Processando...

Simulado AGU | Técnico em Comunicação Social | CONCURSO

Simulado AGU | Técnico em Comunicação Social

SIMULADO AGU | TÉCNICO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso AGU para o cargo de Técnico em Comunicação Social.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca IDECAN para o concurso AGU. Estas questões são especificamente para o cargo de Técnico em Comunicação Social, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado AGU | Técnico em Comunicação Social contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso AGU.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#103030
Banca
IDECAN
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AGU
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foi criada pela Lei 9.472, de 16 de julho de 1997 – mais conhecida como Lei Geral de Telecomunicações (LGT), sendo a primeira agência reguladora a ser instalada no Brasil. De acordo com o planejamento estratégico da Anatel para o período 2015 a 2024, sua missão é

  • a) regular o setor de telecomunicações para contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
  • b) receber, responder ou encaminhar, quando for o caso, interna ou externamente, solicitações, queixas ou comentários por parte das operadoras de telefonias, móvel e fixa.
  • c) desenvolver e implementar métodos e procedimentos destinados ao relacionamento entre a Agência e as operadoras de serviços de telecomunicações.
  • d) assistir os órgãos da Agência em relação aos assuntos de defesa e proteção dos direitos das operadoras.
  • e) especializar-se em atendimento eletrônico, disponibilizando-o no portal por meio do “Fale Conosco” no sítio da Anatel na internet, destinado unicamente às operadoras de telefonia.
#103032
Banca
IDECAN
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AGU
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

O artigo a ser publicado em veículos de comunicação objetiva desenvolver uma ideia, comentar um assunto a partir de uma fundamentação, abordar questões teóricas, políticas, mercadológicas, institucionais, fatos ou revelar a posição dos dirigentes ou pesquisadores sobre um tema específico. Duarte (1998, p. 14) recomenda: “Evite erudição, citações bibliográficas, nomes ou termos científicos. Prefira palavras de uso comum. Entre duas palavras, escolha a mais comum. Entre duas comuns, use a menor. Veículos de comunicação de massa não são ideais para apresentar teorias e descrições complexas (...)”.Considerando um artigo para um veículo específico, assinale a alternativa correta.

  • a) A apresentação deve ter o seguinte formato: Título curto para despertar a atenção do leitor. Texto de 400 a 800 linhas. Intertítulo e subtítulo devem ser usados.
  • b) Tabelas e gráficos são sempre bem-vistos pelos editores de jornais, que, em sua grande maioria, optam por artigos que tenham variadas e diferentes tabelas e gráficos.
  • c) O nome do autor deve estar disposto no final do texto, centralizado, em corpo menor que o texto. Um asterisco depois do nome remete o leitor a outros dados localizados no início do texto, como: formação profissional, função, nome da empresa ou da unidade, sempre com a assinatura-síntese.
  • d) Os artigos, muitas vezes, podem ser produzidos para determinado veículo e, por isso, obedecem a características especiais. Frequentemente, há um acordo quanto ao número de linhas, formato ou abordagem, exceto quando essa adequação é necessária ou possível.
  • e) Atualidade, oportunidade, importância e interesse humano são atributos também dos artigos. Como o artigo é assinado e por isso possui um titular, não existe uma exigência ética nos termos utilizados no texto.
#103034
Banca
IDECAN
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AGU
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

O Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, assinado pelas organizações Associação Brasileira das Agências de Propaganda, Associação Brasileira de Anunciantes, Associação Nacional de Jornais, Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão e pela Associação Nacional de Editores de Revistas, trata – entre outras questões – da respeitabilidade em relação à sociedade como um todo. Assinale a alternativa correta em relação ao conteúdo de anúncios elaborados pelas Agências de Publicidade.

