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Simulado UFCSPA - RS de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado UFCSPA - RS de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO UFCSPA - RS DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso UFCSPA - RS.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da UFCSPA - RS que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores UFCSPA - RS, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado UFCSPA - RS de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso UFCSPA - RS.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso UFCSPA - RS. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO UFCSPA - RS
Para realizar o simulado UFCSPA - RS você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado UFCSPA - RS você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para UFCSPA - RS é aqui!


#151918
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(1,0) 1 - 

Mainiero e Sullivan (2006) trataram a questão do gênero na carreira enfatizando o fenômeno _________ alardeado pela mídia, que relata a opção de mulheres altamente capacitadas de não aspirar ___________. As autoras examinaram ___________ de homens e mulheres e afirmaram que as carreiras não se tornaram _________, mas sim ________, ou seja, tanto homens quanto mulheres estão atualmente trabalhando dentro e fora das fronteiras organizacionais visando primordialmente a conciliar suas necessidades particulares de autenticidade, balanceamento e desafios.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto acima.

  • a) the opt-out revolution – a cargos executivos – os padrões de carreira – sem fronteiras – caleidoscópicas
  • b) corporativo – ao equilíbrio trabalho/família – carreiras em espiral – lineares – sem fronteiras
  • c) spillover – ao trabalho autônomo – o desempenho – caleidoscópicas – sem fronteiras
  • d) corporativo – a cargos executivos – carreiras contemporâneas – sem fronteiras – lineares
  • e) the opt-out revolution – ao trabalho autônomo – carreiras em espiral – lineares – caleidoscópicas
#151919
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(1,0) 2 - 

Borges e Andrade (2014) estudaram os preditores das dimensões proteanas de carreira – autogerenciamento (AG) e direcionamento para valores – entre universitários, considerando as variáveis sociodemográficas, personalidade (Marcadores Reduzidos de Personalidade) e locus de controle (Escala Multidimensional de Locus de Controle onde LCE: Locus de Controle Externo/ LCI: Locus de Controle Interno). Consideraram-se aceitáveis para esse estudo os valores de p < 0,05.

Quanto aos preditores de autogerenciamento, considere os resultados para a amostra geral indicados na tabela abaixo.

Com base nesses resultados, assinale a alternativa correta.

  • a) Conscienciosidade, Abertura e LCI são preditores de AG, embora demonstrem efeito muito pequeno no modelo.
  • b) Socialização e LCE – Poder são os preditores mais significativos de AG.
  • c) No modelo testado, apenas as variáveis LCI e LCE (Poder e Acaso) explicam a variação de AG.
  • d) No modelo testado, as variáveis em conjunto explicaram 23% de AG.
  • e) Os resultados para Socialização, Neuroticismo e LCE – Acaso demonstram que essas variáveis possuem correlação negativa com AG.
#151920
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(1,0) 3 - 

Diversas empresas têm recorrido à utilização de modelos de gestão baseados em conceitos como competências e desempenho para estruturação das políticas e práticas relativas aos subsistemas de gestão de pessoas. De acordo com Brandão e Guimarães (2001), as ações da primeira etapa do modelo de gestão por competências compreendem a definição de

  • a) missão, visão de futuro, macro-objetivos da organização, competências organizacionais e indicadores de desempenho organizacional.
  • b) competências organizacionais, indicadores de desempenho organizacional, indicadores de desempenho e remuneração de equipes e indivíduos.
  • c) visão, missão, indicadores de desempenho organizacional, competências profissionais e formulação de planos de gestão.
  • d) competências organizacionais, indicadores de desempenho organizacional, captação e integração de competências externas.
  • e) macro-objetivos da organização, competências organizacionais e profissionais, formulação de planos de gestão, remuneração de equipes e indivíduos.
#151921
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(1,0) 4 - 

Na atualidade, as qualificações exigidas do trabalhador requerem um conjunto de ações educacionais contínuas e variadas para serem desenvolvidas. A respeito das políticas e práticas de treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E), deve-se considerar que

