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Prova de Direito Administrativo 27 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Direito Administrativo 27 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Banca CESGRANRIO, tanto para nível médio como superior da matéria Direito Administrativo. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. A Administração Pública: Conceito.
  2. Administração Direta.
  3. Administração Indireta.
  4. Agências Reguladoras.
  5. Agentes Públicos: Espécies E Classificação; Poderes; Deveres E Prerrogativas; Cargos, Emprego E Função Públicos.
  6. Ato Administrativo Inexistente.
  7. Atos Administrativos.
  8. Atos Administrativos Nulos E Anuláveis.
  9. Atos Administrativos: Fatos Da Administração Pública, Atos Da Administração Pública E Fatos Administrativos - Conceito, Formação, Elementos, Atributos E Classificação.
  10. Autarquias.
  11. Bens Públicos.
  12. Centralização E Descentralização Da Atividade Administrativa Do Estado.
  13. Código Penal Brasileiro: Título Xi - Dos Crimes Contra A Administração Pública - Capítulos I, Ii E Ii-A - Arts. 312 A 337-D.
  14. Conceito E Fontes Do Direito Administrativo.
  15. Concentração E Desconcentração.
  16. Consórcios Públicos.
  17. Constituição Da República: Título Iv - Da Tributação E Do Orçamento; Capítulo Ii - Das Finanças Públicas; Seção Ii - Dos Orçamentos (Art. 165 A 169).
  18. Constituição Federal: Título Iii, Capítulo Vii - Da Administração Pública.
  19. Contratos Administrativos.
  20. Contratos De Gestão.
  21. Controle Da Administração Pública: Conceito; Tipos E Formas De Controle; Controle Interno E Externo; Controle Prévio; Concomitante E Posterior; Controle Parlamentar; Controle Pelos Tribunais De Contas; Controle Jurisdicional; Meios De Controle Jurisdicion.
  22. Da Administração Do Distrito Federal.
  23. Decreto N.º1655 De 3/10/95, Publicado No D.O.U. De 4/10/95 (Define A Competência Da Polícia Rodoviária Federal, E Dá Outras Providências).
  24. Decreto Nº 1.171-94 - Código De Ética Profissional Do Servidor Público Civil Do Poder Executivo Federal.
  25. Decreto Nº 6.170-2007 - Transferência De Recursos Da União Mediante Convênios E Contratos De Repasse.
  26. Discricionariedade Do Ato Administrativo.
  27. Empresas Públicas.
  28. Enriquecimento Ilícito E Uso E Abuso De Poder.
  29. Entidades Paraestatais - Terceiro Setor.
  30. Estado, Governo E Administração Pública: Conceitos, Elementos, Poderes E Organização; Natureza, Fins E Princípios.
  31. Estatuto Dos Funcionários Públicos Civis Do Estado.
  32. Fundações Públicas.
  33. Improbidade Administrativa.
  34. Intervenção Do Estado Na Propriedade.
  35. Intervenção Do Estado No Domínio Econômico.
  36. Lei De Responsabilidade Fiscal (Lei-Complementar Nº 101/2000): Capítulo I - Disposições Preliminares (Art. 1º E 2º); Capítulo Ii - Do Planejamento (Art. 3º A 10); Capítulo Iv - Da Despesa Pública (Art.15 A 24).
  37. Lei N.º 9654, De 2/6/98, Publicada No D.O.U. De 3/6/98 (Cria A Carreira De Policial Rodoviário Federal E Dá Outras Providências E Suas Atualizações).
  38. Lei Nº 11.416-2006 - Carreiras Dos Servidores Do Poder Judiciário Da União.
  39. Lei Nº 4.320/1964: Disposição Preliminar (Art. 1º); Título I - Da Lei Do Orçamento (Art. 2º A 21); Título Iii - Da Elaboração Da Lei De Orçamento (Art. 32 E 33); Título Iv - Dos Créditos Adicionais (Art. 40 A 46); Título V - Da Execução Do Orçamento.
  40. Lei Nº 8.112-1990 - Regime Jurídico Dos Servidores Públicos Federais.
  41. Lei Nº 8.137, De 27/12/1990: Capítulo I, Seção Ii ? Dos Crimes Contra A Ordem Tributária Praticados Por Funcionários Públicos.
  42. Lei Nº 8.429, De 02/6/1992 ? Lei Da Improbidade Administrativa.
  43. Licitações: Modalidades, Dispensa E Inexigibilidade Lei Nº 8.666/93 E Alterações.
  44. Mérito Do Ato Administrativo.
  45. Organização Administrativa Brasileira: Princípios, Espécies, Formas E Características.
  46. Organização Da Administração Pública - Órgãos Públicos.
  47. Organizações Sociais.
  48. Parcerias Público-Privadas.
  49. Poderes Administrativos: Poder Vinculado; Poder Discricionário; Poder Hierárquico; Poder Disciplinar; Poder Regulamentar; Poder De Polícia.
  50. Poderes E Deveres Do Administrador Público.
  51. Política De Segurança Da Informação No Âmbito Da Secretaria Da Receita Federal (Portaria Srf Nº 450, De 28/4/2004).
  52. Princípios Da Administração Pública.
  53. Processo Administrativo Federal (Lei Nº 9.784, De 29/1/1999).
  54. Regime Jurídico Administrativo.
  55. Regime Jurídico Dos Servidores Públicos Civis Da União: Provimento E Vacância De Cargos Públicos, Remoção, Redistribuição, Direitos E Vantagens, Licenças E Afastamentos E Seguridade Social Do Servidor (Lei N. 8.112, De 11/12/1990, Atualizada).
  56. Responsabilidade Civil Da Administração: Evolução Doutrinária E Reparação Do Dano.
  57. Responsabilidade Civil Do Estado; Ação De Indenização; Ação Regressiva.
  58. Responsabilidade Fiscal.
  59. Revogação, Anulação E Convalidação Do Ato Administrativo.
  60. Sanções Penais E Civis.
  61. Serviços Públicos: Conceitos; Classificação; Regulamentação; Controle; Permissão; Concessão E Autorização.
  62. Sociedades De Economia Mista.
  63. Teoria Dos Motivos Determinantes Dos Atos Administrativos.
  64. Uso E Abuso Do Poder.
  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

