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Simulado Legislação da Educação | CONCURSO

Simulado Legislação da Educação

Simulado Legislação da Educação

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Este Simulado Legislação da Educação foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: CONCURSO
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Legislação da Educação
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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Questões Legislação da Educação

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#220587
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Legislação da Educação
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(1,0) 1 - 

Considerando que, na legislação brasileira, a criança é sujeito de direitos e prioridade absoluta, assinale a alternativa correta.

  • a) A educação infantil é um dos direitos fundamentais prioritários da criança cuja família é trabalhadora.
  • b) O direito à matrícula em creche das crianças de até três anos de idade deve considerar, primeiramente, as famílias de menor renda.
  • c) Ao garantir o direito à educação das crianças em situação de pobreza, elas acessam outros direitos, como o de alimentação e o de convivência.
  • d) As crianças que vivem nas periferias das grandes cidades brasileiras e no campo devem acessar a educação infantil a partir da idade obrigatória de matrícula.
#220588
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(1,0) 2 - 

Conforme estabelece a Constituição Federal, o dever do Estado com a educação será efetivado, dentre outros direitos, mediante a garantia de:

I. atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.
II. Educação Infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 6 (seis) anos de idade.
III. Educação Básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 18 (dezoito) anos de idade, assegurada, inclusive, sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria.
IV. progressiva universalização do Ensino Médio gratuito.
V. oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando.

Qual a opção correta?

  • a) I, II e IV são verdadeiras.
  • b) Todas são verdadeiras.
  • c) I, IV e V são verdadeiras.
  • d) I, III e V são verdadeiras.
#220589
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(1,0) 3 - 

A educação básica no Brasil, desde a Constituição de 1988, vem sofrendo grandes mudanças a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (9.394/96), que estabeleceu como objetivo essencial:

  • a) a flexibilização da carga horária para a promoção.
  • b) a criação de grupos não-seriados com base na idade.
  • c) a alfabetização plena e a formação de leitores.
  • d) a redução do número de horas letivas semanais.
#220590
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(1,0) 4 - 

A Resolução n. 3, de 13 de maio de 2016, do Ministério da Educação e Cultura, Conselho Nacional de Educação e Secretaria Executiva da Câmara de Educação Básica, define diretrizes nacionais para o atendimento escolar de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. No que se refere à matrícula de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, a resolução preconiza que

  • a) a matrícula deve ser efetuada mediante a apresentação de boletim, histórico escolar, certificado, memorial ou qualquer outra documentação referente à sua trajetória escolar expedida por instituição de educação anterior.
  • b) a instituição de ensino deve viabilizar a recuperação do rendimento escolar, considerando as respectivas faltas no período, caso o estudante retorne à sua escola de origem, após cumprimento de internação provisória.
  • c) a matrícula deve ser assegurada independentemente da apresentação de documento de identificação pessoal, podendo ser realizada mediante a autodeclaração ou declaração do responsável.
  • d) os adolescentes e jovens em cumprimento de medidas de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC), Liberdade Assistida (LA) ou semiliberdade devem ter suas matrículas mantidas dependendo da extensão da medida.
#220591
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(1,0) 5 - 

A Constituição Federal de 1988, em seu art. 205, afirma que “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Nesse sentido, qual é o princípio que regula a função de Analista em Assuntos Sociais/Pedagogo?

  • a) Promover, com igualdade de condições, o acesso e permanência de todos os cidadãos e cidadãs na escola.
  • b) Promover o atendimento educacional especializado às pessoas com deficiência, preferencialmente na rede privada de ensino.
  • c) Promover o atendimento em creche às crianças de 0 a 5 anos de idade.
  • d) Promover a execução do Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo (SIMASE), em conformidade com o Plano Nacional e o respectivo Plano Estadual.
#220592
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(1,0) 6 - 

Leia o texto a seguir.

Tal como expresso nas palavras de Ulisses Guimarães, a cidadania requer o usufruto de direitos, acesso a salário justo, à saúde, ao lazer, à educação. Nesta direção é que a educação, reafirmada como direito de todos, foi tomada como dever do Estado, tendo por objetivo o pleno desenvolvimento da pessoa como cidadã e sua preparação para o trabalho. (AZEVEDO; FARIAS, 2018)

O texto de Azevedo e Farias (2018) faz um balanço dos trinta anos da Constituição de 1988 que assegura como princípio da educação brasileira

  • a) o atendimento aos quatro pilares da educação segundo a UNESCO.
  • b) a gestão democrática nas instituições públicas e privadas.
  • c) a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.
  • d) a implantação das organizações sociais na gestão das escolas públicas.
#220593
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(1,0) 7 - 

