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Simulado SESC-DF de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado SESC-DF de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO SESC-DF DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no SESC-DF.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da SESC-DF que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores SESC-DF, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado SESC-DF de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no SESC-DF.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no SESC-DF. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO SESC-DF
Para realizar o simulado SESC-DF você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado SESC-DF você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para SESC-DF é aqui!


#160951
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Matéria
Matérias Diversas
Concurso
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(1,0) 1 - 

Em geral, utiliza-se o termo diversidade para advogar uma política de tolerância e respeito entre as diferentes culturas. Ele tem, entretanto, pouca relevância teórica, sobretudo por seu evidente essencialismo cultural, trazendo implícita a ideia de que a diversidade está dada, que ela pré-existe aos processos sociais pelos quais - em uma outra perspectiva - ela foi, antes de qualquer outra coisa, criada. Prefere-se, nesse sentido, o conceito de diferença, por enfatizar o processo social de produção da diferença e da identidade, em suas conexões, sobretudo com relações de poder e autoridade. Silva apud Candau, 2011. p. 245.
Vera Candau apresenta três grandes abordagens nos estudos do multiculturalismo: interativa ou interculturalidade; assimilacionista; e diferencialista ou monoculturalismo plural. A respeito dessas abordagens, assinale a alternativa correta.

  • a) Para a autora, a abordagem diferencialista apresenta a visão de sociedade multicultural, porém uma política assimilacionista promove a integração de todos na sociedade, incorporados à cultura hegemônica. Ela usa como exemplo a política de universalização da escolarização, no que pese considerar que a instituição escolar possui um caráter monocultural e homogeneizador.
  • b) O multiculturalismo assimilacionista parte da afirmação de que, quando se enfatiza a assimilação, termina-se por negar a diferença ou por silenciá-la. Logo, procura reconhecer a diferença, promovendo sua expressão em contexto específico, com a criação de verdadeiros apartheids socioculturais.
  • c) O interculturalismo favorece o diálogo entre os saberes e as identidades, rompe com a ideia essencialista das culturas e das identidades e entende que a cultura está em processo constante de construção, desestabilização e reconstrução.
  • d) O monoculturalismo plural promove a inter-relação entre diferentes sujeitos e grupos socioculturais.
  • e) No multiculturalismo assimilacionista, são considerados os processos de hibridização cultural que mobilizam as identidades, reformulando-as permanentemente em mecanismos segundo os quais as culturas não são puras nem estáticas.
#160952
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(1,0) 2 - 

Conforme o art. 2.º da Lei Rouanet, o Pronac foi implementado por meio dos seguintes mecanismos:

  • a) FNC; Funarte; e mecenato.
  • b) FNC; e mecenato.
  • c) FNC; Funarte; e FAC.
  • d) FNC; e Fundo de Investimento Cultural e Artístico (FICART).
  • e) FNC; FICART; e incentivo a projetos culturais.
#160953
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(1,0) 3 - 

Com relação aos estudos pós-coloniais sobre multiculturalidade, interculturalidade e diferença/diversidade, assinale a alternativa correta.

  • a) Homi Bhabha define diferença como o objeto do conhecimento empírico e diversidade cultural como o processo de enunciação da cultura.
  • b) Para Homi Bhabha, diversidade cultural é o reconhecimento de conteúdos e costumes culturais pré-dados; mantida em um enquadramento temporal relativista, ela dá origem a noções liberais de multiculturalismo, de intercâmbio cultural ou da cultura da humanidade.
  • c) Conforme Homi Bhabha, interculturalidade é a representação de uma retórica radical da separação de culturas totalizadas que existem intocadas pela intertextualidade de seus locais históricos, protegidos na utopia de uma memória mítica de uma identidade coletiva única.
  • d) Diversidade e diferença são sinônimos.
  • e) O conceito de multiculturalidade aponta para interação e influência recíproca entre as culturas, enquanto o conceito de interculturalidade parece centrar suas preocupações no conhecimento do outro, sem que isso influencie seu eu.
#160954
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(1,0) 4 - 

Acerca do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), tratado na Lei Orgânica de Cultura do DF, assinale a alternativa correta.

