Simulado TRT 3° REGIÃO (MG) | Analista Judiciário – Comunicação Social | CONCURSO
SIMULADO TRT 3° REGIÃO (MG) | ANALISTA JUDICIÁRIO – COMUNICAÇÃO SOCIAL
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso TRT 3° REGIÃO (MG) para o cargo de Analista Judiciário – Comunicação Social.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FCC para o concurso TRT 3° REGIÃO (MG). Estas questões são especificamente para o cargo de Analista Judiciário – Comunicação Social, contendo Comunicação Social que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado TRT 3° REGIÃO (MG) | Analista Judiciário – Comunicação Social contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso TRT 3° REGIÃO (MG).
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #117377
- Banca
- FCC
- Matéria
- Comunicação Social
- Concurso
- TRT 3ª Região (MG)
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(1,0) 1 -
A produção de vinheta e chamadas para o rádio devem ser cercadas de certos cuidados tais como:
I. Os trechos de músicas não devem lembrar outros programas.
II. A incorporação de ruídos e efeitos sonoros é obrigatória.
III. A originalidade sonora é uma marca esperada.
IV. O ouvinte deve identificar rapidamente o programa.
Está correto o que consta APENAS em
- a) IV.
- b) I e II.
- c) II e III.
- d) I, II e III.
- e) I, III e IV.
- #117378
- Banca
- FCC
- Matéria
- Comunicação Social
- Concurso
- TRT 3ª Região (MG)
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(1,0) 2 -
Na maioria das vezes, o produtor de telejornal está subordinado às chefias de reportagens e edição, tendo um destacado papel na realização das matérias. Em sua rotina diária na realização de pautas sua função compreende a
- a) pesquisa, levantamento de informações e agendamento de reportagens externas.
- b) redação do teaser da matéria que será veiculada no telejornal.
- c) operação da câmera nas reportagens externas realizadas pelos repórteres.
- d) operação da câmera somente nas reportagens realizadas no estúdio.
- e) elaboração da apresentação dos standups nos telejornais noturnos.
- #117379
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- FCC
- Matéria
- Comunicação Social
- Concurso
- TRT 3ª Região (MG)
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(1,0) 3 -
As cores transmitem sensações que transcendem muito o mero reconhecimento de tons e matizes. [...] Algumas cores podem mudar seu comportamento e sua influência com a mera aplicação de um recurso de luminosidade. É o caso do preto, que, por representar a ausência de luz, encerra em nossa cultura um sentimento trágico, de enlutamento, de vazio, de solidão.
(COLLARO, Antonio Celso. Produção gráfica: arte e técnica da mídia impressa)
No entanto, ao receber uma camada de verniz ou mesmo de plastificação, adquirindo assim um certo brilho, o preto passa a transmitir
- a) alegria e vitalidade.
- b) luxo e distinção.
- c) furor e vulgaridade.
- d) verdade e profundidade.
- e) calma e serenidade.
- #117380
- Banca
- FCC
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(1,0) 4 -
Na criação publicitária ele tem o papel de antecipar a construção do filme ao cliente e ilustrar o momento de apresentação da ideia. É um documento tradutório que busca sua expressão em forma de frames do filme ilustrado, que auxiliará na compreensão daquilo que a equipe da agência imaginou para o roteiro, no qual o diretor poderá aprimorar ou modificar de forma a colaborar com a ideia principal do filme. É como uma pauta, um direcionamento, uma interpretação, uma antecipação em cenas fragmentadas passível de modificação de suporte.
(BERTOMEU, João Vicente Cegato. Criação de filmes publicitários)
Essa é a definição para
- a) shooting board.
- b) briefing.
- c) travelling.
- d) storyboard.
- e) trucking shot.
- #117381
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- FCC
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- TRT 3ª Região (MG)
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(1,0) 5 -
Diz-se que toda a reportagem é também uma notícia, porém não pode-se afirmar que toda notícia seja uma reportagem. Essa recíproca não é verdadeira, pois a reportagem, em comparação com a notícia,
- a) é parcial no levantamento de dados.
- b) somente se esgota no amplo relato dos fatos.
- c) deixa de explorar o detalhamento.
- d) esgota-se após o seu anúncio.
- e) gasta menos tempo para ser produzida.