    • a) Toda atividade publicitária deve caracterizar-se pelo respeito ao anunciante, à intimidade do criador do anúncio, ao interesse da corporação que paga a publicação, não sendo necessária a observação no uso dos símbolos nacionais.
    • b) Nenhum anúncio deve favorecer ou estimular qualquer espécie de ofensa ou discriminação racial, social, política, religiosa ou de nacionalidade.
    • c) Os anúncios devem conter afirmações ou apresentações visuais ou auditivas que ofendam os padrões de decência que prevaleçam entre aqueles que a publicidade poderá atingir.
    • d) Os anúncios a serem realizados podem abusar da confiança do consumidor, porém não explorar sua falta de experiência ou conhecimento e não se beneficiar de sua credulidade.
    • e) Os anúncios devem apoiar-se no medo, sem que haja motivo socialmente relevante ou razão plausível.
    #103036
    Banca
    IDECAN
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    AGU
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 4 - 

    De acordo com o Código de Ética da Radiodifusão Brasileira (1993), os empresários da Radiodifusão Brasileira, congregados na Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), possuem responsabilidades perante o público e o Governo, sendo responsáveis pela execução dos serviços de que são concessionários ou permissionários, para transmitir apenas o entretenimento sadio e as informações corretas espelhando os valores espirituais e artísticos que contribuem para a formação da vida e do caráter do povo brasileiro. O capítulo IV do referido Código se volta aos programas noticiosos, em que as emissoras podem transmitir notícias provenientes de fontes fidedignas, não sendo, entretanto, por elas responsáveis. Nesse sentido, em relação aos critérios a serem observados em noticiários, assinale a alternativa correta.

    • a) As emissoras não têm o dever de manter sigilo – mesmo quando julgarem conveniente e mesmo que for pedido por lei – da fonte de suas notícias.
    • b) Toda ilustração que acompanhar uma notícia, quando não for contemporânea, não tem o dever de indicar essa circunstância.
    • c) As emissoras têm a liberdade de apresentar as imagens reais, mesmo que elas possam traumatizar a sensibilidade do público do horário.
    • d) Os programas ao vivo serão de responsabilidade dos entrevistados, que devem conhecer as leis e regulamentos vigentes, assim como o espírito desse Código de Ética.
    • e) As notícias que puderem causar pânico serão dadas de maneira a evitá-lo.
    #103038
    Banca
    IDECAN
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    AGU
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 5 - 

    A atuação do profissional da comunicação está alicerçada, entre outras, nas áreas social e educativa, buscando sempre tornar visível sua capacidade em mediar a relação transmissiva do conhecimento e de demais aspectos pertinentes. São enfocadas, ainda, a relevância e a consistência do comunicador na produção do conhecimento, meio que consiste na possibilidade educativa, alicerçada na língua portuguesa, requerendo do profissional um aprimoramento linguístico que é propiciado pelo conhecimento letrado. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

    • a) As expressões reunião a nível de ministro ou a nível de conhecimento são corretas.
    • b) Há nas normas do português as expressões ao nível de, em nível de, no nível de, que significam à mesma altura de, como em: Seu caráter estava ao nível do seu gênio.
    • c) Pode ser empregado sem restrições o gerúndio, por ser flexão própria da língua.
    • d) A cacofonia é inevitável na língua, o que torna aceitável a construção da vez passada.
    • e) Expressões como consenso geral, repetir de novo podem ser empregadas naturalmente, uma vez que banir a redundância é expressão de preciosismo.
    #103039
    Banca
    IDECAN
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    AGU
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 6 - 

    De acordo com Zanotti (1999, p. 45), a produção de um título de matéria jornalística deve ser encarada, pelos profissionais de jornalismo, como algo mais nobre que a simples aplicação de algumas regras básicas. Segundo o autor, é “o instante em que o jornalista sintetiza em uma frase a notícia que tem em mãos e que deseja revelar ao seu leitor”. Ou seja, o momento de criar um título necessita de uma boa dose de inspiração aliada ao conhecimento de algumas regras básicas. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

