Simulado UNIFAP | Pedagogo | CONCURSO
SIMULADO UNIFAP | PEDAGOGO
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UNIFAP para o cargo de Pedagogo.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca DEPSEC para o concurso UNIFAP. Estas questões são especificamente para o cargo de Pedagogo, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UNIFAP | Pedagogo contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UNIFAP.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #113995
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(1,0) 1 -
Você está utilizando o Microsoft Word 2010 e, ao inserir uma figura na página, você percebeu que ela não ficou bem próxima e alinhada ao texto como você gostaria. Para resolver este problema, fazendo com que o texto fique alinhado ao redor da figura você deve:
- a) Inserir uma versão menor da figura desejada indo no menu Inserir e escolhendo a opção “Figura”.
- b) Clicar com botão direito do mouse na imagem inserida e alterar as opções de “Layout” da figura.
- c) Clicar com botão direito do mouse na imagem inserida e alterar as opções de “Âncora” da figura.
- d) Clicar com botão direito do mouse na imagem inserida e alterar as opções de “Rotação e Alinhamento” da figura.
- e) Clicar com botão direito do mouse na imagem inserida e alterar as opções de “Disposição” da figura.
- #113996
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(1,0) 2 -
Através do explorador de arquivos Windows Explorer é possível realizar diversas opções de manipulação de arquivos e pastas, como: copiar, colar, mover e recortar. Sobre o funcionamento da função de recortar um arquivo ou pasta, é CORRETO afirmar que:
- a) É possível recortar um arquivo através do atalho de teclado Ctrl + C na pasta de origem e Ctrl + X na pasta de destino.
- b) Quando um arquivo é recortado ele deixa de existir no local de origem e se, por algum motivo, a operação de Colar no local de destino não for concluída, o arquivo é perdido.
- c) Para se recortar um arquivo ou pasta deve-se usar o atalho Ctrl + X no local de origem e Ctrl + V no local de destino desejado. Assim, o arquivo recortado é movido da origem para o destino. Não restando uma cópia no local original.
- d) Para se recortar um arquivo ou pasta deve-se usar o atalho Ctrl + X no local de origem e Ctrl + X no local de destino desejado. Assim, o arquivo recortado é movido da origem para o destino. Não restando uma cópia no local original.
- e) Para se recortar um arquivo ou pasta deve-se usar o atalho Ctrl + X no local de origem e Ctrl + V no local de destino desejado. Esta operação pode ser realizada diversas vezes sem se precisar apertar o Ctrl + X novamente no arquivo ou pasta.
- #113997
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(1,0) 3 -
Para que os usuários sejam capazes de utilizar um computador moderno, este precisa de dispositivos de entrada e saída. Estes dispositivos são aqueles utilizados pelo computador para receber alguma entrada de dados e gerar a saída/retorno das informações desejadas pelo usuário. Dentre os exemplos de dispositivos citados abaixo, selecione a opção em que todos os dispositivos listados funcionem ao mesmo tempo como de saída e de entrada:
- a) Teclado, pen drive e mouse.
- b) Tela touchscreen, gravadora de DVD e disco rígido.
- c) Tela touchscreen, mesa digitalizadora e monitor.
- d) Pen drive, fone de ouvido e microfone.
- e) Não existem dispositivos capazes de funcionar ao mesmo tempo como entrada e saída.
- #113998
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(1,0) 4 -
As políticas para Educação Superior no Brasil apresentam-se na atualidade como um campo extremamente complexo e diversificado, materializados em seu mecanismo de gestão e de constituição jurídica – na qual as universidades representam diversos interesses – que vão desde a produção científica até o perfil desejado de alunos e docentes. Com base nessa conjuntura estrutural da educação superior no país, definido nas políticas em curso, considere as afirmações:
I. A análise das transformações da Educação Superior, pautadas em inúmeros estudos científicos, permite a identificação dos movimentos de um processo de expansão marcado pela privatização, consolidando uma relação público-privado em suas múltiplas estruturas, reconfigurando-se aos movimentos de reforma do Estado.
