Simulado UFLA | Nutricionista | CONCURSO
SIMULADO UFLA | NUTRICIONISTA
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UFLA para o cargo de Nutricionista.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca UFLA para o concurso UFLA. Estas questões são especificamente para o cargo de Nutricionista, contendo Nutrição que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UFLA | Nutricionista contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UFLA.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #116184
- Banca
- UFLA
- Matéria
- Nutrição
- Concurso
- UFLA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
“As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são um dos maiores problemas de saúde pública da atualidade. O excesso de peso ou a obesidade constituem o segundo fator de risco mais importante para a carga global de doenças e estão associados com várias DCNT como doenças cardiovasculares, diabetes, câncer de cólon, de reto e de mama, cirrose, entre outras.”
Manual de Diretrizes para o Enfretamento da Obesidade na Saúde Suplementar Brasileira, 2017
Na figura acima é ilustrada a situação relatada no documento citado acima. Mudanças prejudiciais do estilo de vida, como determinados hábitos alimentares, sedentarismo e maior consumo de alimentos com alta densidade energética, são os principais fatores que contribuem para o aumento da prevalência de obesidade.
Por conta da potencial relevância das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) na definição do perfil epidemiológico da população brasileira e, mais importante, em face do aumento significativo dos casos de obesidade, analise as proposições abaixo quanto à conduta nutricional adequada nesta situação.
I. Uma dieta planejada individualmente para criar um déficit de 500 a 1.000 kcal deve ser parte integrante de programas de perda de peso objetivando a diminuição de 0,5 a 1 kg por semana, com metas realistas. II. Dietas de baixa caloria, com 500 a 600 kcal por dia, produzem perda de peso maior em curto prazo, em comparação às dietas de muito baixa caloria, mas a longo prazo a perda de peso é menor. III. Reduzir a quantidade de gordura da dieta em uma dieta hipocalórica é uma maneira prática de diminuir a ingestão calórica e induzir a perda de peso. IV. Dietas que contenham de 1.200 a 1.500 kcal por dia para mulheres e de 1.500 a 1.800 kcal por dia para homens, independentemente da composição de micronutrientes, levam à perda de peso. V. As dietas de muito baixa caloria devem prover, por dia, 0,8 a 1,5 g de proteínas de boa qualidade por Kg do peso ideal e quantidades diárias recomendadas de ácidos graxos emulsionados. VI. Programas combinados de dieta e aumento de atividade física, ou então de dieta isolada, destinados a pacientes que apresentam sobrepeso e obesidade não são recomendados para redução do peso corporal. VII. As dietas ricas em gordura e pobres em carboidrato, dieta do índice glicêmico, jejum intermitente, dieta sem glúten e dieta sem lactose, são usadas no tratamento do sobrepeso e da obesidade, mesmo não havendo evidência para recomendação ou segurança no tratamento. VIII. As dietas recomendadas no tratamento do sobrepeso e obesidade devem ser balanceadas e manter a adequação de nutrientes (20% a 30% de gorduras, 55% a 60% de carboidratos e 15% a 20% de proteínas) e promover um déficit de 1.600 a 2.200 kcal/dia, resultando em perda de peso significativa.
Assinale a alternativa CORRETA:
- a) Somente as proposições I, V e VII estão corretas.
- b) Somente as proposições I, III e VII estão corretas.
- c) Somente as proposições II, IV e VIII estão corretas.
- d) Somente as proposições III, VI e VIII estão corretas.
- #116185
- Banca
- UFLA
- Matéria
- Nutrição
- Concurso
- UFLA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
O impacto das doenças inflamatórias intestinais (DII) sobre o trato gastrintestinal e sobre suas funções digestivas e absortivas varia de acordo com o local, a natureza e a extensão da inflamação intestinal. Causam perda de peso significativa na DII:
- a) Terapia nutricional.
- b) Fatores iatrogênicos.
- c) Deficiência de ácidos graxos.
- d) Aumento do turnover celular.
- #116186
- Banca
- UFLA
- Matéria
- Nutrição
- Concurso
- UFLA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
A equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN) do Hospital Regional (MG) atendeu uma mulher de 36 anos de idade em pré-operatório recente de esofagectomia. A paciente encontrava-se nutrida na admissão, mas referiu ao nutricionista dificuldade para engolir alimentos sólidos e até mesmo pastosos. A EMTN optou por utilizar a terapia nutricional.
“A terapia nutricional (TN) compreende o conjunto de procedimentos terapêuticos empregados para a manutenção ou recuperação do estado nutricional.” RDC nº 63 de 06 de julho de 2000 – ANVISA
Considerando a situação hipotética acima e o documento citado avalie as afirmações a seguir e assinale a CORRETA:
- a) Como TN optou-se por uma formulação polimérica para a sonda nasogástrica.
- b) A TN será utilizada, nesta situação, para diminuir as complicações intestinais.
- c) A TN por sonda nasoentérica será utilizada parcialmente para substituir a alimentação oral.
- d) A terapia parenteral seria a melhor escolha para solução do quadro apresentado, uma vez que há obstrução do tubo gastrointestinal (TGI).
- #116187
- Banca
- UFLA
- Matéria
- Nutrição
- Concurso
- UFLA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
Considerando um indivíduo do sexo masculino que possui 1,75 m, 35 anos, peso atual de 150 kg e peso habitual de 110 kg, o peso máximo que ele pode apresentar para ser classificado como eutrófico é:
- a) 35,94 Kg
- b) 49,01 Kg
- c) 76,46 Kg
- d) 79,56 Kg
- #116188
- Banca
- UFLA
- Matéria
- Nutrição
- Concurso
- UFLA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
É correto afirmar sobre o açúcar invertido, EXCETO:
- a) O açúcar invertido impede a formação de cristais.
- b) Após a hidrólise do açúcar invertido há maior produção de glicose do que frutose.
- c) O uso do açúcar invertido em sobremesas geladas deixa a textura mais macia por abaixar seu ponto de congelamento.
- d) O açúcar invertido pode ser obtido pela ação da enzima invertase ou pela ação de ácidos fracos como suco de limão, vinagre ou cremor tártaro.