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Simulado Gestão de Crises II | Concursos Diversos | CONCURSO

Simulado Gestão de Crises II | Concursos Diversos

SIMULADO GESTÃO DE CRISES II | DIVERSOS

INSTRUÇÕES

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado de concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso público da(o) Diversos.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões de concurso da banca FCC para o concurso Diversos. Estas questões são especificamente do assunto Gestão de Crises II da matéria Comunicação Social e foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto seus gabaritos são os oficiais da banca.

ESTATÍSTICA
O simulado de Gestão de Crises II contém um total de 6 questões de concursos com um tempo estimado de 18 minutos para sua realização. O assunto abordado é Gestão de Crises II da banca FCC do concurso Diversos.

RANKING
Realize o simulado Gestão de Crises II até o final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu desempenho perante ao dos seus concorrentes. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no Ranking.

Bons Estudos! Simulado de Concurso é aqui!


#45445
Banca
FCC
Matéria
Gestão de Crises
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

Antecedendo os gerenciamentos de crise, faz-se necessário que a assessoria de comunicação realize um media training com os quadros da empresa assessorada. Entre os profissionais que passarão por esse treinamento estão o CEO, os diretores, os gerentes e também

  • a) contínuos, porteiros, recepcionistas e seguranças.
  • b) porteiros, recepcionistas, secretárias e telefonistas.
  • c) contínuos, secretárias, seguranças e telefonistas.
  • d) porteiros, recepcionistas, secretárias e seguranças.
  • e) contínuos, porteiros, seguranças e telefonistas. 
#45446
Banca
FCC
Matéria
Gestão de Crises
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 2 - 

Especialistas em Media Training recomendam algumas atitudes e comportamentos que devem ser seguidos pelo porta voz de uma empresa em situação de crise na relação com a imprensa. Levando em consideração os princípios éticos da profissão de jornalista, é prudente que o representante da empresa, 

  • a) visando obter espaço para notícias de interesse da instituição, ofereça-lhe uma ajuda de custo mensal. 
  • b) atenda a todos os jornalistas indistintamente. Se não puder fazê-lo imediatamente prometa ligar em seguida e o faça. 
  • c) peça para o jornalista enviar o texto de uma entrevista dada para que você possa fazer as mudanças necessárias em relação ao conteúdo e à linguagem. 
  • d) fique atento às perguntas dos jornalistas para definir as “key messages” às quais a empresa responde. 
  • e) o discurso de porta voz deve ser único e não adaptado a cada veículo de comunicação. 
#45447
Banca
FCC
Matéria
Gestão de Crises
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 3 - 

Os especialistas em gestão de crise afirmam que não há um modelo para ser aplicado nas várias situações. Mas oferecem roteiros que devem ser adaptados conforme a crise e a cultura da instituição. O roteiro mais conhecido pelos especialistas recomenda que a Comissão de crise estabeleça oito etapas:

 

1. Definição do problema;

2. Levantamento de informações relevantes;

3. Centralização da Comunicação;

4. Comunicação tempestiva e frequente;

5. Definir estratégias de mídia;

6. “Pensar” como jornalistas;

7. Falar diretamente com os afetados;

 

A 8ª Etapa é 

  • a) Dar férias coletivas aos funcionários. 
  • b) Manter a rotina de trabalho.  
  • c) Alterar a rotina de trabalho da área administrativa. 
  • d) Transferir a Direção para outro endereço. 
  • e) Criar horário específico para atender a mídia. 
#45448
Banca
FCC
Matéria
Gestão de Crises
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 4 - 

Em uma assessoria de comunicação a realização de clipping tem um papel importante, maior do que simplesmente coletar o que foi publicado sobre o assessorado. Atualmente, em situações de crise, o clipping é utilizado principalmente para 

  • a) orientar o departamento publicitário na veiculação de novos comerciais. 
  • b) saber se a divulgação da assessoria de comunicação atingiu certos veículos. 
  • c) fazer com que o follow up da assessoria de comunicação seja eficiente.
  • d) facilitar a elaboração do press kit a ser utilizado nas próximas campanhas. 
  • e) a tomada rápida de decisões, evitando a repercussão negativa de uma notícia. 
#45449
Banca
FCC
Matéria
Gestão de Crises
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 5 - 

O gerenciamento de crise é uma das tarefas mais difíceis de serem feitas em uma Assessoria de Comunicação. Esse é um trabalho que requer transparência tanto da empresa, instituição ou assessorado envolvido, como do assessor de comunicação. Quando o assessorado é o responsável principal pela situação de crise, a melhor atitude do assessor é 

  • a) protegê-lo de toda e qualquer acusação da imprensa, pois - assim como um advogado - está sendo pago para isso.
  • b) orientá-lo sobre a melhor forma para se livrar da pressão da imprensa, pois esta só busca notícias sensacionalistas.
  • c) ficar restrito à redação de releases que expliquem bem a situação de crise, pois outros assuntos estão na esfera do departamento jurídico.
  • d) orientá-lo para que desde o início do processo assuma sua responsabilidade, mesmo que isso inicialmente prejudique a sua imagem.
  • e) deixar que o departamento jurídico da empresa fique à frente do caso, evitando assim um grande número de processos.
#45450
Banca
FCC
Matéria
Gestão de Crises
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 6 - 

Durante uma crise na qual está envolvida uma empresa ou uma instituição, sempre há a necessidade da existência de um porta- voz que responda por ela, explicando que ações estão sendo feitas na administração da crise, além de dirimir quaisquer dúvidas que por ventura possam existir. Para tanto, o assessor de comunicação deve orientar o porta-voz para 

  • a) dar as entrevistas com o seu discurso totalmente preparado, procurando não fugir do que a assessoria elaborou.
  • b) responder concretamente, evitando os discursos vagos e, principalmente, uma linguagem técnica ou muito hermética.
  • c) checar com os repórteres se o que disse foi corretamente anotado, pedindo, inclusive, para ler, ver ou ouvir a matéria antes de ser veiculada.
  • d) falar com muita descontração, demonstrando bom humor contagiante, pois assim eliminará a tensão gerada pela crise.
  • e) falar com tranquilidade, pois quem não deve não tem o que temer, mesmo que a imprensa tente incriminar a empresa ou instituição.