  • a) há distinções evidentes entre os conceitos de TD&E, sendo a educação corporativa e continuada definida como um conjunto de práticas para a aquisição sistemática de atitudes, conceitos, conhecimentos e regras que resultem na melhoria do desempenho no trabalho.
  • b) a avaliação de necessidades, etapa inicial de um sistema de TD&E, tem por objetivo fundamentar a compreensão das discrepâncias entre os desempenhos reais, manifestados pelos indivíduos, e os esperados pela organização, por meio de análises individuais e de tarefas.
  • c) o planejamento de um programa de TD&E pode ser elaborado sem levar em conta aspectos relacionados à autoeficácia, à motivação e às estratégias de aprendizagem dos participantes, pois a sequência dos conteúdos de acordo com a hierarquia de pré-requisitos assegurará a aquisição da aprendizagem.
  • d) um programa de TD&E deve apresentar objetivos visando a três aspectos básicos: desempenho (comportamento observável), condições (variáveis sociais e materiais que antecedem ou sucedem o comportamento) e critério (padrão de desempenho esperado).
  • e) a avaliação de ações de TD&E fornece informações ao sistema sobre lacunas na aprendizagem dos indivíduos e no desempenho dos instrutores, indica falhas no planejamento de procedimentos instrucionais e, na maioria dos casos, concentra esforços na investigação de efeitos nos níveis do indivíduo, equipes, unidades e organização.
#151922
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(1,0) 5 - 

De acordo com Ribeiro (2009), a gestão de pessoas na contemporaneidade deve

  • a) ser compreendida como um conjunto de técnicas e procedimentos descolados da ação nas políticas dos processos organizativos, visando à adaptação do indivíduo a esses processos.
  • b) atingir todos os empregados, terceirizados e temporários, mantendo o foco no controle e no desenvolvimento e investindo em instrumentos e ferramentas eficazes
  • c) apresentar um modelo que possibilite a compreensão da realidade dos processos organizativos como dinâmica, relacional, conflituosa e dialética.
  • d) construir políticas e estratégias que assegurem o desenvolvimento pessoal e organizacional, visando às circunstâncias do presente, dada a imprevisibilidade do futuro.
  • e) ampliar a ação, por meio da negociação constante entre psicólogos e gestores sobre os processos organizativos, evitando o campo das estratégias e políticas, a fim de que a neutralidade de sua atuação seja mantida.
#151923
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(1,0) 6 - 

A avaliação de desempenho (AD) pode ser considerada uma ferramenta ou processo cuja ênfase é o suporte da equipe, visando à eficiência e à produtividade dos empregados de modo a contribuir para a realização de objetivos organizacionais. Em relação ao processo de AD, considere as afirmações abaixo.

I - A motivação para a organização implementar uma AD deve relacionar-se à melhoria do desempenho, às decisões da área de gestão de pessoas, à avaliação da efetividade de ações de treinamento e motivação.

II - Há influência dos avaliadores, pois as diferenças de personalidade entre os diversos avaliadores, a satisfação com a organização e o humor do avaliador no momento em que está conduzindo o processo podem interferir negativamente e comprometer os resultados.

III - A elaboração do feedback deve ter foco no comportamento e não na pessoa, ser seletiva para evitar a sobrecarga de informação, ter foco no comportamento desejado e como ele poderá ser apresentado, e ser a base para a fixação de metas elevadas e específicas.

IV - A validade e a fidedignidade dos instrumentos asseguram a qualidade dos resultados do processo de AD, mesmo que a cultura organizacional esteja menos consolidada quanto às práticas reais de confiança e de abertura na comunicação.

Quais estão corretas?

  • a) Apenas I e III.
  • b) Apenas II e IV.
  • c) Apenas I, II e III.
  • d) Apenas I, II e IV.
  • e) Apenas I, III e IV.
#151924
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(1,0) 7 - 

O trabalho envolve diversos vínculos relevantes para a atividade desenvolvida e seus resultados, bem como para a vida do trabalhador. O comprometimento organizacional é um dos elementos que perpassam o vínculo do trabalhador em sua relação com a organização e pode ser compreendido como

  • a) estado energético de envolvimento com as atividades laborais pessoalmente prazerosas, que asseguram a eficácia profissional.
  • b) um vínculo impactado pela competência pessoal percebida e que sofre pouca influência das características do trabalho ou do suporte organizacional.
  • c) um construto que se correlaciona positivamente com a intenção de saída da organização e estresse.
  • d) o vínculo afetivo com o trabalho, analisado dimensionalmente a partir da relação com gestores, colegas, o próprio trabalho e possibilidades de promoção.
  • e) vínculo unidimensional que liga o indivíduo à organização devido ao compartilhamento de valores e objetivos.
#151925
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(1,0) 8 - 

A cultura organizacional caracteriza-se como um fenômeno de natureza psicossocial complexo, multifacetado e com intensa pluralidade conceitual. O diagnóstico e a gestão da cultura organizacional são conduzidos por meio da análise de

