Prova de Português 44 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Banca FUNIVERSA, tanto para nível médio como superior da matéria Português. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
- Acentuação Gráfica
- Coesão e Coerência
- Compreensão e Interpretação de Textos
- Concordância Nominal e Verbal
- Conjunções - Português
- Crase
- Emprego das Classes de Palavras
- Emprego dos Tempos e Modos Verbais
- Figuras de Linguagem
- Flexão Nominal e Verbal
- Fonologia
- Funções Morfossintáticas da Palavra SE
- Interpretação de Textos - Português
- Literatura - Português
- Ortografia e Semântica
- Pontuação
- Português
- Português - Geral
- Pronomes - Emprego, Formas de Tratamento e Colocação
- Redação
- Redação Oficial
- Reescritura de Texto
- Regência Nominal e Verbal
- Relação de Causa e Consequência
- Significação das Palavras
- Sintaxe da Oração e do Período
- Tipologia Textual
- Vozes do verbo
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.
- #16395
- Banca
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(1,0) 1 -
Assinale a alternativa que apresenta conclusão da pesquisa não comprovável pela tabela do texto I.
- a) Metade das adoções ocorreu em famílias com renda superior a 1.500 reais por mês.
- b) A maioria dos adotados eram crianças brancas, recém-nascidas e do sexo feminino.
- c) A maioria dos filhos adotados sabia da adoção.
- d) Quatro em dez pais adotivos tinham curso superior completo.
- e) Trinta e um por cento de casos problemáticos foram aqueles em que os filhos souberam tardiamente que eram adotados ou, pior ainda, por informação de terceiros.
- #16397
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(1,0) 2 -
Em cada alternativa a seguir, é feita uma interpretação de palavra ou expressão do texto I. Assinale aquela que contém interpretação correta, de acordo com a norma culta padrão da língua portuguesa.
- a) A expressão “a assistente social” (linhas 1 e 2), caso seja colocada após o substantivo próprio a que se refere, cria, necessariamente, uma falha gramatical.
- b) No trecho “de sua casa, em Curitiba” (linhas 3 e 4), a eliminação da vírgula e a substituição da preposição “em” por de mantêm o sentido original da frase.
- c) A substituição de “ainda” (linha 5) por ainda que modifica o sentido da frase em que se insere, porque, no original, o vocábulo “ainda” tem valor de tempo e, na reescrita, passa a estabelecer uma relação de oposição, de concessão.
- d) Na linha 12, o verbo esquecer está empregado com traços tipicamente coloquiais, pois a forma padrão culta exige que, na frase, ele seja acompanhado de pronome me e preposição de.
- e) Na linha 23, o verbo ser, conjugado como “foram”, pode ser empregado também no singular.
- #16398
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(1,0) 3 -
Em cada alternativa a seguir, é feita uma interpretação de palavra ou expressão do texto II. Assinale aquela que contém interpretação correta, de acordo com a significação e a norma culta padrão da língua portuguesa.
- a) Os vocábulos “são” (linha 1) e “que” (linha 2) conferem ênfase à informação exposta no período de abertura do texto II.
- b) O segundo período do parágrafo inicial do texto II estabelece com o primeiro uma relação de tempo.
- c) As palavras “país”, “físico” e “presídios” são acentuadas pela mesma razão: o acento recai sobre a vogal “i”.
- d) O termo “lhes” (linha 11) pode ser substituído pela expressão à elas, com acento indicativo de crase, pois o pronome elas remete a “crianças”, substantivo feminino utilizado no texto II.
- e) O pronome “te” da linha 17 pode ser corretamente substituído por lhe.
- #16401
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(1,0) 4 -
Em cada alternativa a seguir, é feita uma interpretação relativa ao texto II. Assinale aquela que contém interpretação correta, de acordo com a significação e a norma culta padrão da língua portuguesa.
- a) A expressão “quando da saída” (linha 21) sofre modificação de sentido, se reescrita como quando eu saía.
- b) A palavra FEBEM recebeu marca de plural no texto, sendo grafada “FEBEMs” (linha 21) porque a sigla de uma extinta instituição de assistência social, popularizando-se, passou a atuar na língua portuguesa usada no Brasil como um substantivo comum, sujeito à flexão de plural, como qualquer outro.
- c) O texto II é integralmente escrito em registro formal, uma vez que se trata de um conto literário.
- d) O texto II explicita os seguintes sentimentos e sensações: abandono, negligência, ansiedade, satisfação, indignação.
- e) A última palavra do texto sintetiza o sentimento que o autor costuma ter quando visita presídios, manicômios e abrigos.
