Processando...

Simulado IGP-RS de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado IGP-RS de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO IGP-RS DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso IGP-RS.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da IGP-RS que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores IGP-RS, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado IGP-RS de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso IGP-RS.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso IGP-RS. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO IGP-RS
Para realizar o simulado IGP-RS você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado IGP-RS você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para IGP-RS é aqui!


#153757
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IGP-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Nas provas de vida extrauterina, realizadas na perícia de fetos e bebês a termo na rotina médico-legal, utilizamos de docimásias para provar que o sujeito passivo do crime, ou da morte natural, estava vivo. Das provas e experiências mais conhecidas descritas abaixo, qual está correta?

  • a) A docimásia óptica de Bouchut refere que a distensão dos pulmões com a respiração provoca o abaixamento das cúpulas diafragmáticas. Ou seja, a expansão dos lobos pulmonares ajuda na retificação da convexidade diafragmática.
  • b) A docimásia pulmonar hidrostática de Galeno estabelece que os pulmões que respiraram têm a sua densidade diminuída, pela penetração do ar e expansão dos espaços aéreos. A prova consiste em mergulhar o tórax e os pulmões em frascos com vidros, em 4 etapas distintas, para que se possam retirar conclusões válidas. Em resultado positivo, os pulmões flutuam em uma das quatro etapas.
  • c) A docimásia de Plouquet propõe o uso rotineiro de cortes histológicos dos pulmões, para o diagnóstico microscópico entre o tecido pulmonar fetal e o tecido que já respirou.
  • d) A docimásia de Balthazar utiliza-se do aspecto poligonal, em mosaico, determinado pela lobulação pulmonar, enquanto os pulmões fetais mostram superfícies homogêneas. Nessa prova, utilizamos de uma lupa para melhorar a visualização do mosaico pulmonar.
#153758
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IGP-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Entre as causas de morte perinatal, podemos observar as seguintes características, EXCETO:

  • a) Consideramos, para fins médico-legais, as mortes decorrentes de acidentes obstétricos como de origem suspeitas/violentas. De todas elas, as mais comuns são os tocotraumatismos, que resultam em anóxia intrauterina.
  • b) Os tocotraumatismos são lesões que incidem sobre o feto durante o trabalho de parto, e ocorrem apesar de ter havido um bom atendimento obstétrico na condição de parto.
  • c) A instalação do parto antes do término da gravidez condiciona o nascimento dos prematuros. As causas mais frequentes de morte são de origem respiratória (síndrome da membrana hialina) ou cerebral (tendem a sofrer hemorragia cerebral não traumática).
  • d) Entre as causas de anóxia intrauterina, podemos listar o exagero na frequência e intensidade das contrações uterinas, descolamento prematuro da placenta, circular de cordão e parto muito prolongado.
#153759
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IGP-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Em relação às doenças e causas de morte ligadas ao Sistema Nervoso Central, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Lesão axonal difusa é uma lesão de origem traumática, ocorrida nas regiões centroaxiais profundas de substância branca, tronco e pedúnculo cerebrais, com tumefação axonal difusa e hemorragia focal. Pode acontecer durante evento de aceleração angular isolada, sem impacto externo do couro cabeludo.

( ) Outra causa de morte cerebral seria a hemorragia intraparenquimatosa espontânea (hemorragia intracraniana). Essa situação tem como causa principal a diabetes, onde há fragilidade de paredes capilares. Pode haver dificuldade de realizar diagnóstico diferencial com os sangramentos de origem traumática, quando o periciado tem queda da própria altura após a hemorragia e pode haver lesão do córtex vizinho, adjacente à lesão principal.

( ) O hematoma epidural é um sangramento relacionado à ruptura da artéria meníngea média, ocorrendo dentro do espaço virtual periósteo. São vulneráveis, em adultos, a traumatismos, sobretudo se ocorreram fraturas cranianas e afundamentos. Por vezes, as vítimas apresentam “intervalo lúcido” que pode durar horas entre o trauma e o aparecimento das manifestações neurológicas.

( ) O hematoma subdural também ocorre com a ruptura de paredes arteriais, transponentes à superfície de convexidade dos hemisférios cerebrais, transpondo os espaços subaracnoides subdurais e desaguam no seio sagital superior. Os hematomas subdurais ocorrem com ou sem fraturas cranianas, até mesmo após traumas cranianos relativamente leves.

