Simulado Prefeitura de Rio Claro - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
SIMULADO PREFEITURA DE RIO CLARO - SP DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Prefeitura de Rio Claro - SP.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de Rio Claro - SP que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Prefeitura de Rio Claro - SP, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de Rio Claro - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Prefeitura de Rio Claro - SP.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Prefeitura de Rio Claro - SP. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de Rio Claro - SP
Para realizar o simulado Prefeitura de Rio Claro - SP você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de Rio Claro - SP você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de Rio Claro - SP é aqui!
- #137840
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Rio Claro-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
A Lei Federal no 9.394/96 estabelece que a educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Determina que a educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com algumas regras comuns. Dentre elas, pode-se destacar corretamente:
- a) a classificação no primeiro ano do ensino fundamental ocorrerá para alunos que cursaram, com aproveitamento, a série ou fase anterior, na própria escola.
- b) a organização das classes ou turmas deve ser feita sempre com alunos na mesma faixa etária.
- c) o controle de frequência fica a cargo da escola, sendo exigida a frequência mínima de oitenta por cento do total de horas letivas para aprovação.
- d) o conteúdo referente à história e à cultura afro-brasileira será ministrado no âmbito de todo o currículo escolar como uma disciplina.
- e) a carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar.
- #137841
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Rio Claro-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Ensinar, segundo Paulo Freire, não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Destaca também o autor que educar não é a mera transferência de conhecimentos, como na “educação bancária”, mas sim conscientização e testemunho de vida, senão, não terá eficácia.
Para o autor, a consciência crítica é
- a) o ajustamento ou a acomodação feita pelo indivíduo para que possa se adaptar a uma situação, tendo em vista a dificuldade de modificá-la.
- b) a aceitação dos fatos como eles se apresentam, tendo a clareza de que eles não podem ser modificados.
- c) a representação das coisas e dos fatos como se dão na existência empírica, nas suas correlações causais e circunstanciais.
- d) a representação de fatos ou de fenômenos, considerando as teorias que os fundamentam e lhes dão sustentação.
- e) o entendimento dos fatos, segundo as convicções da maioria do grupo ao qual o indivíduo pertence.
- #137842
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Rio Claro-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
A concordância está em conformidade com a norma-padrão da língua portuguesa na frase:
- a) A articulação de movimentos sociais e da sociedade civil por meio de plataformas digitais tem sido presenciada com frequência.
- b) Atualmente, a quantidade e a qualidade de informações circulante nos espaços virtuais não podem ser ignorados.
- c) É de fato fascinante a variedade de textos, imagens e vídeos que está sendo divulgado na web por meio de sites, redes sociais ou blogs.
- d) É preciso que se compreendam que a linguagem da rede mundial têm uma estrutura própria, com signos e significados peculiar.
- e) As pessoas, de modo geral, tende a identificar o espaço virtual como sendo de caráter privado, o que não se comprovam na prática.
- #137843
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Rio Claro-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Uma criança é impedida de se matricular em uma escola confessional, por alegação da escola de que a religião de seus pais é diferente daquela adotada por ela.
Tendo como referência o artigo 16 do Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal no 8.069/90, é correto afirmar que a escola
- a) tomou uma decisão acertada, pois poderá haver conflitos de ideologias.
- b) errou, pois a criança e o adolescente têm direito à liberdade de crença e culto religioso.
- c) deverá solicitar aos pais da criança que mudem de religião para que ela possa ser aceita.
- d) poderá aceitar a criança, desde que ela não frequente as aulas de religião.
- e) errou, visto que ela não pode ter uma opção clara por determinada religião.
- #137844
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Rio Claro-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Ai, que preguiça!
O corpo humano é uma máquina desenhada para o movimento. É dotado de dobradiças, músculos que formam alavancas capazes de deslocar o esqueleto em qualquer direção, ossos resistentes, ligamentos elásticos que amortecem choques, e sistemas de alta complexidade para mobilizar energia, consumir oxigênio e manter a temperatura interna constante.
Se o corpo humano fosse projetado para os usos de hoje, para que pernas tão compridas e braços tão longos? Se é só para ir de um assento a outro, elas poderiam ter metade do comprimento. Se os braços servem apenas para alcançar o teclado do computador, para que antebraços? Seríamos anões de membros atrofiados, mas com um traseiro enorme, acolchoado, para nos dar conforto nas cadeiras.