- #16403
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(1,0) 5 -
A palavra “ainda” usada na linha 27 do texto III está empregada com o mesmo sentido na frase
- a) Estou preocupado com Jairo: ele ainda não voltou.
- b) Você ainda vai ser feliz, tenho certeza.
- c) Ninguém acreditou, mas o pássaro ainda voava até aquela hora.
- d) A jovem recebeu acusações injustas e, ainda, foi impedida de se explicar.
- e) Não tinha muito tempo; ainda assim foi visitar a mãe doente.
- #16405
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(1,0) 6 -
Em cada item a seguir, julgue se a interpretação da frase mantém a ideia original.
I Um quarto da população carcerária do mundo está naquele país (linhas 5 e 6).
II O Brasil é dono da quarta maior população carcerária do mundo (linhas 5 e 6).
III Mais de 175 mil presos brasileiros vivem em regime de prisão provisória (linhas 6 e 7).
IV A lei brasileira concede aos juízes amplos poderes discriminatórios para decretar prisões provisórias de infratores pertencentes às classes menos favorecidas economicamente (linhas de 19 a 23).
Assinale a alternativa correta.
- a) Nenhum item está certo.
- b) Apenas um item está certo.
- c) Apenas dois itens estão certos.
- d) Apenas três itens estão certos.
- e) Todos os itens estão certos.
- #16407
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(1,0) 7 -
Com base nas ideias do texto IV, assinale a alternativa correta.
- a) Hidehiko Takahashi afirma que “A inveja é uma emoção dolorosa” porque a região do cérebro em que a dor física se processa é a mesma que é ativada na experimentação da inveja.
- b) Pessoas com escolaridade superior tendem a ter menos inveja, uma vez que o grau de cultura é fundamental para o desenvolvimento da autoestima.
- c) O que faz que a cobiça, o ciúme e a inveja sejam sinônimos é o fato de serem sentimentos primitivos, que inferiorizam o cérebro humano, onde são engendrados.
- d) A inveja caracteriza-se como um sentimento negativo, que, invariavelmente, leva ao sentimento de inferioridade, à agressividade e a crises de autodestruição.
- e) Os estudos da psique humana, apesar de todos os avanços técnicos e tecnológicos, ainda não têm nenhuma resposta para o paciente que busca dominar dentro de si a chaga moral da inveja.
- #16408
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(1,0) 8 -
A partir da leitura do texto IV, assinale a alternativa correta.
- a) O invejoso experimenta profundo prazer ao reconhecer o próprio infortúnio, pois, dessa forma, ele pune-se e liberta-se do mal.
- b) A psicologia apregoa a impossibilidade de a pessoa comum livrar-se da inveja e faz recomendação de que se procure um especialista em questões relacionadas ao cérebro humano.
- c) Emoção inerente à condição humana, a inveja, sentimento por vezes inconfessável, é um dos sete pecados capitais; na verdade, o mais execrável deles.
- d) Os especialistas ainda não conseguiram estabelecer graus de gravidade no mal da inveja.
- e) Uma pessoa com graves problemas psíquicos, que apresenta quadro depressivo, autodestrutivo, agressividade e tendências suicidas, é aquela que, em determinadas situações, sente vontade de ser como outra.
- #16409
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(1,0) 9 -
Acerca da estrutura gramatical do texto IV, assinale a alternativa correta.
- a) A preposição “de” (linha 1) pode corretamente ser substituída por com.
- b) O pronome “que” (linha 2) remete ao substantivo “visita”.
- c) A locução “desde que” (linha 4) tem o mesmo significado de desde quando.
- d) A oração “que ela lhe arrancasse um olho” (linhas 5 e 6) pode ser reescrita corretamente como que ela arrancasse um dos seus olhos.
- e) A frase Assim, como o ciúme é querer manter o que se tem e a cobiça é desejar aquilo que não lhe pertence, a inveja é não querer que o outro tenha reescreve corretamente a original das linhas de 8 a 10.
- #16410
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(1,0) 10 -
O termo “mais”, usado em “O mais renegado dos sete pecados capitais é uma emoção inerente à condição humana, por mais difícil que seja confessá-la.” (linhas de 10 a 12) tem o mesmo valor semântico e morfológico na frase
- a) Não aguentava mais tanto barulho.
- b) E que tudo o mais vá pro inferno!
- c) Cinco mais dois são sete.
- d) Sem mais nem menos, ela sumiu.
- e) Com a chegada do irmão, ela ficou mais nervosa.