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Simulado Seduc-CE | Professor de Educação Física | CONCURSO

Simulado Seduc-CE | Professor de Educação Física

SIMULADO SEDUC-CE | PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso Seduc-CE para o cargo de Professor de Educação Física.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca Cespe para o concurso Seduc-CE. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor de Educação Física, contendo que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado Seduc-CE | Professor de Educação Física contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso Seduc-CE.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#50276
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEDUC-CE
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difícil

(1,0) 1 - 

O habeas data representa a garantia do princípio da

  • a) publicidade.
  • b) eficiência.
  • c) impessoalidade.
  • d) proporcionalidade.
  • e) moralidade.
#50277
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEDUC-CE
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 2 - 

Assinale a opção correta em relação à convocação de servidor público federal para o serviço militar.

  • a) A liberação do servidor só poderá ser solicitada a cada quinquênio.
  • b) A liberação do servidor militar só ocorrerá a critério da administração pública, por intermédio da avaliação da chefia imediata.
  • c) Concluído o serviço militar, o servidor terá trinta dias para reassumir o exercício do cargo.
  • d) Não será concedida licença para servidores em período de estágio probatório.
  • e) O servidor, caso seja incorporado nas forças armadas, não terá direito de receber remuneração do seu cargo estatutário civil.
#50278
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEDUC-CE
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Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 3 - 

De acordo com o que dispõe a Lei n.º 14.404/2009 do estado do Ceará, a respeito de concursos públicos assinale a opção correta.

  • a) O servidor poderá ter ascensão funcional durante a realização do estágio probatório, desde que cumpra as condições previstas e tenha avaliação favorável da chefia imediata.
  • b) O programa de capacitação profissional é etapa obrigatória em concurso público.
  • c) O professor concursado poderá ser afastado de suas funções de docência para ocupar cargo em comissão na sede da SEDUC.
  • d) As provas práticas têm caráter exclusivamente classificatório.
  • e) As provas de títulos têm caráter eliminatório e classificatório
#50279
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEDUC-CE
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difícil

(1,0) 4 - 

Nos termos da responsabilidade do servidor público, o professor que cometer improbidade administrativa durante o período em que se encontra em exercício

  • a) terá de reparar o dano patrimonial causado, se assim for decido na esfera penal.
  • b) poderá ser absolvido caso faltem provas e se for o entendimento da esfera civil.
  • c) será responsabilizado nas três esferas, sendo a apuração do crime apreciada na esfera civil.
  • d) poderá ter cassada a aposentadoria, caso seja condenado.
  • e) poderá receber punição funcional decidida na esfera civil.
#50280
Banca
CESPE
Matéria
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Concurso
SEDUC-CE
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difícil

(1,0) 5 - 

A Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) estabelecem que a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios devem organizar, em regime de colaboração, seus sistemas de ensino, dispondo sobre competências e atribuições dos entes federados e dos sistemas de ensino. A respeito dos dispositivos constitucionais que tratam do regime de colaboração, assinale a opção correta.

  • a) Compete privativamente à União definir as formas de colaboração entre os entes federados na organização de seus sistemas de ensino para a oferta do ensino obrigatório.
  • b) A oferta de educação básica pública pelos entes federados deve priorizar o atendimento a jovens e adultos sem escolarização.
  • c) A União tem o dever de financiar o ensino superior oferecido pelos entes federados.
  • d) Os estados e o Distrito Federal deverão atuar, prioritariamente, no ensino fundamental e no ensino médio.
  • e) No âmbito educacional, os municípios devem atuar, com exclusividade, na educação infantil e no ensino fundamental.
#50281
Banca
CESPE
Matéria
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Concurso
SEDUC-CE
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difícil

(1,0) 6 - 

Em relação às incumbências atribuídas aos entes federados, às instâncias e aos segmentos institucionais, segundo a LDB, assinale a opção correta.

