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Ao ser aprovada para lecionar em uma nova escola, para crianças da Educação Infantil na faixa etária de quatro anos, a Profa Ana foi orientada a estruturar seu trabalho a partir do desenvolvimento de projetos. Realizou estudos sobre pedagogia de projetos e participou de um curso de formação profissional sobre o tema. Sentindo-se em condições de desenvolver projetos, escolheu o tema Borboletas e realizou um trabalho que, em síntese, envolveu as seguintes atividades: visita ao borboletário da cidade e conversa sobre a vida das borboletas com o profissional responsável;
proposta de realização de uma investigação sobre a vida das borboletas, após perceber que as crianças tinham compreensões diferentes sobre o nascimento das borboletas e o que elas comiam; levantamento de dados sobre a vida das borboletas em revistas, na internet, em enciclopédias, em livros, nas músicas; entrevista com um lepidopterólogo (especialista em borboletas); leitura do livro Romeu e Julieta, de Ruth Rocha, que conta a história de duas borboletinhas, e do poema As borboletas, de Vinícius de Moraes; registros das descobertas por meio de desenhos, pinturas, mosaicos, reescrita do livro Romeu e Julieta, modelagem com argila, confecção de móbiles de borboletas, confecção de um mural com recortes, desenhos e pinturas das crianças; o encerramento do projeto consistiu numa palestra das crianças para as demais turmas da educação infantil sobre o tema estudado.
Considerando o trabalho realizado pela professora, pode-se afirmar que o projeto de trabalho foi desenvolvido na perspectiva proposta por Fernando Hernández?