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Simulado Lei nº 9.984 de 2000 - Agência Nacional de Águas - ANA e Legislação Específica | CONCURSO

Simulado Lei nº 9.984 de 2000 - Agência Nacional de Águas - ANA e Legislação Específica

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Este Simulado Lei nº 9.984 de 2000 - Agência Nacional de Águas - ANA e Legislação Específica foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Lei nº 9.984 de 2000 - Agência Nacional de Águas - ANA e Legislação Específica
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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#225606
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(1,0) 1 - 

Entre as atribuições da Agência Nacional de Águas, estão (está):

  • a) outorgar o direito de uso de recursos hídricos e fiscalizar o uso de recursos hídricos de domínio da União.
  • b) fiscalizar e punir os infratores por lançamentos de poluição feitos em desacordo com a licença ambiental.
  • c) decidir sobre regularização de ações de uso e ocupação do solo nas bacias hidrográficas.
  • d) aprovar o Plano Nacional de Recursos Hídricos.
  • e) arbitrar os conflitos existentes entre Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos.
#225607
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(1,0) 2 - 

Entre os itens que constituem as receitas da Agência Nacional de Águas, estão (está):

  • a) os royalties do setor elétrico.
  • b) o ICMS ecológico.
  • c) a compensação financeira por danos causados por má utilização dos recursos hídricos.
  • d) os recursos decorrentes da cobrança pelo uso da água em rios de domínio da União, dentro do limite determinado pela Lei n. 9.433.
  • e) os valores apurados pela concessão de outorgas provisórias enquanto perdurar a autorização.
#225608
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(1,0) 3 - 

Com base no artigo 20 da Lei 9.984, de 17 de julho de 2000, constituem receitas da Agência Nacional de Águas:

I. os recursos decorrentes da cobrança pelo uso de água de corpos hídricos de domínio da União, respeitando-se as formas e os limites de aplicação previstos no art. 22 da Lei 9.433, de 1997;

II. os recursos provenientes de convênios, acordos ou contratos celebrados com entidades, organismos ou empresas nacionais ou internacionais;

III. retribuição por serviços específicos de consultoria prestados a terceiros, desde que resultado de processo licitatório.

Analise os itens acima e assinale

  • a) se nenhum item estiver correto.
  • b) se todos os itens estiverem corretos.
  • c) se apenas os itens I e II estiverem corretos.
  • d) se apenas os itens II e III estiverem corretos.
  • e) se apenas os itens I e III estiverem corretos.
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(1,0) 4 - 

Com relação as outorgas de direito de uso de recursos hídricos de domínio da União, no que se refere aos seguintes limites de prazos,estipulados pela Lei nº 9984/2000 é correto afirmar que

I – até dois anos, para início da implantação do empreendimento objeto da outorga.
II – até oito anos, para conclusão da implantação do empreendimento projetado.
III – até trinta e cinco anos, para vigência da outorga de direito de uso.
IV – até quatro anos, para início da implantação do empreendimento objeto da outorga.
VI – até seis anos, para conclusão da implantação do empreendimento projetado.

  • a) as opções I e II estão corretas.
  • b) as opções I e III estão corretas.
  • c) as opções III e IV estão corretas.
  • d) as opções II e V estão corretas.
  • e) as opções IV e V estão corretas.
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(1,0) 5 - 

No que se refere à Agência Nacional de Águas (ANA), agência reguladora cuja autonomia administrativa e financeira é mais ampla do que a das demais autarquias, assinale a opção correta.

  • a) Compete à ANA definir os critérios para a aplicação dos recursos arrecadados com a cobrança do uso de recursos hídricos.
  • b) A concessão, pela ANA, de outorga do direito de uso de recursos hídricos da União depende de homologação do Conselho Nacional de Recursos Hídricos.
  • c) Desde sua nomeação, o diretor da ANA está sujeito à perda de mandato em decorrência de renúncia, condenação judicial transitada em julgado ou decisão definitiva em processo administrativo disciplinar.
  • d) As outorgas de direito de uso de recursos hídricos para concessionárias e autorizadas de serviços públicos e de geração de energia hidrelétrica vigoram por prazos iguais aos prazos dos correspondentes contratos de concessão ou atos administrativos de autorização.
  • e) Não se pode delegar a execução de atividades de competência da ANA às agências de água ou de bacia hidrográfica.
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(1,0) 6 - 

Atuação da ANA obedecerá aos fundamentos, objetivos, diretrizes e instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos e será desenvolvida em articulação com órgãos e entidades públicas e privadas integrantes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Cabe à ANA as seguintes atribuições, EXCETO:

