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Prova de Direito Administrativo 37 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Direito Administrativo 37 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Banca CESGRANRIO, tanto para nível médio como superior da matéria Direito Administrativo. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. A Administração Pública: Conceito.
  2. Administração Direta.
  3. Administração Indireta.
  4. Agências Reguladoras.
  5. Agentes Públicos: Espécies E Classificação; Poderes; Deveres E Prerrogativas; Cargos, Emprego E Função Públicos.
  6. Ato Administrativo Inexistente.
  7. Atos Administrativos.
  8. Atos Administrativos Nulos E Anuláveis.
  9. Atos Administrativos: Fatos Da Administração Pública, Atos Da Administração Pública E Fatos Administrativos - Conceito, Formação, Elementos, Atributos E Classificação.
  10. Autarquias.
  11. Bens Públicos.
  12. Centralização E Descentralização Da Atividade Administrativa Do Estado.
  13. Código Penal Brasileiro: Título Xi - Dos Crimes Contra A Administração Pública - Capítulos I, Ii E Ii-A - Arts. 312 A 337-D.
  14. Conceito E Fontes Do Direito Administrativo.
  15. Concentração E Desconcentração.
  16. Consórcios Públicos.
  17. Constituição Da República: Título Iv - Da Tributação E Do Orçamento; Capítulo Ii - Das Finanças Públicas; Seção Ii - Dos Orçamentos (Art. 165 A 169).
  18. Constituição Federal: Título Iii, Capítulo Vii - Da Administração Pública.
  19. Contratos Administrativos.
  20. Contratos De Gestão.
  21. Controle Da Administração Pública: Conceito; Tipos E Formas De Controle; Controle Interno E Externo; Controle Prévio; Concomitante E Posterior; Controle Parlamentar; Controle Pelos Tribunais De Contas; Controle Jurisdicional; Meios De Controle Jurisdicion.
  22. Da Administração Do Distrito Federal.
  23. Decreto N.º1655 De 3/10/95, Publicado No D.O.U. De 4/10/95 (Define A Competência Da Polícia Rodoviária Federal, E Dá Outras Providências).
  24. Decreto Nº 1.171-94 - Código De Ética Profissional Do Servidor Público Civil Do Poder Executivo Federal.
  25. Decreto Nº 6.170-2007 - Transferência De Recursos Da União Mediante Convênios E Contratos De Repasse.
  26. Discricionariedade Do Ato Administrativo.
  27. Empresas Públicas.
  28. Enriquecimento Ilícito E Uso E Abuso De Poder.
  29. Entidades Paraestatais - Terceiro Setor.
  30. Estado, Governo E Administração Pública: Conceitos, Elementos, Poderes E Organização; Natureza, Fins E Princípios.
  31. Estatuto Dos Funcionários Públicos Civis Do Estado.
  32. Fundações Públicas.
  33. Improbidade Administrativa.
  34. Intervenção Do Estado Na Propriedade.
  35. Intervenção Do Estado No Domínio Econômico.
  36. Lei De Responsabilidade Fiscal (Lei-Complementar Nº 101/2000): Capítulo I - Disposições Preliminares (Art. 1º E 2º); Capítulo Ii - Do Planejamento (Art. 3º A 10); Capítulo Iv - Da Despesa Pública (Art.15 A 24).
  37. Lei N.º 9654, De 2/6/98, Publicada No D.O.U. De 3/6/98 (Cria A Carreira De Policial Rodoviário Federal E Dá Outras Providências E Suas Atualizações).
  38. Lei Nº 11.416-2006 - Carreiras Dos Servidores Do Poder Judiciário Da União.
  39. Lei Nº 4.320/1964: Disposição Preliminar (Art. 1º); Título I - Da Lei Do Orçamento (Art. 2º A 21); Título Iii - Da Elaboração Da Lei De Orçamento (Art. 32 E 33); Título Iv - Dos Créditos Adicionais (Art. 40 A 46); Título V - Da Execução Do Orçamento.
  40. Lei Nº 8.112-1990 - Regime Jurídico Dos Servidores Públicos Federais.
  41. Lei Nº 8.137, De 27/12/1990: Capítulo I, Seção Ii ? Dos Crimes Contra A Ordem Tributária Praticados Por Funcionários Públicos.
  42. Lei Nº 8.429, De 02/6/1992 ? Lei Da Improbidade Administrativa.
  43. Licitações: Modalidades, Dispensa E Inexigibilidade Lei Nº 8.666/93 E Alterações.
  44. Mérito Do Ato Administrativo.
  45. Organização Administrativa Brasileira: Princípios, Espécies, Formas E Características.
  46. Organização Da Administração Pública - Órgãos Públicos.
  47. Organizações Sociais.
  48. Parcerias Público-Privadas.
  49. Poderes Administrativos: Poder Vinculado; Poder Discricionário; Poder Hierárquico; Poder Disciplinar; Poder Regulamentar; Poder De Polícia.
  50. Poderes E Deveres Do Administrador Público.
  51. Política De Segurança Da Informação No Âmbito Da Secretaria Da Receita Federal (Portaria Srf Nº 450, De 28/4/2004).
  52. Princípios Da Administração Pública.
  53. Processo Administrativo Federal (Lei Nº 9.784, De 29/1/1999).
  54. Regime Jurídico Administrativo.
  55. Regime Jurídico Dos Servidores Públicos Civis Da União: Provimento E Vacância De Cargos Públicos, Remoção, Redistribuição, Direitos E Vantagens, Licenças E Afastamentos E Seguridade Social Do Servidor (Lei N. 8.112, De 11/12/1990, Atualizada).
  56. Responsabilidade Civil Da Administração: Evolução Doutrinária E Reparação Do Dano.
  57. Responsabilidade Civil Do Estado; Ação De Indenização; Ação Regressiva.
  58. Responsabilidade Fiscal.
  59. Revogação, Anulação E Convalidação Do Ato Administrativo.
  60. Sanções Penais E Civis.
  61. Serviços Públicos: Conceitos; Classificação; Regulamentação; Controle; Permissão; Concessão E Autorização.
  62. Sociedades De Economia Mista.
  63. Teoria Dos Motivos Determinantes Dos Atos Administrativos.
  64. Uso E Abuso Do Poder.
  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

