Processando...

Questões de Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar - Princípios Tributários para OAB | OAB

Questões de Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar - Princípios Tributários para OAB

QUESTÕES DE LIMITAÇÕES CONSTITUCIONAIS AO PODER DE TRIBUTAR - PRINCÍPIOS TRIBUTÁRIOS PARA OAB

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos ao exame da OAB, através de simulados para OAB, provas e questões da OAB.

PÚBLICO ALVO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação em concursos que cobram a matéria de Direito Tributário Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar - Princípios Tributários.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da OAB que foi organizado pela FGV, CESPE/CEBRASPE. Estas questões são de Direito Tributário, contendo o assunto de Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar - Princípios Tributários que foram extraídas de concursos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Questões de Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar - Princípios Tributários para OAB contém um total de 20 questões da OAB com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Direito Tributário, Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar - Princípios Tributários para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento nestas matérias.

RANKING
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES na matéria de Direito Tributário - Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar - Princípios Tributários. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DA PROVA
Este simulado contém questões para o cargo de Exame de Ordem Unificado - OAB. Se você esta estudando para ser aprovado para Exame de Ordem Unificado - OAB não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O Questões de Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar - Princípios Tributários para OAB
Para realizar este o simulado você deverá realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado de Questões de Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar - Princípios Tributários para OAB você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para OAB é aqui!


#130350
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Limitações Constitucionais Ao Poder de Tributar - Princípios Tributários
Concurso
OAB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Projeto de Resolução do Senado Federal pretende fixar nacionalmente as alíquotas mínimas do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), tributo de competência estadual.

Um Senador, membro da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal, que terá de elaborar parecer sobre o tema, consulta você sobre sua opinião jurídica acerca desse projeto de Resolução.

Diante desse cenário, assinale a afirmativa correta.

    • a) O Senado, por ser órgão do Poder Legislativo da União, não possui competência constitucional para, por Resolução, dispor sobre o tema, por se tratar de ingerência indevida da União na autonomia dos Estados.
    • b) É lícito ao Senado instituir a referida Resolução, pois existe autorização expressa na Constituição para tal fixação por Resolução do Senado.
    • c) A fixação de alíquota mínima de tributo, por mera Resolução do Senado, viola o princípio da legalidade tributária.
    • d) Resolução do Senado poderia tratar do tema, desde que ratificada por ao menos dois terços dos membros do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ).
    #130351
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Limitações Constitucionais Ao Poder de Tributar - Princípios Tributários
    Concurso
    OAB
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 2 - 

    O Chefe do Executivo do Município X editou o Decreto 123, em que corrige o valor venal dos imóveis para efeito de cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), de acordo com os índices inflacionários anuais de correção monetária.

    No caso narrado, a medida

    • a) fere o princípio da legalidade, pois a majoração da base de cálculo somente pode ser realizada por meio de lei em sentido formal.
    • b) está de acordo com o princípio da legalidade, pois a majoração da base de cálculo do IPTU dispensa a edição de lei em sentido formal.
    • c) está de acordo com o princípio da legalidade, pois a atualização monetária da base de cálculo do IPTU pode ser realizada por meio de decreto.
    • d) fere o princípio da legalidade, pois a atualização monetária da base de cálculo do IPTU não dispensa a edição de lei em sentido formal.
    #130352
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Limitações Constitucionais Ao Poder de Tributar - Princípios Tributários
    Concurso
    OAB
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 3 - 

    O Município X, na tentativa de fazer com que os cofres municipais pudessem receber determinado tributo com mais celeridade, publicou, em maio de 2017, uma lei que alterava a data de recolhimento daquela exação. A lei dispunha que os efeitos das suas determinações seriam imediatos.

    Nesse sentido, assinale a afirmativa correta.

    • a) Segundo a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB), a lei é válida, mas apenas poderia entrar em vigor 45 (quarenta e cinco) dias após a sua publicação.
    • b) A lei é inconstitucional, uma vez que não respeitou o princípio da anterioridade.
    • c) A lei é constitucional, uma vez que, nessa hipótese, não se sujeita ao princípio da anterioridade.
    • d) A lei é válida, mas só poderia vigorar 90 (noventa) dias após a sua publicação.
    #130353
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Limitações Constitucionais Ao Poder de Tributar - Princípios Tributários
    Concurso
    OAB
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 4 - 

    A União, por meio de lei ordinária, instituiu nova contribuição social (nova fonte de custeio) para financiamento da seguridade social. Para tanto, adotou, além da não cumulatividade, fato gerador e base de cálculo distintos dos discriminados na Constituição da República.

    A referida lei foi publicada em 1º de outubro de 2018, com entrada em vigor em 1º de fevereiro de 2019, determinando, como data de vencimento da contribuição, o dia 1º de março de 2019.

    A pessoa jurídica XYZ não realizou o pagamento, razão pela qual, em 10 de março de 2019, foi aconselhada, por seu(sua) advogado(a), a propor uma ação Declaratória de Inexistência de Relação Jurídica, em face da União.

