Simulado SEDUC-SP | Supervisor de Ensino | CONCURSO
SIMULADO SEDUC-SP | SUPERVISOR DE ENSINO
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SEDUC-SP para o cargo de Supervisor de Ensino .
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca VUNESP para o concurso SEDUC-SP. Estas questões são especificamente para o cargo de Supervisor de Ensino , contendo Legislação Estadual que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SEDUC-SP | Supervisor de Ensino contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SEDUC-SP.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #122828
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- SEDUC-SP
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(1,0) 1 -
O art. 15 do Decreto n° 57.141, de 18 de julho de 2011, que reorganiza a Secretaria da Educação e dá providências correlatas, dispõe sobre a estrutura de cada Diretoria de Ensino e, em seus incisos IV, V e VI, estabelece três centros, com seus respectivos núcleos, para atendimento às demandas relativas ao funcionamento das escolas. As questões relativas à “Vida Escolar” são atendidas por núcleo que integra o Centro
- a) Especializado de Ensino.
- b) de Administração, Finanças e Infraestrutura.
- c) de Recursos Humanos.
- d) de Informações Educacionais e Gestão da Rede.
- e) Tecnológico.
- #122829
- Banca
- VUNESP
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- SEDUC-SP
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(1,0) 2 -
Heloisa, Supervisora de Ensino de Diretoria Regional de Ensino paulista, atua, no seu setor, junto à escola particular que teve troca de Mantenedor em 2017. Em 2018, a diretora dessa escola dispensou os professores habilitados e contratou estagiários para que a instituição deixasse de recolher os encargos sociais. Ao verificar o ocorrido, Heloisa determinou à diretora a incorporação de medidas saneadoras para regularizar a situação da escola. Considerando que tais medidas não foram acatadas pela direção, a Supervisora deverá aplicar à escola o que dispõe o art. 72 Inciso VI alínea “d” do Decreto n° 57.141/2011, encaminhando ao Dirigente Regional
- a) proposta de fechamento da escola enquanto durassem as irregularidades.
- b) representação, pois foram esgotados orientações e recursos saneadores ao seu alcance.
- c) solicitação para transferência dessa escola de seu setor de supervisão.
- d) proposta para as medidas saneadoras continuarem a ser oferecidas pela ação direta do próprio Dirigente Regional.
- e) manifestação para que a Diretoria Regional deixe de convalidar qualquer ato dessa escola, enquanto durar a irregularidade já existente.
- #122831
- Banca
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(1,0) 3 -
A Lei n° 10.177/1998 afirma em seu art. 4° que a Administração Pública atuará em obediência aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, razoabilidade, finalidade, interesse público e motivação dos atos administrativos. Segundo seu art. 5 , “a norma administrativa deve ser interpretada e aplicada da forma que melhor garanta a realização do fim público a que se dirige”. E, conforme afirma no Art. 10° , a Administração anulará seus atos inválidos, de ofício ou por provocação de pessoa interessada, devendo deixar de fazê-lo quando:
- a) ultrapassado o prazo de 15 (quinze) anos contado de sua ocorrência.
- b) da irregularidade apenas resultar prejuízo moral a terceiros.
- c) forem passíveis de convalidação.
- d) ultrapassado o prazo de 12 (doze) anos contado de sua produção.
- e) da irregularidade apenas resultar prejuízo financeiro a terceiros.
- #122832
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- SEDUC-SP
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(1,0) 4 -
José Cretella Junior (1969,v. 6:153) in: Di Prieto (2018) define a sindicância administrativa como o meio sumário de que se utiliza a Administração do Brasil para, sigilosa ou publicamente, com indiciados ou não, proceder à apuração das ocorrências anômalas no serviço público, as quais, confirmadas, fornecerão elementos concretos para a imediata abertura do processo administrativo contra o funcionário público responsável. Assim, a sindicância seria uma fase preliminar ao processo administrativo e, de acordo com o art. 269 da Lei n° 10.261/1968, alterada pela Lei Complementar n° 942/2003, ela será instaurada quando a falta disciplinar, por sua natureza, puder determinar pena de
- a) cassação de aposentadoria.
- b) repreensão, suspensão ou multa.
- c) demissão a bem do serviço público.
- d) disponibilidade.
- e) readaptação.
- #122833
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(1,0) 5 -
Hilário é Supervisor de Ensino de uma Diretoria Regional de Ensino do Estado de São Paulo e em seu setor atuam três Diretores de Escola substitutos, novos na função. Para orientá-los quanto a procedimentos disciplinares, Hilário deverá explicar-lhes que, de acordo com o art. n° 268 da Lei n° 10.261/1968, alterada pela Lei Complementar n° 942/2003, a apuração de infrações disciplinares é realizada mediante Sindicância ou Processo Administrativo e para o possível infrator
- a) é facultada a ampla defesa, apenas quando a falta disciplinar requerer a pena de demissão.
- b) são vedados o contraditório e a ampla defesa.
- c) é possível a apresentação de até três provas ou testemunhos em sua defesa.
