O enunciado diz:
“A respeito das políticas e práticas de treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E), deve-se considerar que …”
A alternativa d diz:
“um programa de TD&E deve apresentar objetivos visando a três aspectos básicos: desempenho (comportamento observável), condições (variáveis sociais e materiais que antecedem ou sucedem o comportamento) e critério (padrão de desempenho esperado).”
Isso corresponde ao modelo de definição de objetivos de aprendizagem, muitas vezes chamado de modelo ABCD (Audience, Behavior, Condition, Degree), usado justamente para planejar programas de TD&E.
Desempenho (Behavior) → o que o aprendiz deve fazer.
Condições (Condition) → sob quais condições o comportamento será realizado.
Critério (Degree) → padrão mínimo esperado de desempenho.
Portanto, o gabarito d está correto porque foca na estruturação de objetivos de um programa de TD&E, que é essencial na prática de treinamento e desenvolvimento, mesmo que a alternativa b descreva a avaliação de necessidades (uma etapa anterior).
Resumindo:
b descreve avaliação de necessidades → etapa inicial.
d descreve como definir objetivos de TD&E → etapa de planejamento de programas, que é central para as políticas e práticas de TD&E.
O foco da questão é como se estruturam os objetivos de um programa de TD&E, não apenas a análise de lacunas. ✅