  • a) Supervisionar, controlar e avaliar as ações e atividades decorrentes do cumprimento da legislação federal pertinente aos recursos hídricos.
  • b) Disciplinar, em caráter normativo, a implementação, a operacionalização, o controle e a avaliação dos instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos.
  • c) Identificar as soluções mais adequadas para o suprimento de energia elétrica nas diversas regiões do País.
  • d) Fiscalizar os usos de recursos hídricos nos corpos de água de domínio da União.
  • e) Estimular e apoiar as iniciativas voltadas para a criação de Comitês de Bacia Hidrográfica.
#225612
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(1,0) 7 - 

As outorgas de direito de uso de recursos hídricos para concessionárias e autorizadas de serviços públicos e de geração de energia hidrelétrica vigorarão por prazos coincidentes com os dos correspondentes contratos de concessão ou ato administrativo de autorização. A ANA poderá emitir outorgas preventivas de uso de recursos hídricos. São características de uma outorga preventiva, EXCETO:

  • a) Não confere direito de uso de recursos hídricos permanente, apenas para a fase de implantação do empreendimento.
  • b) Destina-se a reservar a vazão passível de outorga.
  • c) Possibilita, aos investidores, o planejamento de empreendimentos que necessitem desses recursos.
  • d) O prazo de validade da outorga preventiva será fixado levando-se em conta a complexidade do planejamento do empreendimento, limitando-se ao máximo de três anos.
  • e) Deverá respeitar a classe em que o corpo de água estiver enquadrado e a manutenção de condições adequadas ao transporte aquaviário, quando for o caso.
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(1,0) 8 - 

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) tem como finalidade implementar, no âmbito de suas competências, a Política Nacional de Recursos Hídricos, e instituir normas de referência para a regulação dos serviços públicos de saneamento básico. A lei (atualizada) que criou a ANA, definiu quais as normas de referência que competem a ela estabelecer. Entre essas normas de referência, NÃO se inclui:

  • a) Nomenclatura a ser adotada nos cargos do pessoal responsável pela fiscalização dos serviços de saneamento básico no âmbito municipal.
  • b) Critérios para a contabilidade regulatória.
  • c) Padrões de qualidade e eficiência na prestação, na manutenção e na operação dos sistemas de saneamento básico.
  • d) Redução progressiva e controle da perda de água.
  • e) Reuso dos efluentes sanitários tratados, em conformidade com as normas ambientais e de saúde pública.
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(1,0) 9 - 

De acordo com o estabelecido na Lei Federal (atualizada) que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico, analise as assertivas a seguir:

I. Consideram-se localidades de pequeno porte as vilas, aglomerados rurais, povoados, núcleos, lugarejos e aldeias, assim definidos pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). II. Para a prestação dos serviços públicos de saneamento básico por entidade que não integre a administração do titular, é necessária a concessão deles, mediante convênio ou termo de parceria. III. Serviços públicos de saneamento básico de interesse local são serviços cujas instalações operacionais atendam a um único Estado ou conjunto de municípios de um mesmo Estado.

Quais estão corretas?

  • a) Apenas I.
  • b) Apenas II.
  • c) Apenas III.
  • d) Apenas I e II.
  • e) Apenas I e III.
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(1,0) 10 - 

De acordo com os dados do Relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA) de 2021, o enquadramento dos recursos hídricos em classes, segundo os usos preponderantes da água, é um instrumento que pouco avançou nos últimos 20 anos. Até 2020, apenas 13 das 27 unidades da Federação possuíam atos normativos que enquadravam total ou parcialmente seus corpos de água.
Disponível em: <https://www.snirh.gov.br/porta... conjuntura-dos-recursos-hidricos>. Acesso em: 19 jul. 2022, com adaptações.
Quanto ao enquadramento dos recursos hídricos em classes, conforme os usos preponderantes da água, assinale a alternativa correta.

  • a) A Lei Federal nº 9.433/1997 determina que as classes de corpos de água são estabelecidas pela legislação de saneamento.
  • b) Em concordância com a Lei no 9.433/1997, o enquadramento dos corpos de água em classes, segundo os usos preponderantes da água, visa a assegurar às águas qualidade compatível com os usos mais exigentes a que forem destinadas e a diminuir os custos de combate à poluição das águas, mediante ações preventivas permanentes.
  • c) O enquadramento dos recursos hídricos em classes, segundo os usos preponderantes da água, não é um instrumento de gestão da Política Nacional de Recursos Hídricos.
  • d) A Lei Federal nº 9.433/1997 determina que a competência para propor enquadramento dos recursos hídricos em classes, segundo os usos preponderantes da água, é do respectivo Conselho Nacional ou dos Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos.
  • e) O enquadramento dos recursos hídricos é um sistema de coleta, de tratamento, de armazenamento e de recuperação de informações relacionadas a recursos hídricos e a fatores intervenientes na própria gestão.