  • a) O FAC tem como finalidade apoiar, facilitar, promover, difundir e fomentar projetos e atividades culturais, apenas na modalidade não reembolsável.
  • b) O FAC é um fundo de natureza contábil gerido pela Secretaria de Cultura, conforme regulamento, que equivale ao mecenato (em âmbito nacional).
  • c) Os recursos do FAC também são utilizados nas despesas de manutenção administrativa da Secretaria de Estado de Cultura.
  • d) De acordo com as condições e os limites aprovados pelo Conselho de Cultura do DF dispostos em regulamentação, os proponentes não podem ser contemplados com recursos do FAC em mais de dois projetos por exercício, porém podem ser excepcionados prêmios ou concessões de apoio para participação em eventos, intercâmbios, residências e bolsas.
  • e) Podem ser utilizados até 20% dos recursos do FAC para manutenção, informatização, contratação de consultoria, contratação de pareceres, contratação de serviços auxiliares, remuneração de colegiados e profissionais responsáveis pela análise de propostas, acompanhamento, fiscalização e análise final de prestação de contas, aquisição de ferramentas de gestão, aquisição de equipamentos e outros bens e serviços dedicados ao funcionamento eficiente do FAC e do Programa de Incentivo Fiscal.
#160955
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(1,0) 5 - 

Conforme a Lei Orgânica da Cultura (Lei Complementar n.º 934/2017), o sistema de financiamento cultural no DF é constituído por um conjunto de mecanismos diversificados e articulados entre as esferas pública e privada. São eles:

  • a) FPC; FAC; ICMS; IPVA; e outros mecanismos e fundos.
  • b) FAC; ICMS; e ISS.
  • c) dotações orçamentárias do DF destinadas anualmente à Secretaria de Cultura; FPC; FAC; ICMS; ISS; e outros mecanismos e fundos.
  • d) FPC; FAC; IOF; INSS; e outros mecanismos e fundos.
  • e) dotações orçamentárias do DF destinadas anualmente à Secretaria de Cultura; COFINS; ICMS; e ISS.
#160956
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(1,0) 6 - 

A respeito de patrocínio e mecenato, assinale a alternativa correta

  • a) O patrocínio é um apoio econômico, por parte de pessoas ou instituições, particulares ou públicas, ao produtor cultural ou à produção de obra ou atividade cultural. Pode ser total ou parcial, pode custear as necessidades vitais do artista ou produtor e pode ter como objeto a produção de obra, sistema de obras ou eventos.
  • b) O mecenato restringe-se ao escopo dos interesses corporativos e setoriais e o patrocínio caracteriza-se pela capacidade de articular um conjunto de agentes em torno de objetivos negociados.
  • c) O patrocínio dá-se em proveito do beneficiado, do segmento financiado ou do produtor cultural, permitindo-lhe autonomia com relação ao seu produto, mesmo nos casos em que o mecenas tem algum ganho simbólico ou financeiro, com a transferência de recursos, e mantém um princípio distributive por parte da agência financiadora.
  • d) O mecenato não requer contrapartida direta do beneficiário, como a doação ou compra do seu produto. O patrocínio implica uma relação contratual na qual o nome do patrocinador deve ser difundido pelo patrocinado em formas acordadas, ou seja, o patrocinador deve ter o seu nome associado às obras ou ao prestígio do produtor.
  • e) Mecenato e patrocínio são sinônimos.
#160957
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(1,0) 7 - 

Segundo o cap. IV da Lei Rouanet, que trata do incentivo a projetos culturais, os contribuintes poderão deduzir do imposto de renda, por meio de doações e patrocínio, as quantias efetivamente despendidas nos projetos elencados. Essas doações e esses patrocínios atenderão exclusivamente aos seguintes segmentos:

  • a) artes cênicas; livros de valor artístico, literário ou humanístico; música erudita ou instrumental; exposições de artes visuais; doações de acervos para bibliotecas públicas, museus, arquivos públicos e cinematecas, bem como treinamento de pessoal e aquisição de equipamentos para a manutenção desses acervos; produção de obras cinematográficas e videofonográficas de curta e média metragem e preservação e difusão do acervo audiovisual; preservação do patrimônio cultural material e imaterial; e construção e manutenção de salas de cinema e teatro, que poderão funcionar também como centros culturais comunitários em municípios com menos de 100.000 habitantes.
  • b) artes cênicas; música; artes visuais; dança; preservação do patrimônio cultural material e imaterial; e construção e manutenção de salas de cinema e teatro, que poderão funcionar também como centros culturais comunitários em municípios com menos de 100.000 habitantes.
  • c) teatro; dança; circo; ópera; mímica e congêneres; produção cinematográfica, videográfica, fotográfica, discográfica e congêneres; literatura, inclusive obras de referência; música; artes plásticas, artes gráficas, gravuras, cartazes, filatelia e outras congêneres; folclore e artesanato; patrimônio cultural, inclusive histórico, arquitetônico, arqueológico, bibliotecas, museus, arquivos e demais acervos; humanidades; e rádio e televisão educativas e culturais, de caráter não comercial.
  • d) artes cênicas; livros de valor artístico, literário ou humanístico; música erudita ou instrumental; exposições de artes visuais; doações de acervos para bibliotecas públicas, museus, arquivos públicos e cinematecas, bem como treinamento de pessoal e aquisição de equipamentos para a manutenção desses acervos; e artes plásticas, artes gráficas, gravuras, cartazes, filatelia e outras congêneres.
  • e) teatro; dança; circo; ópera; mímica e congêneres; produção cinematográfica, videográfica, fotográfica, discográfica e congêneres; literatura, inclusive obras de referência; música; produção de obras cinematográficas e videofonográficas de curta e média metragem; e preservação e difusão do acervo audiovisual.
#160958
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(1,0) 8 - 

De acordo com a Lei Rouanet, o FNC é um fundo de natureza contábil, com prazo indeterminado de duração, que funcionará sob as formas de apoio a fundo perdido ou de empréstimos reembolsáveis, conforme estabelecido pelo regulamento. No entanto, a medida provisória n.º 841/2018, que trata das alterações orçamentárias para a segurança pública, destituiu o seguinte recurso da cultura:

  • a) 3% da arrecadação bruta dos concursos prognósticos e das loterias federais e similares cuja realização estiver sujeita à autorização federal, deduzindo-se esse valor do montante destinado aos prêmios.
  • b) subvenções e auxílios de entidades de qualquer natureza, inclusive de organismos internacionais.
  • c) 1% da arrecadação dos fundos de investimentos regionais a que se refere a Lei n.º 8.167/1991, obedecida, na aplicação, a respectiva origem geográfica regional.
  • d) recursos do Tesouro Nacional.
  • e) resultado das aplicações em títulos públicos federais, obedecida a legislação vigente sobre a matéria.
#160959
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(1,0) 9 - 

O ex-ministro da cultura, Gilberto Gil, durante sua gestão, conquistou o reconhecimento da cultura como direito fundamental de cada brasileiro, atestado pelo Programa Mais Cultura, de 2007. A cultura foi incorporada na Agenda Social Brasileira como vetor importante para o desenvolvimento do País, fazendo parte da política estratégica de Estado para reduzir a pobreza e a desigualdade social. Para isso, o conceito antropológico de cultura foi resgatado como

  • a) práticas e atividades que compõem as linguagens artísticas e o sistema de produção da indústria cultural.
  • b) o que é autêntico, profundo e contribui para o enriquecimento intelectual e espiritual; conjunto de características artísticas, intelectuais e morais que constituem o patrimônio de uma nação.
  • c) metáfora ao "cultivo" nos meios intelectuais e artísticos, significando o esforço despendido para o desenvolvimento das faculdades humanas ("cultura das ciências" e "cultura das artes").
  • d) soma dos saberes acumulados e transmitidos pela humanidade, instrução intelectual, conhecimento humano apreensível, oposto à natureza.
  • e) noção alargada de cultura, modos de vida que caracterizam uma coletividade, uma vez que não há ser humano desprovido de cultura, tal como não deve haver supremacia de uma cultura sobre outra.
#160960
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(1,0) 10 - 

No que se refere às políticas públicas de cultura, assinale a alternativa correta.