    Assinale a opção que indica o fundamento que poderá ser alegado para contestar a nova contribuição.

    • a) Ela somente poderia ser instituída por meio de Lei Complementar.
    • b) Ela violou o princípio da anterioridade anual.
    • c) Ela violou o princípio da anterioridade nonagesimal.
    • d) Ela somente poderia ser instituída por Emenda Constitucional.
    #130354
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Limitações Constitucionais Ao Poder de Tributar - Princípios Tributários
    Concurso
    OAB
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 5 - 

    Por meio da Lei Ordinária nº 123, a União instituiu contribuição não cumulativa destinada a garantir a expansão da seguridade social, utilizando, para tanto, fato gerador e base de cálculo distintos dos discriminados na Constituição da República. A referida lei foi publicada em 1º de setembro de 2015, com entrada em vigor em 2 de janeiro de 2016, determinando o dia 1º de fevereiro do mesmo ano como data de pagamento. Por considerar indevida a contribuição criada pela União, a pessoa jurídica A, atuante no ramo de supermercados, não realizou o seu pagamento, razão pela qual, em 5 de julho de 2016, foi lavrado auto de infração para a sua cobrança. Considerando a situação em comento, assinale a opção que indica o argumento que poderá ser alegado pela contribuinte para impugnar a referida cobrança.

    • a) A nova contribuição viola o princípio da anterioridade nonagesimal.
    • b) A nova contribuição viola o princípio da anterioridade anual.
    • c) A nova contribuição somente poderia ser instituída por meio de lei complementar.
    • d) A Constituição da República veda a instituição de contribuições não cumulativas.
    #130355
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Limitações Constitucionais Ao Poder de Tributar - Princípios Tributários
    Concurso
    OAB
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 6 - 

    Determinado Estado da Federação publicou, em julho de 2015, a Lei nº 123/2015, que majorou o valor das multas e das alíquotas de ICMS. Em fevereiro de 2016, em procedimento de fiscalização, aquele Estado constatou que determinado contribuinte, em operações realizadas em outubro de 2014, não recolheu o ICMS devido. Por conta disso, foi efetuado o lançamento tributário contra o contribuinte, exigindo-lhe o ICMS não pago e a multa decorrente do inadimplemento.

    O lançamento em questão só estará correto se

    • a) as multas e alíquotas forem as previstas na Lei nº 123/2015.
    • b) as alíquotas forem as previstas na Lei nº 123/2015 e as multas forem aquelas previstas na lei vigente ao tempo do fato gerador.
    • c) as multas e as alíquotas forem as previstas na lei vigente ao tempo do fato gerador.
    • d) as multas forem as previstas na Lei nº 123/2015 e as alíquotas forem aquelas previstas na lei vigente ao tempo do fato gerador.
    #130356
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Limitações Constitucionais Ao Poder de Tributar - Princípios Tributários
    Concurso
    OAB
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 7 - 

    A Presidência da República, por meio do Decreto 123, de 1º de janeiro de 2015, aprovou novas alíquotas para o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), dentro das balizas fiadas na lei tributária, a saber:

    Cigarro – alíquota de 100%

    Vestuário – alíquota de 10%

    Macarrão – alíquota zero

    Sobre a hipótese, é possível afirmar que

    • a) o referido decreto é inconstitucional, uma vez que viola o princípio da legalidade.
    • b) o referido decreto é inconstitucional, uma vez que viola o princípio do não confisco.
    • c) as alíquotas são diferenciadas em razão da progressividade do IPI.
    • d) as alíquotas são diferenciadas em razão do princípio da seletividade do IPI.
    #130357
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Limitações Constitucionais Ao Poder de Tributar - Princípios Tributários
    Concurso
    OAB
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 8 - 

    Empresa X, constituída em 1980, entrou com ação na Justiça Federal impugnando a cobrança da Contribuição Sobre o Lucro – CSLL, alegando que, apesar de prevista no Art. 195, I, c, da Constituição Federal, trata-se de um tributo que tem o lucro como fato gerador. Dessa forma, haveria um bis in idem em relação ao Imposto Sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (Art. 153, III da CRFB), o que é vedado pelo próprio texto constitucional.
    A partir do caso narrado e considerando a jurisprudência dominante do Supremo Tribunal Federal, assinale a afirmativa correta.

    • a) A empresa tem razão porque os dois tributos têm o lucro como fato gerador, o que é vedado pela Constituição Federal.
    • b) A empresa, por ter sido constituída anteriormente à Constituição Federal de 1988, tem direito adquirido a não pagar a CSLL.
    • c) A empresa não tem razão, porque ambos os tributos estão previstos na CRFB.
    • d) A empresa tem razão, pela clara violação à vedação ao confisco prevista no Art. 150, IV, da CRFB.
    #130358
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Limitações Constitucionais Ao Poder de Tributar - Princípios Tributários
    Concurso
    OAB
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 9 - 

    Visando a proteger a indústria de tecnologia da informação, o governo federal baixou medida, mediante decreto, em que majora de 15% para 20% a alíquota do Imposto sobre a Importação de Produtos Estrangeiros para monitores de vídeo procedentes do exterior, limites esses que foram previstos em lei.
    A respeito da modificação de alíquota do Imposto de Importação, assinale a afirmativa correta.