#6363
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Direito Administrativo
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
fácil

(1,0) 1 - 

Fernando, assessor jurídico de um órgão público federal, foi questionado a respeito da possibilidade de a Administração Pública interditar atividades ilegais e inutilizar gêneros impróprios para o consumo, independente de ordem judicial. Essa prerrogativa decorre do atributo dos atos administrativos identificado por

  • a) Autoexecutoriedade.
  • b) presunção de legitimidade.
  • c) presunção de efetividade.
  • d) supremacia do interesse público.
  • e) discricionariedade.
#6364
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Direito Administrativo
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
4
difícil

(1,0) 2 - 

A respeito da intervenção do Estado no domínio econômico, considere as afirmações a seguir.

I - A intervenção concorrencial do Estado na economia é pautada pelo princípio da subsidiariedade.

II - Como agente normativo e regulador da atividade econômica, o Estado exerce, na forma da lei, as funções de fiscalização, incentivo e planejamento, sendo o planejamento determinante para os setores público e privado.

III - As decisões plenárias do Conselho Administrativo de Defesa Econômica que cominem multa ou imponham obrigação de fazer ou não fazer constituem título executivo extrajudicial.

Está correto APENAS o que se afirma em

  • a) I
  • b) II
  • c) III
  • d) I e II
  • e) I e III
#6365
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Direito Administrativo
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
fácil

(1,0) 3 - 

Em relação aos atos administrativos, analise as assertivas abaixo. I - Os elementos dos atos administrativos são competência, forma, motivo, objeto e finalidade. II - Os atos administrativos discricionários não são passíveis de revogação pela própria Administração Pública, mas estão sujeitos a controle judicial, inclusive no que tange ao mérito administrativo. III - O direito da Administração Pública de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para seus destinatários, em âmbito federal, decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé. É (São) correta(s) APENAS a(s) assertiva(s)

  • a) I.
  • b) I e II.
  • c) I e III.
  • d) II .
  • e) III.
#6366
Banca
CESGRANRIO
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Direito Administrativo
Concurso
. Concursos Diversos
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Múltipla escolha
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médio

(1,0) 4 - 

Joana, servidora pública federal, foi demitida do seu cargo após processo administrativo disciplinar que constatou seu envolvimento em ilícito administrativo. Em decorrência do mesmo ilícito, Joana também foi processada criminalmente, vindo a ser absolvida. Nesse caso, a absolvição na instância criminal repercute sobre a penalidade disciplinar de demissão que já lhe havia sido aplicada?

