Simulado UNIFAP | Pedagogo | CONCURSO
SIMULADO UNIFAP | PEDAGOGO
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UNIFAP para o cargo de Pedagogo.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca DEPSEC para o concurso UNIFAP. Estas questões são especificamente para o cargo de Pedagogo, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UNIFAP | Pedagogo contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UNIFAP.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #114010
- Banca
- UNIFAP-DEPSEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIFAP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei 10.861/2004, avalia as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes. O processo de avaliação abrange aspectos como: ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente. As informações obtidas podem ser analisadas a partir de quatro indicadores de qualidade.
Marque a alternativa que apresenta corretamente esses indicadores
- a) Conceito Geral Institucional (CGI); Conceito ENEM; Conceito ENADE e Índice Geral de Cursos (ICG).
- b) Conceito de Desempenho Docente (CDD); Conceito ENEM; Conceito Preliminar de Cursos (CPC) e Índice Geral de Cursos (ICG).
- c) Índice Geral de Cursos (ICG); Conceito ENADE; Conceito Preliminar de Cursos (CPC); Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD).
- d) Conceito ENADE; Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB); Índice Geral de Cursos (ICG) e Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD).
- e) Conceito Geral Institucional (CGI); Conceito ENADE; Índice Geral de Cursos (ICG) e Conceito Preliminar de Cursos (CPC).
- #114011
- Banca
- UNIFAP-DEPSEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIFAP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
A Meta 12 do PNE (2014-2024) trata da elevação da taxa (bruta e líquida) de matrícula na educação superior da população de dezoito a vinte e quatro anos. Sobre a Meta 12 é CORRETO afirmar que:
- a) o seu cumprimento por parte do setor público garantirá 100% de atendimento à população na idade de dezoito a vinte e quatro anos.
- b) a ampliação das vagas dar-se-á no ensino presencial e a seleção dos estudantes ocorrerá por meio da nota obtida no ENEM.
- c) traz como uma de suas estratégias a ampliação das Ações Afirmativas, exclusivamente, para o grupo étnico-racial.
- d) uma das estratégias dessa Meta pretende fomentar a oferta de educação superior pública e gratuita para a formação de professores para a Educação Básica.
- e) as novas vagas a serem criadas devem ser exclusivamente no segmento público.
- #114012
- Banca
- UNIFAP-DEPSEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIFAP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
A Meta 13 do PNE (2014-2024) trata da elevação da qualidade da educação superior e da ampliação da proporção de mestres e doutores do corpo docente em efetivo exercício. Sobre as Estratégias dessa Meta está CORRETA a alternativa:
- a) Adoção do ENEM; formação; currículo; pesquisa e PROUNI.
- b) Autoavaliação; pesquisa; PROUNI; ampliação da iniciação científica e REUNI.
- c) Formação; consórcio entre as IES; iniciação científica; currículo e Residência Pedagógica.
- d) Adoção do ENEM; Residência Pedagógica; pesquisa; Avaliação (SINAES) e REUNI.
- e) Avaliação (SINAES); adoção do ENEM; formação; autoavaliação e ampliação do ENADE.
- #114013
- Banca
- UNIFAP-DEPSEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIFAP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
A Meta 14 objetiva elevar gradualmente o número de matrículas na pós-graduação stricto sensu, de modo a atingir a titulação anual de 60 mil mestres e 25 mil doutores. Sobre o cenário atual da pós-graduação no Brasil é CORRETO afirmar que:
- a) apresenta assimetrias regionais em termos de oferta de vagas em programas de mestrado e doutorado, que acentuam as desigualdades educacionais do País.
- b) a Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES) disponibiliza apoio técnico e financeiro para as IES que pretendem criar novos programas de mestrado e doutorado, como estratégia de ampliação de oportunidades nesse setor.
- c) há baixo número de mestres e doutores formados no Brasil, isso requer aumentar a oferta e qualidade dos cursos já existentes e a criação de novos. Para tanto, o estímulo do governo federal nesse cenário tem sido via ampliação de investimentos e fortalecimento dos cursos presenciai
- d) o mestrado profissional tem apresentado crescimento, pois além de atender melhor as demandas de capacitação profissional também estão isentos da regulação da CAPES, questão que favorece a criação de novos cursos e programas.
- e) a formação de profissionais/pesquisadores em nível de mestrado e doutorado é um aspecto estratégico para o desenvolvimento social do País, com ênfase nas áreas de inovação e tecnologia.
- #114014
- Banca
- UNIFAP-DEPSEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIFAP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
Sobre os cursos sequenciais considere as assertivas abaixo:
I - Pautam-se nas concepções de democratização, flexibilização e diversificação de oferta de programas educacionais, em conformidade com as exigências da sociedade e do setor socioeconômico;
II - Representam uma inovação, pois a legislação anterior não os contemplava;
III - São considerados de nível superior e oferecem formação em um campo limitado do saber, contemplando, portanto, uma formação específica por meio de uma formação pontual;
IV - Podem ser oferecidos a partir de duas modalidades: Cursos Sequenciais Presenciais e de Complementação de Estudos Presenciais.
Os itens CORRETOS estão dispostos na alternativa?
- a) Somente os itens I, II e III estão corretos.
- b) Somente os itens I e III estão corretos.
- c) ) Somente os itens II, III e IV estão corretos.
- d) Somente os itens II e IV estão corretos.
- e) Todos os itens estão corretos.