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#36765
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Segundo o Novo Acordo Ortográfico da 

Língua Portuguesa, não se usará mais acento 

diferencial em palavras homógrafas, como, 

por exemplo, no substantivo "pera" (fruta). 

Mas, ainda há alguns casos em que o acento 

diferencial permanecerá. Analise os períodos 

abaixo, observando as palavras sublinhadas. 

I- Este gato tem pelo liso. 

II- O Polo Norte é a região que se localiza no 

extremo norte do planeta Terra. 

III- Ontem ele não pode concluir o seu 

relatório, como havia prometido. 

IV- Ele para de trabalhar às dezoito horas. 

V- A menina foi arrumar-se para a festa e vai 

por seu vestido novo. 

De acordo com o Novo Acordo Ortográfico 

da Língua Portuguesa, o acento diferencial 

continuará a ser usado: 

#36764
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Assinale a alternativa que apresenta ERRO de colocação pronominal. 

#36763
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Assinale a única alternativa CORRETA quanto à regência verbal. 

#36762
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 Assinale a alternativa que preenche 

corretamente as lacunas das seguintes 

frases, observando as normas da regência, 

concordância nominal e verbal. 

Os cuidados de enfermagem no pós-operatório 

imediato ____________________, pois os 

pacientes estarão, inicialmente, sob efeito da 

anestesia. Nessa circunstância, apresentam-se 

____________ complicações. 

#36761
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Examine as palavras acentuadas do seguinte 

texto.

“Existe certa confusão entre educação e 

escolarização. O fenômeno da escolarização 

é mínimo na vida do indivíduo, ao passo que 

a educação é muito mais abrangente. 

Educação não é algo concluído, mas 

dinâmico como a própria vida: o homem se 

faz enquanto existe.” 

Assinale a alternativa ERRADA quanto às 

regras de acentuação gráfica.

#36760
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Homônimos são palavras que têm a mesma pronúncia, mas significados diferentes, como, bucho (estômago) e buxo(arbusto). 

Parônimos são palavras que apresentam significados diferentes embora sejam parecidas na grafia ou na pronúncia, como, inflação (alta dos preços) e infração(violação). 

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas: 

- O ladrão foi preso em ___________ ao 

assaltar um turista. 

- O motorista ____________ as leis de trânsito 

e o guarda __________ pesada multa. 

- Eles foram assistir a um belo ___________ 

da orquestra. 

#36759
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Marque a alternativa que completa adequadamente a frase. 

“Solicito a V.Exª. que ___________ decisão.” 

#36758
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As escolas já não são mais o templo sagrado

do saber

A Folha publicou ontem uma reportagem

que mostra o que acontece na quadra de uma

escola estadual de São Paulo. O local é usado

como ponto de prostituição.

Escrevi um texto, refletindo a respeito

do fato.

"A escola já foi considerada um local

sagrado e, portanto, reverenciado, cuidado e

respeitado por todos. Uma de suas

denominações, inclusive, era Templo do

Saber. Atualmente, elas são o retrato colorido

de nossa sociedade, um espelho do estilo de

vida urbana que temos levado e do tipo de

relação que estabelecemos com os mais novos.

Assim sendo, a escola não é um local

inviolável. A criminalidade e a violência, o

descaso com o patrimônio público - bem de

todos -, o caos das relações interpessoais de

um mundo individualista, a competitividade

levada ao seu grau mais extremado, a

grosseria, o desrespeito às leis que nos

protegem, o tráfico de drogas e o consumismo

- também de sexo - são algumas das

características de nossa sociedade.

Tais características se tornam, assim,

elementos presentes no ambiente escolar, já

que os muros que o cercam não são

impermeáveis.

Não se iluda, caro leitor, pois as imagens

do que ocorre no entorno da escola estadual de

São Paulo não mostram um fenômeno

exatamente localizado. De modo mais ou

menos estridente, esse é o espírito da

sociedade que ajudamos a construir e que

ronda nossas escolas e, por consequência,

nossas crianças e jovens.