  • a) Não, porque o processo disciplinar já estava concluído quando da absolvição criminal, não podendo a decisão judicial retroagir.
  • b) Não, porque as instâncias penal e administrativa são independentes, não havendo qualquer intercomunicação entre elas.
  • c) Sim, desde que a demissão ressalve, expressamente, a decisão da instância criminal.
  • d) Sim, desde que a absolvição criminal tenha negado a existência do fato ou sua autoria.
  • e) Sim, desde que a absolvição criminal tenha ocorrido por suficiência probatória.
#6367
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Direito Administrativo
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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1
fácil

(1,0) 5 - 

Carlos, servidor público dos quadros de uma autarquia federal, foi demitido após processo administrativo disciplinar. Inconformado, ajuizou ação judicial visando à invalidação de sua demissão e, ao final do processo, obteve êxito. Diante da invalidação judicial da penalidade disciplinar que lhe havia sido aplicada, reconhece-se a Carlos o direito de ser

  • a) reintegrado ao cargo anteriormente ocupado ou ao resultante de sua transformação, com ressarcimento de todas as vantagens.
  • b) aproveitado em outro cargo de vencimentos e responsabilidades compatíveis com o anteriormente ocupado, sem ressarcimento das vantagens pecuniárias.
  • c) reconduzido a cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com o anteriormente exercido, sem ressarcimento das vantagens pecuniárias.
  • d) revertido ao serviço público ativo, com ressarcimento de todas as vantagens pecuniárias.
  • e) readaptado em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis, com ressarcimento de todas as vantagens.
#6368
Banca
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Direito Administrativo
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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1
médio

(1,0) 6 - 

Por estar interessado em ingressar no serviço público federal, João Francisco resolveu pesquisar sobre o assunto na Lei Federal no 8.112/90 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais) e concluiu que

  • a) investidura em empregos públicos independe de prévia aprovação em concurso público, a qual somente é exigida para a investidura em cargos de provimento efetivo.
  • b) a investidura em cargo ou emprego público depende de prévia aprovação em concurso público, ressalvadas as nomeações para cargos em comissão declarados em lei de livre nomeação e exoneração.
  • c) a investidura em cargos comissionados e funções de confiança depende de prévia aprovação em processo seletivo simplificado, observado o princípio da ampla divulgação.
  • d) o provimento dos cargos públicos pode efetuar-se por meio de nomeação, promoção, reversão ou ascensão.
  • e) os cargos em comissão somente podem ser providos por servidores de carreira, destinando-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.
#6369
Banca
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Direito Administrativo
Concurso
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Múltipla escolha
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1
médio

(1,0) 7 - 

Bruno, servidor público federal, ocupou por exatos 5 anos um cargo na administração pública, até que foi aprovada uma lei federal extinguindo o referido cargo. Nesse caso, Bruno

  • a) será demitido.
  • b) será obrigado a exercer outro cargo.
  • c) será aposentado compulsoriamente.
  • d) ficará em disponibilidade com remuneração integral.
  • e) ficará em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço.
#6370
Banca
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médio

(1,0) 8 - 

Considerando o disposto na Lei no 8.666/93, a Administração Pública NÃO pode alterar o contrato administrativo

  • a) unilateralmente, quando conveniente a substituição da garantia de execução.
  • b) unilateralmente, quando necessária a modificação do valor contratual em decorrência de acréscimo ou diminuição quantitativa de seu objeto, nos limites permitidos pela Lei no 8.666/93.
  • c) unilateralmente, quando houver modificação do projeto ou das especificações, para melhor adequação técnica aos seus objetivos.
  • d) por acordo das partes, quando necessária a modificação do regime de execução da obra ou serviço, bem como do modo de fornecimento, em face de verificação técnica da inaplicabilidade dos termos contratuais originários
  • e) por acordo das partes, quando necessária a modificação da forma de pagamento, por imposição de circunstâncias supervenientes, mantido o valor inicial atualizado, vedada a antecipação do pagamento, com relação ao cronograma financeiro fixado, sem a correspondente contraprestação de fornecimento de bens ou execução de obra ou serviço.
#6371
Banca
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3
fácil

(1,0) 9 - 

Considerando as modalidades de licitações públicas previstas em lei, analise as afirmativas abaixo. I - PREGÃO é a modalidade de licitação para aquisição de bens e serviços comuns, ou seja, aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado. II - CONCORRÊNCIA é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto. III - CONVITE é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a Administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação. IV - TOMADA DE PREÇOS é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação. São verdadeiras APENAS as afirmações

  • a) I e IV, apenas.
  • b) II e III, apenas.
  • c) I, II e III, apenas.
  • d) I, II e IV, apenas.
  • e) I, II, III e IV.
#6372
Banca
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Múltipla escolha
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1
médio

(1,0) 10 - 

inexigível o procedimento licitatório, nos termos da Lei nº 8.666 de 1993, na hipótese de

