Prova da SEPLAG (RJ) - Pedagogia 1 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da CEPERJ, tanto para nível médio como superior da matéria Pedagogia. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
- APM
- Avaliação da Aprendizagem
- Bases Legais da Educação Nacional
- Charlot - 2005
- Comunicação e à Interação Grupal no Processo de Planejamento
- Concepções Pedagógicas
- Controle Social de Ações Governamentais
- Currículo
- Cury (2003)
- Decreto 12.983/1978 - Estabelece o Estatuto Padrão das Associações de Pais e Mestres
- Deliberação CEE 01/1999
- Deliberação CEE 21/2001
- Desenvolvimento Infantil
- Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
- EaD (Educação a Distância) - Pedagogia
- Educação Continuada dos Profissionais da Escola
- Educação Espe
- Educação Profissional e Técnica
- EJA
- ENEM
- Específico do Estado de São Paulo
- Ética Profissional - Pedagogo
- Funções Socioculturais da Escola
- Hernández (1998)
- Interculturalidade
- Mecanismos de Participação
- Metodologia de Projetos e a Interdisciplinaridade
- Multiculturalismo
- Papel da Pedagogia nas Instituições
- Papel Político-Pedagógico da Escola
- Pedagogia - Geral
- Pedagogo
- Pesquisa Participante
- Piaget
- Planejamento de Ensino e seus Elementos Constitutivos
- Processo de Formação dos Professores
- Processo Educativo
- Projeto Pedagógico
- Proposta Curricular
- Schwartzman
- Sistema de Ensino Brasileiro
- Sistema Escolar
- Supervisão Escolar
- Tecnologia na Educação
- Tipos de Lideranças e às Relações Humanas no Trabalho
- Vygotsky
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.
- #16652
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEPLAG-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 - Piletti cita a liderança como um dos principais mecanismos de sustentação dos agrupamentos escolares. Ao distinguir a liderança exercida pelo educador daquela exercida pelo educando, o autor assinala que a liderança do educador é institucional, oriunda da atribuição que lhe foi conferida socialmente, enquanto a liderança dos alunos está baseada principalmente:
- a) no prestígio
- b) na força
- c) na posição social
- d) na inteligência
- e) na beleza física
(1,0) 2 - Luckesi analisa diversas tendências pedagógicas e as características da prática escolar a elas correspondentes. Nesse contexto, considere as observações abaixo, todas relativas a uma determinada tendência pedagógica. - Seu interesse imediato é o de produzir indivíduos “competentes” para o mercado de trabalho, transmitindo informações precisas, objetivas e rápidas. - Os conteúdos de ensino são as informações, princípios científicos, etc, estabelecidos e ordenados por especialistas numa sequência lógica e psicológica. - A tarefa inicial do professor é modelar respostas apropriadas aos objetivos instrucionais. - O professor é apenas um elo entre a verdade científica e o aluno, devendo empregar o sistema instrucional previsto. - Foi efetivamente introduzida no Brasil no final da década de 1960, com o objetivo de adequar o sistema educacional à orientação político-econômica do regime militar então vigente. Essas características permitem identificar que o autor se refere à:
- a) tendência progressista libertadora
- b) tendência liberal tradicional
- c) tendência progressista libertária
- d) tendência liberal renovada progressivista
- e) tendência liberal tecnicista
- #16654
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEPLAG-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 - “Foi sempre assim: por que agora teria que ser diferente? Meus avós fizeram assim; meus pais fizeram do mesmo modo. Então, não está certo?” (Luckesi – Filosofia da Educação – pág. 97) Nesse texto, o autor chama a atenção para o “rolo compressor que nos envolve, nos retira a possibilidade de questionamento em tudo, inclusive nas questões pedagógicas e educacionais”, referindo-se ao: .
- a) senso estético
- b) senso crítico
- c) senso sistematizador
- d) senso comum
- e) senso problematizador
(1,0) 4 - Gadotti registra que Paulo Freire considera duas concep- ções de educação que são opostas – a concepção “bancária” e a concepção “problematizadora”. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo. 1- A concepção bancária fundamenta-se na relação dialó- gico-dialética entre educador e educando, de modo que ambos aprendem juntos. 2- A concepção problematizadora nega a dialogicidade, de modo que o educador é o sujeito do processo e os alunos representam o seu objeto. É correto afirmar que:
- a) Nenhuma das duas afirmativas é correta.