A possibilidade de ganharmos a vida sem andar é aquisição dos últimos cinquenta anos, com a disponibilidade de alimentos de qualidade acessíveis a grandes massas populacionais, saneamento básico, antibióticos e tecnologia para satisfazer as nossas necessidades.
No entanto, os efeitos adversos desse estilo de vida não demoraram para surgir: sedentarismo, complicações cardiovasculares, degenerações neurológicas, etc. Se todos reconhecem que a atividade física faz bem para o organismo, por que ninguém se exercita com regularidade?
Por uma razão simples: descontadas as brincadeiras da infância, fase de aprendizado, nenhum animal desperdiça energia. Só o faz atrás de alimento, sexo ou para escapar de predadores. É tão difícil abandonar a vida sedentária, porque malbaratar energia vai contra a natureza humana. Os planos para andar, correr ou ir à academia naufragam, no dia seguinte, sob o peso dos seis milhões de anos de evolução que desaba sobre nossos ombros.
Quando você ouvir alguém dizendo que pula da cama louco de disposição para o exercício, pode ter certeza: é mentira. Essa vontade pode nos visitar num sítio ou na praia com os amigos, na rotina diária jamais. Digo por experiência própria. Há 20 anos corro maratonas, que me obrigam a levantar às cinco e meia para treinar. Tenho tanta confiança na integridade de meu caráter, que fiz um trato comigo mesmo: ao acordar, só posso desistir de correr depois de vestir calção, camiseta e calçar o tênis.
Se me permitir tomar essa decisão deitado na cama, cada manhã terei uma desculpa. Não há limite para as justificativas que a preguiça é capaz de inventar nessa hora. Por isso, se você está à espera da chegada da disposição física para sair da vagabundagem, tire o cavalo da chuva: ela não virá. Praticar exercícios com regularidade exige disciplina militar, a mesma que você tem na hora de ir para o trabalho. Ai, que preguiça!
(www.drauziovarela.com.br. Publicado em 13.01.2014. Adaptado)
Assinale a alternativa correta quanto ao uso da vírgula de acordo com a norma-padrão.
- a) Saibam, caros leitores, que a disposição física para sair da vagabundagem não virá: para isso é preciso disciplina militar.
- b) Saibam, caros leitores, que a disposição física para sair, da vagabundagem, não virá: para isso é preciso, disciplina militar.
- c) Saibam caros leitores que a disposição física, para sair da vagabundagem, não virá: para isso, é preciso disciplina militar.
- d) Saibam, caros leitores que, a disposição física para sair da vagabundagem, não virá: para isso é preciso, disciplina militar.
- e) Saibam, caros leitores, que a disposição física, para sair, da vagabundagem, não virá: para isso é preciso, disciplina militar.
- #137845
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Rio Claro-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
É preciso ensinar os alunos a usar a tecnologia com consciência
Hoje, presenciamos a articulação de movimentos sociais e da sociedade civil por meio de sites, redes sociais, blogs etc. Não é possível ignorar a quantidade e a qualidade de informações que circulam nos espaços virtuais. É fascinante a variedade de textos, imagens e vídeos existentes na web. Ensinar a criança e o adolescente a se apropriar dessas novas linguagens é a única maneira de torná-los competentes para a comunicação coletiva. Toda escola deveria assumir o compromisso ético de proporcionar aos alunos o uso adequado dessas ferramentas, dando, assim, subsídios para que sejam capazes de selecionar as informações disponíveis, produzir conteúdos e conseguir articulá-los de forma reflexiva. O orientador educacional e os demais gestores podem contribuir ao auxiliar as equipes a investigar a internet não apenas como uma ferramenta para o conhecimento, mas como uma aprendizagem em si mesma. A linguagem da rede mundial tem uma estrutura própria, com signos e significados que precisam ser compreendidos. É comum as pessoas– inclusive os alunos – identificarem o espaço virtual como sendo de caráter privado e divulgarem informações particulares sobre si ou outros colegas. Ocorre, porém, que isso não é verdade, e os problemas de convivência ficam super-dimensionados. Realizar uma pesquisa sobre o uso da internet pelos estudantes pode fornecer pistas interessantes. Vale investigar, por exemplo, qual o tempo destinado às tecnologias, quais os sites e as redes sociais mais frequentados, a natureza dos jogos preferidos etc. Esse levantamento ajudará a mapear a intensidade e a qualidade da utilização dos recursos tecnológicos pelos alunos, fornecendo parâmetros úteis para a análise pela equipe docente.