#6438
Banca
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médio

(1,0) 1 - 

Analise as afirmativas abaixo, acerca da exploração direta de atividade econômica pelo Estado. I - O estatuto de sociedade de economia mista que explore atividade econômica deverá dispor sobre o funcionamento dos conselhos de administração e fiscal, inclusive quanto à participação de acionistas minoritários. II - A empresa pública que explora atividade econômica se sujeita, quanto aos direitos e obrigações civis, ao regime aplicável ao setor privado. III - As empresas públicas e as sociedades de economia mista não gozam dos privilégios fiscais não extensivos às empresas do setor privado. IV - A sociedade de economia mista que explora atividade econômica se sujeita, quanto às obrigações tributárias, ao regime das empresas privadas. V - As sociedades de economia mista que exploram atividade econômica não estão obrigadas a realizar licitação para contratação de obras e serviços. Estão corretas APENAS as afirmativas

  • a) I e II
  • b) I e V
  • c) III e IV
  • d) I, II, III e IV
  • e) II, III, IV e V
#6439
Banca
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Direito Administrativo
Concurso
. Concursos Diversos
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difícil

(1,0) 2 - 

Tratando-se de processo de execução judicial de decisão proferida pelo CADE, considere as afirmativas a seguir. I - A execução das decisões do CADE será promovida obrigatoriamente na Justiça Federal do Distrito Federal. II - A decisão do Plenário do CADE, cominando multa ou impondo obrigação de fazer ou não fazer, constitui título executivo extrajudicial. III - A execução de decisão do Plenário do CADE será feita por todos os meios, inclusive mediante intervenção na empresa, quando necessária. IV - O processo de execução das decisões do Cade terá preferência sobre as demais espécies de ação, exceto habeas corpus e mandado de segurança. V - A execução de decisão do Plenário do CADE que tenha por objeto exclusivamente a cobrança de multa pecuniária será feita de acordo com as regras aplicáveis para execução judicial de débitos inscritos na Dívida Ativa da União. Estão corretas APENAS as afirmativas

  • a) I e II
  • b) I e V
  • c) III e IV
  • d) I, II, III e IV
  • e) II, III, IV e V
#6440
Banca
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Concurso
. Concursos Diversos
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difícil

(1,0) 3 - 

Acerca dos procedimentos de julgamento de processo administrativo relativo à infração contra a ordem econômica pelo CADE, analise as afirmativas a seguir. I - O Conselheiro-Relator, quando entender que os elementos existentes nos autos são insuficientes para a formação de sua convicção, poderá determinar a realização de diligências. II - A decisão do CADE que reconhecer a prática de infração à ordem econômica indicará as providências a serem tomadas para a cessação de sua prática e estipulará multa diária para o caso de continuidade. III - As decisões do CADE serão tomadas em sessões de julgamento, mediante voto convergente da maioria dos conselheiros presentes à sessão, observado o quórum mínimo de instalação de 3 membros do Conselho. IV - As decisões do CADE não comportam revisão no âmbito do Poder Executivo, promovendo-se, de imediato, sua execução e comunicando-se, em seguida, ao Ministério Público, para a adoção das demais medidas legais cabíveis. Estão corretas as afirmativas

