(1,0) 1 -
Analise as seguintes afirmativas relativas ao trabalho com a noção de identidade no ensino de história, um dos objetivos mais relevantes da disciplina nos anos iniciais da educação básica.I. A extensão do processo migratório no mundo contemporâneo tem tendido a promover a desestruturação de relações sociais e a desagregação de valores historicamente constituídos, o que torna mais relevante o trabalho com a questão das identidades no ensino de história, em uma perspectiva de formação para a cidadania.II. A inclusão da constituição da identidade nas propostas educacionais implica um tratamento do conteúdo do particular para o geral, ou seja, partindo do aluno em direção à sua localidade e, então, à sociedade, de maneira mais ampla, na perspectiva conhecida como círculos concêntricos.III. As noções de continuidade e permanência são fundamentais para a realização do trabalho com identidades, visto que permitem ao aluno compreender tanto as diferenças de seu grupo com relação a outros, que viviam em outros tempos, quanto o legado cultural desses antepassados para o presente.IV. O trabalho com as identidades implica a construção das noções de diferenças e semelhanças, visando à compreensão de conceitos como eu, outro e nós, por meio de estudos sobre o grupo de convívio do aluno e de outros grupos próximos ou distantes no tempo e no espaço.
A análise permite concluir que estão CORRETAS apenas as afirmativas
Recuperar senha