  • a) A Lei n.º 8.313, que instituiu o Projac (Projeto Jacarepaguá), atualmente denominado de Estúdios Globo, é popularmente conhecida como Lei Rouanet, em reconhecimento ao seu criador, o sociólogo Sérgio Paulo Rouanet.
  • b) A separação dos Ministérios de Educação e Cultura, em 1985, provocou uma diminuição orçamentária no setor de políticas públicas culturais no Brasil.
  • c) O Fundo Nacional de Cultura (FNC) corresponde ao patrocínio público indireto, via incentivo fiscal, às empresas patrocinadoras.
  • d) O mecenato corresponde ao patrocínio público direto a projetos culturais.
  • e) A seleção de projetos via editais culturais, pelo Ministério da Cultura, teve sua consolidação na gestão de Gilberto Gil/Juca Ferreira.
#160961
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(1,0) 11 - 

No livro Teatro e Formação de Espectadores, Moraes analisa o programa educativo Sesc arte-educação: transformando platéias, desenvolvido no teatro Sesc Paulo Autran, Sesc-DF (2010-2015). Esse programa, fundamentado na pedagogia do espectador, visava à formação de espectadores frequentadores e fruidores. Quanto à pedagogia do espectador e a seus desdobramentos práticos, assinale a alternativa correta

  • a) São ações de formação de público: ingressos gratuitos ou a preços populares; espetáculos em horário escolar; e ensaios de desmontagem.
  • b) São ações de formação de espectadores: mediação teatral pré e(ou) pós-espetáculo no teatro e(ou) nas escolas parceiras; oficinas pontuais oferecidas pelos grupos teatrais para estudantes; visitas guiadas (teatro ao avesso); e formação continuada para professores.
  • c) O programa educativo Sesc arte-educação: transformando platéias e a pedagogia do espectador visam à formação de espectadores no futuro.
  • d) A pedagogia do espectador atua no sentido de melhorar o comportamento dos estudantes-espectadores no teatro.
  • e) A pedagogia do espectador fundamenta-se no método semiótico de análise de espetáculos.
#160962
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(1,0) 12 - 

A respeito da pedagogia do espectador, Desgranges afirma que a recepção se faz como experiência histórica, do presente, no presente, em que o leitor precisa se valer da própria experiência, pois a leitura só faz sentido no horizonte presente da obra recebida. Considerando essa informação, assinale a alternativa correta.

  • a) A pedagogia do espectador parte do pressuposto de que todas as pessoas já nascem espectadoras.
  • b) Os ensaios de desmontagem consistem na permanência de espectadores, após o espetáculo, para realizar a observação da desmontagem da cena (figurino, cenário, iluminação etc.) na sala de teatro.
  • c) O acesso linguístico diz respeito a ações que despertem nos espectadores o gosto pelo teatro, o desejo do gozo estético e a vontade de conquista do prazer da autonomia interpretativa em sua relação com o espetáculo.
  • d) Os ensaios de preparação são realizados após a recepção dos espetáculos, com o intuito de provocar o debate e a criação de cenas de elaboração compreensiva.
  • e) Um dos principais objetivos da pedagogia do espectador é promover a reflexão sobre o julgamento estético dos espectadores, por isso os ensaios de prolongamento devem ser iniciados com a seguinte pergunta: quem gostou e quem não gostou do espetáculo?
#160963
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(1,0) 13 - 

Quanto ao desenho universal, expresso na Lei n.º 10.098/2000, assinale a alternativa correta.

