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Prova de Administração Pública 11 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Administração Pública 11 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões inéditas e/ou questões das maiores bancas organizadoras do país, tanto para nível médio como superior da matéria Administração Pública. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. Administração Burocrática E Administração Gerencial.
  2. Administração De Materiais.
  3. Administração De Recursos Humanos.
  4. Administração Direta.
  5. Administração Indireta.
  6. Administração Orçamentária.
  7. Administração Pública: Do Modelo Racional-Legal Ao Paradigma Pós-Burocrático.
  8. Agências Executivas.
  9. Agências Reguladoras.
  10. Agentes Públicos.
  11. Análise E Desenvolvimento Organizacional.
  12. Análise Swot.
  13. Anulação E Revogação Dos Atos Administrativos.
  14. Atendimento Ao Público.
  15. Atos Administrativos - Conceito, Requisitos, Elementos, Atributos, Classificação, Espécies.
  16. Auditoria E Fiscalização.
  17. Avaliação De Desempenho Funcional.
  18. Balanced Scorecard.
  19. Bens Público.
  20. Burocracia Ocidental Moderna.
  21. Capital Social.
  22. Características Básicas Das Organizações Formais Modernas: Tipos De Estrutura Organizacional, Natureza, Finalidades E Critérios De Departamentalização.
  23. Cartão De Pagamentos Do Governo Federal (Cpgf).
  24. Ciclo De Gestão Do Governo Federal.
  25. Ciclo PDCA.
  26. Ciência Política.
  27. Clima Organizacional.
  28. Código Civil.
  29. Código De Conduta Da Alta Administração Federal.
  30. Código De Ética Do Servidor Público Federal.
  31. Comunicação.
  32. Comunicacao Institucional.
  33. Comunicação Na Gestão Pública E Gestão De Redes Organizacionais.
  34. Comunicação No Serviço Público.
  35. Conceitos, Elementos E Poderes Do Estado.
  36. Contratos Administrativos: Conceito, Características E Formalização - Requisição.
  37. Controle Da Administração Pública - Tipos E Formas De Controle - Controle Interno E Externo - Controle Pelos Tribunais De Contas - Controle Judiciário.
  38. Convergências E Diferenças Entre A Gestão Pública E A Gestão Privada.
  39. Cultura Organizacional.
  40. Decreto 0027-2005.
  41. Decreto Nº 2.271-1997.
  42. Departamentalização.
  43. Descentralização Administrativa.
  44. Desconcentração.
  45. Desestatização.
  46. Despesas Públicas.
  47. Empreendedorismo Governamental.
  48. Empreendedorismo Governamental E Novas Lideranças No Setor Público.
  49. Entidades Políticas E Administrativas - Natureza Jurídica E Características.
  50. Entidades Políticas E Administrativas.
  51. Espécies Da Administração Indireta ? Características - Regime Jurídico, Classificação E Espécies.
  52. Estratégia De Crescimento.
  53. Estratégia De Sobrevivência.
  54. Estratégia Organizacional.
  55. Estrutura Administrativa: Conceito, Elementos, Poderes Do Estado.
  56. Estrutura Organizacional.
  57. Estruturação Da Máquina Administrativa No Brasil Desde 1930: Dimensões Estruturais E Culturais.
  58. Ética No Exercício Da Função Pública.
  59. Ética, Públicidade Da Administração Pública.
  60. Evolução Dos Modelos/Paradigmas De Gestão: A Nova Gestão Pública.
  61. Excelência Nos Serviços Públicos.
  62. Execução Do Contrato Administrativo: Direito E Obrigação Das Partes, Acompanhamento, Inexecução Do Contrato: Causas Justificadoras, Conseqüências Da Inexecução, Revisão, Rescisão E Suspensão Do Contrato.
  63. Experiências De Reformas Administrativas.
  64. Funçoes Do Governo.
  65. Fundamentos Do Setor De Telecomunicacoes.
  66. Garantia Contratual.
  67. Gerenciamento De Projetos.
  68. Gestão De Conflitos.
  69. Gestão De Conhecimento.