Não há dúvida alguma de que a Secretaria

Estadual da Educação, a polícia, a própria

unidade escolar e seus trabalhadores, as

famílias dos alunos deveriam ter sua quota de

responsabilidade nessa questão.

No entanto, na mesma medida, todos eles

têm também sua parcela de impotência frente

a fenômenos desse tipo.

Fazer o quê? Ou, melhor dizendo: o que

fizemos e fazemos para que o mundo adulto

escancare dessa maneira, sem quaisquer

pudores, suas mazelas também aos mais novos?

O pior de tudo é que nós já temos muitas

respostas para dar a essa pergunta."

 

Rosely Sayão – www.uol.com.br - 07/06/2010

 

“O tráfico de drogas e o consumismo são 

características de nossa sociedade”. 

Observe que as palavras sublinhadas 

expressam um estado, uma característica

que se refere ao sujeito. Isso também 

ocorre em todos os períodos, a seguir, 

EXCETO um. Assinale-o. 

#36757
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As escolas já não são mais o templo sagrado

do saber

A Folha publicou ontem uma reportagem

que mostra o que acontece na quadra de uma

escola estadual de São Paulo. O local é usado

como ponto de prostituição.

Escrevi um texto, refletindo a respeito

do fato.

"A escola já foi considerada um local

sagrado e, portanto, reverenciado, cuidado e

respeitado por todos. Uma de suas

denominações, inclusive, era Templo do

Saber. Atualmente, elas são o retrato colorido

de nossa sociedade, um espelho do estilo de

vida urbana que temos levado e do tipo de

relação que estabelecemos com os mais novos.

Assim sendo, a escola não é um local

inviolável. A criminalidade e a violência, o

descaso com o patrimônio público - bem de

todos -, o caos das relações interpessoais de

um mundo individualista, a competitividade

levada ao seu grau mais extremado, a

grosseria, o desrespeito às leis que nos

protegem, o tráfico de drogas e o consumismo

- também de sexo - são algumas das

características de nossa sociedade.

Tais características se tornam, assim,

elementos presentes no ambiente escolar, já

que os muros que o cercam não são

impermeáveis.

Não se iluda, caro leitor, pois as imagens

do que ocorre no entorno da escola estadual de

São Paulo não mostram um fenômeno

exatamente localizado. De modo mais ou

menos estridente, esse é o espírito da

sociedade que ajudamos a construir e que

ronda nossas escolas e, por consequência,

nossas crianças e jovens.

Não há dúvida alguma de que a Secretaria

Estadual da Educação, a polícia, a própria

unidade escolar e seus trabalhadores, as

famílias dos alunos deveriam ter sua quota de

responsabilidade nessa questão.

No entanto, na mesma medida, todos eles

têm também sua parcela de impotência frente

a fenômenos desse tipo.

Fazer o quê? Ou, melhor dizendo: o que

fizemos e fazemos para que o mundo adulto

escancare dessa maneira, sem quaisquer

pudores, suas mazelas também aos mais novos?

O pior de tudo é que nós já temos muitas

respostas para dar a essa pergunta."

 

Rosely Sayão – www.uol.com.br - 07/06/2010

 

 

Analise as afirmativas a seguir, a respeito da sintaxe da oração e do período, e assinale a alternativa 

correspondente. 

I- “No entanto, na mesma medida, todos 

eles têm também sua parcela de 

impotência frente a fenômenos desse 

tipo” é um período simples. 

II- “Tais características se tornam, assim, 

elementos presentes no ambiente escolar, 

já que os muros que o cercam não são 

impermeáveis”. O pronome sublinhado 

(o) refere-se a ambiente escolar e 

desempenha a função sintática de objeto 

direto. 

III- “Não há dúvida alguma de que a 

Secretaria Estadual da Educação, a 

polícia, a própria unidade escolar e seus 

trabalhadores, as famílias dos alunos 

deveriam ter sua quota de 

responsabilidade nessa questão” é um 

período composto por subordinação, 

ocorrendo um sujeito composto na oração 

subordinada. 

IV- O objeto direto, objeto indireto e 

complemento nominal são considerados 

termos essenciais da oração, enquanto o 

sujeito e o predicado são termos 

integrantes. 