  • a) construção histórica de valores, crenças profundamente arraigadas, motivos encobertos que explicam comportamentos individuais e coletivos, sobre os quais existe consenso quanto à impossibilidade de transformação.
  • b) histórias, valores, crenças, normas e padrões referenciais, criados por um grupo, que passam a influenciar o modo de perceber, pensar e sentir dos membros desse grupo, sendo mais duradouros e passíveis de mudança.
  • c) crenças, mitos, histórias, valores com relativa estabilidade, que definem padrões de comportamento, fatores visíveis e facilmente passíveis de transformação, considerando a multiplicidade cultural existente nas organizações.
  • d) crenças, mitos, processos de comunicação, normas e satisfação positiva ou negativa do empregado sobre seu trabalho ou da organização, aspectos relativamente estáveis, complexos e suscetíveis a ressignificações.
  • e) pressupostos básicos, valores, artefatos visíveis, percepções e ligação afetiva de cada indivíduo com seu contexto de trabalho, aspectos que, a despeito de fortes resistências, podem ser alterados.
#151926
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(1,0) 9 - 

Kirkpatrick (1976) e Hamblin (1978) propuseram que um modelo de avaliação de treinamento deveria seguir alguns níveis. Esses níveis, que permanecem válidos atualmente, corresponderiam a efeitos esperados de treinamentos, abrangendo a satisfação dos participantes, a aprendizagem, o desempenho no trabalho e as mudanças nos processos organizacionais. Os aspectos analisados nos diferentes níveis de avaliação referem-se

  • a) à opinião dos participantes acerca da qualidade do treinamento, ao grau de segurança demonstrado pelo instrutor, bem como à retenção de informações pelos participantes, fatores esses indicados para mensurar o nível de avaliação de reação.
  • b) à utilidade do treinamento, ao apoio e à resistência gerenciais, bem como à qualidade do material instrucional, fatores esses indicados para mensurar o nível de avaliação da aprendizagem.
  • c) à melhoria nos processos organizacionais, ao aumento e à satisfação de clientes, e à inovação, fatores esses indicados para avaliar o impacto em largura ou amplitude.
  • d) à generalização que é a capacidade de demonstrar as competências aprendidas no treinamento em situações diferentes daquelas estabelecidas no curso, apropriada para a avaliação de resultados.
  • e) à melhoria no desempenho em tarefas diretamente relacionadas aos objetivos e conteúdos ensinados no treinamento, fator esse que representa um indicador de avaliação de impacto em profundidade.
#151927
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(1,0) 10 - 

Kirkpatrick (1976) e Hamblin (1978) propuseram que um modelo de avaliação de treinamento deveria seguir alguns níveis. Esses níveis, que permanecem válidos atualmente, corresponderiam a efeitos esperados de treinamentos, abrangendo a satisfação dos participantes, a aprendizagem, o desempenho no trabalho e as mudanças nos processos organizacionais. Os aspectos analisados nos diferentes níveis de avaliação referem-se

  • a) à opinião dos participantes acerca da qualidade do treinamento, ao grau de segurança demonstrado pelo instrutor, bem como à retenção de informações pelos participantes, fatores esses indicados para mensurar o nível de avaliação de reação.
  • b) à utilidade do treinamento, ao apoio e à resistência gerenciais, bem como à qualidade do material instrucional, fatores esses indicados para mensurar o nível de avaliação da aprendizagem.
  • c) à melhoria nos processos organizacionais, ao aumento e à satisfação de clientes, e à inovação, fatores esses indicados para avaliar o impacto em largura ou amplitude.
  • d) à generalização que é a capacidade de demonstrar as competências aprendidas no treinamento em situações diferentes daquelas estabelecidas no curso, apropriada para a avaliação de resultados.
  • e) à melhoria no desempenho em tarefas diretamente relacionadas aos objetivos e conteúdos ensinados no treinamento, fator esse que representa um indicador de avaliação de impacto em profundidade.
#151928
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(1,0) 11 - 

Os princípios e procedimentos da psicometria para a elaboração de instrumentos de medida em avaliação de treinamento e desenvolvimento são fundamentais e abrangem dois conceitos: validade e fidedignidade. Avanços na área da avaliação psicológica levaram a modificações na definição da validade, apontando que ela é dada pelo “grau em que todas as evidências de validade obtidas corroboram para a interpretação dos escores de um teste” (PACICO; HUTZ, 2015). Sobre as evidências de validade e fidedignidade, é correto afirmar que

  • a) são medidas independentes, pois mesmo não existindo evidências de fidedignidade, poderão existir evidências consistentes de validade.
  • b) são técnicas de validação de conteúdo e critério as quais se constituem em evidências suficientes de validade do construto.
  • c) a capacidade de uma medida predizer em médio e/ou longo prazo uma variável-critério é denominada de validade preditiva.
  • d) o coeficiente alfa de Cronbach é usado para avaliação da fidedignidade, sendo aceitáveis valores iguais ou menores do que 0,50.
  • e) o quanto os escores de um teste são imunes às flutuações geradas por fatores indesejáveis chamados fontes de erro significa uma evidência de validade.
#151929
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(1,0) 12 - 