( ) A rotura de um aneurisma cerebral provoca perda rápida de consciência. Pode acarretar invasão sanguínea de espaços aracnoides, inundação de ventrículos cerebrais e parênquima cerebral adjacente. O mecanismo de morte envolve hipertensão intracraniana, edema cerebral, hemorragia e intenso edema pulmonar neurogênico associado.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • a) V – F – V – F – V.
  • b) F – F – V – V – V.
  • c) V – V – F – F – V.
  • d) F – V – F – V – F.
#153760
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IGP-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Paciente de 50 anos, após discussão com o vizinho, chega em casa com mal súbito e queda de altura quando foi ao banheiro. Encontrado por familiar já sem sinais vitais. O acompanhante não sabe relatar o nome do remédio que a vítima tomava. Parou de fumar há vários anos. Nega alcoolismo.

À necropsia, observamos: ferida contusa irregular sangrante na região frontotemporal direita. Ao rebatimento do couro cabeludo, ausência de fratura óssea ou hematoma sub-galeal. À craniotomia, edema cerebral moderado, sem sinais de contusão cortical. Presença de área de hemorragia parenquimatosa e inundação recente do ventrículo lateral esquerdo.

Coração cardiomegálico, pesando 450g. Presença de espessamento concêntrico de parede ventricular esquerda. Observamos algumas placas ateromatosas, ocluindo até 25% do diâmetro das paredes coronarianas. Pulmões com congestão e edema. Demais órgãos sem alterações.

Durante o estudo necroscópico e macroscópico desse caso, os médicos-legistas concluíram que a principal hipótese diagnóstica é:

  • a) Traumatismo cranioencefálico fechado, ação contundente e queda de altura.
  • b) Rotura de aneurisma cerebral e sacular.
  • c) Acidente vascular cerebral isquêmico e evento embólico associado à cardiopatia isquêmica.
  • d) Acidente vascular cerebral hemorrágico, rotura de paredes vasculares e hipertensão arterial sistêmica.
#153761
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IGP-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

A Parada Cardíaca Reflexa (Morte por Inibição) apresenta a seguinte característica:

  • a) As estatísticas revelam que o uso de álcool e de drogas ilícitas são fatores que predispõem a morte por Inibição Cardíaca.
  • b) É um diagnóstico que necessita de confirmação por exames histopatológico e toxicológico. Na microscopia, observamos áreas de necrose idiopática de fibras miocárdicas, em indivíduos clinicamente sadios (entrevista familiar).
  • c) É uma Morte Súbita resultante da estimulação nervosa vagal, provocada por traumatismo mínimo que não chega a provocar lesão. É necessário fazer entrevista familiar, com história compatível e necropsia branca, sem achados macroscópicos ou histológicos.
  • d) Ocorre em adultos que já apresentavam patologia prévia, conhecida e controlada clinicamente. Há, na família, surpresa da crise repentina e inesperada, com óbito fulminante.
#153762
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IGP-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Quanto aos diagnósticos diferenciais de adultos vítimas de Morte Súbita, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A causa mais comum de morte súbita em adultos é a cardiomiopatia hipertrófica, na qual o aumento do peso cardíaco, ventrículos e septo interventricular diminui o canal do escoamento do sangue, logo abaixo da valva aórtica.

( ) A cardiopatia isquêmica ou aterosclerótica permite o diagnóstico de Morte Súbita, mesmo se não for possível a observação macroscópica e microscópica do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).

( ) Os aneurismas dissecantes da aorta, em sua maior frequência, causam a morte por tamponamento cardíaco, decorrente de hemopericárdio maciço.

( ) O mecanismo final de Morte Cardíaca Súbita é, em geral, uma arritmia cardíaca incompatível com a vida (taquicardia intensa, assistolia fibrilação ventricular).

( ) A cardiopatia hipertensiva (secundária à hipertensão arterial sistêmica) provoca, através do mecanismo de fluxo sanguíneo regurgitante: sobrecarga ventricular esquerda, possibilidade de dilatação ventricular súbita e morte por edema pulmonar agudo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • a) V – V – F – F – V.
  • b) V – F – F – V – V.
  • c) F – F – V – F – F.
  • d) F – V – V – V – F.
#153763
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IGP-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

No estudo dos diversos diagnósticos diferenciais de mortes suspeitas, podemos observar características e sinais fisiológicos e macroscópicos. Sobre eles, assinale a alternativa INCORRETA.

