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Simulado Colégio Pedro II de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado Colégio Pedro II de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO COLÉGIO PEDRO II DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Colégio Pedro II.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Colégio Pedro II que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Colégio Pedro II, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Colégio Pedro II de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Colégio Pedro II.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Colégio Pedro II. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Colégio Pedro II
Para realizar o simulado Colégio Pedro II você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Colégio Pedro II você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Colégio Pedro II é aqui!


#137225
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Colégio Pedro II
Tipo
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fácil

(1,0) 1 - 

Na etapa de recebimento dos gêneros alimentícios, é importante a avaliação do quantitativo e qualitativo, levando-se em consideração os parâmetros pré-definidos de cada alimento. Para a avaliação sensorial de queijos, é importante conhecer as características de cada tipo. A seguir foram selecionadas características sensoriais de alguns tipos:
1. crosta malformada, consistência macia, textura fechada, com ou sem buracos, cor branca ou branco creme, homogênea, odor característico. 2. crosta rugosa, não formada ou pouco nítida, consistência mole, textura fechada ou com alguns olhos mecânicos, cor branca, odor característico, sabor suave. 3. crosta firme, lisa, não pegajosa, consistência dura, maciça, cor amarelo palha, homogênea, odor e sabor característico, picante, forte. 4. crosta firme, lisa, resistente, destacável, parafinada, encerada ou oleada, consistência semidura, cor marfim ou creme, homogênea, odor característico e sabor picante, suave, tolerando-se o picante forte.
As características da ricota fresca estão descritas em

  • a) 1.
  • b) 2.
  • c) 3.
  • d) 4.
#137226
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Colégio Pedro II
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(1,0) 2 - 

Para o preparo de uma sobremesa, será necessária a confecção de claras em neve. Sabe-se que, ao se bater a clara, ocorre retenção de ar devido à viscosidade da ovalbumina, conferindo esponjosidade e leveza às preparações. Durante o preparo, a presença de ingredientes como açúcar, gema, ácidos ou sal tem influência sobre o tempo de batimento, o volume final, rendimento e estabilidade das claras em neve.
Quanto a essas alterações, é correto afirmar que a adição de

  • a) gema na clara aumenta o tempo, a estabilidade e diminui o volume final.
  • b) água na clara aumenta o tempo de batimento, o volume e a estabilidade.
  • c) sal na clara aumenta o tempo de batimento e diminui o volume final e a estabilidade.
  • d) suco de limão aumenta o tempo de batimento e a estabilidade e diminui o volume final das claras em neve.
#137227
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Colégio Pedro II
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(1,0) 3 - 

Um estudante com problemas gastrointestinais solicitou ao nutricionista de uma escola que seu bife fosse muito bem passado.
O intervalo de temperatura ideal para cocção da carne de forma a atender à solicitação do estudante é

  • a) 60 – 70ºC.
  • b) 70 – 80ºC.
  • c) 80 – 90ºC.
  • d) 90 – 100ºC.
#137228
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. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Colégio Pedro II
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(1,0) 4 - 

Dentre os métodos existentes de cocção por calor misto, é INCORRETO incluir o método de

  • a) saltear.
  • b) brasear.
  • c) refogar.
  • d) ensopar.
#137229
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Colégio Pedro II
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(1,0) 5 - 

Para que o alimento seja consumido, é necessário passar pelos processos de pré-preparo, que consistem em limpeza, divisão ou mistura para serem consumidos crus ou submetidos a cocção. Existem diversos métodos de divisão de alimentos no pré-preparo.
Dentre os métodos de divisão apresentados a seguir, reconheça-os como pertencentes ao processo de (1) divisão simples ou (2) divisão com separação de partes:
( ) cortar/picar ( ) sedimentar ( ) peneirar ( ) descascar ( ) triturar ( ) decantar ( ) espremer
A sequência correta é

  • a) 1, 2, 1, 1, 2, 1, 1.
  • b) 1, 2, 2, 2, 1, 2, 2.
  • c) 2, 1, 2, 2, 1, 2, 1.
  • d) 2, 2, 2, 2, 1, 2, 2.
#137230
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Colégio Pedro II
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(1,0) 6 - 

Um restaurante universitário atende 2000 comensais, com horário de almoço de 12:00 às 14:00 horas com fluxo heterogêneo, sendo que 3/4 da clientela é atendida de 13:00 às 14:00. O tempo médio para consumo da refeição é de 30 minutos.
Para atender a essa demanda, são necessários

  • a) 550 assentos.
  • b) 600 assentos.
  • c) 700 assentos.
  • d) 750 assentos.
#137231
Banca
. Bancas Diversas
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Matérias Diversas
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Colégio Pedro II
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(1,0) 7 - 

Os ovos desempenham diversas funções no preparo das massas.
Dentre as alternativas, assinale aquela que NÃO representa uma dessas funções.

  • a) Ligante.
  • b) Coagulante.
  • c) Gelatinizante.
  • d) Emulsificante.
#137232
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. Bancas Diversas
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Matérias Diversas
Concurso
Colégio Pedro II
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(1,0) 8 - 

Para trabalhar com alimentos são necessárias balanças digitais ou eletrônicas de precisão. Cada ingrediente possui uma característica e, portanto, uma temperatura ideal de medição.
Os alimentos gordurosos devem ser pesados

    • a) congelados.
    • b) após breve aquecimento.
    • c) em temperatura ambiente.
    • d) imediatamente após a cocção.
    #137233
    Banca
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    (1,0) 9 - 