Sobre as clínicas do trabalho, é correto afirmar que

  • a) a abordagem clínica do trabalho, como indica a terminologia, aborda as problemáticas singulares do sujeito em sua relação com o trabalho, girando em torno das fantasmáticas individuais.
  • b) a clínica do trabalho, também conhecida como clínica do sofrimento, entende o trabalho como essencialmente nocivo e capaz de desencadear doença mental, requerendo, portanto, tratamento e afastamento sempre que possível.
  • c) o psicólogo do trabalho que atua no campo organizacional precisa conhecer teorias com ênfase cognitivo-comportamental, psicologia social do trabalho e clínicas do trabalho, pois essas perspectivas são complementares.
  • d) as intervenções das clínicas do trabalho enfocam processos emancipatórios dos trabalhadores, desenvolvendo investigação a respeito de fatores que interferem nos processos de subjetivação e intervêm nas práticas micro-organizacionais.
  • e) formas de mal-estar relacionadas ao trabalho promovem sofrimento e podem levar até mesmo ao suicídio. Para evitá-las, as clínicas do trabalho atuam com o objetivo de estimular o desengajamento afetivo, favorecendo a relação com o domínio prescrito das tarefas.
#151930
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(1,0) 13 - 

A questão da diversidade tem estado na pauta das questões que envolvem os recursos humanos das organizações, considerando que a força de trabalho tem-se diversificado cada vez mais (ALVES; GALEÃO-SILVA, 2004). Para alcançar a efetividade desse princípio, a gestão da organização deve

  • a) desenhar políticas que promovam o respeito e a inclusão de todos os membros da organização.
  • b) valorizar a inclusão das diferenças nas equipes de trabalho, criando estratégias para a homogeneização dos trabalhadores a fim de que sejam tratados como iguais.
  • c) utilizar como vantagem competitiva todas as contribuições de cada grupo identitário em separado, conforme o nicho de mercado a ser alcançado
  • d) formalizar normas de conduta de respeito às diferenças, em Manuais da Diversidade, o que eliminará práticas de assédio relacionadas à heterogeneidade.
  • e) aumentar, por exemplo, a representação racial, nacional, de gênero e classe de forma a ampliar a diversidade demográfica.
#151931
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(1,0) 14 - 

O trabalho em grupos é uma prática comum no conjunto das ações da psicologia. No que se refere ao trabalho em grupos, assinale a alternativa correta.

  • a) Grupo é um conjunto de duas ou mais pessoas, reunidas em torno de um objetivo comum que, para ser alcançado, é necessário algum tipo de interação que ocorre no tempo que for disponível ao encontro.
  • b) Um conjunto de pessoas terá maior senso de pertencimento a um grupo quanto maior for o número de pessoas envolvidas, mais harmoniosa for a interação entre seus membros e maior for sua história e perspectiva de futuro compartilhado.
  • c) Os membros de um grupo compartilham, de modo explícito, suas normas sociais que indicam quais são os comportamentos esperados, havendo ao mesmo tempo uma larga margem para os estilos individuais. Sanções são estabelecidas para modificar o comportamento apenas em raras exceções.
  • d) As atividades de grupo exigem que a conduta de cada membro leve em consideração a conduta dos outros, e que a liderança seja efetuada mediante o processo de influência sobre os demais, por aquele que melhor faz a síntese das aspirações do grupo.
  • e) Equipe de trabalho é outra denominação de grupo, que guarda semelhança em aspectos como: ter um líder designado externamente, trabalhar em prol dos objetivos organizacionais em projetos específicos e ter sua efetividade evidenciada em produtos específicos.
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(1,0) 15 - 

A Análise Institucional permite a compreensão de uma determinada realidade social e organizacional, partindo dos discursos e práticas dos sujeitos. Quanto à atuação do psicólogo, essa perspectiva pressupõe

  • a) a realização de esforços no sentido de desenvolver nos sujeitos sua capacidade autoanalítica e auto-gestiva.
  • b) a compreensão da relação entre o campo de intervenção e o campo de análise; a análise do campo de intervenção é mais abrangente e subsidia as práticas institucionais.
  • c) a execução eficiente do pedido de intervenção, seguindo especificamente a demanda, para a consecução dos resultados esperados.
  • d) a análise de implicação, que é a compreensão da interação entre os atores e as instituições, de caráter estritamente psíquico.
  • e) a atenção aos analisadores, compreendidos como elementos que provocam análise de aspectos da realidade organizacional, que podem ser artificiais ou espontâneos.