  • a) Cabe aos estados centralizar o poder decisório relacionado às formas de colaboração - referentes à oferta do ensino fundamental em seus âmbitos -, a fim de garantir equidade na distribuição de responsabilidades entre os municípios.
  • b) Cabe aos municípios organizar e manter seus sistemas de ensino, sendo-lhes vedada a opção de compor com os estados um sistema único de educação básica.
  • c) Cabe aos estabelecimentos de ensino a articulação com as famílias e a comunidade, com vistas a promover a integração entre escola e sociedade.
  • d) É facultado aos docentes participar da elaboração da proposta pedagógica da escola.
  • e) Cabe à União, de forma unilateral, tomar as decisões referentes às competências e diretrizes norteadoras dos currículos da educação básica nos estados, no Distrito Federal e nos municípios
#50282
Banca
CESPE
Matéria
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Concurso
SEDUC-CE
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difícil

(1,0) 7 - 

Com relação ao disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a opção correta acerca do direito à educação.

  • a) Os pais ou responsáveis devem ser estimulados a matricular seus filhos na rede regular de ensino, sendo este um ato destituído do caráter de obrigatoriedade.
  • b) À criança e ao adolescente é vedada a contestação dos critérios avaliativos utilizados para aferição de seu desempenho em qualquer instância escolar.
  • c) O poder público deve ofertar ensino diurno regular ao adolescente trabalhador, sendo a oferta noturna facultativa.
  • d) Os gestores de escolas de ensino fundamental devem comunicar ao conselho tutelar casos de evasão escolar e de níveis elevados de repetência.
  • e) Cabe aos professores fazer o recenseamento e a chamada escolar dos educandos no ensino fundamental.
#50283
Banca
CESPE
Matéria
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Concurso
SEDUC-CE
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difícil

(1,0) 8 - 

Acerca do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e de suas disposições legais, assinale a opção correta.

  • a) Os recursos que compõem o FUNDEB são, em sua totalidade, provenientes de impostos e transferências - vinculados à educação - dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
  • b) A complementação dos recursos pela União é direcionada, a título de incentivo, a regiões com índices de rendimento escolar superiores.
  • c) A distribuição dos recursos é feita de acordo com o número de alunos da educação básica, com base em dados da matrícula apurada pelos sistemas de ensino no ano em curso.
  • d) Pelo menos 60% dos recursos anuais totais devem ser destinados ao pagamento da remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede pública de ensino.
  • e) O acompanhamento e o controle social sobre a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do FUNDEB devem ser exercidos no âmbito municipal, por um conselho federal criado especificamente para esse fim
#50284
Banca
CESPE
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Concurso
SEDUC-CE
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(1,0) 9 - 

De acordo com o Decreto federal n.º 5.154/2004, assinale a opção correta.

  • a) O fortalecimento da integração da educação básica com a educação superior é premissa da educação profissional.
  • b) Os cursos de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação são exceções da exigência de orientação por diretrizes curriculares nacionais definidas pelo Conselho Nacional de Educação.
  • c) Nos cursos e programas de educação profissional técnica e nos cursos de educação profissional tecnológica inexiste a possibilidade de terminalidade intermediária.
  • d) A articulação entre a educação profissional técnica de nível médio e o ensino médio ocorrerá de forma integrada, de forma concomitante e de forma subsequente.
  • e) As formas de desenvolvimento da educação profissional não incluem os cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores.
#50285
Banca
CESPE
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Concurso
SEDUC-CE
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(1,0) 10 - 

Com relação à concepção emancipadora de projeto político pedagógico (PPP), assinale a opção correta.

  • a) A formação continuada dos profissionais da escola comprometida com a construção do PPP deve limitar-se ao aprofundamento de saberes ou conteúdos curriculares, evitando a abordagem de temas que não interfiram diretamente na aprendizagem formal.
  • b) O PPP auxilia a rotina do mando impessoal e racionalizado da burocracia que permeia as relações no interior da escola, reforçando os efeitos da divisão do trabalho e da hierarquização dos poderes de decisão.
  • c) O PPP está direta e exclusivamente relacionado com a organização do trabalho pedagógico da escola no nível da sala de aula, tendo como referência básica o currículo e os planos de aula.
  • d) O PPP visa à qualidade em todo o processo vivido no ambiente escolar, considerando a escola como uma instituição social, inserida na sociedade capitalista, que reflete, no seu interior, as determinações e contradições dessa sociedade.
  • e) A qualidade que se busca com a construção do PPP implica duas dimensões indissociáveis: a formal ou técnica e a política, sendo essa última sempre subordinada à primeira.
#50286
Banca
CESPE
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SEDUC-CE
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(1,0) 11 - 

Assinale a opção correspondente à corrente do pensamento pedagógico brasileiro que se articula diretamente ao sistema produtivo para aperfeiçoar a ordem social vigente, formando mão de obra especializada para o mercado de trabalho.

