(1,0)
Baseado na Resolução COFEN – Nº 266/2001, na qual aprova as atividades do enfermeiro auditor, estabelece a seguinte Competência Privativa:
Uma auditoria é um exame sistemático e oficial do registro, do processo, da estrutura, do ambiente ou da contabilidade para avaliar o desempenho. Para tanto, nas organizações de saúde, a auditoria oferece aos administradores um meio de aplicação do processo de controle para determinar a qualidade dos serviços prestados. Existem vários tipos de auditoria; em relação a Auditoria de Resultados marque o correto:
A Resolução COFEN - Nº 293/2004, considera que compete ao Enfermeiro estabelecer o quadro quantiqualitativo de profissionais, necessário para a prestação da Assistência de Enfermagem, devendo seguir o que refere no Art. 4º: para efeito de cálculo, devem ser consideradas como horas de Enfermagem, por leito, nas 24 horas:
A Constituição Federal de 1988, Capítulo II, Seção II – da Saúde, Art. 196 refere que: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”. Em continuidade, no ano de 1990, estabeleceu a Lei Nº 8.080 – Lei
Orgânica da Saúde que dispõe sobre:
Contratar funcionários é a terceira fase do processo administrativo. Nessa fase, o líder/administrador recruta, seleciona, orienta e promove o desenvolvimento dos funcionários para que sejam alcançados as metas da organização. Para tanto, na fase de recrutamento o enfermeiro deve realizar:
A relação entre liderança e administração continua a desencadear debates. Enquanto administrar enfatiza controle; liderar maximiza a eficiência. Marque a alternativa que caracteriza um enfermeiro líder.
A epidemiologia segundo Almeida Filho e Rouquayrol (2006), é a ciência que estuda a distribuição e os determinantes dos problemas de saúde (fenômenos e processos associados) em populações humanas.
Para tanto, a enfermagem deve conhecer alguns conceitos básicos para entender e analisar o processo saúde-doença. O conceito de Virulência é:
O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem – Nº 311/2007, Art. 12º refere que é responsabilidade e deveres assegurar à pessoa, família e coletividade assistência de enfermagem livre de danos decorrentes de Imperícia, Negligência ou Imprudência. Com base no referido Art., caracteriza-se imprudente o enfermeiro que:
De acordo com a Lei do Exercício profissional – Nº 7.498/86, o enfermeiro exerce todas as atividades de enfermagem, cabendo-lhe privativamente:
Para o enfermeiro realizar o cuidado de enfermagem ao paciente com doenças oncológicas, é necessário diferenciar as células malignas das células benignas, as quais diferenciam em muitas características de crescimento celular, inclusive o método e a velocidade de crescimento, a capacidade de disseminar, os efeitos gerais e a capacidade de levar à morte. Diante dessas considerações, assinale a alternativa que indica corretamente as características de neoplasia maligna.
As Diretrizes da American Heart Association sobre Ressuscitação Cardiopulmonar e Atendimento Cardiovascular de Emergência (2010) recomendam atualmente a seguinte sequência de procedimentos de sobrevivência básica de vida:
De acordo com as Diretrizes da American Heart Association sobre Ressuscitação Cardiopulmonar e Atendimento Cardiovascular de Emergência (2010), é correto afirmar:
Segundo o Programa de Controle de Infecção Hospitalar do Ministério da Saúde, infecção hospitalar é definida como:
A tuberculose, doença causada pelo Mycobacterium tuberculosis, pode acometer uma série de órgãos e/ou sistemas. A apresentação da tuberculose na forma pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é esta forma, especialmente a bacilífera, a responsável pela manutenção da cadeia de transmissão da doença. É considerada como tuberculose pulmonar:
A Portaria nº 3.125, de 7 de outubro de 2010 aprova as Diretrizes para Vigilância, Atenção e Controle da hanseníase, cuja classificação operacional dos casos de hanseníase para definir o esquema de tratamento com poliquimioterapia é baseada no número de lesões cutâneas, de acordo com os seguintes critérios: paucibacilar - casos com até cinco lesões de pele; e multibacilar – casos com mais de cinco lesões de pele. Para realização da consulta de enfermagem ao paciente com hanseníase, o enfermeiro utilizará os esquemas terapêuticos padronizados de acordo com a classificação operacional. Acerca do esquema terapêutico para adulto, é correto afirmar:
Recuperar senha