- d) são assegurados o contraditório e a ampla defesa.
- e) é concedida a defesa, apenas se a falta disciplinar implicar em repreensão.
- #122834
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(1,0) 6 -
O Decreto n° 57.141/2011, em seu art. 72, define as atribuições das Equipes de Supervisão, por meio dos Supervisores de Ensino que as integram. No inciso IV, letra “e”, consta como uma das atribuições dos supervisores de ensino:
- a) compor comissões de atribuição de classes e aulas, com participação de diretores de escola, encarregadas de atribuir todas as classes e aulas das escolas jurisdicionadas à diretoria regional de ensino.
- b) apoiar a área de recursos humanos nos aspectos pedagógicos do processo de atribuição de classes e aulas.
- c) coordenar a atribuição de classes e aulas, em todas as escolas públicas de seu respectivo setor.
- d) dirimir, em plantão permanente, durante o período de atribuição de aulas, todas as dúvidas a respeito da legislação pertinente.
- e) realizar a atribuição de classes e aulas aos docentes não titulares de cargo e homologar a atribuição feita, pelos diretores de escola, aos titulares, em seu setor de supervisão.
- #122835
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(1,0) 7 -
De acordo com Murici e Chaves (2016), para que o sistema de educação cumpra amplamente sua função e resultados de qualidade sejam obtidos, cada um de seus elos deve cumprir suas atribuições por meio da execução de processos e atividades que agreguem valor, “sem perder de vista a conexão com o objetivo maior”.
Tendo presentes essas análises, considere as atribuições que se seguem, estabelecidas no art. 49 do Decreto Estadual n° 57.141/2011, que reorganiza a Secretaria da Educação e dá providências correlatas:
I. Organizar e gerenciar sistemas de informação na área educacional, abrangendo estatísticas, avaliações e indicadores de gestão;
II. propor, elaborar, divulgar e orientar a implementação de normas e procedimentos referentes aos sistemas informatizados da Secretaria;
III. integrar e dar suporte aos sistemas informatizados e bancos de dados da Secretaria;
IV. definir e administrar os recursos de informação, informática e comunicação digital da Secretaria;
V. analisar resultados de avaliações e informações do sistema de ensino, realizar diagnósticos e elaborar recomendações para subsidiar a formulação das políticas, programas e projetos educacionais, em articulação com a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica;
VI. promover a disseminação das informações técnicas, de ordem legal e outras referentes à educação básica;
VII. articular-se com instituições nacionais, estrangeiras e internacionais, em sua área de atuação.
No sistema educacional paulista, elo do sistema nacional, essas são atribuições:
- a) da Coordenadoria de Orçamento e Finanças.
- b) dos Núcleos de Apoio Administrativo.
- c) da Coordenadoria de Infraestrutura e Serviços Escolares.
- d) da Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional.
- e) da Unidade de Atendimento aos Órgãos de Controle Externo.
- #122836
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(1,0) 8 -
O Decreto n° 57.141/2011, que reorganiza a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e dá providências correlatas, estabelece, em seu artigo 72, as atribuições das Equipes de Supervisão de Ensino, por meio dos Supervisores de Ensino que as integram. Essas atribuições
- a) obrigam supervisionar, por meio de visitas, escolas públicas e particulares, assessorando seus professores com vistas à qualidade de ensino.
- b) dizem respeito às diretrizes legais e curriculares, envolvendo orientação para seu cumprimento, avaliação e correções necessárias, em todas as escolas, e, nas públicas, assessoria a suas equipes, em todos os aspectos.
- c) abrangem escolas públicas e particulares e dizem respeito a aspectos pedagógicos nas primeiras e legais nas últimas.
- d) focalizam a orientação, a assessoria, o acompanhamento e a correção, se necessária, em relação às diretrizes legais, administrativas e pedagógicas, igualmente, nas escolas públicas, particulares, comunitárias e confessionais.
- e) referem-se a aspectos pedagógicos, administrativos e legais, apenas das escolas públicas.
- #122837
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(1,0) 9 -
Nos termos do Decreto n° 60.428, de 08.05.2014 (aprova o Código de Ética da Administração Pública Estadual e dá nova redação a dispositivos do Decreto n° 57.500, de 8 de novembro de 2011), assinale a alternativa correta.
- a) Não é necessário que os órgãos e entidades da Administração Pública mantenham registro de suas reuniões e audiências.
- b) O agente público deverá esclarecer a existência de eventual conflito de interesses, não sendo necessário comunicar eventuais circunstâncias, suspeições ou fatos impeditivos de sua participação em decisão individual ou em órgão colegiado.
- c) O agente público somente poderá participar de seminários, congressos e eventos de forma gratuita, sem receber qualquer remuneração, vantagens ou despesas.
- d) É dever do agente público ter sempre em vista o interesse público e o bem comum, observando, em sua função ou fora dela, a dignidade, o decoro, o zelo e os princípios morais, evitando qualquer conflito de interesses.
- e) É vedado ao agente público receber qualquer tipo de presentes, mesmo não tendo valor comercial.
