Simulado Seduc-CE | Professor de Educação Física | CONCURSO
SIMULADO SEDUC-CE | PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso Seduc-CE para o cargo de Professor de Educação Física.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca Cespe para o concurso Seduc-CE. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor de Educação Física, contendo que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado Seduc-CE | Professor de Educação Física contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso Seduc-CE.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #50276
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- SEDUC-CE
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(1,0) 1 -
O habeas data representa a garantia do princípio da
- a) publicidade.
- b) eficiência.
- c) impessoalidade.
- d) proporcionalidade.
- e) moralidade.
- #50277
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
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- Múltipla escolha
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(1,0) 2 -
Assinale a opção correta em relação à convocação de servidor público federal para o serviço militar.
- a) A liberação do servidor só poderá ser solicitada a cada quinquênio.
- b) A liberação do servidor militar só ocorrerá a critério da administração pública, por intermédio da avaliação da chefia imediata.
- c) Concluído o serviço militar, o servidor terá trinta dias para reassumir o exercício do cargo.
- d) Não será concedida licença para servidores em período de estágio probatório.
- e) O servidor, caso seja incorporado nas forças armadas, não terá direito de receber remuneração do seu cargo estatutário civil.
- #50278
- Banca
- CESPE
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- Concurso
- SEDUC-CE
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(1,0) 3 -
De acordo com o que dispõe a Lei n.º 14.404/2009 do estado do Ceará, a respeito de concursos públicos assinale a opção correta.
- a) O servidor poderá ter ascensão funcional durante a realização do estágio probatório, desde que cumpra as condições previstas e tenha avaliação favorável da chefia imediata.
- b) O programa de capacitação profissional é etapa obrigatória em concurso público.
- c) O professor concursado poderá ser afastado de suas funções de docência para ocupar cargo em comissão na sede da SEDUC.
- d) As provas práticas têm caráter exclusivamente classificatório.
- e) As provas de títulos têm caráter eliminatório e classificatório
- #50279
- Banca
- CESPE
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- Concurso
- SEDUC-CE
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(1,0) 4 -
Nos termos da responsabilidade do servidor público, o professor que cometer improbidade administrativa durante o período em que se encontra em exercício
- a) terá de reparar o dano patrimonial causado, se assim for decido na esfera penal.
- b) poderá ser absolvido caso faltem provas e se for o entendimento da esfera civil.
- c) será responsabilizado nas três esferas, sendo a apuração do crime apreciada na esfera civil.
- d) poderá ter cassada a aposentadoria, caso seja condenado.
- e) poderá receber punição funcional decidida na esfera civil.
- #50280
- Banca
- CESPE
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- SEDUC-CE
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(1,0) 5 -
A Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) estabelecem que a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios devem organizar, em regime de colaboração, seus sistemas de ensino, dispondo sobre competências e atribuições dos entes federados e dos sistemas de ensino. A respeito dos dispositivos constitucionais que tratam do regime de colaboração, assinale a opção correta.
- a) Compete privativamente à União definir as formas de colaboração entre os entes federados na organização de seus sistemas de ensino para a oferta do ensino obrigatório.
- b) A oferta de educação básica pública pelos entes federados deve priorizar o atendimento a jovens e adultos sem escolarização.
- c) A União tem o dever de financiar o ensino superior oferecido pelos entes federados.
- d) Os estados e o Distrito Federal deverão atuar, prioritariamente, no ensino fundamental e no ensino médio.
- e) No âmbito educacional, os municípios devem atuar, com exclusividade, na educação infantil e no ensino fundamental.
- #50281
- Banca
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- SEDUC-CE
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(1,0) 6 -
Em relação às incumbências atribuídas aos entes federados, às instâncias e aos segmentos institucionais, segundo a LDB, assinale a opção correta.
- a) Cabe aos estados centralizar o poder decisório relacionado às formas de colaboração - referentes à oferta do ensino fundamental em seus âmbitos -, a fim de garantir equidade na distribuição de responsabilidades entre os municípios.