- b) Apenas a primeira afirmativa é correta.
- c) Ambas as afirmativas são corretas e a segunda complementa a primeira.
- d) Ambas as afirmativas são corretas, mas a segunda não complementa a primeira.
- e) Apenas a segunda afirmativa é correta.
(1,0) 5 - Os relatórios do SAEB, ao longo de uma década, foram analisados por Gomes em “Novas Perspectivas Sociológicas”. O autor destaca que um item avaliado, cujo efeito mostrou- se nulo sobre o desempenho dos alunos, gerando dúvidas quanto à sua efetividade, foi:
- a) o desenvolvimento pelo professor de mais de oitenta porcento dos conteúdos;
- b) o acesso à informação e a suficiência de recursos na escola;
- c) a exigência de concurso público para o ingresso de professores e diretores;
- d) a realização de reuniões pedagógicas periódicas;
- e) a escolaridade adequada de diretores e professores.
(1,0) 6 - Hoffmann afirma que há, por parte dos professores, o uso equivocado dos testes, principalmente considerando-se que a sua finalidade mais importante, na escola, deve ser:
- a) investigação, mensuração e classificação;
- b) investigação, análise de resultados e nova ação;
- c) constatação, mensuração e análise de resultados;
- d) constatação, classificação e repetição de conteúdos;
- e) análise de resultados, repetição de conteúdos e classificação.
(1,0) 7 - Duas tendências pedagógicas consideram que o professor desempenha papel insubstituível nas relações professor– alunos. Na primeira, o professor exerce toda a sua autoridade para impedir qualquer comunicação entre os alunos. Na segunda, o professor é o mediador das trocas que se estabelecem na interação entre o sujeito e o meio, havendo comunicação entre todos. Segundo Luckesi, essas duas tendências são, respectivamente:
- a) a liberal tradicional e a liberal renovada não-diretiva;
- b) a progressista libertadora e a progressista libertária;
- c) a liberal renovada não-diretiva e a progressista libertadora;
- d) a crítico-social dos conteúdos e a progressista libertária;
- e) a liberal tradicional e a crítico-social dos conteúdos.
(1,0) 8 - A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional considera despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino as que são realizadas com vistas à consecução dos objetivos básicos das instituições educacionais de todos os níveis. Assinale a alternativa que indica a despesa que se enquadra no conceito de manutenção e desenvolvimento do ensino:
- a) subvenção a instituições públicas ou privadas de caráter assistencial;
- b) programas suplementares de alimentação;
- c) manutenção de programas de transporte escolar;
- d) obras de infra-estrutura;
- e) formação de quadros especiais para a administração pública.
- #16660
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEPLAG-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 9 - As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental destacam que é preciso reverter o quadro de discriminação e exclusão existente no interior das escolas, perpetrado pelo racismo, sexismo e preconceitos originados por situações socioeconômicas, regionais, culturais e étnicas. Sendo assim, ao definir suas propostas pedagógicas, as escolas deverão explicitar, dentre outros aspectos:
- a) o reconhecimento da identidade pessoal de alunos e professores;
- b) um código de conduta para toda a comunidade escolar;
- c) método dos centros de interesse;
- d) teste de prontidão;
- e) projeto participativo na escola.
(1,0) 10 - Não é raro nos centros urbanos brasileiros que algumas crianças fiquem aos cuidados de outra pessoa que não o pai ou a mãe. É essa pessoa quem estabelece os vínculos com a escola – leva e busca a criança, participa das reuniões de pais, acompanha o rendimento escolar, etc, desempenhando o papel de guardião de fato da criança. Em casos como esse, a guarda de direito poderá ser concedida a essa pessoa. De acordo com o artigo 28 do Estatuto da Criança e do Adolescente, sempre que for possível, a criança deverá ser ouvida previamente e sua opinião devidamente considerada. Na apreciação do pedido de guarda, também deverão ser levados em conta aspectos como:
- a) o grau de parentesco e a opinião de professores da criança;
- b) o grau de parentesco e a relação de afinidade ou afetividade;
- c) o ambiente familiar adequado e o nível de escolaridade do solicitante;
- d) a opinião de professores da criança e a relação de afinidade;
- e) a relação de afinidade e uma situação econômica privilegiada do solicitante.