- #117382
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(1,0) 6 -
A modalidade de reportagem que utiliza técnicas instrumentais como planilhas de cálculo, banco de dados e informações coletadas na internet recebe o nome de
- a) BG.
- b) TAG.
- c) RAC.
- d) WAP.
- e) FAQ.
- #117383
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(1,0) 7 -
Uma das características da linguagem da publicidade e da propaganda é o diálogo entre texto e imagem, fundamental para a perfeita comunicação com o consumidor. Além disso, a estruturação do texto publicitário apresenta também, entre suas principais características,
- a) a elaboração de frases curtas e o uso da ordem indireta.
- b) o abuso na utilização de gírias para agradar o consumidor.
- c) o descompromisso com o vernáculo gramaticalmente correto.
- d) a persuasão, a concisão e o caráter informativo.
- e) o uso de expressões estrangeiras universalizadas.
- #117384
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(1,0) 8 -
Na redação jornalística, a técnica conhecida como pirâmide invertida é desenvolvida, fundamentalmente, a partir
- a) do lead.
- b) da ilustração.
- c) do texto-legenda.
- d) do infográfico.
- e) da legenda.
- #117385
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(1,0) 9 -
A intranet ocupa hoje um importante espaço nas organizações. Sobre ela, considere que
I. é uma espécie de mural eletrônico.
II. tem um público cativo e delimitado.
III. funciona somente como repositório de informações administrativas e normas.
IV. acelera a circulação de informações.
Está correto o que consta APENAS em
- a) III e IV.
- b) I e II.
- c) II e IV.
- d) II, III e IV.
- e) I, II e III.
- #117386
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(1,0) 10 -
Atualmente, cada vez mais as empresas e instituições estão preocupadas com o público interno. Em função disso, têm investido e dado atenção especial para o endomarketing, que pode ser definido como
- a) um sinônimo para a comunicação interna.
- b) a forma pela qual divulgam seus produtos ou serviços.
- c) a estratégia de promoção do corpo diretivo da empresa.
- d) a fórmula de baixo custo para conscientizar empregados.
- e) as ações de marketing realizadas para o público interno.
- #117387
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(1,0) 11 -
Uma empresa fabricante de vidros está instalada em um bairro residencial há mais de 30 anos. Com o aumento da demanda, houve crescimento dos processos fabris e máquinas que emitem ruídos mais altos, e são mais poluidoras, tiveram de ser instaladas nas áreas vizinhas às residências. A empresa, que no passado tinha imagem positiva na comunidade, passou a receber reclamações por carta e pelo fale conosco do site institucional. Para mitigar os problemas gerados com esta situação a empresa deve realizar
I. pesquisa de percepção de imagem com a comunidade, seguida de ações mitigadoras no processo fabril.
II. ações de responsabilidade social com a comunidade (cursos de capacitação, alfabetização, formação de empreendedores, reformas de praças e espaços públicos).
III. fechamento dos canais de interação do site institucional e migração para a rede social Linked in.
IV. nova pesquisa de percepção de imagem e reputação após as ações de mitigação e responsabilidade social.
V. campanha publicitária agressiva contra a concorrente para desviar a atenção da comunidade.
Está correto o que consta APENAS em
- a) I, III, IV e V.
- b) I, II e V.
- c) II, III e IV.
- d) I, II e IV.
- e) I, II, III e V.
- #117388
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(1,0) 12 -
Considere:
I. Características, internas e externas, lemas, ações e valores que definem o que a empresa é.
II. Percepção que as pessoas têm em relação a uma instituição. Ou seja, “Como o outro me vê?". Pode ser transitória.
III. Refere-se ao conceito ou opinião que se forma sobre essa instituição no decorrer do tempo.
Os itens I, II e III são, respectivamente, definidos como
- a) imagem, identidade e reputação.
- b) imagem, reputação e identidade.
- c) reputação, identidade e imagem.
- d) identidade, reputação e imagem.
- e) identidade, imagem e reputação.