(Catarina Iavelberg. http://gestaoescolar.org.br/formacao/preciso-ensinar-alunos-usar-tecnologia-consciencia-615029.shtml. Adaptado)
Considere as seguintes passagens do texto: Ensinar [a criança e o adolescente] a se apropriar dessas novas linguagens… (1º parágrafo) Toda escola deveria assumir o compromisso ético de proporcionar [aos alunos] o uso adequado dessas ferramentas… (1º parágrafo) O orientador educacional e os demais gestores podem contribuir ao auxiliar [as equipes] a investigar a internet… (2º parágrafo)
Assinale a alternativa que apresenta pronomes que substituem, correta e respectivamente, as expressões entre colchetes, com os ajustes necessários às formas verbais a que se subordinam.
- a) Ensiná-los … proporcioná-los … auxiliá-las
- b) Ensinar-lhes … proporcioná-los … auxiliar-lhes
- c) Ensinar-lhe … proporcionar-lhes … auxiliá-las
- d) Ensiná-la … proporcioná-los … auxiliar-lhes
- e) Ensiná-los … proporcionar-lhes … auxiliá-las
- #137846
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Rio Claro-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Com o número total de balas de uma embalagem grande, é possível fazer vários pacotinhos, colocando 20 balas em cada um deles, e não restará bala alguma na embalagem grande. Porém, se forem colocadas 15 balas em cada pacotinho, é possível fazer 10 pacotinhos a mais do que os anteriores e também não restará bala alguma na embalagem grande. O número total de balas dessa embalagem grande é
- a) 600.
- b) 540.
- c) 480.
- d) 420.
- e) 400.
- #137847
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Rio Claro-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Para Paulo Freire, a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra; por sua vez, a leitura da palavra implica a continuidade da leitura do mundo. Para o autor, esse movimento dinâmico é um dos aspectos centrais do processo de alfabetização. Nesse sentido, enfatiza o autor que as palavras a serem trabalhadas em um programa de alfabetização deveriam vir
- a) do universo vocabular do grupo de alfabetizadores, expressando a sua real linguagem.
- b) carregadas da cultura da instituição, da norma culta da sociedade.
- c) carregadas da significação e experiência do educando e não da experiência do educador.
- d) das experiências dos educadores, expressando seus valores e anseios.
- e) da vontade dos pais, expressando seus sonhos, suas inquietações e suas vontades.
- #137848
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Rio Claro-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Keiko Fujimori reconheceu nesta sexta-feira (10 de junho) sua derrota no segundo turno das eleições presidenciais do último domingo para Pedro Pablo Kuczyski, que conquistou 50,12% dos votos contra seus 49,87%. Keiko disse que seu partido, o Força Popular, fará uma oposição “vigilante” durante o governo de Kuczyski. Segundo ela, Kuczyski ganhou as eleições com o apoio de “promotores do ódio” e afirmou que os resultados oficiais eram “confusos”.
(G1, 10.06.16. Disponível em: <http://goo.gl/rvKdIy>. Adaptado)
O trecho trata da eleição
- a) equatoriana.
- b) peruana.
- c) boliviana.
- d) chilena.
- e) uruguaia.
- #137849
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Rio Claro-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Para Paulo Freire, a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra; por sua vez, a leitura da palavra implica a continuidade da leitura do mundo. Para o autor, esse movimento dinâmico é um dos aspectos centrais do processo de alfabetização.
Nesse sentido, enfatiza o autor que as palavras a serem trabalhadas em um programa de alfabetização deveriam vir
- a) do universo vocabular do grupo de alfabetizadores, expressando a sua real linguagem.
- b) carregadas da cultura da instituição, da norma culta da sociedade.
- c) carregadas da significação e experiência do educando e não da experiência do educador.
- d) das experiências dos educadores, expressando seus valores e anseios.
- e) da vontade dos pais, expressando seus sonhos, suas inquietações e suas vontades.
- #137850
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Rio Claro-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
O processo de transformação do ensino da leitura e da escrita tem como grande desafio formar praticantes da leitura e da escrita, o que consiste em formar seres humanos críticos, capazes de ler entrelinhas.
