(1,0)
Os PCN de 1 a a 4 a séries apresentam um conjunto de considerações didático-metodológicas para o ensino de ciências nessa etapa do ensino fundamental.
Tendo em vista essas considerações, assinale a afirmativa CORRETA.
Analise as seguintes afirmativas concernentes às relações entre as noções de tempo e espaço e a definição de eixos temáticos pelos PCNs de história para os anos iniciais do ensino fundamental.
I. Alguns conteúdos, tal como a formulação de hipóteses e questões a respeito dos temas estudados, são comuns às temáticas históricas propostas para estudo nos primeiro e segundo ciclos, pois são procedimentos básicos da aprendizagem histórica.II. Os conteúdos de história do segundo ciclo abordam, sobretudo, diferentes histórias que compõem a trama de relações entre a coletividade local e coletividades de outros tempos e espaços.III. Os estudos do primeiro e do segundo ciclo devem ocupar-se de levar os alunos a reconhecerem as diferentes concepções de tempo como produtos culturais, com especial enfoque no tempo cronológico, que é a base da história.IV. Para o primeiro ciclo, os conteúdos de história relacionam-se, preferencialmente, à diversidade de histórias pertencentes ao local em que o aluno convive analisadas em diferentes tempos.
A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS
Analise as seguintes afirmativas concernentes à seleção e ao tratamento de conteúdos didáticos no ensino de história e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A abordagem da educação ambiental a partir de um ponto de vista histórico deve tomar como princípios articuladores o homem como parte integrante da natureza e esta, por sua vez, como ente dinâmico, que deve ser percebido em constante movimento.( ) A associação entre o cotidiano, concebido como a complexidade das relações entre os diferentes grupos sociais, e a história de vida dos alunos possibilita articular a vivência individual a uma história coletiva e contextualizar melhor a vida em sociedade.( ) As memórias devem ser evocadas e recuperadas nos estudos históricos e podem ser tomadas, individual ou coletivamente, como exemplos de constituição da própria história, dispensando a confrontação com outros registros e testemunhos.( ) O meio social e físico é, ele mesmo, um laboratório de ensino para a história, o que faz com que todo passeio ou excursão fora do ambiente escolar seja um estudo de campo de aprendizagem dinâmica em função da motivação que provoca nos alunos.
Assinale a alternativa que representa a sequência de letras CORRETA.
Acerca do tratamento de temas históricos no planejamento didático de história na educação básica, assinale a afirmativa INCORRETA.
Analise as seguintes afirmativas relativas ao trabalho com a noção de identidade no ensino de história, um dos objetivos mais relevantes da disciplina nos anos iniciais da educação básica.I. A extensão do processo migratório no mundo contemporâneo tem tendido a promover a desestruturação de relações sociais e a desagregação de valores historicamente constituídos, o que torna mais relevante o trabalho com a questão das identidades no ensino de história, em uma perspectiva de formação para a cidadania.II. A inclusão da constituição da identidade nas propostas educacionais implica um tratamento do conteúdo do particular para o geral, ou seja, partindo do aluno em direção à sua localidade e, então, à sociedade, de maneira mais ampla, na perspectiva conhecida como círculos concêntricos.III. As noções de continuidade e permanência são fundamentais para a realização do trabalho com identidades, visto que permitem ao aluno compreender tanto as diferenças de seu grupo com relação a outros, que viviam em outros tempos, quanto o legado cultural desses antepassados para o presente.IV. O trabalho com as identidades implica a construção das noções de diferenças e semelhanças, visando à compreensão de conceitos como eu, outro e nós, por meio de estudos sobre o grupo de convívio do aluno e de outros grupos próximos ou distantes no tempo e no espaço.
A análise permite concluir que estão CORRETAS apenas as afirmativas
Na discussão dos PCN (1997), o estudo da paisagem local deve estabelecer relações com outras paisagens distantes no tempo e no espaço tanto do campo quanto da cidade desde o primeiro ciclo ou com crianças a partir de seis anos de idade, mediada pela leitura de
I. descrições em textos verbais que envolvam a vida do estudante e sua família;II. imagens que trabalhem as noções de proporção, distância e direção;III. informações que caracterizem as manifestações da natureza em aspectos biofísicos.
A partir da análise das informações acima, pode-se concluir que estão CORRETAS
A geografia escolar, durante muito tempo, quando trabalhada na alfabetização, separava os espaços de conhecimento das crianças, focando a rua, depois o bairro, depois a cidade e assim por diante.
Baseando-se nas pesquisas de Straforini (2008) na busca de entendimento de como traduzir geograficamente a lógica escolar da totalidade mundo, é CORRETO afirmar que
A criança, quando inicia o ensino fundamental, quer desvendar as coisas sobre o que a cerca, o mundo da televisão, do rádio e do jornal, as coisas naturais e humanas, um mundo que é distante, mas é próximo.