  • a) A presença de um grande êmbolo pulmonar constitui uma das poucas causas de morte praticamente instantânea, devido ao bloqueio do fluxo sanguíneo pulmonar. A ocorrência é mais frequente em pós-operatórios de cirurgias mais amplas, queimaduras graves, traumatismos ou fraturas.
  • b) Indivíduos que moram sozinhos podem ser vistos mortos em meio a grande quantidade de sangue, o que supõe que a causa mortis pode ter sido violenta. Quando necropsiados, a causa do óbito pode ser descoberta como hemorragia digestiva alta, sem vestígios de ação violenta. Além do sangramento exteriorizado, outra complicação é a perfuração do tubo digestivo e o óbito por peritonite.
  • c) Uma pessoa em aparente bom estado de saúde, sem sinais prévios de qualquer doença, pode sentir dor abdominal cada vez mais intensa, choca e morre sem que se possa fazer o exame clínico. Podemos suspeitar de envenenamento e devemos colher e mandar os substratos necessários aos exames complementares. No entanto, a necropsia pode concluir o caso como Pancreatite Aguda Necrotizante.
  • d) A SARA (Síndrome de Angústia Respiratória do Adulto) é caracterizada pela rápida instalação de insuficiência respiratória grave e quase sempre fatal. O edema pulmonar tem origem cardiogênica (hidrodinâmica) e apresenta um aspecto microscópico característico: a formação de membranas hialinas alveolares.
#153764
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IGP-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Quanto às alterações hemodinâmicas, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Os termos hiperemia e congestão indicam um aumento local do volume de sangue em um determinado tecido. A diferença é que a hiperemia é um processo passivo, que resulta da redução do efluxo de um tecido. E congestão é um processo ativo, que resulta do aumento do influxo tecidual devido à dilatação arteriolar.

( ) As diáteses hemorrágicas podem ser divididas nas seguintes condições: o hematoma pode ser um sangramento externo ou contido dentro do espaço de um tecido. Pode acumular sangue o suficiente para serem fatais. A equimose é a infiltração hemática dentre as fibras dos tecidos. Não fica contida dentro de um espaço. O sangue é degradado e fagocitado por macrófagos e com o tempo vai mudando a sua cor (hemoglobina>bilirubina>hemossiderina).

Diminutas equimoses (1 a 2 mm cada) são chamados de petéquias.

( ) A trombose é uma desregulação que origina a formação de trombos. Três influências primárias predispõem a formação de trombos: (1) lesão endotelial, (2) estase ou turbulência do fluxo sanguíneo e (3) hipercoagulabilidade sanguínea.

( ) A Coagulação Intravascular Disseminada não é uma doença primária, mas um distúrbio associado à ativação difusa da coagulação. Há início súbito ou insidioso de trombos de fibrina, que se disseminam pela circulação.

( ) No Tromboembolismo Pulmonar, a maioria é clinicamente silenciosa, porque os êmbolos são pequenos. Portanto, são raras as mortes súbitas tromboembólicas em adultos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • a) F – F – F – V – V.
  • b) V – F – V – F – V.
  • c) F – V – V – V – F.
  • d) F – F – V – V – F.
#153765
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IGP-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

A causa mais comum de Morte Súbita em adultos é:

  • a) Arritmia letal/Cardiopatia hipertensiva.
  • b) Rotura de aneurisma dissecante de Aorta Ascendente.
  • c) Tromboembolismo Pulmonar.
  • d) Acidente vascular cerebral hemorrágico.
#153766
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IGP-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Quanto à lesão celular, morte celular, inflamação e readaptação, é correto afirmar que:

  • a) A privação do oxigênio celular (hipóxia) também pode ser chamada de isquemia. A hipóxia/isquemia é a perda do suprimento sanguíneo por redução do fluxo arterial ou da drenagem do tecido afetado. O resultado da lesão depende da intensidade da falta de oferta do substrato metabólico. As células podem se adaptar ou morrer (necrose).
  • b) Estresses fisiológicos excessivos ou estímulos patológicos levam a célula normal a respostas adaptativas. Se os limites da resposta forem ultrapassados, ou quando a adaptação é impossível, observamos a lesão celular (reversível, irreversível e morte celular).
  • c) O termo necrose refere-se a um espectro de alterações morfológicas que sucedem a lesão celular devido à ação degradativa sobre a célula lesada. Conforme comumente referida, a necrose pode ser uma condição funcionalmente reversível, tornando-se uma célula atrófica ou metabolicamente disfuncional.
  • d) A inflamação aguda é uma resposta imediata a um agente nocivo e apresenta três componentes: (1) alteração do calibre vascular; (2) alteração da microvasculatura; e (3) emigração dos leucócitos. Nesse contexto, observamos a formação do transudato, um líquido edematoso com alto nível de proteína.
#153767
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IGP-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 11 - 

Assinale a alternativa correta em relação a psicopatologia, técnica pericial e laudos.