- b) Cabe aos municípios organizar e manter seus sistemas de ensino, sendo-lhes vedada a opção de compor com os estados um sistema único de educação básica.
- c) Cabe aos estabelecimentos de ensino a articulação com as famílias e a comunidade, com vistas a promover a integração entre escola e sociedade.
- d) É facultado aos docentes participar da elaboração da proposta pedagógica da escola.
- e) Cabe à União, de forma unilateral, tomar as decisões referentes às competências e diretrizes norteadoras dos currículos da educação básica nos estados, no Distrito Federal e nos municípios
- #50282
- Banca
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- SEDUC-CE
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(1,0) 7 -
Com relação ao disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a opção correta acerca do direito à educação.
- a) Os pais ou responsáveis devem ser estimulados a matricular seus filhos na rede regular de ensino, sendo este um ato destituído do caráter de obrigatoriedade.
- b) À criança e ao adolescente é vedada a contestação dos critérios avaliativos utilizados para aferição de seu desempenho em qualquer instância escolar.
- c) O poder público deve ofertar ensino diurno regular ao adolescente trabalhador, sendo a oferta noturna facultativa.
- d) Os gestores de escolas de ensino fundamental devem comunicar ao conselho tutelar casos de evasão escolar e de níveis elevados de repetência.
- e) Cabe aos professores fazer o recenseamento e a chamada escolar dos educandos no ensino fundamental.
- #50283
- Banca
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- SEDUC-CE
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(1,0) 8 -
Acerca do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e de suas disposições legais, assinale a opção correta.
- a) Os recursos que compõem o FUNDEB são, em sua totalidade, provenientes de impostos e transferências - vinculados à educação - dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
- b) A complementação dos recursos pela União é direcionada, a título de incentivo, a regiões com índices de rendimento escolar superiores.
- c) A distribuição dos recursos é feita de acordo com o número de alunos da educação básica, com base em dados da matrícula apurada pelos sistemas de ensino no ano em curso.
- d) Pelo menos 60% dos recursos anuais totais devem ser destinados ao pagamento da remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede pública de ensino.
- e) O acompanhamento e o controle social sobre a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do FUNDEB devem ser exercidos no âmbito municipal, por um conselho federal criado especificamente para esse fim
- #50284
- Banca
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- SEDUC-CE
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(1,0) 9 -
De acordo com o Decreto federal n.º 5.154/2004, assinale a opção correta.
- a) O fortalecimento da integração da educação básica com a educação superior é premissa da educação profissional.
- b) Os cursos de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação são exceções da exigência de orientação por diretrizes curriculares nacionais definidas pelo Conselho Nacional de Educação.
- c) Nos cursos e programas de educação profissional técnica e nos cursos de educação profissional tecnológica inexiste a possibilidade de terminalidade intermediária.
- d) A articulação entre a educação profissional técnica de nível médio e o ensino médio ocorrerá de forma integrada, de forma concomitante e de forma subsequente.
- e) As formas de desenvolvimento da educação profissional não incluem os cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores.
- #50285
- Banca
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(1,0) 10 -
Com relação à concepção emancipadora de projeto político pedagógico (PPP), assinale a opção correta.
- a) A formação continuada dos profissionais da escola comprometida com a construção do PPP deve limitar-se ao aprofundamento de saberes ou conteúdos curriculares, evitando a abordagem de temas que não interfiram diretamente na aprendizagem formal.
- b) O PPP auxilia a rotina do mando impessoal e racionalizado da burocracia que permeia as relações no interior da escola, reforçando os efeitos da divisão do trabalho e da hierarquização dos poderes de decisão.
- c) O PPP está direta e exclusivamente relacionado com a organização do trabalho pedagógico da escola no nível da sala de aula, tendo como referência básica o currículo e os planos de aula.
