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As escolas já não são mais o templo sagrado
do saber
A Folha publicou ontem uma reportagem
que mostra o que acontece na quadra de uma
escola estadual de São Paulo. O local é usado
como ponto de prostituição.
Escrevi um texto, refletindo a respeito
do fato.
"A escola já foi considerada um local
sagrado e, portanto, reverenciado, cuidado e
respeitado por todos. Uma de suas
denominações, inclusive, era Templo do
Saber. Atualmente, elas são o retrato colorido
de nossa sociedade, um espelho do estilo de
vida urbana que temos levado e do tipo de
relação que estabelecemos com os mais novos.
Assim sendo, a escola não é um local
inviolável. A criminalidade e a violência, o
descaso com o patrimônio público - bem de
todos -, o caos das relações interpessoais de
um mundo individualista, a competitividade
levada ao seu grau mais extremado, a
grosseria, o desrespeito às leis que nos
protegem, o tráfico de drogas e o consumismo
- também de sexo - são algumas das
características de nossa sociedade.
Tais características se tornam, assim,
elementos presentes no ambiente escolar, já
que os muros que o cercam não são
impermeáveis.
Não se iluda, caro leitor, pois as imagens
do que ocorre no entorno da escola estadual de
São Paulo não mostram um fenômeno
exatamente localizado. De modo mais ou
menos estridente, esse é o espírito da
sociedade que ajudamos a construir e que
ronda nossas escolas e, por consequência,
nossas crianças e jovens.
Não há dúvida alguma de que a Secretaria
Estadual da Educação, a polícia, a própria
unidade escolar e seus trabalhadores, as
famílias dos alunos deveriam ter sua quota de
responsabilidade nessa questão.
No entanto, na mesma medida, todos eles
têm também sua parcela de impotência frente
a fenômenos desse tipo.
Fazer o quê? Ou, melhor dizendo: o que
fizemos e fazemos para que o mundo adulto
escancare dessa maneira, sem quaisquer
pudores, suas mazelas também aos mais novos?
O pior de tudo é que nós já temos muitas
respostas para dar a essa pergunta."
Rosely Sayão – www.uol.com.br - 07/06/2010
“O tráfico de drogas e o consumismo são
características de nossa sociedade”.
Observe que as palavras sublinhadas
expressam um estado, uma característica
que se refere ao sujeito. Isso também
ocorre em todos os períodos, a seguir,
EXCETO um. Assinale-o.