    A técnica dietética é a sistematização e o estudo dos procedimentos para tornar possível a utilização dos alimentos, preservando o valor nutritivo e obtendo as características sensoriais desejadas. Seus objetivos podem ser classificados em dietético (1), digestivo (2), nutritivo (3), higiênico (4), operacional (5) e econômico (6).
    Utilizando-se da numeração acima, faça a correspondência entre os objetivos apontados e sua correta definição:
    ( ) modificar os alimentos por meio de processos culinários, tornando-os mais facilmente digeríveis. ( ) escolha da melhor técnica de preparo para otimização do valor nutricional do alimento. ( ) melhor planejamento do cardápio e compras racionais, reduzindo falhas e otimizando custos. ( ) prevenir a ação de fatores externos prejudiciais ao alimento e também aumentar o tempo de vida útil. ( ) adequar a forma de preparo dos alimentos à necessidade do indivíduo. ( ) preparar e organizar espaços físicos, cardápios e pessoal, material, equipamentos e utensílios.
    A sequência correta é

    • a) 1, 3, 4, 6, 2, 5.
    • b) 1, 5, 6, 4, 2, 3
    • c) 2, 3, 5, 4, 1, 6.
    • d) 2, 3, 6, 4, 1, 5.
    #137234
    Banca
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    (1,0) 10 - 

    A Resolução CFN nº 333/2004 dispõe sobre o código de ética profissional dos Técnicos em Nutrição e Dietética. Em relação aos direitos e deveres desses profissionais, analise as assertivas a seguir, classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):
    ( ) Declinar sempre, no exercício da profissão, além da assinatura, o título, o número de seu registro profissional e a referência ao Conselho Regional de Nutricionistas que conferiu a inscrição. ( ) Assumir responsabilidades por todas as atividades que lhe forem deferidas. ( ) Atualizar e ampliar seus conhecimentos técnicos, visando ao bem público e à efetiva prestação de serviço à comunidade. ( ) O desagravo público por ofensa que atinja a sua honra profissional. ( ) Prestar serviços profissionais, gratuitamente, a instituições de reconhecida benemerência social, respeitadas as normas de regulamentação da profissão e ocupação.
    A sequência correta é

    • a) V, F, V, V, V.
    • b) F, V, V, V, V.
    • c) V, V, F, V, F.
    • d) F, V, F, V, V.
    #137235
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    (1,0) 11 - 

    São exemplos de alimentos in natura ou minimamente processados

    • a) arroz branco, feijão e carne seca.
    • b) castanhas, ovos e brócolis congelado.
    • c) milho em espiga, cogumelos e frutas cristalizadas.
    • d) extrato de tomate, suco de frutas e macarrão instantâneo.
    #137236
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    (1,0) 12 - 

    O Guia Alimentar para a População Brasileira traz os Dez Passos para uma Alimentação Adequada e Saudável. Analise as assertivas a seguir, em relação à adequação das práticas para uma alimentação saudável:
    I. Fazer de alimentos in natura e ultraprocessados a base da alimentação. II. Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias. III. Comer com regularidade e atenção em ambientes fechados e sem falar para evitar engolir ar. IV. Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece. V. Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais.
    Estão corretas

    • a) I e II.
    • b) III e V.
    • c) I, III e IV.
    • d) II, IV e V.
    #137237
    Banca
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    (1,0) 13 - 

    A atividade de água (Aa) é a quantidade de água livre presente nos alimentos que pode favorecer o metabolismo de microrganismos. Seu conhecimento é uma importante ferramenta de controle de multiplicação de microrganismos. Sabese que a Aa do leite condensado está entre 0,85 e 0,92.
    Dentro desses valores de atividade de água ocorre a multiplicação de

    • a) S. aureus, V. parahaemoliticus, e outros que crescem lentamente ou param sua reprodução.
    • b) Salmonella, Campylobacter, Yersinia, E. coli, Shigella, B. cereus, S. aureus, Clostridium.
    • c) S.aureus, mas sem produção de enterotoxina, e bolores micotoxigênicos.
    • d) Streptococcus, Enterobacter, Nitrosomonas, S. aureus.
    #137238
    Banca
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    (1,0) 14 - 

    As mãos podem veicular vários microrganismos importantes. Em relação à lavagem das mãos e uso de luvas descartáveis, avalie as sentenças a seguir, classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):
    ( ) Não se deve fazer antissepsia das mãos sem ter lavado antes com água e sabão. ( ) É fundamental a conscientização dos manipuladores quanto à necessidade de higienizar corretamente as mãos (lavagem e antissepsia), várias vezes durante o trabalho. ( ) É proibido utilizar luvas descartáveis na manipulação de alimentos prontos. Deve-se utilizar somente utensílios lavados e desinfetados. ( ) Se houver necessidade de tocar os alimentos prontos ou pré-cozidos, como para fatiar carne assada, desfiar frango, montar sanduíches, podem ser utilizadas luvas descartáveis sem furos e sem rupturas, lavando bem as mãos antes e utilizando-as por um curto espaço de tempo, desprezando-as em seguida.
    A sequência correta é

    • a) V, V, F, V.
    • b) F, V, F, V.
    • c) F, V, V, F.
    • d) V, V, V, F
    #137239
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    (1,0) 15 - 

    Alguns alimentos sofrem diferentes processos durante o pré-preparo e preparo, para torná-los mais facilmente digeríveis e saborosos. Existe um processo em que o amido gelatiniza durante a cocção na presença de água, uma vez que seus grânulos incham em contato com um líquido. As partículas de amido escapam e ligam-se umas às outras, produzindo uma rede, tornando o produto espesso. Entretanto, em repouso, essa rede de amido pode começar a contrair-se e espremer para fora a maior quantidade de água. São exemplos o molho branco e o pudim deixado em repouso.
    Esse processo de reversão do amido à sua insolubilidade em água fria chama-se

    • a) gelatinização
    • b) retrogradação
    • c) dextrinização.
    • d) emulsificação.