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Prova de Licitação Lei 8.666 14 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Licitação Lei 8.666 14 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões inéditas e/ou questões das maiores bancas organizadoras do país, tanto para nível médio como superior da matéria Direito Administrativo - Licitação Lei N° 8.666. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. Contratos E Compras.
  2. Convênios E Termos Similares.
  3. Dispensa E Inexigibilidade.
  4. Fases.
  5. Lei Do Pregão - Lei N.° 10.520/2002 E Alterações.
  6. Modalidades.
  7. Obrigatoriedade.
  8. Princípios.
  9. Procedimentos
  10. Licitação Lei N° 8.666.
  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

#5638
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Licitação Lei N° 8.666
Concurso
. Concursos Diversos
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fácil

(1,0) 1 - 

Consta na Constituição Federal, há obrigatoriedade da licitação para:

  • a) os contratos envolvendo grandes somas em dinheiro, bem como obras públicas nas quais devam figurar mais de uma empresa, necessariamente.
  • b) os contratos de obras, serviços, compras e alienações, bem como para a concessão e a permissão de serviços públicos.
  • c) não consta da Constituição Federal a obrigatoriedade da licitação, sendo disposta por lei própria, qual seja: Lei 8.666 de 21 de Junho de 1993
  • d) apenas para celebração de contratos relativos a obras, serviços e alienações.
  • e) Nenhuma das alternativas.
#5639
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Licitação Lei N° 8.666
Concurso
. Concursos Diversos
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Comentários
2
médio

(1,0) 2 - 

As entidades da administração pública indireta, em se tratando de licitação:

  • a) encontram-se escusadas de realizarem licitações, vez que não se sujeitam à lei das licitações, eis que se trata meramente de entidade de caráter particular, mesmo que parte da administração pública indireta.
  • b) deverão reger-se pela lei das licitações, estando vinculadas à obrigatoriedade da realização de licitação para contratar, somente por força da lei 8.666/93.
  • c) embora sejam obrigadas a realizar licitação para contratar, poderão dispensá-la, desde que os valores a serem contratados não ultrapassem R$ 15.000,00 (quinze mil reais).
  • d) deverão ser regidas por regulamento próprio, publicado, em consonância com a Lei 8.666/93 e aprovado pela autoridade de nível superior ao seu, estando sujeitos às disposições da referida lei.
  • e) nenhuma das alternativas
#5640
Banca
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Licitação Lei N° 8.666
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. Concursos Diversos
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(1,0) 3 - 

Qual a diferença básica entre a dispensa da licitação e a inexigibilidade de licitação?

  • a) Verifica-se que a diferença básica encontra-se no fato de que na dispensa há possibilidade de competição que justifique a licitação, de modo que a lei faculta ocorrer a dispensa, ao passo que, nos casos de inexigibilidade, não há que se falar de competição, vez que existe apenas uma pessoa ou objeto que atenda as necessidades da Administração, tornando a licitação inviável.
  • b) A diferença existente entre a dispensa e a inexigibilidade da licitação reside no fato de que a primeira constitui meio legal a ser pleiteado pelas concorrentes de eventual licitação para encontrarem-se escusadas de participar da mesma, de modo a poder contratar diretamente com a Administração Pública. Já a inexigibilidade da licitação consiste na previsão legal, proibindo a realização de licitação para determinados casos específicos, tais como calamidade ou guerra.
  • c) Não há diferença entre os dois institutos apresentados, ambos constituindo sinônimos para o que se pode também chamar 'Licitação Inexistente', instituto que prevê a desnecessidade de se realizar licitação em decorrência de série de fatores elencados na lei 8.666/93.
  • d) Nenhuma das alternativas anteriores.
  • e) Todas estão incorretas.
#5641
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Licitação Lei N° 8.666
Concurso
. Concursos Diversos
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1
fácil

(1,0) 4 - 

O pregão, em se tratando de licitações, constitui-se como:

  • a) modalidade de licitação, estabelecida através de medida provisória, posteriormente convertida em Lei.
  • b) meio cabível a se realizar a concorrência, exatamente como nas bolsas de valores, obedecendo aos rigores formais do ato.
  • c) as atividades exercidas pelas pessoas jurídicas, órgãos e agentes incumbidos de atender concretamente às licitação.
  • d) Todas as afirmações estão erradas.
  • e) Nenhuma das alternativas estão corretas.
#5642
Banca
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Licitação Lei N° 8.666
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(1,0) 5 - 

O princípio da vinculação ao instrumento convocatório:

  • a) trata-se de princípio segundo o qual o licitante não pode descumprir as normas e condições do edital, pois se encontra obrigado a este.
  • b) trata-se da obrigatoriedade da Administração em cumprir as normas e condições do edital, ao qual se encontra estritamente vinculada, sendo também aplicável aos licitantes.
  • c) trata-se meramente de princípio segundo o qual o vencedor da licitação se encontra vinculado ao contrato celebrado, não sendo possível sua rescisão por ato unilateral.
  • d) Todas as afirmativas estão erradas.
  • e) Nenhuma das alternativas estão corretas.
#5643
Banca
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3
médio

(1,0) 6 - 

O convite trata-se de:

  • a) modalidade de licitação realizada com ampla publicidade para assegurar a participação de quaisquer interessados que preencham os requisitos previstos no edital.
  • b) modalidade de licitação realizada entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante instituição de prêmio ou remuneração aos vencedores.
  • c) modalidade de licitação para aquisição de bens ou serviços comuns, promovida exclusivamente no âmbito da União, qualquer que seja o valor estimado na contratação.
  • d) Todas as alternativas estão corretas.
  • e) Nenhuma das alternativas anteriores.
#5644
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médio

(1,0) 7 - 

O recurso administrativo, no procedimento de licitação:

  • a) cabe apenas nas decisões onde evidentemente se feriu um ou mais princípios referentes à licitação.
  • b) previsto na lei nº 8.666/93, mas apenas nas modalidades de recurso, representação e pedido de reconsideração.
  • c) tem prazo igual ao recurso de apelação no juízo cível, devendo ser interposto em 5 dias e apresentadas suas razões em 10 dias.
  • d) Todas as alternativas estão corretas
  • e) Todas estão incorretas.
#5645
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(1,0) 8 - 

A modalidade de licitação obrigatória para obras de engenharia de valor superior a um milhão e quinhentos mil reais e para obras e serviços que não sejam de engenharia, de valor superior a seiscentos e cinquenta mil reais é a:

  • a) concorrência.
  • b) tomada de preços.
  • c) onvite.
  • d) concurso.
  • e) Nenhuma das alternativas estão corretas.
#5646
Banca
. Bancas Diversas
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4
médio

(1,0) 9 - 

Assinale a alternativa INCORRETA quanto à habilitação no procedimento da concorrência.

  • a) A administração, nesta fase do procedimento, deverá proceder em sigilo ao recebimento dos envelopes contendo a documentação referente à habilitação dos licitantes e a proposta.
  • b) Os documentos exigíveis para a habilitação estão indicados no artigo 27, da lei nº 8.666/93, e somente podem referir-se à habilitação jurídica, qualificação técnica, qualificação econômico-financeira, regularidade fiscal e cumprimento do disposto no inciso XXXIII, do artigo 7º, da Constituição Federal.
  • c) Na fase de habilitação, examinados os documentos, estes serão considerados habilitados os licitantes que tiverem atendido às exigências do edital, não sendo permitido, após o ato de público de abertura dos envelopes, a apresentação ou substituição de documentos.
  • d) Se nenhum dos licitantes estiver com a documentação em ordem, encerra-se o procedimento.
  • e) Nenhuma das alternativas estão corretas
#5647
Banca
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3
médio

(1,0) 10 - 

Revogação e anulação:

  • a) consiste, a primeira, em hipótese decorrente de interesse público devido a fato superveniente devidamente comprovado, pertinente e suficiente para justificar tal conduta, enquanto a segunda implica em manifesta ilegalidade, sendo que, em tal caso, pode-se agir de ofício ou por provocação de terceiros, mediante parecer escrito e devidamente fundamentado.
  • b) não são possíveis no procedimento de licitação, sendo plausíveis apenas nos demais atos e procedimentos administrativos, vez que a licitação conta como ato discricionário do Poder Público.
  • c) serão cabíveis apenas nas hipóteses de manifesta ilegalidade do edital, bem como quando decorrentes de ilegalidade na comissão responsável pela licitação.
  • d) a primeira não é aceita como procedimento de licitação. Ja a segunda esta totalmente amparada pela lei 8.666 e por isso tem plena aplicabilidade. 
  • e) Todas estão incorretas.
#5648
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5
médio

(1,0) 11 - 

Um prefeito, iniciando seu mandato, decidiu revogar uma licitação que havia sido vencida por uma empresa que apoiara um candidato de outro partido político, e que se encontrava em fase de adjudicação. Pode o novo prefeito fazer isso?

  • a) Não, porque isso seria sempre considerado desvio de poder.
  • b) Não, porque a licitação já se encontrava em fase de adjudicação.
  • c) Sim, desde que comprove ilegalidade no procedimento da licitação.
  • d) Sim, desde que haja fatos supervenientes que comprovem que a contratação objeto da licitação não é conveniente nem oportuna.
  • e) Nenhuma das alternativas anteriores
#5649
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médio

(1,0) 12 - 

O Comitê Gestor da Crise de Energia Elétrica pretende contratar uma empresa de notória especialização, para elaboração de estudos de avaliação dos reflexos das possíveis situações de 'apagões' em todo o país. Essa contratação, cujo preço será bastante alto,

  • a) poderá ser realizada diretamente, pela inexigibilidade de licitação.
  • b) deverá ter a licitação dispensada, em razão da singularidade do serviço.
  • c) não poderá ser realizada sem concorrência, pelo preço alto da contratação.
  • d) não poderá ser realizada, visto que o Comitê Gestor foi criado por Medida Provisória.
  • e) Nenhuma das alternativas.
#5650
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médio

(1,0) 13 - 

Em um procedimento de licitação, licitante habilitada apresenta sua proposta comercial com o seguinte preço: '50% a menos do que o de menor preço apresentado por qualquer licitante'. A Comissão de Licitação deve:

  • a) classificar a proposta, desde que o edital permita preço baseado nas ofertas das demais licitantes.
  • b) classificar a proposta, visto que se trata da proposta mais vantajosa para a Administração Pública.
  • c) inabilitar a licitante, por ter apresentado preço inexeqüível.
  • d) esclassificar a proposta, por ferir os princípios da legalidade e da vinculação ao instrumento convocatório
  • e) Nenhuma das alternativas
#5651
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(1,0) 14 - 

Determinado Estado contrata a prestação de serviço de limpeza diretamente, sem licitação, sob o argumento de que a contratada teria oferecido proposta vantajosa para o Estado, que deveria pagar apenas o custo do material de limpeza. Esse contrato poderá vir a ser anulado?

  • a) Não, porque o interesse público ficou resguardado pela contratação.
  • b) Sim, porque a exigência de licitação não apenas busca o melhor negócio, como também oferece a todos os administrados tratamento isonômico.
  • c) Sim, porque a Administração Pública não pode nunca contratar prestação de serviço de limpeza sem prévio procedimento licitatório.
  • d) Depende; se o custo do material de limpeza estiver de acordo com a média do mercado, o contrato não poderá ser anulado.
  • e) Nenhuma das alternativas.
#5652
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Licitação Lei N° 8.666
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(1,0) 15 - 

Para contratação de profissional do setor artístico, consagrado pela opinião pública, o Poder Público pode:

  • a) realizar licitação, na modalidade de Tomada de Preços.
  • b) dispensar a licitação, em razão da pessoa a ser contratada.
  • c) ontratar diretamente, pela inexigibilidade de licitação.
  • d) ispensar a licitação, em razão do objeto a ser contratado.
  • e) Nenhuma das alternativas.