Processando...

Simulado DEGASE | CONCURSO

Simulado DEGASE

SIMULADO DEGASE

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concursos do País, através de simulados para Concursos, provas e questões de Concursos.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concursos DEGASE.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da DEGASE que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concursos anteriores DEGASE, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado DEGASE contém um total de 10 questões de Concursos com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concursos DEGASE.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concursos DEGASE. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO DEGASE
Para realizar o simulado DEGASE você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado DEGASE você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para DEGASE é aqui!


#181691
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
DEGASE-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Visando a assegurar a todos existência digna e justiça social, a Constituição cria o direito à assistência social que, independentemente de contribuição, como o direito à saúde, ampara a quem dela necessitar. O Ministério da Saúde (2005) afirma, no documento “Marco legal: saúde, um direito de adolescentes”, que Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) destaca, dentre seus objetivos, o amparo às crianças e aos adolescentes carentes, e garante um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência que comprove não possuir meios de prover a própria manutenção ou de tê-la provida por sua família. Essa LOAS é regulamentada pelo seguinte diploma legal:

  • a) Lei n.º 8.069, de 13/7/1990
  • b) Decreto-Lei n.º 3.688, de 3/10/1941
  • c) Lei n.º 6.202/1979
  • d) Lei n.º 9.263/1996
  • e) Lei n.º 8.742, de 7/12/1993
#181692
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
DEGASE-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

O Ministério da Saúde (2005) afirma, no documento “Marco legal: saúde, um direito de adolescentes” que a limitação legal dos adolescentes, para o exercício de direitos e deveres é um dos temas que tem suscitado muitas dúvidas. Sob essa ótica, no âmbito do direito penal, podemos afirmar que:

  • a) o Estatuto da Criança e do Adolescente não prevê obrigatoriedade das equipes de saúde de notificação ao Conselho Tutelar, pelas equipes de saúde, dos casos de suspeita de maus-tratos contra o adolescente.
  • b) os adolescentes, na faixa etária de 12 a 18 anos, em conflito com a lei devem se submeter às medidas coercitivas e socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente.
  • c) o jovem de 16 anos pode votar, mas só poderá eleger-se a cargo eletivo aos 20 anos.
  • d) os menores de 21 anos de idade são inimputáveis, e os jovens entre 21 e 25 anos podem ter sua pena reduzida.
  • e) é expressamente proibido qualquer trabalho a menores de 16 anos, mesmo na condição de aprendiz.
#181693
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
DEGASE-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Segundo informações do Ministério da Saúde (2005) contidas no documento “Marco legal: saúde, um direito de adolescentes”, no âmbito do Direito do Trabalho, a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente determinaram a proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menor de 18, e de qualquer trabalho a menor de 16 anos, salvo na condição de:

  • a) aprendiz, a partir de 15 anos
  • b) voluntário, a partir de 14 anos
  • c) freelancer, a partir de 15 anos
  • d) aprendiz, a partir de 14 anos
  • e) voluntário, a partir de 12 anos
#181694
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
DEGASE-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Segundo o Ministério da Saúde (2010), no seu manual “Orientações para o atendimento à saúde do adolescente”, alguns pontos, no atendimento à saúde do adolescente, devem ser considerados na abordagem clínica, dentre os quais se inclui:

  • a) enfatizar o modelo clássico de anamnese clínica na Unidade Básica de Saúde para otimizar os atendimentos realizados
  • b) manter sempre uma atitude acolhedora e compreensiva nos atendimentos, possibilitando o alcance de resultados satisfatórios
  • c) evitar o estabelecimento de vínculo com a família do adolescente para não romper com o sigilo profissional
  • d) informar o adolescente, caso ele procure a Unidade Básica de Saúde sem o acompanhamento dos pais, sobre a impossibilidade de atendê-lo sozinho
  • e) manter sempre uma postura de respeito, porém de parcialidade em relação aos problemas apresentados pelo usuário
#181695
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
DEGASE-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

O Ministério da Saúde (2006), na publicação intitulada “Manual de rotinas para assistência de adolescentes vivendo com HIV/ AIDS”, nos casos de imunização de adolescentes vivendo com HIV/AIDS, recomenda:

  • a) a vacinação anti-influenza somente em adolescentes com CD4 > 500/mm3
  • b) o adiamento da vacina antipneumocócica por cinco anos
  • c) a vacinação anti-hepatite B para todos os adolescentes que não tiverem imunidade
  • d) não vacinar para varicela os adolescentes não imunes, com CD4 > 500/mm3
  • e) a vacinação para hepatite A independentemente da presença ou não de anticorpos
#181696
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
DEGASE-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

