Simulado TRT 3° REGIÃO (MG) | Analista Judiciário – Comunicação Social | CONCURSO
SIMULADO TRT 3° REGIÃO (MG) | ANALISTA JUDICIÁRIO – COMUNICAÇÃO SOCIAL
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso TRT 3° REGIÃO (MG) para o cargo de Analista Judiciário – Comunicação Social.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FCC para o concurso TRT 3° REGIÃO (MG). Estas questões são especificamente para o cargo de Analista Judiciário – Comunicação Social, contendo Comunicação Social que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado TRT 3° REGIÃO (MG) | Analista Judiciário – Comunicação Social contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso TRT 3° REGIÃO (MG).
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #117392
- Banca
- FCC
- Matéria
- Comunicação Social
- Concurso
- TRT 3ª Região (MG)
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
Considere os releases abaixo.
I
Loja inaugura nova filial em Nova Lima
Após dois anos de obras, a nova filial na região de Nova Lima será inaugurada nesta terça (13 de junho), às 10h. A cerimônia terá a participação do Senador X e do Deputado Y. A coletiva acontece às 9h30.
Informações e programação: www.filial.novafilial.com.br Confirmação de presença com Karina: 3333-3333
II
Procedimento cirúrgico inédito é realizado em Uberlândia
Primeira prótese total de ombro do tipo reversa foi implantada pelo hospital ABC.
Os médicos ortopedistas do hospital ABC, Lucas Silva e Silvio Martins, realizaram procedimento cirúrgico inédito em Uberlândia e em toda região do Triângulo Mineiro. Trata-se da implantação da primeira prótese total de ombro do tipo reversa. De acordo com Silva, a implantação desse tipo de prótese é inovadora, pois funciona sem os tendões do chamado manguito rotador. “O procedimento é inédito em nossa cidade e região, pois se trata de uma cirurgia que se retira toda a articulação do ombro e coloca-se uma articulação de metal. É inovador, pois não se utiliza os tendões do ombro. Tal procedimento até então não havia sido realizado aqui em nossa cidade ou região", explica o ortopedista. Os especialistas enfatizam que o procedimento é um tratamento moderno. “No Brasil, essa técnica passou a ser usada somente a partir de 2008. E isso apenas nos grandes centros. Realmente, Uberlândia saiu na frente com esse processo", encerra Lucas Silva.
O modelo I e o modelo II de release são, respectivamente:
- a) I é do tipo convite e deve ser usado apenas em eventos que vão acontecer. O release II é do tipo cobertura, mas não deve ser utilizado pelas assessorias, pois o excesso de informações em nada contribui com a atividade jornalística.
- b) I é do tipo convite. Não deve ser usado pelas assessorias pois não traz informações relevantes. O release II é do tipo testemunho. Deve ser evitado pelas assessorias pois traz muitas informações que atrapalham o cotidiano dos jornalistas.
- c) I é do tipo convite. É empregado apenas pelas assessorias que não contam com jornalistas em sua equipe. O release II é do tipo testemunho e é o único tipo de release recomendado, pois traz todas as informações necessárias para o trabalho do jornalista.
- d) I é do tipo clipping, recorta as informações principais retiradas da imprensa. O release II é do tipo cobertura e tem como único objetivo ser uma notícia pronta para que os jornalistas apenas a utilizem, sem necessidade de apuração.
- e) I é do tipo convite. Tem como objetivo chamar a imprensa para um evento. O release II é do tipo testemunho. Tem como um dos objetivos destacar um especialista, geralmente da instituição assessorada, para servir de fonte para a imprensa sobre um assunto de interesse.
- #117393
- Banca
- FCC
- Matéria
- Comunicação Social
- Concurso
- TRT 3ª Região (MG)
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
O Texto I reproduz trechos da Lei de Diretrizes e Bases − LDB e do Estatuto da Criança e do Adolescente − ECA. O Texto II traz reprodução de trecho de reportagem veiculada em uma TV, em 2013, sobre a busca por vagas em creches na capital do Estado e o Texto III é a resposta da assessoria de imprensa da prefeitura da cidade X.
Texto I
Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n° 9.394/96):
Art. 4° O dever do Estado (poder público) com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de: (...) IV − atendimento gratuito em creches e pré-escolas às crianças de zero a seis anos de idade.
Estatuto da Criança e do Adolescente
Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se lhes:
(...) V − acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.
Texto II
Priscila luta há quase 10 meses para colocar seu filho em creche. Na região em que ela mora, zona de sul da cidade X, nenhuma escola tem vaga disponível. E o caso custa a ser resolvido mesmo com uma determinação judicial, que obriga a prefeitura da cidade a abrir vaga para o filho de Priscila.
