Simulado Prefeitura de Alfenas - Conhecimentos Gerais 1 – Professor | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso Prefeitura de Alfenas.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca UNILAVRAS-Concursos, para nível Superior do cargo de Professor. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes Prefeitura de Alfenas.
*Conteúdo Programático do Simulado de Conhecimentos Gerais 1 – Professor do concurso Prefeitura de Alfenas.
Questões e Simulado de Conhecimentos Gerais – Professor do concurso da Prefeitura de Alfenas para o cargo de Professor.
- Questões de Conhecimentos Gerais – Professor.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Conhecimentos Gerais 1 – Professor.
- #38913
- Banca
- UNILAVRAS-Concursos
- Matéria
- Conhecimentos Gerais – Professor
- Concurso
- Prefeitura de Alfenas-MG
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(1,0) 1 -
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN n. 9394/96), em seu art. 67, define que os sistemas de ensino promoverão a valorização dos profissionais da educação, assegurando-lhes:
I. ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos;
II. aperfeiçoamento profissional continuado, inclusive com licenciamento periódico remunerado para esse fim;
III. piso salarial profissional;
IV. progressão funcional baseada na titulação ou habilitação, e na avaliação do desempenho.
Estão CORRETOS
- a) apenas os itens I, II e III.
- b) apenas os itens I, III e IV.
- c) apenas os itens II, III e IV.
- d) todos os itens.
- #38914
- Banca
- UNILAVRAS-Concursos
- Matéria
- Conhecimentos Gerais – Professor
- Concurso
- Prefeitura de Alfenas-MG
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- Múltipla escolha
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(1,0) 2 -
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Numere COLUNA II de acordo com a COLUNA I relacionando os textos à Lei correspondente.
Coluna I |
Coluna II |
1. Lei n. 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação. |
( ) Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria, número certo e vencimentos pagos pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão. |
2. LDBEN: Lei n. 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. |
( )A jornada escolar no ensino fundamental incluirá pelo menos quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola. |
3. Lei n. 2.694, de 8 de junho de 1995. Dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Alfenas. |
( ) A valorização do magistério implica jornada de trabalho organizada de acordo com a jornada dos alunos, concentrada num único estabelecimento de ensino. |
Assinale a alternativa que apresenta a sequência de números CORRETA.
- a) (2) (1) (3)
- b) (3) (2) (1)
- c) (1) (3) (2)
- d) (3) (1) (2)
- #38915
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(1,0) 3 -
Considerando as reflexões de Tardif e Lessard a respeito dos fins do trabalho docente, analise as seguintes afirmativas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A educação configura-se como uma prática profissional cujas situações de trabalho se caracterizam pela instabilidade, mobilidade e indeterminação: os objetivos não são inerentes à situação, mas derivam em boa parte das intervenções e interpretações dos atores.
( ) Os objetivos escolares, que impactam o trabalho docente, são imprecisos, não-operatórios e definem uma tarefa complexa, coletiva — que envolve diferentes agentes sociais — e temporal, cujos efeitos são incertos e ambíguos.
( ) Os objetivos gerais e os resultados do trabalho docente trazem a marca dasexigências sociais, culturais e ideológicas, em torno das quais, num determinado período, se estabelece um consenso claramente definido.
( ) Os programas escolares são instrumentos cognitivos úteis, que permitem aos professores organizarem sua ação em função de objetivos, expectativas, sequências etc, unificando sua ação coletiva e orientando-a para os conteúdos e
objetivos comuns.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA
- a) (V) (V) (F) (V)
- b) (V) (F) (V) (V)
- c) (F) (F) (V) (F)
- d) (F) (V) (F) (F)
- #38916
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(1,0) 4 -
Analise as seguintes afirmativas concernentes ao planejamento e à organização do ensino.
I. O planejamento do ensino centrado em aulas expositivas potencializa a criação de estratégias que favorecem a interação dos alunos com os objetos do conhecimento (os tópicos do currículo).
II. Para exercer seu papel de mediador entre o livro didático e os alunos, o professor deve realizar uma avaliação crítica do livro e definir o ritmo e as maneiras de seu uso segundo os conhecimentos prévios de seus alunos e suas possibilidades cognitivas.
III. Um planejamento pedagógico cuidadoso deve começar pela clarificação dos objetivos educacionais passando pela seleção das ideias importantes do conteúdo e das habilidades a serem desenvolvidas.
A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS
- a) apenas as afirmativas I e II.
- b) apenas as afirmativas I e III.
- c) apenas as afirmativas II e III.
- d) todas as afirmativas.
- #38917
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(1,0) 5 -
Na perspectiva da Pedagogia da Autonomia (Paulo Freire), ensinar exige dos educadores alguns saberes fundamentais, dentre os quais NÃO se inclui:
- a) exercício de curiosidade.
- b) intransigência intelectual.
- c) liberdade e autoridade.
- d) rigorosidade científica.
- #38918
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(1,0) 6 -
Assinale a alternativa que, de acordo com Edgar Morin (Os sete saberes necessários à educação do futuro), apresenta corretamente um aspecto constitutivo da educação comprometida com a ética do gênero humano.
- a) A ética do gênero humano tem como uma de suas dimensões fundamentais a relação entre indivíduo singular e espécie humana efetivada por meio da comunidade de destino planetário.
- b) A ética deve ser ensinada por meio de lições de moral, com base na consciência de que o ser humano é, ao mesmo tempo, indivíduo, parte da sociedade e da espécie humana.
