presentes no texto.
- e) “Indivíduo” e “própria” são acentuadas pela mesma regra: palavras paroxítonas terminadas em ditongo.
- #36762
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(1,0) 7 -
Assinale a alternativa que preenche
corretamente as lacunas das seguintes
frases, observando as normas da regência,
concordância nominal e verbal.
Os cuidados de enfermagem no pós-operatório
imediato ____________________, pois os
pacientes estarão, inicialmente, sob efeito da
anestesia. Nessa circunstância, apresentam-se
____________ complicações.
- a) são considerados críticos – bastante vulneráveis às
- b) é considerado crítico – bastante vulneráveis às
- c) são considerados críticos – bastante vulnerável às
- d) é considerada crítica – bastante vulneráveis as
- e) são considerados críticos – bastantes vulneráveis as
(1,0) 8 -
Assinale a única alternativa CORRETA quanto à regência verbal.
- a) O aluno foi na escola buscar o boletim.
- b) A candidata que me referi foi aprovada.
- c) Já era dia quinze e o governo ainda não havia pago os professores.
- d) Os alunos sempre devem obedecer os pais e os professores.
- e) Como preparação para o concurso, a candidata preferiu estudar a passear.
- #36764
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(1,0) 9 -
Assinale a alternativa que apresenta ERRO de colocação pronominal.
- a) As funcionárias concluíram o relatório e entregaram-no aos presentes à reunião, que o aprovaram sem restrições.
- b) Jamais me deixarei enganar por pessoas que se dizem influentes.
- c) Diziam que o diretor era pessoa que não deixava-se abater por qualquer dificuldade.
- d) Envie-me os documentos que lhe solicitei para que não se extraviem.
- e) Sempre me falaram muito bem de você.
- #36765
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(1,0) 10 -
Segundo o Novo Acordo Ortográfico da
Língua Portuguesa, não se usará mais acento
diferencial em palavras homógrafas, como,
por exemplo, no substantivo "pera" (fruta).
Mas, ainda há alguns casos em que o acento
diferencial permanecerá. Analise os períodos
abaixo, observando as palavras sublinhadas.
I- Este gato tem pelo liso.
II- O Polo Norte é a região que se localiza no
extremo norte do planeta Terra.
III- Ontem ele não pode concluir o seu
relatório, como havia prometido.
IV- Ele para de trabalhar às dezoito horas.
V- A menina foi arrumar-se para a festa e vai
por seu vestido novo.
De acordo com o Novo Acordo Ortográfico
da Língua Portuguesa, o acento diferencial
continuará a ser usado:
- a) apenas nos períodos II, III e IV.
- b) apenas nos períodos I, II e V.
- c) apenas nos períodos II e IV.
- d) apenas nos períodos III e V.
- e) apenas nos períodos III e V.