- d) O PPP visa à qualidade em todo o processo vivido no ambiente escolar, considerando a escola como uma instituição social, inserida na sociedade capitalista, que reflete, no seu interior, as determinações e contradições dessa sociedade.
- e) A qualidade que se busca com a construção do PPP implica duas dimensões indissociáveis: a formal ou técnica e a política, sendo essa última sempre subordinada à primeira.
- #50286
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(1,0) 11 -
Assinale a opção correspondente à corrente do pensamento pedagógico brasileiro que se articula diretamente ao sistema produtivo para aperfeiçoar a ordem social vigente, formando mão de obra especializada para o mercado de trabalho.
- a) progressista libertadora
- b) liberal renovadora não diretiva
- c) liberal tecnicista
- d) progressista libertária
- e) liberal renovadora progressiva
- #50287
- Banca
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(1,0) 12 -
A teoria da aprendizagem que se refere à hereditariedade do sujeito e afirma que suas características são determinadas desde o seu nascimento, é a denominada
- a) cognitivismo.
- b) empirismo.
- c) inatismo.
- d) behaviorismo.
- e) interacionismo.
- #50288
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(1,0) 13 -
Com relação à perspectiva democrática da gestão escolar, assinale a opção correta.
- a) Os conselhos escolares têm como pilares a função deliberativa e fiscalizadora, não utilizando a função consultiva, uma vez que esta descaracteriza a concepção de um conselho.
- b) A participação deve ser o mecanismo exclusivo de um processo democrático nas instâncias participativas escolares, pois a representatividade compromete o princípio da democracia.
- c) A gestão da escola deve privilegiar o aspecto interno que contemple os processos administrativos e a participação da comunidade escolar no projeto pedagógico, em detrimento do componente externo da gestão, ligado à função social da escola, ou seja, à forma como produz, divulga e socializa o conhecimento.
- d) A descentralização administrativa vista como um processo de transferência de competências para as escolas é um princípio essencial para a construção de processos e instrumentos que sustentem a gestão
- e) A dimensão jurídico-administrativa não pode ser o único pilar da autonomia escolar, pois não garante a instituição de formas de autogoverno nas escolas, o que efetiva a autonomia.
- #50289
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(1,0) 14 -
Com referência às incumbências da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios e à organização de seus respectivos sistemas de ensino, disciplinados pela LDB, assinale a opção correta.
- a) Cabe aos estados assumirem o transporte escolar dos alunos das redes estadual e municipal.
- b) É permitida a atuação dos municípios em outros níveis de ensino que não sejam os seus prioritários, sempre que houver, comprovadamente, demanda da sociedade.
- c) As instituições de educação superior, criadas e mantidas pela iniciativa privada, fazem parte dos sistemas municipais de ensino.
- d) Compõem os sistemas municipais de ensino as instituições de educação superior mantidas pelo poder público municipal.
- e) Cabe à União estabelecer, em colaboração com os estados, o Distrito Federal e os municípios, competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio.
- #50290
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- SEDUC-CE
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(1,0) 15 -
No que se refere aos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), assinale a opção correta.
- a) A concepção curricular presente nos PCNEM elimina o ensino de conteúdos específicos e considera que estes fragilizam o processo global de ensino com várias dimensões articuladas
- b) O desenvolvimento da parte diversificada do currículo implica a profissionalização e a diversificação de experiências escolares com o objetivo de preparação para o mercado de trabalho.
- c) A organização curricular proposta nos PCNEM busca dar significado ao conhecimento escolar, mediante a compartimentalização e o acúmulo de informações.
- d) A Base Nacional Comum abrange a dimensão de preparação para o prosseguimento de estudos e, nesse sentido, a construção de competências e habilidades básicas constitui o objetivo do processo de aprendizagem.
- e) Para assegurar a unidade de ação nos sistemas de ensino, a flexibilidade não pode ser um princípio na organização dos conteúdos mencionados em lei, mas somente na metodologia a ser desenvolvida no processo de ensino-aprendizagem e na avaliação.