  70. Gestão De Contratos.
  71. Gestão De Processos.
  72. Gestão De Qualidade.
  73. Gestão De Resultados Na Produção De Serviços Públicos.
  74. Gestão Do Desempenho.
  75. Gestão Estratégica.
  76. Gestão Publica.
  77. Gestão Pública Empreendedora.
  78. Gestão Pública Versus Gestão Privada.
  79. Governabilidade, Governança E Accountability.
  80. Governo E Administração Pública.
  81. Governo Eletrônico E Transparência.
  82. Implementação De Políticas Públicas.
  83. Improbidade Administrativa.
  84. Lei Complementar Nº 123-2006 - Estatuto Da Micro E Pequena Empresa.
  85. Lei N° 9.790-99 - Organizações Da Sociedade Civil De Interesse Público.
  86. Lei Nº 0811-04.
  87. Lei Nº 101-2000 - Lei De Responsabilidade Fiscal.
  88. Lei Nº 8666-93.
  89. Lei Nº 9.637-1998.
  90. Lei Nº 9.784-1999.
  91. Lei Nº 9.873-1999.
  92. Licitação.
  93. Liderança.
  94. Modelos Teóricos De Administração Pública: Patrimonialista, Burocrático E Gerencial.
  95. Motivação.
  96. Mudanças Institucionais: Conselhos, Organizações Sociais E Oscip.
  97. Natureza Jurídica E Características.
  98. Noções De Cidadania.
  99. Noções De Processos Licitatórios.
  100. Novas Tecnologias Gerenciais E Organizacionais E Sua Aplicação Na Administração Pública.
  101. O Paradigma Do Cliente Na Gestão Pública.
  102. O Processo De Modernização Da Administração Pública.
  103. Orçamento Participativo.
  104. Orçamento Programa.
  105. Organização Administrativa Brasileira.
  106. Organização Administrativa Da União.
  107. Organização Administrativa: Centralização, Descentralização, Concentração E Desconcentração.
  108. Organização Do Estado E Da Administração Pública.
  109. Órgãos E Entidades Da Administração Federal - Natureza E Competências - Reformas Do Estado - Princípios E Instrumentos.
  110. Oscips.
  111. Parcerias Publico-Privadas.
  112. Planejamento Estratégico.
  113. Planejamento Organzacional.
  114. Plano Diretor Para A Reforma Do Aparelho Do Estado.
  115. Poder E Dominação.
  116. Poderes Administrativos (Vinculado, Discricionário, Hierárquico, Disciplinar, Regulamentar E De Polícia) - Características E Formas De Atuações.
  117. Poderes E Deveres Do Administrador Público.
  118. Polítca Nacional De Meio Ambiente.
  119. Política Fiscal; Contratos E Convênios; Plano De Contas.
  120. Políticas Públicas E Desenvolvimento Sustentável.
  121. Princípios Da Administração Pública.
  122. Princípios Fundamentais Da Administração Pública.
  123. Princípios Orçamentários.
  124. Procedimentos Com Correspondência.
  125. Processo Administrativo.
  126. Processo Administrativo No Âmbito Da Administração Pública Federal: Lei N.º 9.784/99.
  127. Processo Organizacional: Planejamento, Direção, Comunicação, Controle E Avaliação.
  128. Programa Nacional De Gestão Pública E Desburocratização.
  129. Projetos.
  130. Protocolo E Correspondência.
  131. Qualidade Na Administração Pública.
  132. Qualidade Total.
  133. Recursos Humanos.
  134. Redação.
  135. Reengenharia.
  136. Reforma Administrativa.
  137. Reforma E Revitalizacao Do Estado.
  138. Regime Dos Servidores Públicos Federais: Admissão, Demissão, Concurso Público, Estágios Probatórios, Vencimento Básico, Licença, Aposentadoria.
  139. Relações Públicas.
  140. Resoluções.
  141. Resoluções Do Cnj.
  142. Responsabilidade Civil Da Administração Pública.
  143. Responsabilidade Socioambiental.
  144. Servidores Públicos - Regime Jurídico ? Características - Direitos E Deveres - Responsabilidades.
  145. Siape.
  146. Sistema Integrado De Administração De Serviços Gerais (Siasg).
  147. Tecnologia Da Informacao Na Administracao Publica.
  148. Transparência.
  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

