Simulado Prefeitura de Alfenas - Conhecimentos Específicos 2 – Educação Infantil | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso Prefeitura de Alfenas.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca UNILAVRAS-Concursos, para nível Superior do cargo de Professor. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes Prefeitura de Alfenas.
*Conteúdo Programático do Simulado de Conhecimentos Específicos 2 – Educação Infantil do concurso Prefeitura de Alfenas.
Questões e Simulado de Conhecimentos Específicos – Educação Infantil do concurso da Prefeitura de Alfenas para o cargo de Professor.
- Questões de Conhecimentos Específicos – Educação Infantil.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Conhecimentos Específicos 2 – Educação Infantil.
- #39003
- Banca
- UNILAVRAS-Concursos
- Matéria
- Conhecimentos Específicos – Educação Infantil
- Concurso
- Prefeitura de Alfenas-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 1 -
Leia o seguinte texto.
BOLICHE
CONTEÚDO: Recomendado para crianças a partir de cinco anos. Números, noções das operações de adição e multiplicação.
MATERIAL: 10 garrafas e uma bola para cada grupo de quatro a oito alunos. As garrafas podem ser feitas a partir de vasilhames de refrigerantes e a bola pode ser de borracha ou feita com meias velhas.
JOGO: Jogar boliche é para as crianças uma atividade muito motivadora. Além da organização necessária, desde a formação das equipes, das garrafas e para a marcação de pontos, a criança é estimulada em sua inteligência corporal na medida em que precisa controlar movimentos de pernas e braços, adequar a força do arremesso da bola e perceber distâncias entre ela e as garrafas e entre as garrafas.
Além do desenvolvimento do esquema corporal, o jogo de boliche estimula a percepção espacial, especialmente na Educação Infantil e no 1 o ano quando podemos associar o jogo a algum tipo de registro na forma de desenho. No entanto, o que pode ser enfatizado por meio desse jogo é a contagem e as noções das operações.
Sendo assim, podemos afirmar que o jogo de boliche desenvolve competências e habilidades relativas
- a) ao reconhecimento de algarismos, à leitura e escrita de números, à contagem e comparação de quantidades, à resolução de situações-problema.
- b) à leitura e escrita de números, à contagem e comparação de quantidades, à resolução de situações-problema, à leitura e escrita de números ordinais.
- c) ao reconhecimento de figuras geométricas, à resolução de situações-problema, à comparação de quantidades, à leitura e escrita de números ordinais.
- d) à resolução de situações-problema, à contagem de quantidades, à comparação de números, ao tratamento da informação.
- #39004
- Banca
- UNILAVRAS-Concursos
- Matéria
- Conhecimentos Específicos – Educação Infantil
- Concurso
- Prefeitura de Alfenas-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 2 -
Segundo Kamii (1990), são princípios de ensino que envolvem mais especificamente a quantificação de objetos, EXCETO
- a) encorajar a criança a pensar sobre número e quantidades de objetos quando estes sejam significativos para elas.
- b) encorajar a criança a quantificar objetos logicamente e a comparar conjuntos.
- c) encorajar a criança a contar objetos.
- d) encorajar a criança a fazer conjuntos com objetos móveis.
- #39005
- Banca
- UNILAVRAS-Concursos
- Matéria
- Conhecimentos Específicos – Educação Infantil
- Concurso
- Prefeitura de Alfenas-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 3 -
A criança, quando inicia o ensino fundamental, quer desvendar as coisas sobre o que a cerca, o mundo da televisão, do rádio e do jornal, as coisas naturais e humanas, um mundo que é distante, mas é próximo.
Para Straforini (2008), o desafio para dar conta das situações envolvidas nas curiosidades infantis por meio do ensino da geografia escolar precisa se estabelecer
I. em base tradicional, uma vez que atende a especificidade caracterizada pela abordagem sintética, que vai da parte para o todo.
II. na abordagem analítica, que vai do todo para a parte, possibilitando a relação entre as escalas.
III. na abordagem que garanta a aproximação dos espaços pelas interligações entre as diferentes escalas espaciais.
A análise permite concluir que completam corretamente o enunciado
- a) apenas as afirmativas I e II.
- b) apenas as afirmativas I e III.
- c) apenas as afirmativas II e III.
