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Simulado TRT 3° REGIÃO (MG) | Analista Judiciário – Comunicação Social | CONCURSO

Simulado TRT 3° REGIÃO (MG) | Analista Judiciário – Comunicação Social

SIMULADO TRT 3° REGIÃO (MG) | ANALISTA JUDICIÁRIO – COMUNICAÇÃO SOCIAL

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso TRT 3° REGIÃO (MG) para o cargo de Analista Judiciário – Comunicação Social.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FCC para o concurso TRT 3° REGIÃO (MG). Estas questões são especificamente para o cargo de Analista Judiciário – Comunicação Social, contendo Comunicação Social que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado TRT 3° REGIÃO (MG) | Analista Judiciário – Comunicação Social contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso TRT 3° REGIÃO (MG).

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#117377
Banca
FCC
Matéria
Comunicação Social
Concurso
TRT 3ª Região (MG)
Tipo
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(1,0) 1 - 

A produção de vinheta e chamadas para o rádio devem ser cercadas de certos cuidados tais como:

I. Os trechos de músicas não devem lembrar outros programas.
II. A incorporação de ruídos e efeitos sonoros é obrigatória.
III. A originalidade sonora é uma marca esperada.
IV. O ouvinte deve identificar rapidamente o programa.
Está correto o que consta APENAS em

  • a) IV.
  • b) I e II.
  • c) II e III.
  • d) I, II e III.
  • e) I, III e IV.
#117378
Banca
FCC
Matéria
Comunicação Social
Concurso
TRT 3ª Região (MG)
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(1,0) 2 - 

Na maioria das vezes, o produtor de telejornal está subordinado às chefias de reportagens e edição, tendo um destacado papel na realização das matérias. Em sua rotina diária na realização de pautas sua função compreende a

  • a) pesquisa, levantamento de informações e agendamento de reportagens externas.
  • b) redação do teaser da matéria que será veiculada no telejornal.
  • c) operação da câmera nas reportagens externas realizadas pelos repórteres.
  • d) operação da câmera somente nas reportagens realizadas no estúdio.
  • e) elaboração da apresentação dos standups nos telejornais noturnos.
#117379
Banca
FCC
Matéria
Comunicação Social
Concurso
TRT 3ª Região (MG)
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(1,0) 3 - 

As cores transmitem sensações que transcendem muito o mero reconhecimento de tons e matizes. [...] Algumas cores podem mudar seu comportamento e sua influência com a mera aplicação de um recurso de luminosidade. É o caso do preto, que, por representar a ausência de luz, encerra em nossa cultura um sentimento trágico, de enlutamento, de vazio, de solidão.

(COLLARO, Antonio Celso. Produção gráfica: arte e técnica da mídia impressa)
No entanto, ao receber uma camada de verniz ou mesmo de plastificação, adquirindo assim um certo brilho, o preto passa a transmitir

  • a) alegria e vitalidade.
  • b) luxo e distinção.
  • c) furor e vulgaridade.
  • d) verdade e profundidade.
  • e) calma e serenidade.
#117380
Banca
FCC
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Comunicação Social
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TRT 3ª Região (MG)
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(1,0) 4 - 

Na criação publicitária ele tem o papel de antecipar a construção do filme ao cliente e ilustrar o momento de apresentação da ideia. É um documento tradutório que busca sua expressão em forma de frames do filme ilustrado, que auxiliará na compreensão daquilo que a equipe da agência imaginou para o roteiro, no qual o diretor poderá aprimorar ou modificar de forma a colaborar com a ideia principal do filme. É como uma pauta, um direcionamento, uma interpretação, uma antecipação em cenas fragmentadas passível de modificação de suporte.
(BERTOMEU, João Vicente Cegato. Criação de filmes publicitários)
Essa é a definição para

  • a) shooting board.
  • b) briefing.
  • c) travelling.
  • d) storyboard.
  • e) trucking shot.
#117381
Banca
FCC
Matéria
Comunicação Social
Concurso
TRT 3ª Região (MG)
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(1,0) 5 - 

Diz-se que toda a reportagem é também uma notícia, porém não pode-se afirmar que toda notícia seja uma reportagem. Essa recíproca não é verdadeira, pois a reportagem, em comparação com a notícia,

  • a) é parcial no levantamento de dados.
  • b) somente se esgota no amplo relato dos fatos.
  • c) deixa de explorar o detalhamento.
  • d) esgota-se após o seu anúncio.
  • e) gasta menos tempo para ser produzida.
#117382
Banca
FCC
Matéria
Comunicação Social
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TRT 3ª Região (MG)
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(1,0) 6 - 