A adolescência é um processo universal que assume peculiaridades de acordo com a cultura vigente, sendo influenciado por gênero, sexualidade, autoestima, relacionamentos, independência dos pais e impacto psicológico das mudanças físicas sobre o jovem. Sabe-se também que a infecção pelo HIV está associada a uma mudança na vida dos indivíduos, acarretando custos emocionais, financeiros e perdas de perspectivas de futuro. Nesse sentido, o Ministério da Saúde (2006), no “Manual de rotinas para assistência de adolescentes vivendo com HIV/AIDS”, afirma que para a realização do processo de aconselhamento pré-teste, nesses pacientes, é necessário:

  • a) trocar informações sobre o significado dos possíveis resultados do teste e o impacto na vida de cada usuário
  • b) incentivar a realização regular/frequente do teste como uma medida preventiva
  • c) evitar explorar as situações de risco do usuário ou grupo enfocando apenas as medidas de prevenção específicas
  • d) orientar a adolescente grávida a informar, aos familiares, seu estado sorológico de portadora do HIV, de forma a evitar conflitos pelo fato de não poder amamentar
  • e) orientar, nos casos de resultado indeterminado, a realização de nova coleta para refazer o teste no período de 90 dias da emissão do resultado da segunda amostra, para confirmar a soroconversão
#181697
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
DEGASE-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Segundo o Ministério da Saúde (2010) na sua publicação intitulada “Orientações para o atendimento à saúde da adolescente”, na avaliação das adolescentes, durante a puberdade deve-se observar o aparecimento de mamas e pelos. Ademais, a puberdade pode se iniciar dos 8 aos 13 anos, e deve ser considerado o seguinte aspecto:

  • a) é frequente ocorrer um corrimento vaginal acastanhado nos 8 aos 15 meses que antecedem a primeira menstruação ou menarca
  • b) é importante observar que se deve considerar retardo puberal em meninas a ausência de qualquer característica sexual secundária a partir dos 15 anos de idade
  • c) o broto mamário é o primeiro sinal puberal na menina, é chamado de telarca e pode apresentar-se unilateralmente sem significado patológico
  • d) os primeiros ciclos menstruais são geralmente ovulatórios, porém irregulares, podendo essa irregularidade permanecer por até 3 ou 6 anos
  • e) o ciclo menstrual normal tem um intervalo que varia de 18 a 32 dias e uma duração entre 5 e 9 dias
#181698
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
DEGASE-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

De acordo com as afirmativas do Ministério da Saúde (2001) contidas no manual “Parto, Aborto, Puerpério - Assistência Humanizada a Mulher”, na literatura científica, são descritos vários métodos psicoprofiláticos e de relaxamento que podem ser iniciados no pré-natal. Muitos profissionais pressupõem que a utilização desses métodos resulte na redução do medo, da tensão e da dor. Como exemplos desses métodos, podemos citar os de:

  • a) White Lorey, Mcclain e Kron
  • b) Simon, Strauss e Houass
  • c) Winnicott, Johnn-Coast e Resende
  • d) Dick- Read, Bradley e Lamaze
  • e) Huffman, Motta e Sklley
#181699
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
DEGASE-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Para o Ministério da Saúde (2010), no manual “Doenças infecciosas e parasitárias: guia de bolso”, a AIDS é uma doença que representa um dos maiores problemas de saúde da atualidade, em função do seu caráter pandêmico e de sua gravidade. Sendo assim, é correto afirmar que:

  • a) o período de incubação, compreendido entre a infecção pelo HIV e o aparecimento de sinais e sintomas da fase aguda, pode variar de 2 a 15 dias
  • b) o período de transmissibilidade é mais intenso na fase aguda da doença, sendo que o risco de infecção não varia com a magnitude da viremia
  • c) a janela imunológica é o período de tempo entre a exposição ao vírus até que surjam os primeiros sintomas da imunodeficiência pelo HIV
  • d) o diagnóstico de infecção do HIV é confirmado por meio da realização de um teste de triagem para detecção de anti-HIV-1, anti-HIV-2 e anti-HIV-3 e de, pelo menos, dois testes confirmatórios
  • e) o período de latência, que ocorre após a fase de infecção aguda, até o desenvolvimento da imunodeficiência, pode variar entre 5 e 10 anos
#181700
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
DEGASE-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode ser de curso benigno ou grave, dependendo da forma como se apresente. Ademais, o manejo clínico da dengue deverá contemplar a realização da prova do laço para estadiamento e tratamento dos casos. Nesse sentido, de acordo com orientações do Ministério da Saúde (2010) contidas no manual “Doenças infecciosas e parasitárias: guia de bolso”, o profissional de enfermagem deverá atentar para alguns cuidados na execução desse procedimento, que incluem desenhar um quadrado de:

  • a) 2,5 cm de cada lado no antebraço da pessoa e verifi car a pressão arterial
  • b) 4,5 cm de cada lado no braço da pessoa e verificar a pressão arterial
  • c) 2,5 cm de cada lado no antebraço da pessoa e verificar a pulsação arterial
  • d) 4,5 cm de cada lado no antebraço da pessoa e verificar a pulsação arterial
  • e) 4,5 cm de cada lado no braço da pessoa e verificar a pulsação venosa