(1,0) 1 -
Leia a atividade abaixo.
1- Apresentar o texto.A cigarra e a formigaEsopoNum belo dia de inverno, as formigas estavam tendo o maior trabalhopara secar suas reservas de trigo. Depois de uma chuvarada, os grãos tinhamficado completamente molhados. De repente, aparece uma cigarra:— Por favor, formiguinhas, me dêem um pouco de trigo! Estou com umafome danada, acho que vou morrer.As formigas pararam de trabalhar, coisa que era contra os princípiosdelas, e perguntaram:— Mas por quê? O que você fez durante o verão? Por acaso não selembrou de guardar comida para o inverno?— Para falar a verdade, não tive tempo – respondeu a cigarra. – Passeio verão cantando!— Bom... Se você passou o verão cantando, que tal passar o invernodançando? – disseram as formigas e voltaram para o trabalho dando risada.(In: Fábulas de Esopo. Compilação: Russell Ash e Bernard Higton; tradução Heloísa John.São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1994, p. 48.)2- Discutir com os alunos as questões:a) Esse texto é uma fábula. Que pistas nos ajudaram a fazer essaafirmação?b) Onde esse texto pode ser encontrado?c) Qual o provável perfil de leitor desse texto?d) Qual o tema desse texto?e) Como é a linguagem desse texto?f) Para que vocês acham que ele foi escrito?g) Qual poderia ser a moral desse texto?
Ao realizar essa atividade, a professora trabalhou para que os alunos desenvolvessem os seguintes aspectos, EXCETO
Recuperar senha