  • a) A perícia psiquiátrica post mortem é um tipo de avaliação pericial retrospectiva muito difícil de ser realizada, porque é uma perícia indireta.
  • b) Produção delirante de ciúmes e/ou infidelidade, ao contrário da crença popular, raramente leva à violência ou crime contra cônjuge.
  • c) O laudo pericial deve ser curto e sintético, evitando pormenores ou descrições minuciosas e alongadas sobre as informações obtidas durante a avaliação, porque as conclusões do perito oficial têm fé pública.
  • d) A simulação é um conceito jurídico, que o perito deve expressar em linguagem psiquiátrica, no laudo, através dos diagnósticos correspondentes de Transtorno Factício (Síndrome de Münchausen) e/ou Transtorno Dissociativo/Conversivo.
#153768
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IGP-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 12 - 

Assinale a alternativa correta em relação a perícias de suspeita de abuso sexual, simulação e relações entre colegas.

  • a) Na avaliação pericial de um agressor sexual de criança, a informação comprovada dele ter sido vítima de abuso sexual na infância é uma importante diretriz para a conclusão do perito, já que, sabe-se hoje, a maioria dos adultos abusadores de crianças foi vítima de abuso sexual na infância.
  • b) O Transtorno de Estresse Pós-Traumático, a amnésia e os déficits cognitivos em geral estão entre as condições psiquiátricas mais simuladas em avaliações periciais.
  • c) Agressores sexuais apresentam um perfil característico de personalidade e diagnóstico, cuja descrição clínica minuciosa deve ser oferecida pelo perito ao elaborar laudo psiquiátrico nesse tipo de delito.
  • d) A presença de assistente técnico durante uma avaliação pericial é decidida pelo perito, que poderá permiti-la ou não, de acordo com sua avaliação da situação.
#153769
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IGP-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 13 - 

Assinale a alternativa INCORRETA em relação à legislação que regulamenta procedimentos periciais.

  • a) Indivíduos com transtorno mental, bem como crianças e adolescentes, podem participar de pesquisas científicas apenas quando assistidos por representante legal, o qual dará (ou não) o consentimento livre e esclarecido.
  • b) Segundo legislação específica em vigor, nas Instituições de Longa Permanência Para Idosos (ILPI), eventos como queda com lesão e tentativa de suicídio de residentes são de notificação compulsória e imediata à autoridade sanitária.
  • c) Em caso de procedimento pericial determinado em idoso enfermo, este não está obrigado a comparecer ao órgão público, devendo ser examinado em sua residência.
  • d) A internação psiquiátrica compulsória é definida em lei como aquela determinada pelo médico, contra a vontade do paciente e deve ser comunicada ao Ministério Público Estadual em até 24 horas através de laudo médico circunstanciado.
#153770
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IGP-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 14 - 

Assinale a alternativa INCORRETA em relação aos exames periciais e suas conclusões.

  • a) Na atualidade, sabe-se que um diagnóstico de transtorno mental e comportamento violento estão diretamente associados.
  • b) O exame de Verificação de Cessação de Periculosidade é uma perícia específica, aplicada apenas para avaliar sujeitos em cumprimento de medida de segurança.
  • c) A avaliação de Superveniência de Doença Mental pode ser determinada pelo juiz em qualquer momento após o cometimento de um delito, tanto na fase processual, como após a sentença, durante o cumprimento de pena.
  • d) Em um laudo para aferição da responsabilidade penal, o perito deve concluir pela presença ou ausência de nexo causal entre transtorno mental e o delito imputado ao agente.
#153771
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IGP-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 15 - 

Em relação às perícias de Dependência de Tóxicos – Substâncias Psicoativas (SPA), analise as assertivas a seguir:

I. O princípio denominado actio libera in causa deve ser considerado pelo perito em casos de embriaguez pré-ordenada de indivíduos não dependentes de SPA e, desde que não haja evidência de caso fortuito ou força maior, aponta para a inexistência de modificadores da responsabilidade penal.

II. Conforme a Lei de Tóxicos (Lei nº 11.343/2006), o diagnóstico pericial de dependência de SPA (álcool ou substâncias de efeitos análogos), na ausência de outros elementos, não é suficiente para modificar a imputabilidade do agente, reduzindo ou abolindo sua responsabilidade penal.

III. Periciando que refere redução do consumo habitual e pesado de álcool, insônia, ilusões e/ou alucinações visuais e hiperatividade autonômica, na ausência de outras condições clínicas detectáveis, sugere a presença de um quadro atual de abstinência de álcool, indicando uma hipótese diagnóstica de dependência de SPA – álcool.

Quais estão corretas?

  • a) Apenas I.
  • b) Apenas II
  • c) Apenas I e III.
  • d) I, II e III.