Para Straforini (2008), o desafio para dar conta das situações envolvidas nas curiosidades infantis por meio do ensino da geografia escolar precisa se estabelecer
I. em base tradicional, uma vez que atende a especificidade caracterizada pela abordagem sintética, que vai da parte para o todo.II. na abordagem analítica, que vai do todo para a parte, possibilitando a relação entre as escalas.III. na abordagem que garanta a aproximação dos espaços pelas interligações entre as diferentes escalas espaciais.
A análise permite concluir que completam corretamente o enunciado
Segundo Kamii (1990), são princípios de ensino que envolvem mais especificamente a quantificação de objetos, EXCETO
Leia o seguinte texto.
BOLICHE
CONTEÚDO: Recomendado para crianças a partir de cinco anos. Números, noções das operações de adição e multiplicação.
MATERIAL: 10 garrafas e uma bola para cada grupo de quatro a oito alunos. As garrafas podem ser feitas a partir de vasilhames de refrigerantes e a bola pode ser de borracha ou feita com meias velhas.
JOGO: Jogar boliche é para as crianças uma atividade muito motivadora. Além da organização necessária, desde a formação das equipes, das garrafas e para a marcação de pontos, a criança é estimulada em sua inteligência corporal na medida em que precisa controlar movimentos de pernas e braços, adequar a força do arremesso da bola e perceber distâncias entre ela e as garrafas e entre as garrafas.
Além do desenvolvimento do esquema corporal, o jogo de boliche estimula a percepção espacial, especialmente na Educação Infantil e no 1 o ano quando podemos associar o jogo a algum tipo de registro na forma de desenho. No entanto, o que pode ser enfatizado por meio desse jogo é a contagem e as noções das operações.
Sendo assim, podemos afirmar que o jogo de boliche desenvolve competências e habilidades relativas
Em relação à avaliação e às suas finalidades, assinale a afirmativa INCORRETA.
Os jogos vêm sendo utilizados nas aulas como um modo atraente de ensino, prendendo a atenção dos estudantes, por corroborarem a criatividade na elaboração de estratégias de resolução e de busca de soluções.
Considerando o que o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, v. 3, no item Matemática, destaca em relação à aplicação de jogos, assinale a afirmativa INCORRETA.
Segundo os PCNs, produz-se linguagem nas seguintes situações, EXCETO
Leia a atividade abaixo.
1- Apresentar o texto.A cigarra e a formigaEsopoNum belo dia de inverno, as formigas estavam tendo o maior trabalhopara secar suas reservas de trigo. Depois de uma chuvarada, os grãos tinhamficado completamente molhados. De repente, aparece uma cigarra:— Por favor, formiguinhas, me dêem um pouco de trigo! Estou com umafome danada, acho que vou morrer.As formigas pararam de trabalhar, coisa que era contra os princípiosdelas, e perguntaram:— Mas por quê? O que você fez durante o verão? Por acaso não selembrou de guardar comida para o inverno?— Para falar a verdade, não tive tempo – respondeu a cigarra. – Passeio verão cantando!— Bom... Se você passou o verão cantando, que tal passar o invernodançando? – disseram as formigas e voltaram para o trabalho dando risada.(In: Fábulas de Esopo. Compilação: Russell Ash e Bernard Higton; tradução Heloísa John.São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1994, p. 48.)2- Discutir com os alunos as questões:a) Esse texto é uma fábula. Que pistas nos ajudaram a fazer essaafirmação?b) Onde esse texto pode ser encontrado?c) Qual o provável perfil de leitor desse texto?d) Qual o tema desse texto?e) Como é a linguagem desse texto?f) Para que vocês acham que ele foi escrito?g) Qual poderia ser a moral desse texto?
Ao realizar essa atividade, a professora trabalhou para que os alunos desenvolvessem os seguintes aspectos, EXCETO
Considerando o posicionamento de Magda Soares, analise as seguintes afirmativas referentes às concepções de alfabetização e letramento.
I. Alfabetizar letrando, ou letrar alfabetizando, pela integração e pela articulação das várias facetas do processo de aprendizagem inicial da língua escrita é o caminho paraa superação dos problemas enfrentados na etapa da alfabetização.II. O surgimento do letramento pode ser interpretado como decorrência da necessidade de configurar e nomear comportamentos e práticas sociais na área da leitura e da escrita que ultrapassem o domínio do sistema alfabético e ortográfico, nível de aprendizagem da língua escrita perseguido, tradicionalmente, pelo processo de alfabetização.III. É necessário reconhecer que alfabetização – entendida como a aquisição do sistema convencional de escrita – distingue-se de letramento – entendido como o desenvolvimento de comportamentos e habilidades de uso competente da leitura e da escrita em práticas sociais: distinguem-se tanto em relação aos objetos de conhecimento quanto em relação aos processos cognitivos e linguísticos de aprendizagem e, portanto, também de ensino desses diferentes objetos.
A análise permite concluir que
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