A modalidade de reportagem que utiliza técnicas instrumentais como planilhas de cálculo, banco de dados e informações coletadas na internet recebe o nome de

  • a) BG.
  • b) TAG.
  • c) RAC.
  • d) WAP.
  • e) FAQ.
#117383
Banca
FCC
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Comunicação Social
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TRT 3ª Região (MG)
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(1,0) 7 - 

Uma das características da linguagem da publicidade e da propaganda é o diálogo entre texto e imagem, fundamental para a perfeita comunicação com o consumidor. Além disso, a estruturação do texto publicitário apresenta também, entre suas principais características,

  • a) a elaboração de frases curtas e o uso da ordem indireta.
  • b) o abuso na utilização de gírias para agradar o consumidor.
  • c) o descompromisso com o vernáculo gramaticalmente correto.
  • d) a persuasão, a concisão e o caráter informativo.
  • e) o uso de expressões estrangeiras universalizadas.
#117384
Banca
FCC
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Comunicação Social
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TRT 3ª Região (MG)
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(1,0) 8 - 

Na redação jornalística, a técnica conhecida como pirâmide invertida é desenvolvida, fundamentalmente, a partir

  • a) do lead.
  • b) da ilustração.
  • c) do texto-legenda.
  • d) do infográfico.
  • e) da legenda.
#117385
Banca
FCC
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Comunicação Social
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TRT 3ª Região (MG)
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(1,0) 9 - 

A intranet ocupa hoje um importante espaço nas organizações. Sobre ela, considere que
I. é uma espécie de mural eletrônico.
II. tem um público cativo e delimitado.
III. funciona somente como repositório de informações administrativas e normas.
IV. acelera a circulação de informações.
Está correto o que consta APENAS em

  • a) III e IV.
  • b) I e II.
  • c) II e IV.
  • d) II, III e IV.
  • e) I, II e III.
#117386
Banca
FCC
Matéria
Comunicação Social
Concurso
TRT 3ª Região (MG)
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(1,0) 10 - 

Atualmente, cada vez mais as empresas e instituições estão preocupadas com o público interno. Em função disso, têm investido e dado atenção especial para o endomarketing, que pode ser definido como

  • a) um sinônimo para a comunicação interna.
  • b) a forma pela qual divulgam seus produtos ou serviços.
  • c) a estratégia de promoção do corpo diretivo da empresa.
  • d) a fórmula de baixo custo para conscientizar empregados.
  • e) as ações de marketing realizadas para o público interno.
#117387
Banca
FCC
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Comunicação Social
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TRT 3ª Região (MG)
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(1,0) 11 - 

Uma empresa fabricante de vidros está instalada em um bairro residencial há mais de 30 anos. Com o aumento da demanda, houve crescimento dos processos fabris e máquinas que emitem ruídos mais altos, e são mais poluidoras, tiveram de ser instaladas nas áreas vizinhas às residências. A empresa, que no passado tinha imagem positiva na comunidade, passou a receber reclamações por carta e pelo fale conosco do site institucional. Para mitigar os problemas gerados com esta situação a empresa deve realizar

I. pesquisa de percepção de imagem com a comunidade, seguida de ações mitigadoras no processo fabril.
II. ações de responsabilidade social com a comunidade (cursos de capacitação, alfabetização, formação de empreendedores, reformas de praças e espaços públicos).
III. fechamento dos canais de interação do site institucional e migração para a rede social Linked in.
IV. nova pesquisa de percepção de imagem e reputação após as ações de mitigação e responsabilidade social.
V. campanha publicitária agressiva contra a concorrente para desviar a atenção da comunidade.
Está correto o que consta APENAS em

  • a) I, III, IV e V.
  • b) I, II e V.
  • c) II, III e IV.
  • d) I, II e IV.
  • e) I, II, III e V.
#117388
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Comunicação Social
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TRT 3ª Região (MG)
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(1,0) 12 - 

Considere:
I. Características, internas e externas, lemas, ações e valores que definem o que a empresa é.
II. Percepção que as pessoas têm em relação a uma instituição. Ou seja, “Como o outro me vê?". Pode ser transitória.
III. Refere-se ao conceito ou opinião que se forma sobre essa instituição no decorrer do tempo.
Os itens I, II e III são, respectivamente, definidos como

  • a) imagem, identidade e reputação.
  • b) imagem, reputação e identidade.
  • c) reputação, identidade e imagem.
  • d) identidade, reputação e imagem.
  • e) identidade, imagem e reputação.
#117389
Banca
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(1,0) 13 - 

