Simulado Prefeitura de Alfenas - Conhecimentos Específicos 1 – Educação Infantil | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso Prefeitura de Alfenas.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca UNILAVRAS-Concursos, para nível Superior do cargo de Professor. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes Prefeitura de Alfenas.
*Conteúdo Programático do Simulado de Conhecimentos Específicos 1 – Educação Infantil do concurso Prefeitura de Alfenas.
Questões e Simulado de Conhecimentos Específicos – Educação Infantil do concurso da Prefeitura de Alfenas para o cargo de Professor.
- Questões de Conhecimentos Específicos – Educação Infantil.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Conhecimentos Específicos 1 – Educação Infantil.
- #38923
- Banca
- UNILAVRAS-Concursos
- Matéria
- Conhecimentos Específicos – Educação Infantil
- Concurso
- Prefeitura de Alfenas-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Acerca do trabalho para o desenvolvimento da consciência fonológica, analise as seguintes afirmativas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O uso de jogos com rimas garante o desenvolvimento da consciência fonológica.
( ) Para desenvolver a consciência fonológica, o professor precisa conhecer a fonologia.
( ) Consciência fonológica é o desenvolvimento da consciência dos fonemas.
( ) O estímulo da consciência fonológica prepara cognitivamente as crianças para aprenderem a ler e a escrever.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA.
- a) (F) (V) (V) (F)
- b) (F) (V) (F) (V)
- c) (V) (F) (V) (F)
- d) (V) (F) (F) (V)
- #38924
- Banca
- UNILAVRAS-Concursos
- Matéria
- Conhecimentos Específicos – Educação Infantil
- Concurso
- Prefeitura de Alfenas-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Sobre o brincar, assinale a afirmativa INCORRETA.
- a) As brincadeiras de casinha permitem a vivência das relações familiares.
- b) Brincar de lutar permite às crianças exercitarem a capacidade de manifestar agressividade.
- c) As brincadeiras de profissão fazem com que as crianças já possam definir suas vocações.
- d) As brincadeiras de faz de conta permitem às crianças treinarem sua entrada no mundo adulto e expressarem as vivências afetivas.
- #38925
- Banca
- UNILAVRAS-Concursos
- Matéria
- Conhecimentos Específicos – Educação Infantil
- Concurso
- Prefeitura de Alfenas-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Analise as seguintes afirmativas sobre o desenvolvimento da oralidade e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Não se fala sempre do mesmo jeito em todas as circunstâncias.
( ) O desenvolvimento da oralidade inclui apenas a capacidade de falar.
( ) Saber adequar o modo de falar às circunstâncias da interlocução é uma capacidade linguística que deve ser desenvolvida na escola.
( ) Solicitar que as crianças deem avisos ou recados para o professor de outra turma ajuda no desenvolvimento da fluência da língua falada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA.
- a) (V) (F) (V) (V)
- b) (F) (V) (F) (F)
- c) (V) (F) (V) (F)
- d) (F) (V) (F) (V)
- #38926
- Banca
- UNILAVRAS-Concursos
- Matéria
- Conhecimentos Específicos – Educação Infantil
- Concurso
- Prefeitura de Alfenas-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Uma criança do 1 o ano escreveu a seguinte frase: Guardei a fita denda gaveta. Ao produzir essa escrita, o aluno demonstrou não ter dominado a capacidade de
- a) compreender a função da segmentação dos espaços em branco e da pontuação.
- b) conhecer os usos e funções sociais da escrita.
- c) reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras etc...
- d) saber ler reconhecendo globalmente as palavras.
- #38927
- Banca
- UNILAVRAS-Concursos
- Matéria
- Conhecimentos Específicos – Educação Infantil
- Concurso
- Prefeitura de Alfenas-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 5 -
O professor estará orientando seus alunos para a compreensão e a valorização dos diferentes usos e funções da escrita, em diferentes gêneros e suportes, nas seguintes situações, EXCETO
- a) quando fizer uso da escrita na sala de aula, com diferentes finalidades, envolvendo os alunos (registro da rotina do dia no quadro de giz, anotação de decisões coletivas, pauta de organização de trabalhos, jogos e festas coletivos etc.).
- b) quando fizer uma interrupção no meio da leitura de uma história (ou de outro gênero de texto) e perguntar aos alunos o que eles acham que vai acontecer, como o texto vai prosseguir e por que pensaram assim.
- c) quando ler em voz alta para eles histórias, notícias, propaganda, avisos, cartas circulares para os pais etc.
- d) quando trouxer para a sala de aula textos escritos de diferentes gêneros, em diversos suportes ou portadores, e explorar esse material com os alunos (para que servem, a que leitores se destinam, onde se apresentam, como se organizam, de que tratam, que tipo de linguagem utilizam).
- #38928
- Banca
- UNILAVRAS-Concursos
- Matéria
- Conhecimentos Específicos – Educação Infantil
- Concurso
- Prefeitura de Alfenas-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Considerando o posicionamento de Magda Soares, analise as seguintes afirmativas referentes às concepções de alfabetização e letramento.
I. Alfabetizar letrando, ou letrar alfabetizando, pela integração e pela articulação das várias facetas do processo de aprendizagem inicial da língua escrita é o caminho para
a superação dos problemas enfrentados na etapa da alfabetização.