#3858
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Pública
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 1 - 

O governo Federal está desenvolvendo um projeto que consiste na obtenção de uma rede de comunicação de voz, dados e imagens de alta velocidade, com abrangência nacional, o que irá permitir a integração de todos os órgãos da administração pública federal no País, denominado:

  • a) E-Brasil.
  • b) Brasil Online.
  • c) Rede Brasil.
  • d) Web Brasil.
  • e) Infovia Brasil.
#3859
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Pública
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 2 - 

Os encargos, poderes, deveres e direitos atribuídos aos órgãos, aos cargos e também aos agentes públicos, intitulam-se, no campo de ação da Administração Pública, de

  • a) tribuição.
  • b) designação.
  • c) arreira.
  • d) cargo.
  • e) função.
#3860
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Pública
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 3 - 

No âmbito da Administração Pública é correto afirmar:

  • a) Na Administração Pública Burocrática os resultados da ação do Estado são considerados bons porque as necessidades do cidadão-cliente estão sendo atendidas.
  • b) A diferença fundamental entre a Administração Pública Gerencial e a Burocrática está na rigorosa profissionalização da administração pública, que deixa de ser um princípio fundamental.
  • c) A diferença fundamental entre o modelo de Administração Pública Burocrático e o Gerencial está na forma de controle, que deixa de basear-se nos processos para concentrar-se nos resultados.
  • d) Na Administração Pública Patrimonialista os resul- tados da ação do Estado são considerados bons porque os processos administrativos estão sob controle e são seguros.
  • e) Na Administração Pública Burocrática a estratégia volta-se para a definição precisa dos objetivos que o administrador público deverá atingir em sua unidade.
#3861
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Pública
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
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médio

(1,0) 4 - 

O programa criado pela Controladoria Geral da União, cujo objetivo é fazer com que o cidadão, no município, atue para a melhor aplicação dos recursos públicos, denomina-se:

  • a) Aonde vai o Dinheiro Público.
  • b) De Olho no Orçamento Público.
  • c) Controlando o Dinheiro Público.
  • d) Olho Vivo no Dinheiro Público.
  • e) Olho Vivo no Orçamento Público.
#3862
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Pública
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 5 - 

A respeito da estrutura e do funcionamento do serviço público no Brasil, julgue os itens subseqüentes. I O Programa Nacional de Desburocratização tinha como característica a simplificação de procedimentos, documentos e decretos. II O texto constitucional de 1988, entre outras mudanças, trouxe inovações para o setor público brasileiro, a exemplo da descentralização de recursos orçamentários e da execução de serviços públicos para estados e municípios. III A década de 30 do século passado caracterizou-se por uma significativa centralização no nível político e econômico, modelo clássico de Estado autoritário, e a condução do início do processo de modernização e industrialização do país, no qual o DASP foi o órgão central coordenador do processo de modernização. IV O governo de Fernando Collor caracterizou-se pela extinção de órgãos, corte de pessoal e pelo programa de privatização de empresas estatais. V O governo de Fernando Henrique Cardoso possibilitou a flexibilização das relações de trabalho no setor público. A quantidade de itens certos é igual a

  • a) 1
  • b) 2
  • c) 3
  • d) 4
  • e) 5
#3863
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Pública
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
médio

(1,0) 6 - 

Em relação aos princípios básicos da Administração Pública, considere as proposições abaixo. I. o princípio da moralidade corresponde à proibição de a atuação administrativa distanciar-se da moral, dos princípios éticos, da boa-fé, da lealdade. II. A idéia de que o administrador não pode agir, nem deixar de agir, senão de acordo com a lei e na forma determinada é característica do princípio da legalidade. III. O princípio da publicidade implica na proibição de constar nome, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridade ou servidor público na publicidade de atos, programas, obras e serviços. Está correto APENAS o que se contém em

  • a) I.
  • b) II.
  • c) I e II.
  • d) I e III.
  • e) II e III.
#3864
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Pública
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 7 - 

A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial conferida (atribuída) ao Tribunal de Contas da União,

  • a) restringe-se à Administração Pública Federal Direta.
  • b) restringe-se à Administração Pública Federal, no âmbito do Poder Executivo.
  • c) abrange toda a Administração Pública Federal Direta e Indireta.
  • d) alcança toda a Administração Pública Direta Federal, Estadual e Municipal.
  • e) abrange toda a Administração Pública Direta e Indireta Federal, Estadual e Municipal.
#3865
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Pública
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 8 - 

De acordo com o estabelecido na Lei nº 9.784/99, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, das decisões administrativas cabe recurso, em face de razões de legalidade e de mérito, que quando não houver disposição legal específica em contrário terá o prazo a contar da ciência ou divulgação do ato recorrido é de

  • a) 5 dias.
  • b) 10 dias.
  • c) 15 dias.
  • d) 20 dias.
  • e) 30 dias.
#3866
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Pública
Concurso
. Concursos Diversos
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fácil

(1,0) 9 - 

hipótese de celebração de contrato administrativo a

  • a) concessão de uso de bem público.
  • b) autorização de uso de bem público.
  • c) expedição de alvará.
  • d) realização de espetáculo em local público.
  • e) missão de certidões.
#3867
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Pública
Concurso
. Concursos Diversos
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médio

(1,0) 10 - 

Nos contratos administrativos:

  • a) o contratado é responsável pelos danos causados diretamente à Administração ou a terceiros, decorrentes de sua culpa ou dolo na execução do contrato; no entanto, essa responsabilidade é excluída ou reduzida pela fiscalização ou acompanhamento pelo órgão interessado.
  • b) a execução do contrato deverá ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administração especialmente designado, não sendo permitida a contratação de terceiros para subsidiá-lo de informações pertinentes a essa atribuição.
  • c) o contratado é obrigado a reparar, corrigir, remover, reconstruir ou substituir, às suas expensas, no total ou em parte, o objeto do contrato em que se verificarem vícios, defeitos ou incorreções resultantes da execução ou de materiais empregados.
  • d) a inadimplência do contratado, com referência aos encargos trabalhistas, fiscais e comerciais transfere à Administração Pública a responsabilidade por seu pagamento, além de poder onerar o objeto do contrato e restringir a regularização e o uso das obras e edificações, inclusive perante o Registro de Imóveis
  • e) o contratado, na execução do contrato, sem prejuízo das responsabilidades contratuais e legais, não poderá, em qualquer hipótese, subcontratar partes da obra, do serviço ou do fornecimento.
#3868
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Pública
Concurso
. Concursos Diversos
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3
médio

(1,0) 11 - 

No que concerne ao poder de polícia, é correto afirmar:

  • a) vedada a utilização de meios diretos de coação.
  • b) Constitui-se somente por atividades preventivas.
  • c) puramente discricionário.
  • d) Incide sobre pessoas.
  • e) possível a utilização de meios indiretos de coação.
#3869
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Pública
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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1
médio

(1,0) 12 - 

Sobre o poder disciplinar, é correto afirmar:

  • a) Existe discricionariedade quanto a certas infrações que a lei não define, como ocorre, por exemplo, com o 'procedimento irregular' e a 'ineficiência no serviço', puníveis com pena de demissão.
  • b) Há discricionariedade para a Administração em instaurar procedimento administrativo, caso tome conhecimento de eventual falta praticada.
  • c) Inexiste discricionariedade quando a lei dá à Administração o poder de levar em consideração, na escolha da pena, a natureza e a gravidade da infração e os danos que dela provierem para o serviço público.
  • d) O poder disciplinar é sempre discricionário e decorre da supremacia especial que o Estado exerce sobre aqueles que se vinculam à Administração.
  • e) possível, em determinadas hipóteses, que a Administração deixe de punir o servidor comprovadamente faltoso.
#3870
Banca
. Bancas Diversas
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Administração Pública
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médio

(1,0) 13 - 

No que diz respeito ao poder disciplinar da Administração Pública, é correto afirmar:

  • a) O poder disciplinar é discricionário; isto significa que a Administração, tendo conhecimento de falta praticada por determinado servidor, não está obrigada a instaurar procedimento administrativo para sua apuração.
  • b) O poder disciplinar é correlato com o poder hierárquico, mas com ele não se confunde; no uso do poder disciplinar, a Administração Pública controla o desempenho das funções executivas e a conduta interna de seus agentes, responsabilizando-os pelas faltas cometidas.
  • c) Algumas penalidades administrativas podem ser aplicadas ao infrator, sem prévia apuração por meio de procedimento legal.
  • d) Poder disciplinar é o que cabe à Administração Pública para apurar infrações e aplicar penalidades aos servidores públicos, não abrangendo particulares, ainda que sujeitos à disciplina administrativa.
  • e) Uma mesma infração pode dar ensejo a punição administrativa e a punição criminal; no entanto, a aplicação de ambas as penalidades, nas respectivas searas, caracteriza evidente bis in idem.
#3871
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Pública
Concurso
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médio

(1,0) 14 - 

A responsabilidade civil da administração pública acarreta a

  • a) corresponsabilidade imediata do agente público, sempre vinculada à existência de culpa pelos danos que causar a terceiros no exercício de suas funções.
  • b) responsabilidade integral e da pessoa jurídica de direito público, salvo se a vítima não conseguir provar a culpa do agente público.
  • c) responsabilidade subsidiária do ente estatal, bem como das pessoas jurídicas de direito privado prestadoras de serviços públicos.
  • d) responsabilidade subjetiva dos prestadores de serviços públicos, desde que estes sejam remunerados.
  • e) responsabilidade objetiva das pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros.
#3872
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Pública
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. Concursos Diversos
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médio

(1,0) 15 - 

Sobre responsabilidade civil do Estado assinale a alternativa CORRETA.

  • a) São apontadas como causas excludentes da responsabilidade: a força maior, a culpa da vítima e a culpa de terceiros.
  • b) A culpa concorrente da vítima não é apontada como causa atenuante.
  • c) Caso fortuito é acontecimento imprevisível, inevitável e estranho à vontade das partes.
  • d) Força maior ocorre nos casos em que o dano seja decorrente de ato humano ou de falha da Administração.
  • e) A Constituição Federal faz referência somente à responsabilidade objetiva do Estado.