II. Pelos baixos índices de matrícula na educação superior, o Sistema Federal manterá financeiramente, com verbas extras - para além do Programa de Financiamento (FIES) e do Programa Universidade para Todos (ProUni) - a iniciativa privada, em seu processo de expansão de matrícula, bem como no seu controle da qualidade ofertada em ações oriundas do tripé ensino-pesquisa-extensão, pelos órgãos federais da educação Superior.
III. De acordo com as metas e diretrizes do Plano Nacional de Educação (2014-2024), as instituições de Educação Superior, públicas e privadas, independentemente da esfera administrativa a que estejam vinculadas devem institucionalizar, obrigatoriamente, suas respectivas Fundações de apoio para prestação de serviços em prol de interesses que atendam às necessidades do mercado internacional e nacional.
IV. As políticas de ampliação de vagas na educação superior, de acordo com a LDB 9394/1996, devem se consolidar na ampliação de programas e ações de incentivo à mobilidade estudantil em cursos de graduação e pós-graduação, em âmbito nacional e internacional, tendo em vista atingir propósito de crescimento das universidades, de alunos advindos de diversas outras instituições do país, em formação de nível superior;
V. De acordo com a LDB 9394/1996, as instituições públicas de ensino superior, no caso de empate em seus processos seletivos, darão prioridade de matrícula ao candidato que comprove ter renda familiar inferior a dez salários mínimos, ou ao de menor renda familiar, quando mais de um candidato preencher o critério inicial.
As afirmações corretas estão presentes em qual das alternativas abaixo?
- a) I, II e III.
- b) I, II e IV
- c) I, III e V.
- d) I e V.
- e) I e III.
- #113999
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(1,0) 5 -
A respeito da autonomia das Universidades brasileiras expressas na Constituição Federal de 1988:
I - As universidades gozam de autonomia didático-científica e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. (EC n. 11/96)
II - É facultado às universidades admitir professores, técnicos e cientistas estrangeiros, na forma da lei.
III - As universidades não poderão admitir professores, técnicos e cientistas estrangeiros, sem autorização do Ministério da Educação com homologação prévia do Ministério das Relações Internacionais.
IV - As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. (EC n. 11/96)
As afirmações INCORRETAS estão presentes em qual das alternativas abaixo?
- a) I, II e III.
- b) I, II e IV
- c) I, III e V.
- d) I e V.
- e) I e III.
- #114000
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(1,0) 6 -
A finalidade da Lei n°. 10.861/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES como política de avaliação das universidades brasileiras, apresenta-se como justificativa central de:
- a) melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social e, especialmente, a promoção do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.
- b) melhoria da metodologia, prevista no Projeto Pedagógico de Curso, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, atendendo ao desenvolvimento de conteúdos, às estratégias de aprendizagem, ao contínuo acompanhamento das atividades, à acessibilidade metodológica e à autonomia do discente.
- c) aperfeiçoamento na oferta de estágio curricular supervisionado previsto nos Cursos de graduação, possibilitando a relação teoria e prática, bem como articulação entre o currículo do curso e aspectos práticos que preparam para o mercado de trabalho.
- d) cumprir sua missão corretamente, tendo como centralidade a empregabilidade, proporcionando aos seus diplomados preparo para fazer uso correto e pleno de suas potencialidades e de suas capacidades, no exercício das profissões escolhidas.
- e) promover o aprofundamento das ciências e da tecnologia no contexto histórico-social da filosofia, das letras e das artes, buscando vigorosa e metodicamente o conhecimento, por intermédio da livre discussão do ensino, da pesquisa e da extensão, fazendo da ação profissional, sempre, uma ação retomada para o futuro.
- #114001
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(1,0) 7 -
“A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Amapá foi regulamentada através da Resolução nº. 025/CONSU, de 27 de setembro de 2006, que aprova o seu Regimento, e está ligada administrativamente ao Departamento de Avaliação Institucional (DEAVI), da Pró-reitoria de Planejamento. [...] A CPA coordena e articula o processo interno de avaliação, sistematiza e presta as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) (Art.11 da lei 10.861/04).” (PDI UNIFAP, 2015-2019, p. 97).
Considerando o excerto acima é CORRETO afirmar que:
- a) A avaliação dos cursos de graduação ocorrerá trienalmente, em todos os anos ímpares. Nos anos pares e de forma anual será realizada a avaliação institucional de forma que os processos avaliativos da UNIFAP sejam contínuos e tenham como princípio a participação de todos os estudantes.