- d) todas as afirmativas.
- #39006
- Banca
- UNILAVRAS-Concursos
- Matéria
- Conhecimentos Específicos – Educação Infantil
- Concurso
- Prefeitura de Alfenas-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 4 -
A geografia escolar, durante muito tempo, quando trabalhada na alfabetização, separava os espaços de conhecimento das crianças, focando a rua, depois o bairro, depois a cidade e assim por diante.
Baseando-se nas pesquisas de Straforini (2008) na busca de entendimento de como traduzir geograficamente a lógica escolar da totalidade mundo, é CORRETO afirmar que
- a) a teoria de Vigotsky valida a opção pelo conhecimento linear fragmentado.
- b) as atividades devem focar o entorno imediato da criança.
- c) as informações precisam ser trabalhadas hierarquizadas.
- d) o conceito de totalidade mundo realiza-se no lugar.
- #39007
- Banca
- UNILAVRAS-Concursos
- Matéria
- Conhecimentos Específicos – Educação Infantil
- Concurso
- Prefeitura de Alfenas-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 5 -
Na discussão dos PCN (1997), o estudo da paisagem local deve estabelecer relações com outras paisagens distantes no tempo e no espaço tanto do campo quanto da cidade desde o primeiro ciclo ou com crianças a partir de seis anos de idade, mediada pela leitura de
I. descrições em textos verbais que envolvam a vida do estudante e sua família;
II. imagens que trabalhem as noções de proporção, distância e direção;
III. informações que caracterizem as manifestações da natureza em aspectos biofísicos.
A partir da análise das informações acima, pode-se concluir que estão CORRETAS
- a) apenas as afirmativas I e II.
- b) apenas as afirmativas I e III.
- c) apenas as afirmativas II e III.
- d) todas as afirmativas.
- #39008
- Banca
- UNILAVRAS-Concursos
- Matéria
- Conhecimentos Específicos – Educação Infantil
- Concurso
- Prefeitura de Alfenas-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 6 -
Analise as seguintes afirmativas relativas ao trabalho com a noção de identidade no ensino de história, um dos objetivos mais relevantes da disciplina nos anos iniciais da educação básica.
I. A extensão do processo migratório no mundo contemporâneo tem tendido a promover a desestruturação de relações sociais e a desagregação de valores historicamente constituídos, o que torna mais relevante o trabalho com a questão das identidades no ensino de história, em uma perspectiva de formação para a cidadania.
II. A inclusão da constituição da identidade nas propostas educacionais implica um tratamento do conteúdo do particular para o geral, ou seja, partindo do aluno em direção à sua localidade e, então, à sociedade, de maneira mais ampla, na perspectiva conhecida como círculos concêntricos.
III. As noções de continuidade e permanência são fundamentais para a realização do trabalho com identidades, visto que permitem ao aluno compreender tanto as diferenças de seu grupo com relação a outros, que viviam em outros tempos, quanto o legado cultural desses antepassados para o presente.
IV. O trabalho com as identidades implica a construção das noções de diferenças e semelhanças, visando à compreensão de conceitos como eu, outro e nós, por meio de estudos sobre o grupo de convívio do aluno e de outros grupos próximos ou distantes no tempo e no espaço.
A análise permite concluir que estão CORRETAS apenas as afirmativas
- a) I, II e III.
- b) I, II e IV.
- c) I, III e IV.
- d) II, III e IV.
- #39009
- Banca
- UNILAVRAS-Concursos
- Matéria
- Conhecimentos Específicos – Educação Infantil
- Concurso
- Prefeitura de Alfenas-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 7 -
Acerca do tratamento de temas históricos no planejamento didático de história na educação básica, assinale a afirmativa INCORRETA.
- a) A abordagem da história integrada implica a diminuição dos conteúdos da história do Brasil nas propostas curriculares, bem como a construção de explicações históricas desarticuladas das problemáticas nacionais.
- b) A abordagem problematizadora dos conteúdos pode organizá-los a partir da realidade presente e desdobrar-se em questionamentos que envolvem interpretações das ações de sujeitos de outros tempos históricos.
- c) A história mundial precisa ser tratada sob uma perspectiva não-eurocêntrica, abordando sujeitos e espaços históricos por vezes negligenciados no saber escolar, como os povos da África e do Oriente Médio.