  • a) I e II, apenas.
  • b) I e IV, apenas.
  • c) II e IV, apenas.
  • d) I, II e IV, apenas.
  • e) I, II, III e IV.
#6441
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difícil

(1,0) 4 - 

A Lei no 8.884/94 determina que atos que possam limitar a livre concorrência ou resultar na dominação de mercados relevantes de bens ou serviços (atos de concentração) devem ser submetidos à aprovação do CADE. Acerca dos procedimentos de submissão dos atos de concentração à aprovação do Plenário do CADE, foram feitas as afirmativas a seguir. I - Devem ser submetidos à aprovação do CADE os atos que acarretem qualquer forma de concentração econômica que implique participação de empresa em 20% ou mais de determinado mercado relevante. II - Se o ato de concentração não houver sido celebrado sob condição suspensiva, o Plenário do CADE, ao concluir pela sua não-aprovação, aplicará multa às partes contratantes. III - Os atos de concentração devem ser apresentados ao CADE previamente ou no prazo máximo de 30 (trinta) dias contados da data de sua celebração. IV - A eficácia dos atos de concentração está sujeita a sua aprovação pelo Plenário do CADE. Estão corretas as afirmativas

  • a) I e II, apenas.
  • b) I e IV, apenas.
  • c) II e IV, apenas.
  • d) I, II e IV, apenas.
  • e) I, II, III e IV.
#6442
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fácil

(1,0) 5 - 

Nos termos da Lei no 8.884/94, são aspectos a serem considerados pelo Plenário do Conselho Administrativo de Defesa Econômica - CADE, ao aplicar penalidades relacionadas à prática de infração contra a ordem econômica:

  • a) boa-fé do infrator, consumação ou não da infração e vantagem auferida pelo infrator.
  • b) consumação ou não da infração, ramo de atividade do infrator e efeitos econômicos negativos produzidos no mercado.
  • c) nacionalidade do infrator, situação econômica do infrator e vantagem auferida pelo infrator.
  • d) reincidência, consumação ou não da infração e ramo de atividade do infrator.
  • e) situação econômica do infrator, gravidade da infração e nacionalidade do infrator.
#6443
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médio

(1,0) 6 - 

São instrumentos de intervenção estatal no domínio econômico:

  • a) criação de incentivos fiscais, controle de preços e repressão ao abuso de poder econômico.
  • b) criação de subsídios, livre estipulação de preços e repressão ao abuso de poder econômico.
  • c) repressão ao abuso de poder econômico, monopólio e livre estipulação de preços.
  • d) cobrança de impostos, criação de incentivos fiscais e controle de abastecimento.
  • e) controle de preços, monopólio e cobrança de impostos.
#6444
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(1,0) 7 - 

NÃO corresponde a um instrumento com que conta o poder público para a execução da Política Nacional das Relações de Consum

  • a) manutenção de assistência jurídica, integral e gratuita para o consumidor carente.
  • b) manutenção obrigatória pelos Estados, Distrito Federal e Municípios de órgãos de atendimento gratuito para orientação dos consumidores.
  • c) instituição de Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor, no âmbito do Ministério Público.
  • d) criação de delegacias de polícia especializadas no atendimento de consumidores vítimas de infrações penais de consumo.
  • e) criação de Juizados Especiais de Pequenas Causas e Varas Especializadas para a solução de litígios de consumo.
#6445
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(1,0) 8 - 

Sobre a intervenção do Estado na vida econômica, pela prestação de serviços públicos, ou pela regulação das atividades privadas, são feitas as afirmações a seguir. I - Um conceito doutrinário de serviço público pode ser: 'toda atividade de oferecimento de utilidade ou comodidade material fruível diretamente pelos administrados, prestada pelo Estado ou por quem lhe faça as vezes, sob um regime de direito público; ou, privado, conforme o caso específico'. II - Segundo a Constituição de 1988, incumbe ao poder público, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, sempre através de licitação, a prestação de serviços públicos. III - As atividades econômicas privadas são, em geral, livres e devem atender parte dos princípios constitucionais da ordem econômica. IV- As atividades econômicas privadas, segundo o texto constitucional, podem necessitar de autorização estatal prévia, em casos específicos e previstos em lei. É(São) verdadeira(s) APENAS a(s) afirmativa(s)

  • a) I
  • b) I e III
  • c) I e IV
  • d) II e III
  • e) II e IV
#6446
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(1,0) 9 - 