Texto III
A Prefeitura tem uma lista de espera, por ordem de inscrição, na qual as crianças são cadastradas e aguardam pela liberação de vagas no município. Atualmente, cerca de 100 mil crianças cadastradas estão na lista de espera.
Com base na leitura,
I − do ponto de vista da imagem pública da prefeitura, o trecho grifado no Texto III mostra má gestão da informação ao revelar que o problema das vagas é ainda maior que o caso retratado na reportagem e o público pode alegar que a Prefeitura não estaria cumprindo artigos da LDB e do ECA ao deixar 100 mil crianças sem creche
PORQUE
II − ao invés de mostrar as ações que a prefeitura estaria fazendo para tentar reverter o problema, a resposta da assessoria tentou justificar a demora revelando uma informação interna que não seria de fácil conhecimento do público em gera
- a) A proposição I é verdadeira e a II, falsa.
- b) As duas proposições são corretas e a segunda explica a primeira.
- c) A duas proposições são corretas, mas a primeira não pode ser explicada pela segunda.
- d) A proposição I é falsa e a II, verdadeira.
- e) As duas proposições são falsas.
- #117394
- Banca
- FCC
- Matéria
- Comunicação Social
- Concurso
- TRT 3ª Região (MG)
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
O assessor de comunicação de uma instituição recebe contato da produção de um programa televisivo de grande audiência informando que será veiculada reportagem sobre um procedimento que ocorre na instituição e pede uma nota oficial com o posicionamento. Após reunião com a presidência, optou-se por responder à solicitação e produzir a nota.
Marque V para verdadeiro e F para falso nos procedimentos adotados pelo assessor no tratamento a este caso.
( ) Entrar em contato com o departamento envolvido no procedimento citado pela produção do programa e recolher as informações necessárias.
( ) Levantar histórico sobre eventuais ocorrências anteriores.
( ) Levantar os aspectos positivos da instituição para acrescentar à nota, além da resposta pedida pelo veículo de comunicação.
( ) Redigir a nota e passar pela revisão da presidência antes do envio ao veículo.
( ) Enviar a nota para o veículo de comunicação dentro do horário combinado.
( ) Esperar ultrapassar o dead line pedido pelo veículo para evitar que novos assuntos possam aparecer e só enviar a nota quando o programa já estiver no ar.
A sequência correta e respectiva consta em
- a) V – V – V – V – F – V
- b) V – V – V – V – V – F
- c) V – V – F – V – V – F
- d) V – V – V – F – V – F
- e) V – F – V – V – V – F
- #117395
- Banca
- FCC
- Matéria
- Comunicação Social
- Concurso
- TRT 3ª Região (MG)
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
A secretaria municipal de transportes públicos de uma capital brasileira criou um perfil em uma rede social. Entre os objetivos deste perfil estão:
I. Divulgação de notas e comunicados à população.
II. Interação com os usuários de transporte público por meio de respostas aos comentários.
III. Comunicação oficial dos acontecimentos sem interação com o usuário que faz comentários.
IV. Divulgação de fotos dos eventos promovidos pela secretaria.
Traz os objetivos do perfil na rede social desta secretaria o que consta APENAS em
- a) I, III e IV.
- b) I e III.
- c) I, II e IV.
- d) II e III.
- e) IV.
- #117396
- Banca
- FCC
- Matéria
- Comunicação Social
- Concurso
- TRT 3ª Região (MG)
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
Um canal de humor foi criado na internet em agosto de 2012, quando veiculou seu primeiro vídeo, com duração total de 15'24". Paulatinamente as postagens foram reduzidas, sendo que atualmente o grupo de humoristas posta esquetes com, geralmente, 1'30 a 3', às 11h de segundas e quintas-feiras. Quase três anos depois do primeiro programa, hoje tem mais de 10 milhões de usuários inscritos e seus vídeos costumam passar de 2 milhões de visualizações. Considerando as características da mídia usada, conclui-se que a drástica redução de duração dos vídeos contribuiu para o sucesso do canal porque
- a) reduziu os custos de produção de vídeos de alta qualidade, permitindo que o grupo viabilizasse financeiramente o projeto.
- b) a rede social escolhida impõe diversas limitações técnicas para vídeos em alta definição com duração acima de dez minutos.
- c) mostrou-se mais adequada às narrativas rápidas e compartilháveis da comunicação em rede, enquanto o primeiro programa referenciou-se no consumo de conteúdo na TV.
- d) os vídeos mais curtos facilitaram a venda de anúncios no começo da exibição, permitindo a viabilidade financeira.
- e) os temas tratados nos roteiros do grupo são mais adequados a vídeos curtos do que a programas de maior duração.