Prova SES-DF - Sistema Único de Saúde 2 - Questões e Simulados (Edital 2014) | CONCURSO
Questões ou Simulados conforme Edital do Concurso Secretária de Saúde do Distrito Federal 2014
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso Secretária de Saúde do Distrito Federal.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca IADES, para nível Médio do cargo de Técnico em Saúde. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes Secretária de Saúde do Distrito Federal.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Sistema Único de Saúde 2 do concurso Secretária de Saúde do Distrito Federal.
- Questões da Evolução histórica da organização do sistema de saúde no Brasil e a construção do Sistema Único de Saúde (SUS) – princípios, diretrizes e arcabouço legal.
- Questões do Controle Social no SUS.
- Questões do Resolução no 453/ 2012, do Conselho Nacional de Saúde. Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde.
- Questões da Constituição Federal, artigos de 194 a 200.
- Questões da Lei Orgânica da Saúde – Lei no 8.080/1990, Lei no 8.142/1990 e Decreto Presidencial no 7.508/2011.
- Questões das Determinantes Sociais da Saúde.
- Questões do Sistemas de Informação em Saúde.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Sistema Único de Saúde 2.
- #35927
- Banca
- IADES
- Matéria
- Legislação Aplicada ao SUS
- Concurso
- SES-DF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Em relação ao Controle Social no SUS – Sistema Único de Saúde – e ao CNS – Conselho Nacional de Saúde, julgue os itens a seguir.
I - O CNS é a instância máxima de deliberação do SUS.
II - O CNS não está vinculado ao Ministério da Saúde, uma vez que o governo, enquanto gestor da saúde, não possui membros dentre os conselheiros.
III - Um dos documentos mais importantes para o Controle Social no SUS é o Plano Nacional de Saúde, aprovado pelo CNS a cada 4 anos.
IV - Um dos maiores problemas da atuação do CNS frente ao Controle Social no SUS é a ausência de deliberação do Sistema Único de Saúde sobre as questões de aprovação e execução orçamentária da saúde.
A quantidade de itens certos é igual a
- a) 0
- b) 1
- c) 2
- d) 3
- e) 4
- #35928
- Banca
- IADES
- Matéria
- Legislação Aplicada ao SUS
- Concurso
- SES-DF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
A norma operacional da assistência à saúde SUS - NOAS - SUS 01/02 define o processo de controle, regulação eavaliação da assistência, devendo ser coerente com osprocessos de planejamento, programação e alocaçãode recursos em saúde tendo em vista sua importânciapara a revisão de prioridades e contribuindo para oalcance de melhores resultados em termos de impactona saúde da população.
Analise as afirmativas a seguire assinale a alternativa correta.O fortalecimento das funções de controle e avaliaçãodos gestores do SUS deve se dar principalmente nasseguintes dimensões:
I. Avaliação da organização do sistema e do modelo degestão.
II. Relação com os prestadores de serviços.
III. Qualidade da assistência e satisfação dos usuários.
IV. Resultados e impacto sobre a saúde da população.
V. Redução monetária nos orçamentos.
São corretas as alternativas:
- a) II,III e IV apenas.
- b) II,III,IV e V apenas.
- c) I,II,III e IV apenas.
- d) I e II apenas.
- e) n.d.a.
- #35929
- Banca
- IADES
- Matéria
- Legislação Aplicada ao SUS
- Concurso
- SES-DF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 3 -
Assinale a alternativa correta com relação aos conteúdos que estão dispostos na Lei n.º 8.080/1990 e na Lei n.º 8.142/1990, respectivamente.
- a) Indica as instâncias colegiadas de participação popular; indica o funcionamento dos serviços privados de assistência à saúde.
- b) Determina a periodicidade das conferências de saúde; estabelece a organização do subsistema de atenção à saúde indígena.
- c) Descreve a composição do Conselho de Saúde; descreve a organização do subsistema de atenção e internação domiciliar.
- d) Indica os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); indica a participação da comunidade na gestão do SUS.
- e) Regulamenta as transferências intergovernamentais de recursos financeiros; regulamenta o subsistema de acompanhamento durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.
- #35930
- Banca
- IADES
- Matéria
- Legislação Aplicada ao SUS
- Concurso
- SES-DF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 4 -
Em relação à saúde do trabalhador, é disposição da lei 8.080/1990, que trata das condições para a promoção, pro- teção e recuperação da saúde e da organização e funcionamento dos serviços correspondentes:
- a) a garantia ao sindicato dos trabalhadores de requerer a interdição de máquina, quando houver exposição a risco iminente para a saúde dos trabalhadores.
- b) a indicação da entidade sindical regional como responsável pelo acompanhamento e avaliação do impacto das novas tecnologias à saúde.
- c) a promoção de atividades de educação para a saúde como a determinação do uso de equipamentos de proteção individual.
- d) a responsabilidade da entidade sindical pela informação e o controle dos riscos de acidentes de trabalho e das doenças profissionais nas empresas.