V- “O que fizemos e fazemos para que o 

mundo adulto escancare dessa maneira, 

sem quaisquer pudores, suas mazelas

também aos mais novos”? A palavra 

sublinhada tem o sentido de chaga, 

ferida, e desempenha a função sintática 

de objeto direto, enquanto “aos mais 

novos” desempenha a função sintática de 

objeto indireto. 

#36756
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As escolas já não são mais o templo sagrado

do saber

A Folha publicou ontem uma reportagem

que mostra o que acontece na quadra de uma

escola estadual de São Paulo. O local é usado

como ponto de prostituição.

Escrevi um texto, refletindo a respeito

do fato.

"A escola já foi considerada um local

sagrado e, portanto, reverenciado, cuidado e

respeitado por todos. Uma de suas

denominações, inclusive, era Templo do

Saber. Atualmente, elas são o retrato colorido

de nossa sociedade, um espelho do estilo de

vida urbana que temos levado e do tipo de

relação que estabelecemos com os mais novos.

Assim sendo, a escola não é um local

inviolável. A criminalidade e a violência, o

descaso com o patrimônio público - bem de

todos -, o caos das relações interpessoais de

um mundo individualista, a competitividade

levada ao seu grau mais extremado, a

grosseria, o desrespeito às leis que nos

protegem, o tráfico de drogas e o consumismo

- também de sexo - são algumas das

características de nossa sociedade.

Tais características se tornam, assim,

elementos presentes no ambiente escolar, já

que os muros que o cercam não são

impermeáveis.

Não se iluda, caro leitor, pois as imagens

do que ocorre no entorno da escola estadual de

São Paulo não mostram um fenômeno

exatamente localizado. De modo mais ou

menos estridente, esse é o espírito da

sociedade que ajudamos a construir e que

ronda nossas escolas e, por consequência,

nossas crianças e jovens.

Não há dúvida alguma de que a Secretaria

Estadual da Educação, a polícia, a própria

unidade escolar e seus trabalhadores, as

famílias dos alunos deveriam ter sua quota de

responsabilidade nessa questão.

No entanto, na mesma medida, todos eles

têm também sua parcela de impotência frente

a fenômenos desse tipo.

Fazer o quê? Ou, melhor dizendo: o que

fizemos e fazemos para que o mundo adulto

escancare dessa maneira, sem quaisquer

pudores, suas mazelas também aos mais novos?

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Rosely Sayão – www.uol.com.br - 07/06/2010

Analise os itens abaixo, com base no texto, e 

assinale a alternativa correspondente. 

I- No 3º parágrafo, ao dizer que “A escola já 

foi considerada um local sagrado e, 

portanto, reverenciado e respeitado por 

todos”, a autora não se refere 

exclusivamente à escola citada de São 

Paulo, mas estende este conceito para 

todas as escolas. 

II- “A escola já foi considerada um local 

sagrado e, portanto, reverenciado, cuidado

e respeitado por todos”. A palavra 

sublinhada expressa ideia de conclusão.

III- “A criminalidade e a violência, o descaso 

com o patrimônio público - bem de todos -,

o caos das relações interpessoais de 

um mundo individualista são algumas 

das características de nossa sociedade”. 

Nesse período empregou-se o travessão 

em substituição à vírgula, para separar um 

aposto: bem de todos.

IV- “Não se iluda, caro leitor, pois as imagens 

do que ocorre no entorno da escola 

estadual de São Paulo não mostram um 

fenômeno exatamente localizado”. Nesse 

período empregou-se a vírgula, para 

separar um vocativo: caro leitor. 

V- “Não há dúvida alguma de que a 

Secretaria Estadual da Educação, a 

polícia, a própria unidade escolar e seus 

trabalhadores, as famílias dos alunos 

deveriam ter sua quota de responsabilidade

nessa questão”. A autora confirma que a 

responsabilidade pode ser exercida com 

plenitude pelos citados para resolver esta 

questão, e só não estão resolvendo por 

falta de interesse. 

VI- A autora dá a entender que o fato ocorrido 

na escola estadual de São Paulo é um 

fenômeno restrito àquela escola