Sobre as diretrizes referentes às avaliações previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos Superiores, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
(   ) As avaliações da aprendizagem e do desenvolvimento das competências nos cursos de ensino superior devem ser contínuas e previstas como parte indissociável das atividades acadêmicas.
(   ) O processo avaliativo deve ser diversificado e adequado às etapas e às atividades do curso, distinguindo o desempenho exclusivamente nas atividades teóricas e práticas de ensino.
(   ) A avaliação pode se dar sob a forma de monografias, exercícios ou provas dissertativas, apresentação de seminários e trabalhos orais, relatórios de leitura, projetos e atividades práticas, entre outros.
(   ) As Diretrizes Curriculares Nacionais devem prever que os cursos desenvolvam, sistematicamente, processo de avaliação do egresso, para acompanhar sua trajetória, inclusive profissional, nos primeiros três anos da diplomação, pelo menos.
Assinale a sequência correta.

  • a) V F V F
  • b) F V F V
  • c) V F F V
  • d) F V F F
#220594
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(1,0) 8 - 

O Salário-Educação é uma contribuição social destinada ao financiamento de programas, projetos e ações voltados para a educação básica pública, conforme previsto no § 5º do Art. 212 da Constituição Federal de 1988.
Sobre esta contribuição, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) As quotas-partes do Salário-Educação pertencentes aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios são repassadas em favor dos entes da Federação, em contas bancárias específicas, abertas e mantidas pelo respectivo ente federado, em instituição financeira oficial mediante o estabelecimento de convênio com o FNDE.
( ) Na repartição do montante arrecadado do salário-educação, 10% da arrecadação líquida fica com o próprio FNDE enquanto os 90% restantes da arrecadação líquida são desdobrados e distribuídos em quotas federal, estadual e municipal.
( ) Toda e qualquer firma individual ou sociedade que assume o risco de atividade econômica, urbana ou rural, com fins lucrativos ou não, bem como as empresas e demais entidades públicas ou privadas compõem o universo de contribuintes do salário-educação.
( ) Atualmente, arrecadação, fiscalização e cobrança do salário-educação são realizadas de forma compartilhada pelo INSS e o FNDE, que, então, repassam o montante arrecadado à Secretaria da Receita Federal do Brasil para posterior redistribuição em quotas.
As afirmativas são, respectivamente,

  • a) F, V, V e F.
  • b) V, V, F e F.
  • c) F, V, F e V.
  • d) V, F, V e V.
#220595
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(1,0) 9 - 

Em relação ao financiamento educacional no Brasil, assinale a afirmativa verdadeira.

  • a) A Constituição Federal de 1946 representa um importante passo no avanço do financiamento educacional no Brasil, por ser a primeira a estabelecer a vinculação de impostos provenientes da União, Estados, Distrito Federal e Municípios para a manutenção e o desenvolvimento dos sistemas educativos.
  • b) O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa de financiamento estudantil que contribuiu para a democratização do acesso ao ensino superior ao possibilitar que o estudante usuário do financiamento somente inicie o pagamento do valor financiado dezoito meses após a conclusão do curso de graduação.
  • c) O Programa Dinheiro Direto Na Escola (PDDE) possui caráter suplementar e seus recursos podem ser utilizados para o custeio de despesas como a compra de material de consumo e material permanente, o custeio de combustíveis e materiais para manutenção de veículos e transportes de funcionários para atividades administrativas.
  • d) O fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) deixou de ser um fundo de caráter emergencial e passou a ser, recentemente e por força de Lei federal, um instrumento permanente de financiamento da educação pública.
#220596
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(1,0) 10 - 

Considerando o disposto na legislação federal atual acerca da educação à distância, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A educação a distância poderá ser ofertada na educação profissional abrangendo os cursos e programas técnicos de nível médio e tecnológicos de nível superior. No ensino superior poderá ser ofertada, abrangendo os seguintes cursos e programas: sequenciais, de graduação, de especialização de mestrado e de doutorado.
( ) Compete ao Ministério da Educação promover os atos de credenciamento de instituições para oferta de cursos a distância no nível básico e nas modalidades de educação de jovens e adultos, educação especial e educação profissional.
( ) O credenciamento de instituição para a oferta dos cursos ou programas a distância terá prazo de validade de até cinco anos, podendo ser automaticamente renovado, desde que não haja desempenho insatisfatório na avaliação de que trata a Lei nº 10.861, de 2004.
( ) A matrícula em cursos à distância para educação básica de jovens e adultos estará condicionada à comprovação de escolarização anterior, obedecida a idade mínima e mediante avaliação do educando, que permita sua inscrição na etapa adequada.
As afirmativas são, respectivamente,

  • a) V, V, F e V.
  • b) V, F, F e F.
  • c) F, F, V e V.
  • d) F, V, F e V.