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As escolas já não são mais o templo sagrado
do saber
A Folha publicou ontem uma reportagem
que mostra o que acontece na quadra de uma
escola estadual de São Paulo. O local é usado
como ponto de prostituição.
Escrevi um texto, refletindo a respeito
do fato.
"A escola já foi considerada um local
sagrado e, portanto, reverenciado, cuidado e
respeitado por todos. Uma de suas
denominações, inclusive, era Templo do
Saber. Atualmente, elas são o retrato colorido
de nossa sociedade, um espelho do estilo de
vida urbana que temos levado e do tipo de
relação que estabelecemos com os mais novos.
Assim sendo, a escola não é um local
inviolável. A criminalidade e a violência, o
descaso com o patrimônio público - bem de
todos -, o caos das relações interpessoais de
um mundo individualista, a competitividade
levada ao seu grau mais extremado, a
grosseria, o desrespeito às leis que nos
protegem, o tráfico de drogas e o consumismo
- também de sexo - são algumas das
características de nossa sociedade.
Tais características se tornam, assim,
elementos presentes no ambiente escolar, já
que os muros que o cercam não são
impermeáveis.
Não se iluda, caro leitor, pois as imagens
do que ocorre no entorno da escola estadual de
São Paulo não mostram um fenômeno
exatamente localizado. De modo mais ou
menos estridente, esse é o espírito da
sociedade que ajudamos a construir e que
ronda nossas escolas e, por consequência,
nossas crianças e jovens.
Não há dúvida alguma de que a Secretaria
Estadual da Educação, a polícia, a própria
unidade escolar e seus trabalhadores, as
famílias dos alunos deveriam ter sua quota de
responsabilidade nessa questão.
No entanto, na mesma medida, todos eles
têm também sua parcela de impotência frente
a fenômenos desse tipo.
Fazer o quê? Ou, melhor dizendo: o que
fizemos e fazemos para que o mundo adulto
escancare dessa maneira, sem quaisquer
pudores, suas mazelas também aos mais novos?
O pior de tudo é que nós já temos muitas
respostas para dar a essa pergunta."
Rosely Sayão – www.uol.com.br - 07/06/2010
Analise os itens abaixo, com base no texto, e
assinale a alternativa correspondente.
I- No 3º parágrafo, ao dizer que “A escola já
foi considerada um local sagrado e,
portanto, reverenciado e respeitado por
todos”, a autora não se refere
exclusivamente à escola citada de São
Paulo, mas estende este conceito para
todas as escolas.
II- “A escola já foi considerada um local
sagrado e, portanto, reverenciado, cuidado
e respeitado por todos”. A palavra
sublinhada expressa ideia de conclusão.
III- “A criminalidade e a violência, o descaso
com o patrimônio público - bem de todos -,
o caos das relações interpessoais de
um mundo individualista são algumas
das características de nossa sociedade”.
Nesse período empregou-se o travessão
em substituição à vírgula, para separar um
aposto: bem de todos.
IV- “Não se iluda, caro leitor, pois as imagens
do que ocorre no entorno da escola
estadual de São Paulo não mostram um
fenômeno exatamente localizado”. Nesse
período empregou-se a vírgula, para
separar um vocativo: caro leitor.
V- “Não há dúvida alguma de que a
Secretaria Estadual da Educação, a
polícia, a própria unidade escolar e seus
trabalhadores, as famílias dos alunos
deveriam ter sua quota de responsabilidade
nessa questão”. A autora confirma que a
responsabilidade pode ser exercida com
plenitude pelos citados para resolver esta
questão, e só não estão resolvendo por
falta de interesse.
VI- A autora dá a entender que o fato ocorrido
na escola estadual de São Paulo é um
fenômeno restrito àquela escola