  • a) Adequações físicas, como rampas, elevadores, pavimentos sem degraus, passagens e portas mais largas, altura de balcões mais baixa e sanitários maiores, proporcionam um percurso ergonômico para todos os indivíduos.
  • b) A Lei n.º 10.098/2000, de acordo com a noção de desenho universal, exige a adaptação de espaços culturais com banheiro reservado a deficientes, rebaixamento de calçadas e barras de apoio.
  • c) Um dos grandes impasses na implementação do desenho universal em espaços educacionais e culturais é que adequações de comunicação, como legendas em português em filmes e vídeos, audiodescrição, materiais de mediação multissensoriais, guias de visitação auditivos e multimídia, comprometem a aprendizagem de crianças em fase de alfabetização.
  • d) O conceito de desenho universal é o de que os ambientes estejam preparados para acolher exclusivamente pessoas com necessidades especiais.
  • e) O desenho universal constitui barreiras nas formas de relacionamento, beneficiando a todos e contribuindo para um ambiente mais acolhedor e convidativo para os visitantes, independentemente de suas diferenças sociais e preferências individuais.
#160964
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(1,0) 14 - 

A formação de público é um dos principais desafios dos espaços culturais e da produção cultural e tem como agravante a crise econômica, política e educacional que o Brasil enfrenta nesse momento (de 2013 até o presente). A acessibilidade cultural, nesse contexto, pode ser uma aliada nas inovações necessárias e na reinvenção da produção cultural, criando espaços acolhedores e ergonômicos, discursos mais democráticos e recursos de comunicação e mediação multissensoriais que consideram novos públicos e novas formas de acessar e fruir espaços, serviços e produtos culturais. Viviane Sarraf. Acessibilidade cultural para pessoas com deficiência - benefícios para todos. In: Revista do Centro de Pesquisa e Formação, n.0 6, junho/2018, p. 23-43.
Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a alternativa correta acerca de acessibilidade em espaços culturais.

  • a) Uma das principais frentes de luta pela acessibilidade às manifestações artístico-culturais na atualidade busca que ela seja incluída no texto da Declaração Internacional de Direitos Humanos, a fim de ser considerada como direito universal do cidadão.
  • b) Na atualidade, entende-se por acessibilidade a eliminação de barreiras físicas/arquitetônicas de um espaço construído.
  • c) O desenho universal é uma tecnologia direcionada apenas aos que dele necessitam.
  • d) A acessibilidade cultural refere-se exclusivamente ao acesso de pessoas com deficiência.
  • e) Para que as instituições culturais sejam universalmente acessíveis, elas deverão oferecer a todos os visitantes pleno acesso a seus espaços e conteúdos, independentemente das condições sociais, sensoriais, cognitivas ou físicas dessas pessoas.
#160965
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(1,0) 15 - 

Setores educativos de museus, projetos de ação cultural e ações educativas em escolas com frequência se valem da noção de mediação como o eixo em torno do qual transitam seus objetivos. Diretamente vinculado à perspectiva de uma política cultural, o conceito de mediação diz respeito a ações deliberadas, tendo em vista intermediar a relação entre o indivíduo e a obra artística. Maria Lúcia Pupo. Para alimentar o desejo de teatro. São Paulo: Hucitec, 2015. p. 54.
Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a alternativa correta com base nos estudos de Maria Lúcia Pupo acerca dessas ações culturais.

  • a) Defendendo a perspectiva de espectador emancipado, considera que não existe espectador passivo.
  • b) Formação de espectador, formação de público e formação de platéia são sinônimos.
  • c) Estratégias de mediação teatral costumam ser realizadas durante o ato da fruição do espectador.
  • d) Projetos de formação de espectadores possuem, no eixo de sua preocupação, o conjunto dos fruidores e a expectativa de sua ampliação quantitativa.
  • e) A mediação teatral visa contextualizar o que o artista queria dizer com determinada obra. Para isso, é necessário que o mediador compreenda os símbolos de linguagem utilizados pelo artista, a fim de decifrá-los para o espectador.