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Prova da PETROBRAS - Direito Marítimo 1 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova da PETROBRAS - Direito Marítimo 1 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da CESGRANRIO, tanto para nível médio como superior da matéria Direito Marítimo. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. Acidentes e Fatos da Navegação
  2. Contratos Marítimos
  3. Direito Marítimo - Geral
  4. Embarcações
  5. Personagens do Direito Marítimo
  6. Profissionais da Navegação
  7. Tribunal Marítimo

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.


#17958
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Direito Marítimo
Concurso
PETROBRAS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 1 -  O contrato de afretamento, no qual o afretador tem a posse, o uso e o controle da embarcação, por tempo determinado, cabendo ao afretador a designação do comandante e da tripulação, é denominado afretamento,

  • a) completo.
  • b) a casco nu.
  • c) direto.
  • d) por viagem.
  • e) por tempo.
#17960
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Direito Marítimo
Concurso
PETROBRAS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 2 -  A legislação brasileira sobre segurança marítima e de prevenção da poluição marinha é feita por órgãos reguladores internos e por legislação nacional e convencional, destacando-se a Marpol. A esse respeito, sabe-se que a,

  • a) Marpol é uma organização internacional do sistema das Nações Unidas.
  • b) Marpol 73/78 é uma convenção internacional, vigente no Brasil por ter sido devidamente ratificada.
  • c) Convenção Marpol 73/78 não foi ratificada pelo Brasil.
  • d) Convenção Marpol 73/78 foi derrogada pela Lei nº 9.966/00 (Lei do Óleo).
  • e) Convenção Marpol, de 1973, foi substituída pela Convenção da ONU, de 1982.
#17962
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Direito Marítimo
Concurso
PETROBRAS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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médio

(1,0) 3 -  O Brasil possui um regime de portos de uso público e de uso privativo. Cabe à União explorar, diretamente ou mediante concessão, o porto organizado. A exploração de um terminal de uso privativo, por sua vez, pode ser feita,

  • a) apenas por pessoa jurídica de direito público.
  • b) apenas para movimentação e armazenamento de carga própria.
  • c) apenas por pessoa jurídica de direito privado.
  • d) por pessoa jurídica de direito público ou privado.
  • e) por pessoa física, desde que para movimentação exclusiva de passageiros.
#17964
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Direito Marítimo
Concurso
PETROBRAS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 4 -  Segundo a Convenção das Nações Unidas sobre Direito do Mar, o Brasil pode explorar os recursos minerais da plataforma continental, observados os seguintes limites:

  • a) do mar territorial, de 12 milhas marítimas.
  • b) do mar territorial, de 200 milhas marítimas.
  • c) o bordo exterior da plataforma continental ou 200 milhas marítimas.
  • d) o bordo exterior da plataforma continental.
  • e) da Zona Econômica Exclusiva de 188 milhas marítimas.
#17967
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Direito Marítimo
Concurso
PETROBRAS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 5 -  A jurisdição do Tribunal Marítimo sobre embarcações nacionais e sobre embarcações estrangeiras NÃO inclui o(a),

  • a) registro da propriedade naval de embarcações brasileiras de arqueação superior a 100 toneladas.
  • b) registro da hipoteca naval sobre embarcações brasileiras, de qualquer arqueação bruta.
  • c) registro dos armadores brasileiros.
  • d) averbação de hipoteca naval outorgada no exterior em favor de credor brasileiro.
  • e) jurisdição sobre os marítimos estrangeiros que estejam em águas territoriais brasileiras.
#17968
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Direito Marítimo
Concurso
PETROBRAS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 6 -  A Lei Orgânica do Tribunal Marítimo (LOTM) estabelece que o Tribunal Marítimo Brasileiro tem jurisdição em todo o território nacional. Segundo a LOTM, com suas alterações posteriores, a jurisdição do Tribunal Marítimo NÃO se exerce sobre os(as),

  • a) que exercem atividade a bordo das embarcações mercantes estrangeiras, em alto-mar.
  • b) marítimos estrangeiros, em território ou águas territoriais brasileiras.
  • c) embarcações mercantes brasileiras em águas estrangeiras.
  • d) embarcações mercantes estrangeiras, em alto-mar, nos casos de estarem envolvidas em qualquer incidente de navegação, no qual pessoa física brasileira tenha perdido a vida.
  • e) embarcações de qualquer nacionalidade empregadas em operações relacionadas com pesquisa científica marinha, prospecção, exploração, produção, armazenamento e beneficiamento dos recursos naturais, nas águas interiores, no mar territorial, na Zona Econômica Exclusiva e na Plataforma Continental brasileiros.
#17969
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Direito Marítimo
Concurso
PETROBRAS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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médio

(1,0) 7 -  Julgue os itens a seguir, relativos ao regime jurídico da exploração dos portos organizados e das instalações portuárias I. A autorização para exploração de instalações portuárias públicas de pequeno porte somente será concedida a estados ou municípios, os quais poderão, com prévia autorização do órgão competente e mediante licitação, transferir a atividade para a iniciativa privada. II. O operador portuário é responsável, perante a autoridade aduaneira, pelas mercadorias sujeitas a controle aduaneiro, no período em que essas lhe estejam confiadas ou quando tenha controle ou uso exclusivo de área do porto onde se acham depositadas ou devam transitar. III. O serviço de movimentação de carga a bordo da embarcação deve ser executado de acordo com a instrução de seu comandante ou de seus prepostos, que serão responsáveis pela arrumação ou retirada da carga no que se refere à segurança da embarcação, quer no porto, quer em viagem. IV. O trabalho portuário de capatazia, estiva, conferência de carga, conserto de carga, bloco e vigilância de embarcações, nos portos organizados, será realizado somente por trabalhadores portuários com vínculo empregatício a prazo indeterminado. V. O órgão de gestão de mão de obra responde pelos prejuízos causados pelos trabalhadores portuários avulsos aos tomadores dos seus serviços ou a terceiros. Somente está correto o que se afirma em,

  • a) I, III e V.
  • b) I, II e III.
  • c) I, IV, V.
  • d) II e V.
  • e) IV e V.
#17970
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Direito Marítimo
Concurso
PETROBRAS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 8 -  À luz do Decreto no 4.136/2002, que dispõe sobre a especificação das sanções aplicáveis às infrações às regras de prevenção, controle e fiscalização da poluição causada por lançamento de óleo e outras substâncias nocivas ou perigosas em águas sob jurisdição nacional, se uma empresa autorizada a exercer atividades pertinentes à indústria do petróleo contratar navio para transporte de óleo sem que a empresa transportadora esteja habilitada pelo Ministério dos Transportes, ficará sujeita à sanção de,

  • a) destruição ou inutilização do produto.
  • b) suspensão parcial ou total das atividades.
  • c) multa de R$ 7.000,00 a R$ 70.000,00, no máximo.
  • d) multa de R$ 7.000,00 a R$ 7.000.000,00, no máximo.
  • e) multa de R$ 1.000,00 a R$ 50.000.000,00.