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Questões comentadas CONSAMU de Português | 36756

#36756
Banca
SABER
Matéria
Português
Concurso
CONSAMU
Tipo
Múltipla escolha
médio

(1,0) 1 - 

As escolas já não são mais o templo sagrado

do saber

A Folha publicou ontem uma reportagem

que mostra o que acontece na quadra de uma

escola estadual de São Paulo. O local é usado

como ponto de prostituição.

Escrevi um texto, refletindo a respeito

do fato.

"A escola já foi considerada um local

sagrado e, portanto, reverenciado, cuidado e

respeitado por todos. Uma de suas

denominações, inclusive, era Templo do

Saber. Atualmente, elas são o retrato colorido

de nossa sociedade, um espelho do estilo de

vida urbana que temos levado e do tipo de

relação que estabelecemos com os mais novos.

Assim sendo, a escola não é um local

inviolável. A criminalidade e a violência, o

descaso com o patrimônio público - bem de

todos -, o caos das relações interpessoais de

um mundo individualista, a competitividade

levada ao seu grau mais extremado, a

grosseria, o desrespeito às leis que nos

protegem, o tráfico de drogas e o consumismo

- também de sexo - são algumas das

características de nossa sociedade.

Tais características se tornam, assim,

elementos presentes no ambiente escolar, já

que os muros que o cercam não são

impermeáveis.

Não se iluda, caro leitor, pois as imagens

do que ocorre no entorno da escola estadual de

São Paulo não mostram um fenômeno

exatamente localizado. De modo mais ou

menos estridente, esse é o espírito da

sociedade que ajudamos a construir e que

ronda nossas escolas e, por consequência,

nossas crianças e jovens.

Não há dúvida alguma de que a Secretaria

Estadual da Educação, a polícia, a própria

unidade escolar e seus trabalhadores, as

famílias dos alunos deveriam ter sua quota de

responsabilidade nessa questão.

No entanto, na mesma medida, todos eles

têm também sua parcela de impotência frente

a fenômenos desse tipo.

Fazer o quê? Ou, melhor dizendo: o que

fizemos e fazemos para que o mundo adulto

escancare dessa maneira, sem quaisquer

pudores, suas mazelas também aos mais novos?

O pior de tudo é que nós já temos muitas

respostas para dar a essa pergunta."

 

Rosely Sayão – www.uol.com.br - 07/06/2010

Analise os itens abaixo, com base no texto, e 

assinale a alternativa correspondente. 

I- No 3º parágrafo, ao dizer que “A escola já 

foi considerada um local sagrado e, 

portanto, reverenciado e respeitado por 

todos”, a autora não se refere 

exclusivamente à escola citada de São 

Paulo, mas estende este conceito para 

todas as escolas. 

II- “A escola já foi considerada um local 

sagrado e, portanto, reverenciado, cuidado

e respeitado por todos”. A palavra 

sublinhada expressa ideia de conclusão.

III- “A criminalidade e a violência, o descaso 

com o patrimônio público - bem de todos -,

o caos das relações interpessoais de 

um mundo individualista são algumas 

das características de nossa sociedade”. 

Nesse período empregou-se o travessão 

em substituição à vírgula, para separar um 

aposto: bem de todos.

IV- “Não se iluda, caro leitor, pois as imagens 

do que ocorre no entorno da escola 

estadual de São Paulo não mostram um 

fenômeno exatamente localizado”. Nesse 

período empregou-se a vírgula, para 

separar um vocativo: caro leitor. 

V- “Não há dúvida alguma de que a 

Secretaria Estadual da Educação, a 

polícia, a própria unidade escolar e seus 

trabalhadores, as famílias dos alunos 

deveriam ter sua quota de responsabilidade

nessa questão”. A autora confirma que a 

responsabilidade pode ser exercida com 

plenitude pelos citados para resolver esta 

questão, e só não estão resolvendo por 

falta de interesse. 

VI- A autora dá a entender que o fato ocorrido 

na escola estadual de São Paulo é um 

fenômeno restrito àquela escola

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