Segundo Jolibert, ler é
- a) identificar letras e sílabas para formar palavras e frases, dando a elas um sentido.
- b) uma atividade de repetição e de memorização que leve ao cérebro das crianças o entendimento do texto.
- c) organizar frases a partir de palavras conhecidas, com a participação e auxílio de um adulto.
- d) repetir e memorizar sílabas e palavras individualmente, sem ajuda de colegas e do professor.
- e) nterrogar um texto em função de um contexto; é uma interação ativa, curiosa, direta, entre um leitor e um texto.
- #137851
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Rio Claro-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
O Plano Municipal de Educação de Rio Claro, PME, criado pela Lei Municipal no 4.886/15, tem como um de seus objetivos assegurar a articulação das políticas educacionais com as demais políticas sociais, particularmente as culturais.
Assim, o PME estabelece para a educação do munícipio
- a) o plano de cargos e salários para os servidores da área da educação.
- b) as orientações curriculares e pedagógicas para as escolas municipais.
- c) o regimento comum a ser observado pelas escolas municipais.
- d) o estatuto do magistério a ser observado pelos profissionais da educação no município.
- e) as diretrizes, metas e estratégias para a educação para o período de 2015/2025.
- #137852
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Rio Claro-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Vygotsky constatou, em seus estudos, que a capacidade de crianças com iguais níveis de desenvolvimento mental para aprender sob a orientação de um professor variava muito. Tornou-se evidente que aquelas crianças não tinham a mesma idade mental, e que o curso subsequente de seu aprendizado seria diferente. Dentre as valiosas considerações do autor sobre esse tema, destaca-se a que
- a) denomina zona de desenvolvimento proximal aquela que caracteriza o desenvolvimento mental prospectivamente.
- b) define a solução independente de problemas por parte da criança como seu nível de desenvolvimento potencial.
- c) caracteriza as funções do nível de desenvolvimento real de uma criança como os “brotos” ou “flores” do desenvolvimento.
- d) estabelece a zona de desenvolvimento proximal como aquela que caracteriza o desenvolvimento mental retrospectivamente.
- e) demonstra que aquilo que é a zona de desenvolvimento real hoje constituirá o nível da zona de desenvolvimento proximal amanhã.
- #137853
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Rio Claro-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
(...) O necessário é fazer da escola um âmbito onde leitura e escrita sejam práticas vivas e vitais, onde ler e escrever sejam instrumentos poderosos que permitem repensar o mundo e reorganizar o próprio pensamento, onde interpretar e produzir textos sejam direitos que é legítimo exercer e responsabilidades que é necessário assumir.(...) (Delia Lerner, Ler e Escrever na Escola – o real, o possível e o necessário. Artmed – 2002)
Dentre as propostas da autora para possibilitar a adequada escolarização das práticas sociais de leitura e escrita, encontra-se a que se refere
- a) ao destaque que deve ser dado à ortografia das palavras no ensino e na avaliação da escrita.
- b) à priorização dos propósitos didáticos nas escolas.
- c) à distribuição dos conteúdos, estabelecendo uma correspondência termo a termo entre parcelas de saber e parcelas de tempo.
- d) à função avaliadora, que deve estar centrada no professor, com o papel de corretor exclusivo dos escritos das crianças.
- e) à articulação dos propósitos didáticos com propósitos comunicativos por meio da modalidade organizativa de trabalho por projetos.
- #137854
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Rio Claro-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Dentre as considerações feitas por Delia Lerner e Patricia Sadovsky, em seus estudos sobre o acesso das crianças ao sistema de numeração e sobre os diversos recursos didáticos utilizados pelos professores, destaca-se a que se refere
- a) à apropriação da escrita convencional dos números pela criança, que se faz seguindo sempre a ordem da série numérica.
- b) ao enfoque proposto pelas autoras de evitar os riscos de desafiar as crianças com problemas cuja resolução ainda não lhes foi ensinada
- c) à utilização do ábaco nas escolas, que hoje não se justifica mais, e que, dadas as condições atuais, poderia ser substituído pela calculadora.
- d) à crença construtivista de que a numeração escrita só pode ser elaborada pelas crianças no ambiente escolar.
- e) à opção por um enfoque que investe, de início, no estabelecimento de todas as relações possíveis, a fim de evitar a diversidade de conceitualizações e o consequente estabelecimento da provisoriedade no processo de construção do conhecimento.