- #117389
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(1,0) 13 -
Uma empresa multinacional, com mais de 35 anos no Brasil e líder de mercado, se instalou desde sua chegada em um bairro periférico de uma região metropolitana do sudeste brasileiro. Com o crescimento populacional, o entorno foi ocupado por população de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. Em uma determinada época, os colaboradores da empresa passaram a reclamar com as chefias do elevado índice de assaltos nos horários de almoço, entrada e saída. Esta situação foi publicada por importantes veículos de comunicação. Sobre este cenário, considere:
I. A empresa pode investir em uma política de responsabilidade social na comunidade, com cursos de capacitação e letramento, construção de centros comunitários para práticas esportivas e culturais e reformas de espaços públicos, inclusive com a participação dos colaboradores
PORQUE
II. o investimento em responsabilidade social, pode gerar imagem positiva nos diversos stakeholders: nos colaboradores, que teriam outra imagem da comunidade; nos moradores do entorno, que teriam a empresa como parceira; no poder público que, ao se beneficiar dos investimentos, pode auxiliar a empresa nos eventos e colaborar para tentar diminuir os índices de vulnerabilidade social e, finalmente, nos consumidores finais que estariam adquirindo produtos com um selo de cidadania.
- a) A afirmação I é verdadeira, a II é falsa e a segunda não explica a primeira.
- b) Ambas as afirmações são verdadeiras e a segunda explica a primeira.
- c) A afirmação I é verdadeira, a II é falsa e a segunda explica a primeira.
- d) A afirmação II é verdadeira, a I é falsa e a segunda é consequência da primeira.
- e) Ambas as afirmações são verdadeiras e a primeira é a explicação da segunda.
- #117390
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(1,0) 14 -
Uma empresa fabricante de tintas constatou que estava em segundo lugar no mercado de varejo. A assessoria de comunicação desta empresa, depois de uma série de pesquisas entre os stakeholders, diagnosticou que o fator preço não era o mais relevante na decisão de compra. As pesquisas também mostraram que não havia diferenças quanto à percepção da qualidade dentre as marcas líderes do mercado. A principal concorrente desta indústria trabalhava com uma faixa de preços muito semelhante. Em consulta aos departamentos industrial e comercial, verificou-se que não havia a possibilidade de fazer uma alteração radical na política de preços que diferenciassem sensivelmente as duas empresas. Ambas tinham igual tempo de presença no mercado e investiam números semelhantes em publicidade. A empresa líder do mercado havia ganhado e mantido, há dois anos, o selo de empresa amiga da criança e divulgava peças publicitárias com os projetos sociais atendidos. A partir deste cenário,
- a) apesar da preocupação com a cidadania, o fator preço ainda é decisivo na escolha do consumidor.
- b) a liderança de mercado independe da responsabilidade social.
- c) a responsabilidade social agrega valor à marca.
- d) o valor da marca depende, exclusivamente, da campanha publicitária.
- e) os departamentos comercial e industrial não são ouvidos pela equipe de comunicação.
- #117391
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(1,0) 15 -
Um órgão público municipal de assistência à população idosa criou um novo procedimento de atendimento em que marcações das consultas são feitas pela Internet. Para marcar este lançamento, a instituição promoveu um evento, seguido por coletiva, com a presença do presidente do órgão e do secretário municipal de assistência e desenvolvimento social. No dia seguinte ao evento, a clipagem das notícias nos veículos eletrônicos e impressos da cidade não encontrou nenhuma notícia que descrevesse o evento e a fala dos gestores. Havia apenas uma reportagem, no principal jornal da cidade, com a informação do novo procedimento, um guia explicando como a população deveria usar o serviço e a repercussão, positiva, entre os idosos entrevistados.
A partir da situação acima, considere:
I. Apesar de não terem sido encontradas notícias que descrevam o evento, o clipping trouxe informações positivas, pois o principal cliente, a população idosa, pareceu bem atendida com a iniciativa
PORQUE
II. a clipagem deve ser refeita até encontrar, ao menos em blogs, alguma notícia que traga o evento e a fala dos gestores. Do contrário, nem deve ser entregue.
- a) A afirmação I é verdadeira, a II é falsa e a segunda não justifica a primeira.
- b) Ambas as afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
- c) A afirmação I é verdadeira, a II é falsa e a segunda justifica a primeira.
- d) A afirmação II é verdadeira, a I é falsa e a segunda é consequência da primeira.
- e) Ambas as afirmações são verdadeiras e a primeira é consequência da segunda.