  • a) progressista libertadora
  • b) liberal renovadora não diretiva
  • c) liberal tecnicista
  • d) progressista libertária
  • e) liberal renovadora progressiva
#50287
Banca
CESPE
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SEDUC-CE
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(1,0) 12 - 

A teoria da aprendizagem que se refere à hereditariedade do sujeito e afirma que suas características são determinadas desde o seu nascimento, é a denominada

  • a) cognitivismo.
  • b) empirismo.
  • c) inatismo.
  • d) behaviorismo.
  • e) interacionismo.
#50288
Banca
CESPE
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SEDUC-CE
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(1,0) 13 - 

Com relação à perspectiva democrática da gestão escolar, assinale a opção correta.

  • a) Os conselhos escolares têm como pilares a função deliberativa e fiscalizadora, não utilizando a função consultiva, uma vez que esta descaracteriza a concepção de um conselho.
  • b) A participação deve ser o mecanismo exclusivo de um processo democrático nas instâncias participativas escolares, pois a representatividade compromete o princípio da democracia.
  • c) A gestão da escola deve privilegiar o aspecto interno que contemple os processos administrativos e a participação da comunidade escolar no projeto pedagógico, em detrimento do componente externo da gestão, ligado à função social da escola, ou seja, à forma como produz, divulga e socializa o conhecimento.
  • d) A descentralização administrativa vista como um processo de transferência de competências para as escolas é um princípio essencial para a construção de processos e instrumentos que sustentem a gestão
  • e) A dimensão jurídico-administrativa não pode ser o único pilar da autonomia escolar, pois não garante a instituição de formas de autogoverno nas escolas, o que efetiva a autonomia.
#50289
Banca
CESPE
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SEDUC-CE
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(1,0) 14 - 

Com referência às incumbências da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios e à organização de seus respectivos sistemas de ensino, disciplinados pela LDB, assinale a opção correta.

  • a) Cabe aos estados assumirem o transporte escolar dos alunos das redes estadual e municipal.
  • b) É permitida a atuação dos municípios em outros níveis de ensino que não sejam os seus prioritários, sempre que houver, comprovadamente, demanda da sociedade.
  • c) As instituições de educação superior, criadas e mantidas pela iniciativa privada, fazem parte dos sistemas municipais de ensino.
  • d) Compõem os sistemas municipais de ensino as instituições de educação superior mantidas pelo poder público municipal.
  • e) Cabe à União estabelecer, em colaboração com os estados, o Distrito Federal e os municípios, competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio.
#50290
Banca
CESPE
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Concurso
SEDUC-CE
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(1,0) 15 - 

No que se refere aos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), assinale a opção correta.

  • a) A concepção curricular presente nos PCNEM elimina o ensino de conteúdos específicos e considera que estes fragilizam o processo global de ensino com várias dimensões articuladas
  • b) O desenvolvimento da parte diversificada do currículo implica a profissionalização e a diversificação de experiências escolares com o objetivo de preparação para o mercado de trabalho.
  • c) A organização curricular proposta nos PCNEM busca dar significado ao conhecimento escolar, mediante a compartimentalização e o acúmulo de informações.
  • d) A Base Nacional Comum abrange a dimensão de preparação para o prosseguimento de estudos e, nesse sentido, a construção de competências e habilidades básicas constitui o objetivo do processo de aprendizagem.
  • e) Para assegurar a unidade de ação nos sistemas de ensino, a flexibilidade não pode ser um princípio na organização dos conteúdos mencionados em lei, mas somente na metodologia a ser desenvolvida no processo de ensino-aprendizagem e na avaliação.