- c) Configuram-se como finalidades ético-políticas do novo milênio: conceber a humanidade como uma comunidade planetária e evitar qualquer controle mútuo entre a sociedade e os indivíduos.
- d) O desenvolvimento humano compreende a conquista das autonomias individuais e das participações comunitárias, com predominância das primeiras, que fortalecem as liberdades democráticas.
- #38919
- Banca
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(1,0) 7 -
Na concepção apresentada por Lúcia Leite, a Pedagogia de Projetos traz uma nova perspectiva para entendermos o processo de ensino/aprendizagem.
Essa perspectiva caracteriza-se pelos seguintes elementos:
- a) baseia-se numa análise global da realidade; enfoque centrado na transmissão dos conteúdos; a sequenciação dos conteúdos é vista em termos de abordagem e aprofundamento em relação às possibilidades do aluno.
- b) enfoque globalizador, centrado na resolução de problemas significativos; o problema determina o conteúdo a ser estudado; propõe atividades abertas, dando possibilidade aos alunos de estabelecerem suas próprias estratégias.
- c) o conhecimento é instrumento para a compreensão e possível intervenção na realidade; o aluno é visto como sujeito ativo, que usa sua experiência e conhecimentos para resolver problemas; o conteúdo a ser estudado determina o problema.
- d) sequenciação lógica dos conteúdos das disciplinas; o professor intervém no processo de aprendizagem dos alunos, criando situações problematizadoras; baseia-se fundamentalmente nos problemas e atividades apresentados nos livros didáticos.
- #38920
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(1,0) 8 -
Ao ser aprovada para lecionar em uma nova escola, para crianças da Educação Infantil na faixa etária de quatro anos, a Profa Ana foi orientada a estruturar seu trabalho a partir do desenvolvimento de projetos. Realizou estudos sobre pedagogia de projetos e participou de um curso de formação profissional sobre o tema. Sentindo-se em condições de desenvolver projetos, escolheu o tema Borboletas e realizou um trabalho que, em síntese, envolveu as seguintes atividades: visita ao borboletário da cidade e conversa sobre a vida das borboletas com o profissional responsável;
proposta de realização de uma investigação sobre a vida das borboletas, após perceber que as crianças tinham compreensões diferentes sobre o nascimento das borboletas e o que elas comiam; levantamento de dados sobre a vida das borboletas em revistas, na internet, em enciclopédias, em livros, nas músicas; entrevista com um lepidopterólogo (especialista em borboletas); leitura do livro Romeu e Julieta, de Ruth Rocha, que conta a história de duas borboletinhas, e do poema As borboletas, de Vinícius de Moraes; registros das descobertas por meio de desenhos, pinturas, mosaicos, reescrita do livro Romeu e Julieta, modelagem com argila, confecção de móbiles de borboletas, confecção de um mural com recortes, desenhos e pinturas das crianças; o encerramento do projeto consistiu numa palestra das crianças para as demais turmas da educação infantil sobre o tema estudado.
Considerando o trabalho realizado pela professora, pode-se afirmar que o projeto de trabalho foi desenvolvido na perspectiva proposta por Fernando Hernández?
- a) Sim, a abordagem pedagógica escolhida pela professora – investigação do meio – compreende os projetos de trabalho.
- b) Não, porque o tema do projeto não partiu de um interesse espontâneo das crianças; foi sugerido pela professora.
- c) Sim, a professora levou em conta os conhecimentos prévios dos alunos e propôs um processo de investigação para uma construção coletiva dos novos conhecimentos.
- d) Não, uma vez que os conteúdos específicos para essa faixa etária não foram inteiramente contemplados ao longo do desenvolvimento do projeto.
- #38921
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(1,0) 9 -
Ao trabalhar uma unidade de ensino de geografia – representação espacial com seus alunos de 5 o ano do ensino fundamental, uma professora desenvolveu as seguintes estratégias:
1. exposição do tema;
2. solicitação aos alunos para realizar leitura individual do tema no livro-texto;
3. solicitação aos alunos para realizar os exercícios propostos no livro-texto;
4. correção coletiva dos exercícios, com esclarecimentos de dúvidas;
5. avaliação.
Considerando as atividades realizadas, é CORRETO afirmar que
- a) as atividades propostas permitem à professora saber quais são os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema estudado.
- b) as atividades realizadas favorecem o conflito cognitivo das crianças e possibilitam, à professora, acompanhar sua atividade mental.
- c) esse tipo de sequência de ensino dispõe de meios suficientes e adequados para a aprendizagem de conteúdos de natureza complexa.
- d) esse tipo de sequência de ensino oferece poucos meios para atender os princípios de uma aprendizagem que leve em conta a diversidade dos alunos.
- #38922
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(1,0) 10 -
A avaliação que se coloca a serviço da aprendizagem deve, também, ter como objetivo a compreensão da realidade escolar, visando ao aprimoramento das ações educativas.
Uma avaliação nesse enfoque apresenta as seguintes características, EXCETO
- a) constata a situação de aprendizagem do educando para subsidiar a atribuição de notas ou conceitos e a definição da progressão/não-progressão e certificação do aluno.
- b) é contínua, configurando-se como uma prática dinâmica de investigação, de análise das observações realizadas ao longo do processo ensino-aprendizagem.
- c) incide sobre a atuação dos professores e outros profissionais da escola, sobre os conteúdos, processos de ensino, recursos físicos e materiais disponíveis.
- d) possibilita ao aluno o desenvolvimento de sua capacidade de autocrítica mediante exercícios de autoavaliação de sua participação no processo ensino-aprendizagem.