- b) A avaliação dos cursos de graduação ocorrerá bianualmente, em todos os anos pares. Nos anos ímpares e também de forma bianual será realizada a avaliação institucional de forma que os processos avaliativos da UNIFAP sejam contínuos e tenham como princípio a participação de todos os estudantes e docentes.
- c) A avaliação dos cursos de graduação ocorrerá anualmente. Nos anos ímpares e também de forma anual será realizada a avaliação institucional de forma que os processos avaliativos da UNIFAP sejam contínuos e tenham como princípio a participação de todos os estudantes e docentes.
- d) A avaliação dos cursos de graduação ocorrerá bianualmente, em todos os anos pares. De forma anual será realizada somente a avaliação docente de forma que os processos avaliativos da UNIFAP sejam contínuos e tenham como princípio a participação de todos os docentes.
- e) A avaliação dos cursos de graduação ocorrerá semestralmente. Será realizada a avaliação institucional anual de forma que os processos avaliativos da UNIFAP sejam contínuos e tenham como princípio a participação de todos os estudantes, técnicos e docentes.
- #114002
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(1,0) 8 -
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB N. 9.394/1996), NÃO é finalidade da Educação Superior:
- a) estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo.
- b) formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua.
- c) incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive.
- d) promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação.
- e) Ofertar cursos de formações experimentais, em áreas que não constem do Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, o que dependerá, para sua continuidade, do reconhecimento pelo respectivo Conselho Estadual de Educação, no prazo de três anos, e da inserção no Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, no prazo de cinco anos, contados da data de oferta inicial da formação.
- #114003
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(1,0) 9 -
O Censo da Educação Superior constitui-se importante instrumento de obtenção de dados para a geração de informações que subsidiam a formulação, o monitoramento e a avaliação das políticas públicas, além de ser elemento importante para elaboração de estudos e pesquisas sobre o setor. O Censo coleta informações sobre as Instituições de Educação Superior (IES), os cursos de graduação e sequenciais de formação específica e sobre os discentes e docentes vinculados a esses cursos.
Marque a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a forma como é realizado esse Censo
- a) é realizado semestralmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
- b) é realizado anualmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
- c) é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
- d) é realizado anualmente em parceria pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ambos com responsabilidade, por semestres específicos, efetivar o censo do ano em curso.
- e) é realizado semestralmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
- #114004
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(1,0) 10 -
A autorização e o reconhecimento de cursos, bem como o credenciamento de Instituições de Educação Superior (IES), terão prazos limitados, sendo renovados, periodicamente, após processo regular de avaliação. Assim, as orientações emanadas do servidor Pedagogo da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), aos Departamentos e Coordenações de Curso da referida IES deverá ser:
I - após um prazo para saneamento de deficiências eventualmente identificadas pela avaliação, haverá reavaliação, que poderá resultar, conforme o caso, em desativação de cursos e habilitações, em intervenção na instituição, em suspensão temporária de prerrogativas da autonomia, ou em descredenciamento;
II - no caso da UNIFAP, como instituição pública, o Poder Executivo responsável por sua manutenção acompanhará o processo de saneamento e fornecerá recursos adicionais, se necessários, para a superação das deficiências.
III - no caso da UNIFAP, com status de “universidade” e não de “Instituto”, o Poder Executivo responsável por sua manutenção acompanhará o processo de saneamento e não fornecerá recursos adicionais, se necessários, para a superação das deficiências por já ser contemplado, em rubrica orçamentária especifica, recurso para referida despesa.
Assinale a opção que apresenta a(s) afirmativa(s) CORRETA(s).
- a) I e II.
- b) I.
- c) I e III.
- d) III.
- e) Todas estão corretas.
- #114005
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(1,0) 11 -
Na educação superior os alunos que tenham extraordinário aproveitamento nos estudos, demonstrado por meio de provas e outros instrumentos de avaliação específicos, aplicados por banca examinadora especial, poderão ter abreviada a duração dos seus cursos, de acordo com as normas dos sistemas de ensino.
Considerando o texto acima podemos afirmar que:
- a) a informação não procede, pois apesar da autonomia das universidades, o Conselho Nacional de Educação (CNE), será o órgão máximo normativo e deliberativo, no qual caberá sempre, solicitação por parte das universidades, de autorização prévia para tal procedimento.