- d) A história do tempo presente, embora seja uma abordagem interessante no ensino, tem exigências metodológicas e conceituais para que não se transforme em reprodução de ensaios jornalísticos sem perspectiva histórica.
- #39010
- Banca
- UNILAVRAS-Concursos
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- Prefeitura de Alfenas-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 8 -
Analise as seguintes afirmativas concernentes à seleção e ao tratamento de conteúdos didáticos no ensino de história e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A abordagem da educação ambiental a partir de um ponto de vista histórico deve tomar como princípios articuladores o homem como parte integrante da natureza e esta, por sua vez, como ente dinâmico, que deve ser percebido em constante movimento.
( ) A associação entre o cotidiano, concebido como a complexidade das relações entre os diferentes grupos sociais, e a história de vida dos alunos possibilita articular a vivência individual a uma história coletiva e contextualizar melhor a vida em sociedade.
( ) As memórias devem ser evocadas e recuperadas nos estudos históricos e podem ser tomadas, individual ou coletivamente, como exemplos de constituição da própria história, dispensando a confrontação com outros registros e testemunhos.
( ) O meio social e físico é, ele mesmo, um laboratório de ensino para a história, o que faz com que todo passeio ou excursão fora do ambiente escolar seja um estudo de campo de aprendizagem dinâmica em função da motivação que provoca nos alunos.
Assinale a alternativa que representa a sequência de letras CORRETA.
- a) (F) (V) (V) (F)
- b) (V) (F) (V) (F)
- c) (F) (V) (F) (V)
- d) (V) (V) (F) (F)
- #39011
- Banca
- UNILAVRAS-Concursos
- Matéria
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- Concurso
- Prefeitura de Alfenas-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 9 -
Analise as seguintes afirmativas concernentes às relações entre as noções de tempo e espaço e a definição de eixos temáticos pelos PCNs de história para os anos iniciais do ensino fundamental.
I. Alguns conteúdos, tal como a formulação de hipóteses e questões a respeito dos temas estudados, são comuns às temáticas históricas propostas para estudo nos primeiro e segundo ciclos, pois são procedimentos básicos da aprendizagem histórica.
II. Os conteúdos de história do segundo ciclo abordam, sobretudo, diferentes histórias que compõem a trama de relações entre a coletividade local e coletividades de outros tempos e espaços.
III. Os estudos do primeiro e do segundo ciclo devem ocupar-se de levar os alunos a reconhecerem as diferentes concepções de tempo como produtos culturais, com especial enfoque no tempo cronológico, que é a base da história.
IV. Para o primeiro ciclo, os conteúdos de história relacionam-se, preferencialmente, à diversidade de histórias pertencentes ao local em que o aluno convive analisadas em diferentes tempos.
A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS
- a) apenas as afirmativas I, II e III.
- b) apenas as afirmativas I, II e IV.
- c) apenas as afirmativas II, III e IV.
- d) todas as afirmativas.
- #39012
- Banca
- UNILAVRAS-Concursos
- Matéria
- Conhecimentos Específicos – Educação Infantil
- Concurso
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- Múltipla escolha
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(1,0) 10 -
Os PCN de 1 a a 4 a séries apresentam um conjunto de considerações didático-metodológicas para o ensino de ciências nessa etapa do ensino fundamental.
Tendo em vista essas considerações, assinale a afirmativa CORRETA.
- a) É mais sensato ensinar a maior quantidade possível de conteúdo no tempo de que dispomos em sala de aula, pois não é possível prever os conteúdos de que os estudantes necessitarão no futuro.
- b) As atividades práticas e as reflexões que elas permitem fazer em sala de aula são importantes para o aprendizado, por isso é interessante que esse tipo de atividade faça parte do planejamento de ensino.
- c) O ensino baseado na transmissão evita dispersões no aprendizado e oferece maior segurança para o estudante, por isso o professor deve centrar-se na seleção e na transmissão organizada dos conteúdos.
- d) Muitas das dificuldades que os alunos encontram para acompanhar as aulas devem-se às ideias equivocadas que eles trazem para a sala de aula a respeito do tema a ser trabalhado, por isso não se deve dar muita atenção a essas ideias.