Sobre contratos de concessão de serviços públicos pode-se afirmar que: I - a legislação federal permite a cobrança de tarifas diferenciadas; II - a encampação ocorre somente por meio de lei específica, sem que haja indenização ao concessionário; III - os bens públicos que constituem parte da concessão são denominados reversíveis; IV- os concessionários só podem ser remunerados por meio das tarifas decorrentes da prestação dos serviços. É(São) verdadeira(s) APENAS a(s) afirmativa(s)

  • a) II
  • b) I e III
  • c) I e IV
  • d) II e III
  • e) II e IV
#6447
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(1,0) 10 - 

Pode-se considerar como parte de um quadro principiológico, em relação aos processos administrativos, no âmbito da União, os princípios constitucionais expressos e os princípios específicos, previstos legalmente. São eles:

  • a) segurança jurídica, motivo, interesse público, contraditório, impessoalidade, ampla defesa, moralidade, finalidade, eficiência, legalidade, razoabilidade, publicidade, motivação, proporcionalidade.
  • b) interesse público, finalidade, proporcionalidade, legalidade, eficência, moralidade, ampla defesa, motivação, contraditório, publicidade, transparência, segurança jurídica, razoabilidade, impessoalidade.
  • c) legalidade, organização, impessoalidade, razoabilidade, eficiência, publicidade, proporcionalidade, contraditório, moralidade, segurança jurídica, motivo, finalidade, ampla defesa, motivação.
  • d) publicidade, finalidade, ampla defesa, motivação, razoabilidade, moralidade, proporcionalidade, impessoalidade, contraditório, legalidade, segurança jurídica, interesse público, eficiência.
  • e) publicidade, contraditório, proporcionalidade, finalidade, legalidade, duplo grau de jurisdição, impessoalidade, motivação, interesse público, ampla defesa, moralidade, segurança jurídica, eficiência.
#6448
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(1,0) 11 - 

A respeito de princípios de Administração Pública, são feitas as afirmações a seguir. I - São considerados como princípios constitucionais expressos da Administração Pública, dentre outros, aqueles mencionados no caput do art. 37 da Constituição Federal em vigor. II - Os princípios constitucionais expressos da Administração Pública são apenas aqueles listados no caput do art. 37 da Carta Política de 1988. III - Existem outros princípios constitucionais, previstos em leis específicas, que devem ser observados na Administração Pública Federal. IV- Pode ser considerado como princípio constitucional da Administração Pública, implicitamente, o direito à motivação, previsto no inciso X, do art. 93 da Constituição Federal em vigor. É(São) verdadeira(s) APENAS a(s) assertiva(s)

  • a) I
  • b) I e III
  • c) I e IV
  • d) II e III
  • e) II e IV
#6449
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(1,0) 12 - 

A proibição que NÃO se aplica aos servidores em efetivo exercício nas Agências Reguladoras é:

  • a) prestar serviços, ainda que eventuais, a empresa cuja atividade seja controlada ou fiscalizada pela entidade, salvo os casos de designação específica.
  • b) firmar ou manter contrato com instituição regulada, bem como com instituições autorizadas a funcionar pela entidade, em condições mais vantajosas que as usualmente ofertadas aos demais clientes.
  • c) exercer outra atividade profissional, inclusive gestão operacional de empresa, ou direção político-partidária, excetuados os casos admitidos em lei.
  • d) contrariar súmula, parecer normativo ou orientação técnica, adotados pela Diretoria Colegiada da respectiva entidade de lotação.
  • e) xercer suas atribuições em processo administrativo, no qual seja interessado parente consangüíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o 4o (quarto grau).
#6450
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médio

(1,0) 13 - 

O controle judicial dos atos administrativos se estende à investigação de sua: I ? motivação; II ? finalidade; III ? causa. Está(ão) correto(s) o(s) item(ns)

  • a) I, apenas.
  • b) II, apenas.
  • c) I e III, apenas.
  • d) II e III, apenas.
  • e) I, II e III.
#6451
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(1,0) 14 - 

A Administração Pública pode declarar a nulidade de seus próprios atos.' (Súmula no 346 do Supremo Tribunal Federal) Que princípio da Administração Pública reflete a súmula acima transcrita?

  • a) Supremacia do interesse público
  • b) Auto-executoriedade
  • c) Impessoalidade
  • d) Razoabilidade
  • e) Autotutela
#6452
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(1,0) 15 - 

Indagado sobre o regime jurídico a que se submetem os contratos administrativos, o assessor especial do Departamento de Administração de uma autarquia municipal, apontou, corretamente, como característica de tais contratos a

  • a) imutabilidade de condições.
  • b) presença de cláusulas exorbitantes.
  • c) impossibilidade de prorrogação.
  • d) vedação à exigência de prestação de garantia.
  • e) indeterminação do prazo de vigência.