- b) a informação não procede, pois apesar da autonomia das universidades, haveria necessidade de normatização na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
- c) a informação procede, pois, a autonomia das universidades e a regulamentação efetuada pela Lei n°. 9394/1996 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) permitem tal procedimento.
- d) a informação procede apenas parcialmente, pois, o aproveitamento nos estudos, somente poderá ser demonstrado por meio de provas.
- e) a informação procede apenas parcialmente, pois, o aproveitamento nos estudos, somente poderá ser demonstrado por constituição de banca examinadora especial.
- #114006
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(1,0) 12 -
De acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a estrutura organizacional da UNIFAP é composta dos seguintes órgãos Colegiados Superiores. Marque a alternativa CORRETA.
- a) Conselho Diretor (CONDIR) e Conselho Universitário (CONSU).
- b) Conselho Departamental, Ouvidoria e Conselho Universitário (CONSU).
- c) Conselho Diretor (CONDIR), Procuradoria Jurídica (PROJUR) e Conselho de Docentes.
- d) Conselho Universitário (CONDIR) e Conselho Nacional de Educação (CNE).
- e) Conselho Diretor (CONDIR), Auditoria Interna (AUDINT) e Colegiados de Cursos.
- #114007
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(1,0) 13 -
A Universidade Federal do Amapá desenvolve o programa de assistência estudantil, Pró-estudante UNIFAP, que sistematiza dentro da instituição os auxílios estudantis, cuja fonte de financiamento é liberada a partir do? Marque a alternativa CORRETA.
- a) Fundo Nacional da Educação Superior (FUNDES).
- b) Fundo de Ciência e Tecnologia (FUNCITE).
- c) Plano de Acesso e Permanência Estudantil (PAPE).
- d) Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).
- e) Plano Pró-estudante Universal (PPEU).
- #114008
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(1,0) 14 -
Em consonância com o Estatuto e o Regimento Geral, a Administração da UNIFAP é responsabilidade dos órgãos normativos, deliberativos e consultivos” (PDI, 2015-2019). Assim, a estrutura de governança da UNIFAP é composta por quais órgãos? Marque a opção CORRETA.
- a) Conselho Superior (CONSU), Conselho Diretor (CONDIR), Auditoria Interna (AUDINT), Comissão Própria de Avaliação (CPA), Colegiados de Cursos, Procuradoria Jurídica (PROJUR).
- b) Conselho Superior (CONSU), Diretórios e Centro Acadêmicos, Auditoria Interna (AUDINT), Comissão Própria de Avaliação (CPA), Ouvidoria, Procuradoria Jurídica (PROJUR).
- c) Conselho Diretor (CONDIR), Auditoria Interna (AUDINT), Comissão Própria de Avaliação (CPA), Ouvidoria, Procuradoria Jurídica (PROJUR).
- d) Conselho Superior (CONSU), Conselho Diretor (CONDIR), Auditoria Interna (AUDINT), Comissão Própria de Avaliação (CPA), Ouvidoria, Procuradoria Jurídica (PROJUR).
- e) Conselho Superior (CONSU), Conselho das Reitorias, Auditoria Interna (AUDINT), Ouvidoria, Procuradoria Jurídica (PROJUR).
- #114009
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(1,0) 15 -
A LDB 9394/1996 define as incumbências da União, Estados, Municípios e estabelecimentos de ensino na organização da educação nacional (nos artigos de 8 a 12). Sobre a incumbência da União é CORRETO afirmar.
- a) elabora e executar políticas e planos educacionais, em consonância com as diretrizes e planos nacionais de educação, integrando e coordenando as suas ações e dos demais entes federados.
- b) coleta, analisa e dissemina informações sobre a educação e define planos de ações estratégicas.
- c) garante a oferta da educação básica e superior, inclusive formulando políticas e cooperando técnica e financeiramente com os demais entes federados.
- d) legisla sobre a matéria educacional e fiscaliza o cumprimento da legislação no território brasileiro.
- e) financia a educação superior, subsidiando a iniciativa privada que atua nesse setor, bem como legislar sobre a educação no território nacional.