II. O surgimento do letramento pode ser interpretado como decorrência da necessidade de configurar e nomear comportamentos e práticas sociais na área da leitura e da escrita que ultrapassem o domínio do sistema alfabético e ortográfico, nível de aprendizagem da língua escrita perseguido, tradicionalmente, pelo processo de alfabetização.
III. É necessário reconhecer que alfabetização – entendida como a aquisição do sistema convencional de escrita – distingue-se de letramento – entendido como o desenvolvimento de comportamentos e habilidades de uso competente da leitura e da escrita em práticas sociais: distinguem-se tanto em relação aos objetos de conhecimento quanto em relação aos processos cognitivos e linguísticos de aprendizagem e, portanto, também de ensino desses diferentes objetos.
A análise permite concluir que
- a) apenas a afirmativa I está correta.
- b) apenas a afirmativa II está correta.
- c) apenas a afirmativa III está correta.
- d) todas as afirmativas estão corretas.
- #38929
- Banca
- UNILAVRAS-Concursos
- Matéria
- Conhecimentos Específicos – Educação Infantil
- Concurso
- Prefeitura de Alfenas-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Leia a atividade abaixo.
1- Apresentar o texto.
A cigarra e a formiga
Esopo
Num belo dia de inverno, as formigas estavam tendo o maior trabalho
para secar suas reservas de trigo. Depois de uma chuvarada, os grãos tinham
ficado completamente molhados. De repente, aparece uma cigarra:
— Por favor, formiguinhas, me dêem um pouco de trigo! Estou com uma
fome danada, acho que vou morrer.
As formigas pararam de trabalhar, coisa que era contra os princípios
delas, e perguntaram:
— Mas por quê? O que você fez durante o verão? Por acaso não se
lembrou de guardar comida para o inverno?
— Para falar a verdade, não tive tempo – respondeu a cigarra. – Passei
o verão cantando!
— Bom... Se você passou o verão cantando, que tal passar o inverno
dançando? – disseram as formigas e voltaram para o trabalho dando risada.
(In: Fábulas de Esopo. Compilação: Russell Ash e Bernard Higton; tradução Heloísa John.
São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1994, p. 48.)
2- Discutir com os alunos as questões:
a) Esse texto é uma fábula. Que pistas nos ajudaram a fazer essa
afirmação?
b) Onde esse texto pode ser encontrado?
c) Qual o provável perfil de leitor desse texto?
d) Qual o tema desse texto?
e) Como é a linguagem desse texto?
f) Para que vocês acham que ele foi escrito?
g) Qual poderia ser a moral desse texto?
Ao realizar essa atividade, a professora trabalhou para que os alunos desenvolvessem os seguintes aspectos, EXCETO
- a) conhecer, utilizar e valorizar os modos de produção e circulação da escrita na sociedade.
- b) conhecer os usos e funções sociais da escrita.
- c) dominar as regularidades ortográficas.
- d) identificar finalidades e funções da leitura, em função do reconhecimento do suporte, do gênero e da contextualização.
- #38930
- Banca
- UNILAVRAS-Concursos
- Matéria
- Conhecimentos Específicos – Educação Infantil
- Concurso
- Prefeitura de Alfenas-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Segundo os PCNs, produz-se linguagem nas seguintes situações, EXCETO
- a) ao copiar várias vezes uma palavra.
- b) ao escrever uma lista de compras.
- c) ao redigir uma carta.
- d) numa conversa de bar, entre amigos.
- #38931
- Banca
- UNILAVRAS-Concursos
- Matéria
- Conhecimentos Específicos – Educação Infantil
- Concurso
- Prefeitura de Alfenas-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Os jogos vêm sendo utilizados nas aulas como um modo atraente de ensino, prendendo a atenção dos estudantes, por corroborarem a criatividade na elaboração de estratégias de resolução e de busca de soluções.
Considerando o que o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, v. 3, no item Matemática, destaca em relação à aplicação de jogos, assinale a afirmativa INCORRETA.
- a) Os jogos possibilitam a construção de uma atitude positiva perante os erros, uma vez que as situações se sucedem rapidamente e podem ser corrigidas de forma natural, no decorrer da ação, sem deixar marcas negativas.
- b) Além de ser um objeto sociocultural em que a matemática está presente, o jogo é uma atividade natural no desenvolvimento dos processos psicológicos básicos; supõe um fazer sem obrigação externa e imposta, embora demande exigências, normas e controle.
- c) A participação em jogos de grupo também representa uma conquista cognitiva, emocional, moral e social para o estudante e um estímulo para o desenvolvimento de sua competência matemática.
- d) Ao ser utilizada a situação de jogo nas aulas de matemática, o critério de certo ou errado deve ser decidido única e exclusivamente pelo professor, pois é ele quem determina os objetivos que quer atingir.
- #38932
- Banca
- UNILAVRAS-Concursos
- Matéria
- Conhecimentos Específicos – Educação Infantil
- Concurso
- Prefeitura de Alfenas-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Em relação à avaliação e às suas finalidades, assinale a afirmativa INCORRETA.
- a) O professor deve verificar se houve a compreensão de conceitos.
- b) É importante avaliar o desenvolvimento de atitudes, procedimentos e criatividade nas soluções.
- c) O docente verifica o progresso do aluno, tomando o próprio aluno como o referencial de análise e, não, exclusivamente sua posição em relação à média de seu grupo/classe.
- d) As explicações e argumentações orais devem ser evitadas para não causar constrangimento aos alunos.