    • a) O título não tem conexão com o lide e, portanto, não precisa referir-se sempre ao principal aspecto do texto e conter o menor número possível de palavras.
    • b) O redator pode elaborar o título antes de produzir a notícia, o que significa a omissão de aspectos que motivaram a redação do texto. Palavras como cresce, aumenta, lança, inaugura e amplia não são usadas como reforço ao aspecto de novidade e atualidade.
    • c) O uso do verbo no título, recomendado pelos principais manuais de redação, dá impacto e expressividade. O verbo deverá ser mantido de preferência na voz ativa e no presente do indicativo, exceto quando o texto se referir a fatos distantes no futuro ou passado.
    • d) É recomendado o uso do ponto no final ou no meio do título, separando o título em duas frases, quando isso for necessário.
    • e) Deve-se optar por um título de uma única frase, ainda que ela esteja disposta em duas linhas. Se um título curto for insuficiente para referir-se de forma adequada ao texto, os recursos como o antetítulo e o subtítulo não contribuem para reforçar ou complementar o título.
    #103041
    Banca
    IDECAN
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    AGU
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 7 - 

    Ao redigir um texto jornalístico, o jornalista deve, de acordo com o Capítulo III do Código de Ética da Fenaj (2014), fazer uso das responsabilidades que são devidas ao profissional. Portanto, o jornalista não pode

    • a) divulgar informações visando ao interesse pessoal ou buscando vantagem econômica.
    • b) ficar atento – na redação do texto – a questões voltadas ao caráter mórbido, sensacionalista ou contrário aos valores humanos, especialmente em cobertura de crimes e acidentes.
    • c) observar se as informações foram obtidas de maneira inadequada; por exemplo, com o uso de identidades falsas, câmeras escondidas ou microfones ocultos, salvo em casos de incontestável interesse público e quando esgotadas todas as outras possibilidades de apuração.
    • d) se preocupar com o ato de buscar provas que fundamentem as informações de interesse público.
    • e) se prender em critérios que visam ao respeito a todas as pessoas mencionadas nas informações que divulgar.
    #103042
    Banca
    IDECAN
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    AGU
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 8 - 

    Nem só de release “vive uma assessoria de imprensa”, diz Maffei (2008, p. 79), pois o excesso de textos enviados aos jornalistas pode gerar sentimentos negativos contra os assessores. Portanto, tem-se que o melhor caminho para uma prática eficiente de assessoria de imprensa está na construção de relacionamentos éticos e sólidos com os jornalistas. Em relação às atividades que permeiam um relacionamento sadio entre assessores e jornalistas (redatores de veículos de comunicação), é correto afirmar que

    • a) uma das atitudes mais importantes e fundamentais do assessor de imprensa é enviar releases constantes às redações. Por isso, ir às redações pode não ser uma atitude de estabelecimento de relações com os jornalistas. O bom assessor de imprensa sabe das constantes alterações que ocorrem em redações; por isso, o contato pessoal é sempre melhor que por telefone.
    • b) não existe a necessidade de o jornalista conhecer pessoalmente os assessores com quem mantêm relações profissionais. Por meio telefônico as pessoas vão saber quem ele é.
    • c) o relacionamento com jornalistas fora do trabalho não agrega valor ao assessor. O bom assessor de imprensa é aquele que tem “conhecidos na redação”. Não convém, ao assessor, adicionar os jornalistas em sua rede social.
    • d) é importante o assessor buscar conhecer as pessoas que estão em cada editoria para saber o nome delas quando ligar. Deve-se lembrar que os diretores dos veículos são os que possuem poderes de decisão e por isso o contato com eles poderá gerar um retorno mais rápido e eficiente.
    • e) se deve realizar a divulgação do release a todos os veículos de comunicação de forma coerente e que vão ao encontro dos editoriais que norteiam a publicação, pois o mínimo de coerência na hora de escolher a quem divulgar determinados assuntos proporcionará o follow-up positivo.
    #103043
    Banca
    IDECAN
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    AGU
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 9 - 

    O Capítulo II do Código de Ética dos jornalistas brasileiros trata da conduta profissional do jornalista. Os artigos 3º, 4º e 5º, mencionados no referido Capítulo, trazem orientações relativas ao exercício da profissão de jornalista, como:

    I. uma atividade de natureza social, estando sempre subordinado a esse Código de Ética;

    II. um compromisso fundamental do jornalista com o relato dos fatos, independente da fonte, razão pela qual ele deve pautar seu trabalho pela divulgação, independente se a apuração é precisa e/ou verdadeira;

    III. ser direito do jornalista resguardar o sigilo da fonte;

    IV. uma atividade de natureza social, tendo como premissa a divulgação dos fatos, independente de seguir ou não o Código de Ética profissional.