    • a) Deve observar a reserva de lei complementar.
    • b) Deve ser promovida por lei ordinária.
    • c) Deve observar o princípio da irretroatividade.
    • d) Deve observar o princípio da anterioridade.
    #130359
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Limitações Constitucionais Ao Poder de Tributar - Princípios Tributários
    Concurso
    OAB
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 10 - 

    A respeito dos Princípios Tributários Expressos e Implícitos, à luz da Constituição da República de 1988, assinale a opção INCORRETA.

    • a) É vedado à União instituir isenções de tributos de competência dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
    • b) O princípio da irretroatividade veda a cobrança de tributos em relação a fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da lei que os houver instituído ou aumentado.
    • c) É vedado aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer diferença tributária entre bens e serviços, de qualquer natureza, em razão de sua procedência ou destino.
    • d) Pelo princípio da anterioridade, para que os tributos possam ser cobrados a cada exercício, é necessária a prévia autorização na lei orçamentária.
    #130360
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Limitações Constitucionais Ao Poder de Tributar - Princípios Tributários
    Concurso
    OAB
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 11 - 

    Em procedimento de fiscalização, a Secretaria da Receita Federal do Brasil identificou lucro não declarado por três sociedades empresárias, que o obtiveram em conluio, fruto do tráfico de entorpecentes.

    Sobre a hipótese sugerida, assinale a afirmativa correta.

    • a) O imposto sobre a renda é devido face ao princípio da interpretação objetiva do fato gerador, também conhecido como o princípio do pecunia non olet.
    • b) Não caberá tributação e, sim, confisco da respectiva renda.
    • c) Não caberá tributo, uma vez que tributo não é sanção de ato ilícito.
    • d) Caberá aplicação de multa fiscal pela não declaração de lucro, ficando afastada a incidência do tributo, sem prejuízo da punição na esfera penal.
    #130361
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Limitações Constitucionais Ao Poder de Tributar - Princípios Tributários
    Concurso
    OAB
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 12 - 

    Assinale a alternativa que indica os impostos cujas alíquotas podem ser majoradas por ato do Poder Executivo, observados os parâmetros legais.

    • a) Imposto de Renda (IR), Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR).
    • b) Imposto sobre a Importação (II), Imposto sobre a Exportação (IE) e Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF).
    • c) Imposto de Renda (IR) Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) e Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF).
    • d) Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e Imposto sobre a Importação (II).
    #130362
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Limitações Constitucionais Ao Poder de Tributar - Princípios Tributários
    Concurso
    OAB
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 13 - 

    Entre as seguinte vedações, não tem exceção expressa no texto constitucional

    • a) a instituição de tributo sem lei que o estabeleça.
    • b) a majoração de tributo sem lei que o estabeleça.
    • c) a cobrança de tributo novo no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que o criou.
    • d) a cobrança de tributo novo em menos de 90 dias a partir da publicação da lei que o criou.
    #130363
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Limitações Constitucionais Ao Poder de Tributar - Princípios Tributários
    Concurso
    OAB
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 14 - 

    Suponha que determinada Medida Provisória editada pela Presidenta da República, em 29/09/2012, estabeleça, entre outras providências, o aumento para as diversas faixas de alíquotas previstas na legislação aplicável ao imposto de renda das pessoas físicas.

    Nesse caso, com base no sistema tributário nacional, tal Medida Provisória

    • a) não violaria o princípio da legalidade e produzirá efeitos a partir da data de sua publicação
    • b) violaria o princípio da legalidade, por ser incompatível com o processo legislativo previsto na Constituição Federal/88.
    • c) não violaria o princípio da legalidade e produzirá efeitos a partir de 90 (noventa) dias contados a partir da data de sua publicação.
    • d) não violaria o princípio da legalidade e só produzirá efeitos a partir do primeiro dia do exercício financeiro subsequente à data de sua conversão em lei.
    #130364
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Limitações Constitucionais Ao Poder de Tributar - Princípios Tributários
    Concurso
    OAB
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 15 - 

    O poder de tributar não é absoluto, pois a Constituição Federal impõe às entidades detentoras de capacidade tributária algumas limitações. Acerca das limitações à competência tributária, assinale a opção correta.

    • a) A norma constitucional impõe que os impostos sejam criados por lei complementar.
    • b) É lícito ao presidente da República reduzir a alíquota do imposto sobre produtos industrializados por decreto presidencial.
    • c) As anuidades devidas aos conselhos de fiscalização profissional são fixadas e majoradas por resoluções dos respectivos conselhos.
    • d) Pelo princípio da anualidade tributária, é vedado à União, aos estados, ao DF e aos municípios cobrar tributos no mesmo exercício financeiro em que a lei que os instituiu ou majorou tenha sido publicada.