- e) as políticas de saúde do trabalhador com a responsabilidade da formação de recursos e promoção de cursos de reciclagem.
- #35931
- Banca
- IADES
- Matéria
- Legislação Aplicada ao SUS
- Concurso
- SES-DF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 5 -
A Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990, estabelecendo a Organização, Direção e Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), assevera que
- a) as ações e serviços de saúde executados serão organizados de forma nacional e hierarquizada em níveis de complexidade crescente com direção descentralizada.
- b) os municípios exercerão sua competência em sua esfera por meio do Prefeito, podendo constituir consórcios desenvolvendo conjunto de ações e organizar distritos de forma a integrar e articular recursos.
- c) As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) serão desenvolvidas diretamente ou mediante a participação complementar da iniciativa privada.
- d) A direção do Sistema Único de Saúde (SUS) é única, ou seja, sendo exercida exclusivamente pelo Ministério da Saúde.
- e) n.d.a.
- #35932
- Banca
- IADES
- Matéria
- Legislação Aplicada ao SUS
- Concurso
- SES-DF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 6 -
Tendo em vista os dispositivos constitucionais que versam sobre o direito ao trabalho, à saúde, à previdência social e à segurança, assinale a opção correta.
- a) A filiação ao RGPS é obrigatória para todos os que estão inseridos no mercado de trabalho, razão pela qual a CF veda por completo a adoção de quaisquer requisitos diferenciados para a concessão de aposentadoria a seus beneficiários.
- b) Conforme a CF, a segurança pública visa à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, sendo órgãos por ela responsáveis a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, as polícias civis, as polícias militares, os corpos de bombeiros militares e as guardas municipais.
- c) A garantia ao salário mínimo nacionalmente unificado, sem diferenciação entre trabalhadores urbanos e rurais, de uma ou de outra região, não se aplica aos trabalhadores que, pela natureza da atividade que exercem, recebem remuneração variável.
- d) A assistência à saúde é livre à iniciativa privada, mas as instituições privadas, com exceção das entidades filantrópicas e sem fins lucrativos, não podem participar do Sistema Único de Saúde.
- e) O seguro-desemprego é direito garantido ao trabalhador que foi demitido sem justa causa, mas não ao que voluntariamente pediu demissão.
- #35933
- Banca
- IADES
- Matéria
- Legislação Aplicada ao SUS
- Concurso
- SES-DF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 7 -
A seguridade social no Brasil, conforme a Constituição Federal de 1988, compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos a
- a) saúde, previdência e assistência social.
- b) previdência, indígenas e trabalhadores.
- c) saúde, previdência e educação.
- d) saúde, cultura e desporto.
- e) saúde, segurança pública e meio ambiente.
- #35934
- Banca
- IADES
- Matéria
- Legislação Aplicada ao SUS
- Concurso
- SES-DF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 8 -
O financiamento do sistema único de saúde é feito com recursos dos orçamentos:
- a) da Seguridade Social e da União.
- b) dos Estados, do Distrito Federal e da União.
- c) dos Estados, dos Municípios, e da União.
- d) dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
- e) da Seguridade Social, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de outras fontes.
- #35935
- Banca
- IADES
- Matéria
- Legislação Aplicada ao SUS
- Concurso
- SES-DF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Na forma da Constituição, NÃO compete ao Sistema Único de Saúde:
- a) colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.
- b) executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador.
- c) fornecer medicamentos experimentais, mormente quando não registrados no órgão ou entidade de vigilância sanitária competente.
- d) participar da formulação da política e da execução das ações de saneamento básico.
- e) participar do controle e fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos.
- #35936
- Banca
- IADES
- Matéria
- Legislação Aplicada ao SUS
- Concurso
- SES-DF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Sobre o financiamento das ações e serviços públicos de saúde por parte dos Estados-membros, é correto afirmar:
- a) Os Estados-membros têm autonomia para, mediante lei complementar estadual, definir percentual, a ser repassado aos seus municípios, que será deduzido dos recursos mínimos próprios que deve aplicar em ações e serviços de saúde.
- b) Não ofende o texto constitucional a legislação estadual que condicione o financiamento de serviços públicos de saúde apenas àqueles que não se utilizem de atendimento prestado, em regime privado, por unidades da rede particular de saúde, de modo a direcionar seus recursos às pessoas efetivamente mais carentes.
- c) Diferentemente do que ocorre com os profissionais da educação escolar pública, têm os Estados-membros autonomia plena para definir os parâmetros de remuneração de seus agentes comunitários de saúde e agentes de combates às endemias, incorrendo em inconstitucionalidade lei federal que estabeleça piso salarial profissional nacional de tais categorias.
- d) Descabe declarar a inconstitucionalidade de lei estadual que institui, sem prévia dotação orçamentária, novos cargos de agentes de saúde, ficando, contudo, impedida de ser aplicada no restante do exercício financeiro.
- e) É legítimo à administração estadual recusar-se a financiar medicamento de fornecimento gratuito pelo SUS cuja distribuição seja atribuída em ato normativo específico à esfera da União.