    Analise os itens acima e assinale

    • a) se apenas o item I estiver correto.
    • b) se apenas os itens I e II estiverem corretos.
    • c) se apenas os itens I e III estiverem corretos.
    • d) se apenas os itens I e IV estiverem corretos.
    • e) se todos os itens estiverem corretos.
    #103044
    Banca
    IDECAN
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    AGU
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 10 - 

    Aos servidores públicos, a Constituição Federal assegura um regime de previdência de caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente público, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial. Nesse cenário, assinale a alternativa que apresente o tempo mínimo de efetivo exercício, no serviço público, para a servidora pública se aposentar voluntariamente.

    • a) 5 anos.
    • b) 10 anos.
    • c) 15 anos.
    • d) 30 anos.
    • e) 35 anos.
    #103045
    Banca
    IDECAN
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    AGU
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 11 - 

    No rol dos direitos e garantias fundamentais, há previsão de que a lei regulará a individualização da pena, limitando democraticamente a liberdade dos condenados. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresente a pena que não foi prevista expressamente na Constituição Federal.

    • a) suspensão de direitos
    • b) expulsão
    • c) multa
    • d) prestação social alternativa
    • e) interdição de direitos
    #103046
    Banca
    IDECAN
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    AGU
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 12 - 

    Segundo a Constituição Federal, é correto afirmar que a competência para legislar sobre propaganda comercial é

    • a) privativa da União.
    • b) privativa dos Estados e dos Municípios.
    • c) concorrente entre União, Estados e Municípios.
    • d) exclusiva da União e dos Estados.
    • e) exclusiva dos Municípios.
    #103047
    Banca
    IDECAN
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    AGU
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 13 - 

    Nos termos da Constituição Federal, é reconhecida a instituição do júri, com a organização que lhe der a lei, assegurados:

    I. a legítima de defesa;

    II. a competência para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida e os definidos como crimes hediondos;

    III. a soberania dos veredictos e o sigilo das votações.

    Analisando os itens acima, é correto afirmar que

      • a) somente o item I está correto.
      • b) somente o item II está correto.
      • c) somente o item III está correto.
      • d) somente os itens I e II estão corretos.
      • e) somente os itens II e III estão corretos.
      #103049
      Banca
      IDECAN
      Matéria
      Matérias Diversas
      Concurso
      AGU
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 14 - 

      A respeito do habeas corpus e do habeas data, assinale a alternativa correta

      • a) Conceder-se-á habeas data para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo.
      • b) Não são gratuitas as ações de habeas corpus.
      • c) O habeas data deve ser impetrado por partido político com representação no Congresso Nacional.
      • d) O habeas corpus deve ser impetrado por partido político com representação no Congresso Nacional ou por organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados.
      • e) Qualquer cidadão é parte legítima para propor habeas data que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência.
      #103051
      Banca
      IDECAN
      Matéria
      Matérias Diversas
      Concurso
      AGU
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 15 - 

      Para fins de aquisição de bens e serviços comuns, a Lei 10.520/2002 prevê o chamado pregão, que poderá ser realizado na forma eletrônica. A respeito da fase externa dessa modalidade de licitação, assinale a afirmativa incorreta.

      • a) O prazo fixado para a apresentação das propostas, contado a partir da publicação do aviso, não será inferior a 8 (oito) dias úteis.
      • b) Para julgamento e classificação das propostas, será adotado o critério de menor preço, observados os prazos máximos para fornecimento, as especificações técnicas e parâmetros mínimos de desempenho e qualidade definidos no edital.
      • c) Examinada a proposta classificada em primeiro lugar, quanto ao objeto e valor, caberá ao pregoeiro decidir motivadamente a respeito da sua aceitabilidade.
      • d) Homologada a licitação pela autoridade competente, o adjudicatário será convocado para assinar o contrato no prazo definido em edital.
      • e) No curso da sessão, o autor da oferta de valor mais baixo e os das ofertas com preços até 25% (vinte e cinco por cento) superiores àquela poderão fazer novos lances verbais e sucessivos, até a proclamação do vencedor.