Uma empresa multinacional, com mais de 35 anos no Brasil e líder de mercado, se instalou desde sua chegada em um bairro periférico de uma região metropolitana do sudeste brasileiro. Com o crescimento populacional, o entorno foi ocupado por população de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. Em uma determinada época, os colaboradores da empresa passaram a reclamar com as chefias do elevado índice de assaltos nos horários de almoço, entrada e saída. Esta situação foi publicada por importantes veículos de comunicação. Sobre este cenário, considere:

I. A empresa pode investir em uma política de responsabilidade social na comunidade, com cursos de capacitação e letramento, construção de centros comunitários para práticas esportivas e culturais e reformas de espaços públicos, inclusive com a participação dos colaboradores
PORQUE
II. o investimento em responsabilidade social, pode gerar imagem positiva nos diversos stakeholders: nos colaboradores, que teriam outra imagem da comunidade; nos moradores do entorno, que teriam a empresa como parceira; no poder público que, ao se beneficiar dos investimentos, pode auxiliar a empresa nos eventos e colaborar para tentar diminuir os índices de vulnerabilidade social e, finalmente, nos consumidores finais que estariam adquirindo produtos com um selo de cidadania.

  • a) A afirmação I é verdadeira, a II é falsa e a segunda não explica a primeira.
  • b) Ambas as afirmações são verdadeiras e a segunda explica a primeira.
  • c) A afirmação I é verdadeira, a II é falsa e a segunda explica a primeira.
  • d) A afirmação II é verdadeira, a I é falsa e a segunda é consequência da primeira.
  • e) Ambas as afirmações são verdadeiras e a primeira é a explicação da segunda.
#117390
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(1,0) 14 - 

Uma empresa fabricante de tintas constatou que estava em segundo lugar no mercado de varejo. A assessoria de comunicação desta empresa, depois de uma série de pesquisas entre os stakeholders, diagnosticou que o fator preço não era o mais relevante na decisão de compra. As pesquisas também mostraram que não havia diferenças quanto à percepção da qualidade dentre as marcas líderes do mercado. A principal concorrente desta indústria trabalhava com uma faixa de preços muito semelhante. Em consulta aos departamentos industrial e comercial, verificou-se que não havia a possibilidade de fazer uma alteração radical na política de preços que diferenciassem sensivelmente as duas empresas. Ambas tinham igual tempo de presença no mercado e investiam números semelhantes em publicidade. A empresa líder do mercado havia ganhado e mantido, há dois anos, o selo de empresa amiga da criança e divulgava peças publicitárias com os projetos sociais atendidos. A partir deste cenário,

  • a) apesar da preocupação com a cidadania, o fator preço ainda é decisivo na escolha do consumidor.
  • b) a liderança de mercado independe da responsabilidade social.
  • c) a responsabilidade social agrega valor à marca.
  • d) o valor da marca depende, exclusivamente, da campanha publicitária.
  • e) os departamentos comercial e industrial não são ouvidos pela equipe de comunicação.
#117391
Banca
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Comunicação Social
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TRT 3ª Região (MG)
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(1,0) 15 - 

Um órgão público municipal de assistência à população idosa criou um novo procedimento de atendimento em que marcações das consultas são feitas pela Internet. Para marcar este lançamento, a instituição promoveu um evento, seguido por coletiva, com a presença do presidente do órgão e do secretário municipal de assistência e desenvolvimento social. No dia seguinte ao evento, a clipagem das notícias nos veículos eletrônicos e impressos da cidade não encontrou nenhuma notícia que descrevesse o evento e a fala dos gestores. Havia apenas uma reportagem, no principal jornal da cidade, com a informação do novo procedimento, um guia explicando como a população deveria usar o serviço e a repercussão, positiva, entre os idosos entrevistados.
A partir da situação acima, considere:

I. Apesar de não terem sido encontradas notícias que descrevam o evento, o clipping trouxe informações positivas, pois o principal cliente, a população idosa, pareceu bem atendida com a iniciativa
PORQUE
II. a clipagem deve ser refeita até encontrar, ao menos em blogs, alguma notícia que traga o evento e a fala dos gestores. Do contrário, nem deve ser entregue.

  • a) A afirmação I é verdadeira, a II é falsa e a segunda não justifica a primeira.
  • b) Ambas as afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
  • c) A afirmação I é verdadeira, a II é falsa e a segunda justifica a primeira.
  • d) A afirmação II é verdadeira, a I é falsa e a segunda é consequência da primeira.
  • e) Ambas as afirmações são verdadeiras e a primeira é consequência da segunda.