- #122838
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(1,0) 10 -
Nos termos do Decreto n° 58.052, de 16.05.2012 (regulamenta a Lei n° 12.527, de 18.11.2011, que regula o acesso a informações, e dá providências correlatas), os documentos, dados e informações sigilosas em poder de órgãos e entidades da Administração Pública Estadual, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderão ser classificados nos seguintes graus:
- a) ultrassecreto, secreto e reservado.
- b) secreto, pessoal e confidencial.
- c) funcional, secreto e pessoal.
- d) ultrassecreto, confidencial e pessoal.
- e) pessoal, reservado e funcional.
- #122839
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(1,0) 11 -
Nos termos da Lei Complementar n° 1.080, de 17.12.2008, no que concerne à licença-prêmio aos integrantes dos quadros das Secretarias de Estado, é correto afirmar que
- a) é vedada a sua conversão em pecúnia, sendo autorizada, entre outras hipóteses, nas situações de adoção.
- b) poderá ser convertida em pecúnia, independentemente de requerimento, uma parcela de sessenta dias.
- c) é vedada a sua conversão em pecúnia, sendo autorizada apenas na hipótese de aposentadoria.
- d) poderá ser convertida em pecúnia, mediante requerimento, uma parcela de sessenta dias.
- e) poderá ser convertida em pecúnia, mediante requerimento, uma parcela de trinta dias.
- #122840
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(1,0) 12 -
Nos termos da Lei Complementar n° 1.080, de 17.12.2008, se o período de substituição for igual ou superior a _________ , o servidor fará jus à diferença entre o valor do padrão ou da referência em que estiver enquadrado o cargo de que é titular ou a função-atividade de que é ocupante.
Assinale a alternativa que corretamente completa o enunciado.
- a) cinco dias
- b) uma semana
- c) quinze dias
- d) dez dias
- e) doze dias
- #122841
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(1,0) 13 -
Nos termos da Lei Complementar n° 1.080, de 17.12.2008, é correto afirmar que promoção é a
- a) passagem do servidor de um grau para outro imediatamente superior dentro de uma mesma classe da respectiva referência.
- b) passagem do servidor da referência 1 para a referência 2 de sua respectiva classe, devido à aquisição de competências adicionais às exigidas para ingresso no cargo de que é titular ou função-atividade de que é ocupante.
- c) passagem do servidor da referência A para a referência B de sua respectiva classe ou não, independentemente da aquisição de competências adicionais às exigidas para ingresso no cargo de que é titular.
- d) passagem do servidor da referência 1 para a referência 2 de sua respectiva classe, independentemente da aquisição de competências adicionais às exigidas para ingresso no cargo de que é titular.
- e) passagem do servidor de um grau para outro imediatamente superior dentro de uma mesma referência da respectiva classe.
- #122842
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(1,0) 14 -
Nos termos da Lei Complementar n° 1.080, de 17.12.2008, é correto afirmar que progressão é a
- a) passagem do servidor da referência A para a referência B de sua respectiva classe, devido à aquisição de competências adicionais às exigidas para ingresso no cargo de que é titular ou função-atividade de que é ocupante.
- b) mudança de referência do servidor que passa de um grau para outro imediatamente superior dentro de uma mesma divisão ou função da respectiva classe.
- c) passagem do servidor da referência 1 para a referência 2 de sua respectiva classe, devido à aquisição de competências adicionais às exigidas para ingresso no cargo de que é titular ou função-atividade de que é ocupante.
- d) passagem do servidor de um grau para outro imediatamente superior dentro de uma mesma referência da respectiva classe.
- e) passagem do servidor de um grau para outro imediatamente superior dentro de um mesmo grau da respectiva classe.
- #122843
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(1,0) 15 -
Os cargos e as funções-atividades abrangidos pela Lei Complementar n°1.080, de 17.12.2008, serão exercidos em Jornada Completa de Trabalho, caracterizada pela exigência da prestação de quarenta horas semanais de trabalho.
É correto afirmar que se excetuam do disposto no enunciado
- a) apenas os cargos cujos ocupantes estejam sujeitos a Jornada Comum de Trabalho, caracterizada pela exigência da prestação de vinte e cinco horas semanais de trabalho.
- b) os cargos e as funções-atividades cujos ocupantes estejam sujeitos a Jornada Comum de Trabalho, caracterizada pela exigência da prestação de trinta e cinco horas semanais de trabalho.
- c) os cargos e as funções-atividades cujos ocupantes estejam sujeitos a Jornada Comum de Trabalho, caracterizada pela exigência da prestação de vinte e cinco horas semanais de trabalho.
- d) os cargos e as funções-atividades cujos ocupantes estejam sujeitos a Jornada Comum de Trabalho, caracterizada pela exigência da prestação de trinta horas semanais de trabalho.
- e) apenas as funções-atividades cujos ocupantes estejam sujeitos a Jornada Comum de Trabalho, caracterizada pela exigência da prestação de vinte e cinco horas semanais de trabalho.