  • a) intervenção da União no domínio econômico para regular preços ou normalizar o abastecimento.
  • b) contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.
  • c) ontratação de associação de portadores de deficiência física, sem fins lucrativos e de comprovada idoneidade, por órgãos ou entidades da Administração Pública, para a prestação de serviços ou fornecimento de mão-de-obra, desde que o preço contratado seja compatível com o praticado no mercado.
  • d) celebração de contratos de prestação de serviços com organizações sociais, qualificadas no âmbito das respectivas esferas de governo, para atividades contempladas no contrato de gestão.
  • e) aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos, de autenticidade certificada, desde que compatíveis ou inerentes às finalidades do órgão ou entidade.
#6373
Banca
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1
médio

(1,0) 11 - 

Quanto à acumulação remunerada de cargos, está de acordo com o que dispõem a Lei nº 8.112, de 1990, e suas modificações posteriores:

  • a) acumulação de cargos, empregos ou funções é permitida, de forma livre, para qualquer servidor efetivo.
  • b) a vedação na percepção de receita por participação em órgãos colegiados, não alcança a atividade de participação nos conselhos de administração das empresas públicas e sociedades de economia mista federais.
  • c) a possibilidade de acumulação depende somente da comprovação de compatibilidade de horários.
  • d) na acumulação de dois cargos, por servidor efetivo, em havendo nomeação para um terceiro cargo em comissão, ele sempre deverá se afastar dos dois primeiros, para poder ocupar o último.
  • e) uma acumulação de cargos, vedada quando o servidor estava ativo, torna-se possível, do ponto de vista legal, em havendo aposentadoria.
#6374
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2
difícil

(1,0) 12 - 

Está em DESACORDO com o que dispõe a Lei nº 8.112, de 1990, que

  • a) o servidor deve restituir o erário, em dez dias, se receber um quantitativo de diárias e não as utilizar.
  • b) a remuneração dos servidores efetivos é composta pelo vencimento, acrescido de vantagens.
  • c) as gratificações e os adicionais são incorporáveis aos vencimentos, na forma da lei.
  • d) as indenizações não são incorporáveis aos vencimentos, para os servidores efetivos.
  • e) os vencimentos dos servidores efetivos não podem ser reduzidos, mesmo que por motivo de interesse público.
#6375
Banca
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1
médio

(1,0) 13 - 

Considerando o conceito de ato administrativo, analise as afirmações a seguir. I - É aceitável considerar que a competência do órgão, para a prática do ato administrativo, é um dos pressupostos necessários para a sua validade. II - É razoável acompanhar parte da doutrina que assente na existência de atos da administração e atos administrativos, sendo estes últimos tipicamente estatais. III - A competência, para prática de atos administrativos em processos, é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, sendo excepcional a sua delegação. IV - Os atos do processo administrativo não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir. V - É razoável considerar como inválidos os atos totalmente vinculados produzidos por funcionário em estado de loucura, mesmo que a decisão tomada haja sido idêntica àquela que a lei antecipadamente impunha como a única admissível. Estão corretas APENAS as afirmações

  • a) I, II e IV
  • b) I, IV e V
  • c) II, III e IV
  • d) I, II, III e IV
  • e) I, II, III e V
#6376
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médio

(1,0) 14 - 

Quanto ao ato administrativo, apresentam-se as afirmações abaixo. I - Alguns atos administrativos requerem a produção de motivação específica. II - Um ato administrativo deve ser anulado quando conspurcado em sua legalidade. III - Todos os atos administrativos possuem presunção de legitimidade. IV- Os atos administrativos anulados podem ser convalidados, observadas as restrições específicas. V - Um ato administrativo pode ser revogado por conveniência e oportunidade da administração pública, sem restrições. Estão corretas APENAS as afirmações

  • a) I, II e IV
  • b) I, IV e V
  • c) II, III e IV
  • d) I, II, III e IV
  • e) I, II, III e V
#6377
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1
difícil

(1,0) 15 - 

Após a realização de uma licitação específica, o órgão federal, responsável pelo poder concedente, adjudicou o objeto do certame à concessionária. Assinado o termo de concessão e passado um ano, o órgão regulador verificou que não foram realizados os investimentos de manutenção previstos para o período, restando o bem público em estado lamentável de má-conservação. Considerando a Lei nº 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, deve o órgão regulador

  • a) instaurar processo administrativo para verificar a caducidade do contrato.
  • b) instaurar processo administrativo para rescindir o contrato de concessão, na forma do art. 35, IV, da referida Lei.
  • c) instaurar processo administrativo para anulação do contrato.
  • d) eclarar a caducidade do contrato, de imediato.
  • e) ncampar a concessão, de imediato.